Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6713
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2012 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC por Orientadores "CRUZ, Regina Célia Fernandes"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Atitudes e estigma: investigações sobre o status do alteamento da vogal média posterior tônica na variedade marajoara(Universidade Federal do Pará, 2021-08-25) FRANCÊS JUNIOR, Celso; AGUILERA, Vanderci de Andrade; http://lattes.cnpq.br/8323910235303866; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577A presente tese, intitulada: Atitude e estigma: investigações sobre o status do alteamento da vogal média posterior tônica na variedade marajoara objetivou: i) examinar o papel das variáveis sociais sexo, escolaridade e faixa etária na formação das atitudes linguísticas diante de uma variedade desprestigiada e que sofre preconceito; ii) investigar os componentes cognitivo e afetivo, dentro de cada variável social, como elementos modificadores de atitudes, variações e mudanças linguísticas; e, iii) estudar, paralelamente, a recorrência das vogais médias posteriores em sílaba tônica na variedade do português falado na mesorregião do Marajó, como variante avaliada abaixo do nível da consciência do falante. Como complemento à pesquisa de atitude, realizou-se um estudo acústico vogal média posterior em sílaba tônica na variedade do português falado na mesorregião do Marajó, como possível variante alteada e avaliada de acordo com as atitudes linguísticas. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (CARDOSO, 2015; LABOV, 2008; AGUILERA, 2008; CALVET, 2002; MORENO FERNÁNDEZ, 1998; LÓPEZ MORALES, 1989) e da Psicologia Social (BEM, 1973; LAMBERT; LAMBERT, 1972; ROKEACH, 1968; LICKERT, 1932; THURSTONE, 1929). O universo desta pesquisa foi a mesorregião do Marajó, maior arquipélago de ilhas fluviais do mundo, com 16 municípios legalmente reconhecidos, dos quais, as cidades de Breves, Curralinho e Portel foram selecionadas como localidades alvo, pois, compreendem zonas de contato interdialetal. A metodologia deste trabalho contemplou procedimentos utilizados para a coleta, tratamento e análise de dados acústicos e de atitude linguística, a saber: i) instrumentos para a coleta de dados acústicos de produção de fala, a partir do protocolo de entrevista (Questionário Fonético-Fonológico); e, para a coleta de dados e medição de atitude linguística (técnica dos falsos pares), a partir do questionário de atitude; ii) perfil dos participantes da pesquisa, que somam 72 indivíduos estratificados socialmente em sexo, faixa etária e escolaridade; iii) variáveis controladas na descrição acústica (segmentais, prosódicas e sociais); e variáveis controladas na análise de atitude linguística (sexo, faixa etária e escolaridade); iv) tratamentos dos dados. No procedimento de análise, foram realizadas: i) uma caracterização acústica da vogal alvo, a partir dos parâmetros de F1 e F2; e, iii) uma análise das avaliações linguísticas do alteamento da vogal média posterior tônica na variedade marajoara. Os dados acústicos demonstraram ser categórica a ausência do alteamento na variável alvo, pois, na constituição de um espaço acústico que pudesse mostrar o comportamento efetivo do que se imaginava ser uma vogal alta posterior, as ocorrências do segmento [u] apresentaram sua distribuição na mesma região da média posterior [o], com valor médio de F1 em 471 Hz e de F2, 956 Hz. Isso nos leva a afirmar que se trata do mesmo segmento vocálico, a partir dos dados acústicos. O resultado das avaliações subjetivas revelou que falantes nativos dos municípios marajoaras, alvo da pesquisa, manifestaram atitudes positivas quando foram colocados em posição de juízes para julgarem possíveis variedades recorrentes na região marajoara. Essa valoração positiva revela que, embora os participantes não realizassem o alteamento da vogal posterior na tônica, eles avaliaram como uma variante de prestígio. A aceitação e prestígio dado à variante, produto de atitude positiva, estão somados ao sentimento solidário, motivado por emoções, saberes e reações positivas adquiridas no uso de sua variedade ou na de outros sujeitos.Tese Acesso aberto (Open Access) Caracterização acústica das vogais médias pretônicas /e/ e /o/ do português falado na Cidade de Cametá/PA(Universidade Federal do Pará, 2021-02-19) SOUSA, Josivane