Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6713
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2012 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Tese Acesso aberto (Open Access) A história do Makunaima e a história do Timbó: um estudo das relações entre humanos e outros-que-humanos(Universidade Federal do Pará, 2024-03-25) BARRETO, Mêrivania Rocha; LEAL, Izabela Guimarães Guerra; http://lattes.cnpq.br/2507019514021007; TRUSEN, Sylvia Maria; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de; SIMAS, Mônica Muniz de Souza; CARVALHO, Fábio Almeida de; http://lattes.cnpq.br/1704721088122823; http://lattes.cnpq.br/9511564560016368; http://lattes.cnpq.br/; http://lattes.cnpq.br/9997225424532634; https://orcid.org/; https://orcid.org/0000-0002-2037-905X; https://orcid.org/É impossível negar que o pensamento ocidental, eurocêntrico, o dito civilizado, quase sempre predominou como o correto, o aceitável, na maioria das vezes sem abrir possiblidades para que outros saberes, como o dos indígenas, por exemplo, também pudessem ser levados em consideração, especialmente quando se trata da relação que estes mantêm com os seres da natureza em geral. Diante disso, esta pesquisa de doutoramento se desenvolve a partir da hipótese de que as narrativas Panton Pia’ a História do Timbó e Panton Pia’ a História do Makunaima ilustram bem a maneira como os povos indígenas se relacionam com os outros-que-humanos, como os animais e plantas, assim como com a natureza de modo geral, demonstrando que todos os seres que habitam o universo estão interligados a um único ser, a Mãe Terra. Nesse sentido, proporemos uma discussão acerca das epistemologias indígenas para entender como se dão as relações dos humanos com os outros-que-humanos nas narrativas Panton Pia’ a História do Timbó e Panton Pia’ a História do Makunaima. As duas narrativas que servirão como corpus para esta pesquisa foram coletadas pelo projeto “Panton Pia’: Narrativa oral indígena, registro e análise” no circum-Roraima, território transnacional ao redor do Monte Roraima, onde habitam os povos Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ye’kuana, Wai-wai, Ingarikó, entre outros. Para tanto, temos como objetivos específicos falar sobre as narrativas indígenas; discutir as transformações metamórficas ocorridas nas narrativas Panton Pia’ a história do Timbó e Panton Pia’ a história do Makunaima que mostram as relações entre os humanos e outros-que-humanos; mostrar a importância das metamorfoses presentes na narrativa A história do Makunaima para a construção das paisagens que compõe o circum Roraima; bem como ressaltar a importância dos elementos que constituem a paisagem do circum-Roriama como acionadores da memória do narrador indígena Clemente Flores. A pesquisa será de cunho investigativo bibliográfico e interpretativo no âmbito interdisciplinar, envolvendo estudos da literatura em geral e da literatura indígena, da filosofia, antropologia, biologia, entre outros, e será baseada nos estudos de Viveiros de Castro (1996-2008-2011), Paul Zumthor (1993-1997), Maria Inês de Almeida e Sônia Queiroz (2004), Michel Collot (2012), Lúcia Sá (2012-2017), Graça Graúna (2013), Fábio Carvalho (2017), Devair Fiorotti e Clemente Flores (2019), Emanuele Coccia (2020), entre outros.Tese Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem de línguas adicionais na complexidade: a emergência do método por projetos(Universidade Federal do Pará, 2024-08-22) CARNEIRO, Tiago da Fonseca; MAGNO E SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos; http://lattes.cnpq.br/6129530461830312; https://orcid.org/0000-0001-8572-147XA aprendizagem baseada em projetos (ABP) tem recebido cada vez mais atenção na discussão internacional e nacional, uma vez que visa aproximar os estudantes de questões cotidianas e de alta relevância em sua comunidade, bem como de competências e habilidades para a vida no século XXI, de forma que a aprendizagem de conteúdos escolares ocorra a partir da reflexão sobre esses problemas e desafios comunitários (Bender, 2014). A ABP atende, portanto, às demandas previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) pois torna a aprendizagem significativa no lugar e tempo em que ocorre. Entretanto, no contexto do ensino e aprendizagem de línguas adicionais (EALA), a inexistência de um método por projetos (MpProj) fundamentado em