Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/14106
Navegar
Navegando Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA por Orientadores "MATTOS, Carlos André Corrêa de"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cidadania organizacional, satisfação e engajamento no trabalho: um estudo com servidores federais da educação(Universidade Federal do Pará, 2023-05-16) ARAÚJO, Kelline Feitosa de; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479O objetivo deste estudo é analisar a relação entre cidadania organizacional (CO), satisfação e o engajamento no trabalho. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, desenvolvida com 488 servidores federais da educação. O questionário aplicado empregou a Utrecht Work Engagement Scale, Escala de Cidadania Organizacional para Trabalhadores do Conhecimento, e a Generic Job Satisfaction Scale. A análise dos dados utilizou técnicas de estatística descritiva e de modelagens de equações estruturais. Verificou-se que a satisfação é influenciada positivamente pelas práticas de CO, com destaque para virtude cívica e sem efeitos para voz. Os testes indicaram relação positiva e significativa da satisfação no engajamento. Este estudo se diferencia por explorar elementos organizacionais pouco estudados no contexto público brasileiro e amplia a discussão sobre os fatores que podem levar servidores públicos a trabalhar com mais satisfação e engajamento, trazendo contribuições teóricas e implicações práticas para gestores públicos e estudos organizacionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cultura e comportamentos de cidadania organizacional em uma instituição de ensino superior: uma aplicação de modelagem de equações estruturais(Universidade Federal do Pará, 2024-02-16) VASCONCELLOS, Caitto Arroyo; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479Este estudo tem como objetivo analisar como diferentes características culturais afetam o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) em Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto, foi feita uma survey exploratório-descritiva, de natureza quantitativa, junto a 401 servidores de uma Universidade Federal, localizada no estado do Pará/Brasil. O questionário utilizou a escala de Avaliação da Cultura Organizacional (OCAI) e de Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO). Os dados foram tratados utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), por meio do software SmartPls4®. Como resultado, verificou-se predominância das culturas hierárquica e clã, além de altos escores de CCO, tanto orientado aos indivíduos (CCO-I), quanto às organizações (CCO-O). Concluiu-se que os CCO-I são impactados positiva e significativamente pelas culturas clã (H1a), adhocrática (H3a) e de mercado (H4a), enquanto os CCO-O são influenciados pelas culturas clã (H1b), hierárquica (H2a) e adhocrática (H3b). A pesquisa avança teoricamente na compreensão do papel do CCO e sua inter-relação no ambiente de trabalho. Espera-se que os resultados orientem gestores na formulação de estratégias organizacionais, especialmente do âmbito público.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Engajamento e autoeficácia entre estudantes de administração: um estudo com equações estruturais(Universidade Federal do Pará, 2023-06-14) FERNANDES, Juliana Teixeira; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479O desempenho acadêmico dos estudantes desperta forte interesse das instituições de ensino, profissionais da área e governos, condição que põe em evidência estudos sobre autoeficácia e engajamento acadêmico. A autoeficácia se refere à autoavaliação no que concerne às próprias capacidades para alcançar objetivos, enquanto o engajamento acadêmico expressa um comportamento positivo de satisfação relacionado à aprendizagem, caracterizado por vigor, dedicação e absorção. Considerando esses aspectos, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre engajamento nos estudos e autoeficácia em estudantes de Administração, vinculados a Instituições Federais de Ensino do Estado no estado do Pará. Para tanto, foi feita uma survey exploratória e descritiva com amostragem não probabilística por acessibilidade com 417 respondentes. A coleta de dados foi on-line e o tratamento de dados utilizou modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados confirmaram relações positivas e significativas entre engajamento e autoeficácia, e as conclusões recomendam estratégias para aumentar a autoeficácia e o engajamento dos estudantes pela capacitação docente e pelo estímulo ao desenvolvimento de novas metodologias de ensino-aprendizagem. Pesquisas futuras podem ampliar a investigação para outros cursos e instituições e empregar técnicas qualitativas de tratamento de dados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Influência da autoeficácia na satisfação no trabalho na intensão de rotatividade: um estudo com professores federais da educação superior(Universidade Federal do Pará, 2024-12-18) ANDRADE, Nilda Maria da Cruz; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre autoeficácia e satisfação no trabalho individual e grupal, bem como os reflexos dessas relações na intenção de rotatividade entre professores federais do ensino superior. Para tanto, foi realizado um levantamento com 165 professores públicos federais da educação superior, selecionados por meio de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram coletados utilizando um questionário baseado nas escalas: New General Self-Efficacy Scale (NGSE), Short Index of Job Satisfaction (SIJS), Escala de Satisfação com o Grupo de Trabalho (ESAGT) e Escala de Intenção de Rotatividade (EIR), e analisados com modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados indicaram que a autoeficácia é um preditor significativo da satisfação no trabalho e com o grupo. No entanto, observou-se um