do Carmo Campos; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577A presente Tese de Doutoramento em Linguística tem como objetivo geral fornecer uma descrição acústica das vogais médias pretônicas /e/ e /o/ no português falado na área urbana da Cidade de Cametá/PA. Como objetivos específicos, buscou-se: a) verificar as possíveis influências de fatores sociais como sexo, faixa etária e escolaridade sobre a variação das vogais médias pretônicas; b) verificar se o fenômeno da harmonia vocálica favorece o processo de variação das vogais alvo na variedade de Cametá/PA; c) fornecer o espaço acústico das vogais alvo em análise, conforme os parâmetros de F1 (altura da língua), F2 (anterioridade/posterioridade); d) investigar o papel de F0 (frequência fundamental), F3 (arredondamento dos lábios) e Duração na caracterização acústica das vogais médias pretônicas na variedade estudada. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foram os estabelecidos por Cruz (2011) na caracterização acústica do sistema vocálico pretônico do português falado na Amazônia Paraense: a) corpus padronizado - sendo 45 vocábulos selecionados com base no contexto de alta variabilidade em estudos sociolinguísticos anteriores; b) amostra estratificada socialmente em sexo, faixa etária e escolaridade; c) coleta de dados por meio do protocolo de leitura de texto em voz alta (Y); d) segmentação dos dados no Praat; e) aplicação do script Praat Analyser Tier para obtenção das medidas acústicas tomadas da parte central das vogais alvo; f) organização dos valores dos parâmetros físicos no Excel; g) tratamento estatístico por meio do programa R. Os resultados apresentados são do tratamento dos 789 dados oriundos do protocolo de coleta de dados por meio da leitura de texto (Y), contemplando os 18 (dezoito) sinais sonoros referentes à amostra. A análise sociolinguística mostrou a predominância das variantes médias, tanto da anterior (75%) quanto da posterior (60%). Depois, as variantes baixas: 15% para a anterior, e 27% para a posterior; e por último, as variantes altas: 10% da anterior, e 13% da posterior. Quanto aos fatores sociais analisados, a escolaridade se mostrou o fator mais interferente na variação das vogais em estudo, pois constatou-se que quanto maior o nível de escolaridade, maior a probabilidade de realização das variantes médias, e menor a probabilidade de variantes altas, confirmando, portanto, que o processo de escolarização no município de Cametá tende ao apagamento das marcas dialetais. A análise acústica, por sua vez, a partir da análise conjunta de F1 e F2, confirma ser o sistema vocálico pretônico cametaense mais compacto e com maior tendência à centralização, como já atestado por Lages (2017) e Verçosa (2018). A harmonia vocálica foi confirmada pelos testes de significância como processo fonológico favorecedor da variação vocálica. No que diz respeito a F0 e F3, estes se confirmam como parâmetros de identidade entre as variantes, justamente por apresentarem frequências muito próximas, permitindo então que se considerem realizações de um mesmo fonema no nível subjacente. A duração, por sua vez, foi considerada mais que um parâmetro distintivo de vogais, pois também pode ser tomada como um parâmetro de identidade entre as variantes das vogais em contexto pretônico.Tese Acesso aberto (Open Access) Da promoção da cartografia das línguas indígenas na universidade á construção de diretrizes para uma política linguística institucional multilíngue(Universidade Federal do Pará, 2025-02-22) LEITE, Marília Fernanda Pereira; CRAVO, Marilucia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9728768970430501; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577O processo histórico de construção das políticas de ingresso e permanência dos estudantes indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) demonstra o exercício de diálogo existente entre a instituição, os estudantes indígenas e o movimento indígena da região. Em 2023 a Ufopa era a única universidade federal do Estado do Pará que não possuía uma resolução ou documento normativo de Política Linguística, o que nos levou a delinear como objeto de estudo as Políticas Linguísticas Institucionais na perspectiva das línguas indígenas. Nosso objetivo foi contribuir com a redução de pesquisas e dados institucionais quanto à realidade linguística dos estudantes indígenas da instituição. Por