discussões próprias da Linguística Aplicada (LA) impõe desafios ao professor quanto à sua implementação, sobretudo ao considerar a sala de aula como um sistema adaptativo complexo (SAC). Em vista disso, o objetivo geral deste trabalho é propor o MpProj à luz da complexidade. Especificamente, os seguintes objetivos foram satisfeitos: 1) situar o MpProj na LA fazendo referência à abordagem do qual deriva, nomeadamente, a Abordagem Múltiplas Inteligências; 2) descrever como o desenho do MpProj opera como condição inicial para a ABP; e 3) indicar como a visão da sala de aula como um holograma pode apoiar o professor no uso do MpProj enquanto método complexo. No tocante à metodologia, realizamos uma pesquisa-ação com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Belém fazendo uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: grupo focal, protocolo de observação e protocolo de avaliação. Os resultados indicam que a proposta do MpProj e a sugestão de procedimentos subjacentes mitigou a dificuldade de incorporar elementos da ABP ao EALA, em especial devido à emergência do eixo gerencial. Além disso, ratificou-se que o MpProj deva operar como condição inicial, de forma que seu desenho esteja aberto às contingências e que a visão da sala de aula como um holograma favorece a adaptação retroativa do desenho do método. De forma prospectiva, esperamos que o MpProj possa favorecer a implementação de um currículo bilingue na referida escola, uma vez que pode ser utilizado como método de outra abordagem, a “Aprendizagem integrada de conteúdo e língua” (Content and Language Integrated Learnig – CLIL).Tese Acesso aberto (Open Access) O projeto literário de Dalcídio Jurandir: a relação autor e obra(Universidade Federal do Pará, 2024-10-17) PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa; PRESSLER, Gunter Karl; http://lattes.cnpq.br/0100053541433805A tese examina a configuração do projeto literário de Dalcídio Jurandir (1909-1979). Três aspectos podem ser destacados na produção romanesca do autor: o moderno romance de formação, o romance realista e o romance realista socialista, que se caracterizam pela linguagem poética e a complexidade narrativa, pela descrição detalhada do ambiente social e psicológico e pela importância da formação escolar e para o mundo. Este último ponto, o da formação, evoca uma conexão inerente entre a trajetória dos personagens dos romances e a própria vida do autor politicamente engajado. Os três aspectos são exemplificados especialmente em três romances: Chove nos campos de Cachoeira (1941), Marajó (1947) e Linha do Parque (1959). Ao abordar o projeto literário e a imagem do autor é necessário, em primeiro lugar, analisar a recepção crítica desde a primeira publicação até a crítica acadêmica especializada e, em segundo lugar, compará-la com a abordagem narratológica e a identificação e análise dos “níveis de comunicação e das instâncias da obra narrativa” (Schmid, 2014, p. 46). Os conceitos “autor concreto” e “autor abstrato” (Schmid, 2014, p. 47-65) representam uma conexão dialética entre a biografia do autor, suas afirmações sobre a produção literária (“autor concreto”) e a percepção e “criação” de Dalcídio pela crítica (“autor abstrato”). A questão da formação indica um forte vínculo entre o autor Dalcídio e os personagens principais do corpus deste estudo (Alfredo, Missunga, Iglezias) e denota significativamente o seu projeto literárioDissertação Acesso aberto (Open Access) Eles muitos cavalos e pssica: a literatura brasileira contemporânea imersa no caleidoscópio citadino(Universidade Federal do Pará, 2025-02-11) COELHO, Luana da Silva; PEREIRA, Helena Bonito Couto; http://lattes.cnpq.br/9240687015870539Partindo do pressuposto da complexidade que é a vida nos centros urbanos, causadora de impactos sociais e psicológicos nos indivíduos que constituem essa realidade, o presente trabalho busca analisar de que forma esse espaço está sendo representado na literatura contemporânea brasileira, tendo como foco os romances Eles eram muitos cavalos (2001), do mineiro Luiz Ruffato e Pssica (2015), do paraense Edyr Augusto. Com auxílio do método da pesquisa bibliográfica e da literatura comparada, objetiva-se, portanto, a análise da cidade enquanto espaçopersonagem nos romances supracitados guiando-se pelas marcas da fragmentação romanesca, discutidas por autores como Sá (2007), Hossne (2007), Ricciardi (2007) e Macedo (2007); as formas de realismo contemporâneo, baseadas principalmente em Schøllhammer (2009; 2012; 2013), as influências das técnicas da montagem cinematográfica, elaboradas por Eisenstein (1990), Leone & Mourão (1993), Stam (2000) e Carone (1973) e traços do romance policial, teorizado por Reimão (1983) e Massi (2011). À vista disso, sendo a cidade uma temática que perpassa a história da literatura brasileira, infere-se que é notável sua recorrente presença na escrita contemporânea, posto que é o locus que reúne um conjunto de mazelas sociais. Essa temática fisgou os escritores do contexto hodierno, sendo tratada de diferentes modos e representada através das técnicas de escrita que permeiam a simultaneidade dos fatos transcorrentes das grandes metrópoles e influenciada pelo cronotopo em que cada autor e obra estão inseridos – de São Paulo, como no romance de Ruffato, a Belém e região amazônica, como no caso de Edyr.Tese Acesso aberto (Open Access) A mesticagem na literatura latino-americana contemporânea: uma leitura da trilogia de Ospina(Universidade Federal do Pará, 2024-08-30) BARRETO, Francelina Ribeiro; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9511564560016368; https://orcid.org/0000-0002-2037-905XO presente trabalho tem como propósito refletir sobre as diferentes dimensões que o fato histórico assume no âmbito da ficção na literatura moçambicana, portuguesa e brasileira. O corpus de análise é composto por O alegre canto da perdiz (2018), de Paulina Chiziane, Balada da praia dos cães (2009), de José Cardoso Pires e Galvez, imperador do Acre (2022), de Márcio Souza (2022). Isso porque nessas narrativas, percebe-se um acontecimento histórico constitutivo do fazer literário: a colonização em Moçambique, a ditadura salazarista em Portugal e a anexação do Acre ao Brasil, momentos históricos representativos na construção dessas nações. Ademais, demonstrar-se-á como essas construções literárias de diferentes sociedades, nesse caso, africana, portuguesa e brasileira, realizam, por intermédio da literatura, textos originais representantes de posicionamentos ideológicos. Nesse sentido, este estudo propõe analisar as relações paradoxais entre literatura e história, de forma a demonstrar como elas interferem nas obras mencionadas. Assim, na possibilidade de estudos comparados com outras áreas do conhecimento, o que ora se propõe é uma análise comparativa de textos em língua portuguesa, cuja latência nota-se o conspecto da história, seja ela oficial ou não. Tratase, portanto, de uma investigação de caráter bibliográfico, com ênfase na discussão das relações entre literatura e realidade. Por este caminho, analisaremos os romances de Paulina Chiziane, de José Cardoso Pires e de Márcio Souza, que refletem o próprio processo de elaboração artística e, ao mesmo tempo, utilizam a história para contestar a sua veracidade. Dessa forma, nota-se que nas obras examinadas, a metaficção historiográfica se apresenta enquanto estratégia de reflexão da história, bem como de ressignificação e interpretação de fatos. Logo, observarse-á a metaficção historiográfica à luz dos estudos de Linda Hutcheon (1991) e de estudiosos como Zênia de Faria (2012) e Maria Tereza de Freitas (1986); a meta-história em Hayden White (1995) e o romance histórico a partir de Lukács (1983). Ademais, como a memória se apresenta como artifício nas obras analisadas, essa categoria será tratada por meio de Aleida Assmann (2011) e Halbwachs (2013).Tese Acesso aberto (Open Access) A metaficção historiográfica em Paulina Chiziane, José Cardoso Pires e Márcio Souza: reflexões a transfiguração em literaturas de Língua Portuguesa(Universidade Federal do Pará, 2024-08-28) MINEIRO, Maria Aparecida; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9511564560016368; https://orcid.org/0000-0002-2037-905XO presente trabalho tem como propósito refletir sobre as diferentes dimensões que o fato histórico assume no âmbito da ficção na literatura moçambicana, portuguesa e brasileira. O corpus de análise é composto por O alegre canto da perdiz (2018), de Paulina Chiziane, Balada da praia dos cães (2009), de José Cardoso Pires e Galvez, imperador do Acre (2022), de Márcio Souza (2022). Isso porque nessas narrativas, percebe-se um acontecimento histórico constitutivo do fazer literário: a colonização em Moçambique, a