paradoxo: enquanto a autoeficácia geralmente melhora a satisfação, em contextos de baixa valorização profissional, pode aumentar a intenção de rotatividade. Esse achado ressalta a importância de ações estratégicas que valorizem o desenvolvimento profissional e o reconhecimento dos professores, criando um ambiente que não apenas fomente a autoeficácia, mas também minimize a insatisfação e a intenção de deixar a instituição. A pesquisa oferece contribuições práticas para gestores, auxiliando na formulação de estratégias que integrem valorização profissional, retenção de talentos e aumento do desempenho organizacional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Influência da liderança no engajamento no trabalho e os efeitos na autoeficácia e intenção de rotatividade: um estudo com servidores públicos estaduais no Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2023-08-01) MOREIRA, Maria Luiza Rodrigues; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479A liderança pode ser considerada um recurso organizacional capaz de contribuir para o engajamento dos trabalhadores e, por consequência, a autoeficácia criativa e a intenção de rotatividade podem sofrer influência desta relação. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar a importância da liderança no engajamento no trabalho e seus efeitos na autoeficácia criativa e na intenção de rotatividade entre os servidores públicos estaduais lotados em uma Instituição Pública no estado do Pará. Destarte, o estudo classifica-se como exploratório e descritivo, com amostragem não probabilística por julgamento, por meio de survey com 252 questionários. A coleta de dados foi on-line, e o tratamento de dados utilizou modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados confirmaram a influência da liderança como recurso organizacional para manter o engajamento dos trabalhadores e também foi confirmada a relação de efeito entre engajamento, autoeficácia e intenção de rotatividade. As conclusões recomendam o aprimoramento de políticas de gestão de pessoas para que as relações interpessoais consigam ser desenvolvidas para além do respeito pelas habilidades técnicas, para, assim, poderem ser fomentados maior comprometimento organizacional e melhorias no serviço público.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Motivação e engajamento no trabalho: uma pesquisa com servidores da educação superior(Universidade Federal do Pará, 2023-05-11) RODRIGUES, Rômulo Augusto Parente; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479A motivação é um construto estudado há décadas, sendo caracterizada como uma força motriz que energiza o indivíduo para que ele empenhe esforços pessoais para a realização de algo. Já o engajamento no trabalho diz respeito à imersão do trabalhador em seu papel organizacional quando ele se expressa de maneira física, cognitiva e emocional ao longo de sua atividade laboral. Assim, a motivação e o engajamento no trabalho destacam-se para o desempenho organizacional e considerando esse aspecto o objetivo desta pesquisa é analisar a motivação e o engajamento no trabalho entre servidores públicos da educação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do estado do Pará e identificar a inter-relação entre os construtos. Para isso, foram utilizadas a escala Work Preference Inventory (WPI) para aferir a motivação e a Utrecht Work Engagement Scale (UWES) para medir o engajamento no trabalho. O método na forma de survey com tratamento de dados quantitativos utilizou a Modelagem de Equações Estruturais. O questionário foi aplicado por meio da plataforma digital SurveyMonkey®. Os resultados permitiram confirmar as hipóteses do estudo e revelaram tanto a influência da motivação extrínseca na motivação intrínseca quanto da motivação extrínseca e intrínseca no engajamento no trabalho, mostrando que trabalhadores motivados, tanto por razões internas quanto externas, são mais engajados em suas atividades laborais e que estratégias organizacionais que fomentem a motivação nos servidores são benéficas tanto a nível individual quanto organizacional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Transparência pública e a influência no controle social: uma pesquisa com agentes públicos(Universidade Federal do Pará, 2024-07-09) MANSUR, Jamylle Hanna; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479O Estado Democrático de Direito, disposto na Constituição Federal de 1988, institucionalizou a participação cidadã no processo político e no âmbito da gestão pública. O objetivo desta pesquisa é identificar fatores e comprovar a influência da transparência das informações governamentais no controle social e a participação cidadã dos agentes públicos do estado do Pará. Para tal propósito foi realizada uma survey exploratória e descritiva com tratamento quantitativo e amostragem não probabilística por acessibilidade. A população foi formada por 402 respondentes. Os dados obtidos por meio de um questionário com 67 indicadores foram tratados com técnicas quantitativas na forma de estatística descritiva, correlacional e multivariada (análise fatorial exploratória) e modelagem de equações estruturais na forma de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), para confirmar os fatores e testar três hipóteses da pesquisa. A primeira hipótese é se o aprimoramento da Transparência exerce influência positiva e significativa na avaliação do Controle Social (H1), a segunda é se o aprimoramento da Transparência exerce influência positiva e significativa na Participação cidadã (H2) e a terceira é se o Controle Social exerce influência positiva e significativa na Participação cidadã (H3). Constatou-se que a transparência exerce influência positiva e significativa na percepção do controle social e na participação cidadã, porém a percepção do controle social não é capaz de motivar a participação cidadã