essa razão, a presente pesquisa inserese em uma área emergente das Políticas Linguísticas (Calvet, 2007) denominada Política e Planejamento Linguístico para a Ciência e a Educação Superior - PPLICES (Oliveira et al., 2017; Jesus, 2020). Realiza-se aqui um estudo de caso com abordagem etnográfica (Larchert, 2017; André, 2013; Mattos, 2011), a base teórica envolve, principalmente, os estudos sobre Políticas linguísticas educacionais (Maher, 2010; Guimarães, 2020); Direitos linguísticos (Abreu, 2020; Oliveira, 2003; Morello, 2012); Ensino superior indígena (Baniwa, 2019; Vaz Filho, 2010); Interculturalidade (Ponso, 2018; Walsh, 2009; Candau, 2009) e Línguas indígenas brasileiras (D’Angelis, 2012; Meirelles, 2020; Rodrigues, 1994; Rubim, 2016). Os procedimentos metodológicos se deram em quatro etapas: 1ª etapa) mapeamento dos povos e línguas indígenas presentes na Ufopa; 2ª etapa) elaboração do material educativo do curso “A cartografia das línguas indígenas da Ufopa” e dos questionários voltados para a comunidade acadêmica não indígena; 3º etapa) realização do curso e análise dos questionários quanto aos significados atribuídos às línguas e povos indígenas da instituição; 4ª etapa) elaboração de diretrizes quanto às línguas indígenas na política linguística institucional. Na primeira etapa mapearam-se 21 (vinte e um) povos indígenas e 11 (onze) línguas indígenas no corpo discente da instituição. No total, 182 participantes não indígenas responderam os questionários: 158 estudantes (87%), 18 professores (10%) e 6 técnicas (3%). Os resultados do tratamento estatístico apontaram que a comunidade acadêmica desconhece a diversidade étnica e linguística da instituição. Dos estudantes que participaram do estudo: 32% afirmaram não fazer atividades acadêmicas com indígenas e 51% apontaram a necessidade de atividades de acolhimento para melhorar a interação entre indígenas e não indígenas. Dos professores participantes: 78% apontaram que estavam atendendo indígenas com dificuldade em língua portuguesa no semestre e 67% avaliaram como regular a capacidade de apresentação em trabalhos expositivos. Das servidoras técnicas participantes: 50% afirmaram enfrentar dificuldades em se comunicar com estudantes indígenas; todas foram categóricas ao apontar não terem tido treinamento para atender o público indígena e ser a língua o maior desafio da interação com os estudantes indígenas. Nossas análises apontaram que o planejamento do processo de internacionalização da Ufopa, bem como o planejamento linguístico institucional, se promoverem as línguas locais no ambiente acadêmico poderão impactar positivamente no percurso acadêmico dos estudantes indígenas. Para a execução da presente proposta de tese, obtivemos apoio financeiro do Comitê Gestor de Programas Institucionais da Ufopa via Edital Nº 001/2023 do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PEEx/Ufopa).Tese Acesso aberto (Open Access) Investigando desvozeamento vocálico no português brasileiro (PB) : análise acústica e perceptual das vogais altas pretônicas(Universidade Federal do Pará, 2019-06-26) FAGUNDES, Giselda da Rocha; MEIRELES, Alexsandro Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9913871449747690; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577O desvozeamento, segundo Gordon (1998), ocorre em praticamente todas as línguas do mundo por ele estudadas, incluindo o Português Brasileiro, sendo as vogais altas mais suscetíveis à ocorrência do fenômeno que Gordon também associa ao ambiente adjacente surdo e a atonicidade. Segundo Meneses (2012, 2016) o desvozeamento está relacionado à redução da magnitude do gesto vocálico, provocada pelo curto tempo de articulação, permitindo que haja sobreposição dos gestos consonantais sobre os vocálicos. Assim sendo, esta Tese de doutoramento investiga o fenômeno do desvozeamento das vogais altas pretônicas no português brasileiro (PB), tanto do ponto de vista acústico como do perceptual, por meio da aplicação da teoria da Fonologia Gestual, levando em consideração os contextos fonéticos que mais favorecem esse fenômeno. Para a análise acústica foram coletadas um total de 1.440 frases veículo. Já para a percepção foram coletados 8.208 dados referentes à identificação e gradiência que, entre outras conclusões, convergem com os resultados de Meneses (2012, 2016) e de Hasegawa (1999), ou seja, que as vogais desvozeadas ocorrem sem prejuízo da percepção dessas mesmas vogais, que, assim como o desvozeamento, varia de indivíduo para indivíduo; e Gordon (1998), pois os fatores articulatórios e aerodinâmicos, que induzem o desvozeamento, estão em conflito com os fatores perceptivos, que advogam contra o desvozeamento, uma vez que, perceptualmente, não há uma distinção clara entre vogal vozeada e desvozeada, mas uma gradiência entre os extremos.Tese Acesso aberto (Open Access) Movimentos oculares e prosódia de leitura oral: análise dos marcadores prosódicos gráficos na leitura de alunos do 5 º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2021-02-25) VANSILER, Nair Daiane de Souza Sauaia; KLEIN, Angela Inês; http://lattes.cnpq.br/8845056127169633; https://orcid.org/0000-0001-6230-7938; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577A presente Tese de Doutorado investiga o processamento dos Marcadores Prosódicos Gráficos - MPGs (PACHECO, 2003) em leitura em voz alta. Tem como objetivo examinar o processamento da leitura oral no Português Brasileiro (PB) levando em consideração os MPGs: Vírgula (VG), Ponto (PT) e Dois-pontos (DP) de acordo com o sistema entoacional do PB definido por Cagliari (1981), o qual apresenta padrões tonais delimitados por um Grupo Tonal (GT) constituído por uma Sílaba Tônica Saliente (TT), Componente Tônico (CT) e Componente Pretônico (CPT). A metodologia utilizada concilia análise acústica e cognitiva. Para a análise acústica, foi gravada a produção oral realizada durante a leitura de 58 estudantes do 5º ano da rede municipal da cidade de Ponta Grossa (PR), todos com intervalo de idade entre 9 e 12 anos, classificados em torno da variável Fluência Leitora, com o total de 29 alunos no Grupo Fluente (FL) e 32 no Grupo Pouco Fluente (PF). Ao todo, foram analisados 928 dados (58 alunos x 16 frases-alvo). Foram controlados os aspectos acústicos: Intensidade (em dB) e Frequência Fundamental (f0) (em Hz) do CPT e CT, Duração (em ms) da TT e Pausa (em ms). Para a análise cognitiva, empregou-se a Técnica do Rastreador Ocular para tomadas de medidas dos movimentos oculares dos 58 participantes. Os aspectos oculares foram: Tempo Total de Leitura (TTL), Número de Fixações (NF), Número de Sacadas (NS) e Média do Tempo de Fixações (MTF). Para a relação entre dados oculares e acústicos, aplicaram-se testes combinando os aspectos estatísticas e os estímulos: Teste 1 (a quantidade de fixações e duração da pausa interna), Teste 2 (a quantidade de revisitas e duração da pausa interna), Teste 3 (a quantidade de fixações e duração da pausa final) e Teste 4 (a quantidade de revisitas e duração da pausa final). Os dados foram compostos por três estímulos, correspondentes à leitura de três tipos de textos diferentes: Texto 1, complexo com os marcadores DP (2 frases-alvo), VG (3 frases-alvo) e PT (3 frases-alvo), Texto 2, simples com os marcadores VG (3 frases-alvo) e PT (1 frase-alvo) e texto 3, simples sem pontuação, contendo 4 frases-alvo: i) 3 frases-alvo com valor de VG e ii) 1 frase-alvo com valor de PT. O tratamento dos dados compreendeu as seguintes etapas: i) extração dos dados oculares no software BeGaze; ii) segmentação dos sinais de áudio no software Praat; iii) extração das médias dos parâmetros físicos dos segmentos; iv) tabulação dos dados de relação acústica e ocular; v) aplicação dos testes quantitativos. Na análise prosódica, os participantes apresentam em todos os marcadores avaliados, inconsistência em relação à redução ou manutenção do CT e CPT em f0 e Intensidade e não alongamento da TT. A partir da comparação das médias dos aspectos oculares entre os grupos PF e FL comprova-se que, quanto mais complexo o texto, maior a diferença entre os grupos de fluência. Os resultados da análise de correlação indicam que há correlação significativa entre os aspectos pausa interna e fixações no teste 1 (nos textos 1 e 2) e pausa interna e revisitas no teste 2 (nos textos 2 e 3), o que caracteriza dificuldade no processamento de leitura devido às pausas internas, revisitas e fixações no interior da sentença; e entre os aspectos Pausa Final e Fixações no teste 3 (no texto 1) e pausa final e revisitas no teste 4 (no texto 2), o que significa dizer que, quando a duração da quantidade de fixações e revisitas aumenta, há aumento na duração da pausa final, o que pode comprovar o efeito dwell-time (HIROTANI; FRAZIER; RAYNER, 2006; RAYNER, 1998), em que os leitores permanecem no final de uma cláusula até a resolução da cláusula presente. De maneira geral, os dados mostraram que há uma forte correlação entre fixação, revisita e duração da pausa no processamento dos sinais de pontuação durante a leitura oralizada.Tese Acesso aberto (Open Access) Padrão geoprosódico do português falado na Amazônia Oriental: análise comparativa de Belém, Macapá e São Luís(Universidade Federal do Pará, 2021-05-19) LEMOS, Rosinele Lemos e; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577A presente tese tem como objetivo principal proceder a um mapeamento geoprosódico de três pontos de inquéritos do português brasileiro (PB) falado na Amazônia Oriental: Belém (PA), Macapá (AP) e São Luís (MA), tomando como objeto de análise a entoação modal. Trata-se de um estudo com base nos pressupostos da Sociofonética (THOMAS, 2011) por compreender uma análise acústica da fala que considera a atuação dos fatores sociais como sexo e escolaridade, na descrição do fenômeno analisado. A comparação interdialetal das três capitais compreende uma análise acústica dos parâmetros físicos de frequência fundamental (em st), duração (em Z-score) e intensidade (em Z-score), observados em sentenças declarativas neutras e interrogativas totais. Para a coleta dos dados utilizou-se a metodologia estabelecida pelo projeto AMPER. O tratamento dos dados consistiu em várias etapas, sendo que duas delas estão em consonância com a metodologia AMPER: a) codificação dos dados; b) isolamento dos áudios em arquivos individuais. As outras etapas foram realizadas com o suporte de scripts criados por Albert Rilliard (LIMSI-CNRS), utilizados na segmentação automática dos dados, a saber: c) script lance_batch_easyalign_v3.praat para obter o textgrid dos arquivos .wav; d) script de correção_segmentação.praat para a segmentação fonética no programa Praat 6.0.39, e) script AMPER_Textgrid2Txt_V3_boucle_DepoisEasyAlign_v2.praat que gerou os arquivos com os parâmetros acústicos; f) normalização dos parâmetros acústicos. Com os dados tratados, obtiveram-se as medidas acústicas dos parâmetros de frequência fundamental (f0), duração e intensidade, as quais foram organizadas em uma planilha do Excel para posterior tratamento estatístico e elaboração de gráficos no software R. Visando validar as análises acústicas, foram aplicados dois testes estatísticos não paramétricos (de Kruskal-Wallis e de Wilcoxon), e o teste Post hoc. Para esta pesquisa coletaram-se amostras de fala de dezoito locutores, estratificados em sexo, escolaridade (ensino fundamental, médio e superior) e localidades. O corpus total foi composto por 33 sentenças declarativas neutras e 33 interrogativas totais, sendo que os vocábulos utilizados para compor as frases contemplaram as três pautas acentuais do português (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas), e a extensão das frases contém 10, 13 ou 14 vogais, com as sentenças repetidas seis vezes por cada locutor. No total, contou-se com 3.564 dados analisados (33 sentenças x 2 modalidades x 3 melhores repetições x 6 locutores x 3 localidades). As análises acústicas dos parâmetros de f0 normalizados (em st), duração (em Z-score) e intensidade (em Z-score) são relevantes na caracterização das localidades, observadas na sílaba tônica do último vocábulo da parte nuclear da sentença. As variações de f0, duração e intensidade verificadas na análise acústica interdialetal foram apontadas como significativas, com (p-valor ≤ 0,05) nos testes de Wilcoxon e Kruskal-Wallis. Isso demonstra que há diferenças significativas tanto para o fator localidade quanto para os fatores sociais (sexo e escolaridade dos locutores). As capitais confrontadas registraram um padrão prosódico similar com relação às variações de f0 na caracterização acústica das sentenças declarativas neutras e interrogativas totais. Os resultados apontaram que as as capitais paraense, macapaense e ludovicense acompanharam o padrão entoacional descrito para o PB, com elevação do pico entoacional na pretônica e queda de f0 na sílaba tônica na modalidade declarativa neutra (SILVESTRE, 2012). Já as interrogativas totais apresentaram valores de f0 mais baixos nas pretônicas com elevação nas tônicas finais, seguido de queda nas postônicas quando existiram, como o padrão circunflexo descrito por Moraes (1993) para o PB. Com relação ao contorno entoacional, as três capitais da Amazônia Oriental apresentaram contorno de f0 semelhante no sintagma nominal final (SNF). Por outro lado, houve diferença na altura de f0, visto que Macapá apresentou contornos mais altos de f0 nas sílabas tônicas finais, nas três pautas acentuais, para as duas modalidades frasais; enquanto São Luís e Belém registraram altura de f0 com médias aproximadas. Os resultados das análises acústicas do fator escolaridade mostraram que Macapá apresentou maior variação na altura de f0 nos três níveis de escolaridade, nas três pautas acentuais do português para as duas modalidades frasais. O parâmetro da duração atestou valores mais altos nas tônicas, com tempo de produção semelhante nas duas modalidades frasais, nas três localidades mapeadas, o que não se trata de uma particularidade da entoação modal, mas que está ligada ao acento lexical. Já as variações no parâmetro intensidade estão relacionadas à entoação modal. Portanto, o padrão prosódico das capitais constatado neste estudo tem comportamento semelhante ao PB, uma vez que não houve diferença do ponto de vista da entoação modal entre o padrão verificado no PB e o português falado nas três capitais da Amazônia Oriental.Tese Acesso aberto (Open Access) Vai tirar um dinheiro que é teu: caracterização prosódica e gestual das narrativas de enterro(Universidade Federal do Pará, 2023-03-29) BORGES, Benedita do Socorro Pinto; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577No presente estudo focalizamos um tipo de narrativa oral, chamada de narrativa de enterro, que compreende o resgate de um tesouro sobrenatural, revelado a um escolhido de perfil merecedor. Segundo Fernandes (2007) a narrativa de enterro caracteriza-se por possuir quatro arquétipos: protoconto, descritiva, explicativa, logro e uma estrutura composta por: origem, anunciação, manifestação, marcação, provação e desenlace. A elaboração dos significados e da estrutura formal, subordinam-se à consciência linguística do narrador. Na pesquisa em tela, ampliamos as discussões de Fernandes (2007), postulando que o narrador associa prosódia e gesto, para realizar quebra discursiva e/ou produzir significado (s). O corpus da pesquisa, contempla 32 narrativas, gravadas em formato mp4 e wav, elaboradas por locutores nativos das comunidades quilombolas do Baixo Tocantins/PA: Mola, Itabatinga, Itapocu, Laguinho, Tomázia, Bom fim, Taxizal e Frade. O tratamento dos dados, envolveu: 1) transcrição, conforme o sistema de notação daAnálise daConversação (MARCUSCHI, 1986);2) análise estrutural (FERNANDES, 2007); 3) segmentação no PRAAT para mapear a pausa silenciosa (em ms) e f0 (em Hz,); 4) identificação de medidas acústicas com papel relevante para delimitação das partes (OLIVEIRA Jr., 2000); 5) notação no ELAN, de trilhas, contendo: a) partes da narrativa (FERNANDES, 2007); b) enunciado (sequência discursiva delimitada por uma pausa de extensão variável), c) dimensão gestual (MCNEILL, 2005): icônica, metafórica, dêitica e rítmica; e d) fases gestuais: preparação, golpe, pós-golpe (KENDON, 2004), e 6) tratamento no RsTudio. O resultado demonstrou que: 1) quanto a análise prosódica: a) a pausa delimita as partes da narrativa de enterro, pois, na fronteira tem duração (em ms) mais longa; b) o intervalo de pitch (mínimo, médio e máximo) tem papel crucial para definição das partes, pois apresenta uma curvatura descendente na fronteira. 2) Quanto às variáveis gestuais: a) o gesto rítmico tem maior ocorrência e b) a movimentação verbo-gestual concretiza-se pela elaboração da sua fase nuclear: o golpe. 3) Quanto à correlação entre gesto e prosódia detectamos que: a) durante a realização do pós-golpe, a duração da pausa é mais longa; b) a f0 máxima é mais proeminente no golpe e decresce no pós-golpe; c) a f0 média tem maior elevação durante a realização do pré-golpe, apresenta curvatura descendente no golpe e no pós-golpe; d) a f0 mínima aumenta durante o decurso do pré-golpe. Portanto, atestamos as hipóteses de que existe uma estrutura multimodal nas narrativas de enterro, pois o narrador associa a prosódia e os gestos para delimitar as partes e/ou produzir significado.Tese Acesso aberto (Open Access) A variação prosódica dialetal do português falado em São Luís do Maranhão(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) CARDOSO, Brayna Conceição dos Santos; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577