ditadura salazarista em Portugal e a anexação do Acre ao Brasil, momentos históricos representativos na construção dessas nações. Ademais, demonstrar-se-á como essas construções literárias de diferentes sociedades, nesse caso, africana, portuguesa e brasileira, realizam, por intermédio da literatura, textos originais representantes de posicionamentos ideológicos. Nesse sentido, este estudo propõe analisar as relações paradoxais entre literatura e história, de forma a demonstrar como elas interferem nas obras mencionadas. Assim, na possibilidade de estudos comparados com outras áreas do conhecimento, o que ora se propõe é uma análise comparativa de textos em língua portuguesa, cuja latência nota-se o conspecto da história, seja ela oficial ou não. Tratase, portanto, de uma investigação de caráter bibliográfico, com ênfase na discussão das relações entre literatura e realidade. Por este caminho, analisaremos os romances de Paulina Chiziane, de José Cardoso Pires e de Márcio Souza, que refletem o próprio processo de elaboração artística e, ao mesmo tempo, utilizam a história para contestar a sua veracidade. Dessa forma, nota-se que nas obras examinadas, a metaficção historiográfica se apresenta enquanto estratégia de reflexão da história, bem como de ressignificação e interpretação de fatos. Logo, observarse-á a metaficção historiográfica à luz dos estudos de Linda Hutcheon (1991) e de estudiosos como Zênia de Faria (2012) e Maria Tereza de Freitas (1986); a meta-história em Hayden White (1995) e o romance histórico a partir de Lukács (1983). Ademais, como a memória se apresenta como artifício nas obras analisadas, essa categoria será tratada por meio de Aleida Assmann (2011) e Halbwachs (2013).Tese Acesso aberto (Open Access) Poéticas e políticas do circum Roraima: o caso de Watunnã Ye'kwana(Universidade Federal do Pará, 2024-12-06) GONDINHO, Isabel Maria Fonseca; LEAL, Izabela Guimarães Guerra; http://lattes.cnpq.br/2507019514021007A presente investigação se desenvolve num campo de estudos que podemos designar de artes verbais indígenas, e tem como objeto de análise o caso de Wätunnä, a grande saga cosmológiconarrativa do povo ye’kwana. Para tanto, a tese se inicia fazendo uma breve, mas consistente, apresentação etnográfica da cultura do povo ye’kwana, por meio da qual destaca Wätunnä como principal elemento estruturador dos modos de vida desse povo. Esse procedimento tem a finalidade de preparar a comparação de diferentes versões do Wätunnä, dando destaque para duas: aquela produzida pelo francês Marc de Civrieux, Watunna Mitologia Makiritare (1970), e a que foi produzida pelo ye’kwana Marcos Rodrigues, Histórias e Saberes Ye’kwana (2019). Nossa proposta parte do pressuposto da necessidade de se cultivar uma área de investigação que aproxime a Teoria Literária, a Antropologia e o pensamento indígena, e que atente para as particularidades advindas das culturas e línguas indígenas. Isso significa que o registro escrito das artes verbais indígenas põe em jogo um processo complexo de criação, recriação, tradução e circulação, envolvendo não apenas uma dimensão poética, como também uma dimensão ética e políticaTese Acesso aberto (Open Access) Vai tirar um dinheiro que é teu: caracterização prosódica e gestual das narrativas de enterro(Universidade Federal do Pará, 2023-03-29) BORGES, Benedita do Socorro Pinto; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577No presente estudo focalizamos um tipo de narrativa oral, chamada de narrativa de enterro, que compreende o resgate de um tesouro sobrenatural, revelado a um escolhido de perfil merecedor. Segundo Fernandes (2007) a narrativa de enterro caracteriza-se por possuir quatro arquétipos: protoconto, descritiva, explicativa, logro e uma estrutura composta por: origem, anunciação, manifestação, marcação, provação e desenlace. A elaboração dos significados e da estrutura formal, subordinam-se à consciência linguística do narrador. Na pesquisa em tela, ampliamos as discussões de Fernandes (2007), postulando que o narrador associa prosódia e gesto, para realizar quebra discursiva e/ou produzir significado (s). O corpus da pesquisa, contempla 32 narrativas, gravadas em formato mp4 e wav, elaboradas por locutores nativos das comunidades quilombolas do Baixo Tocantins/PA: Mola, Itabatinga, Itapocu, Laguinho, Tomázia, Bom fim, Taxizal e Frade. O tratamento dos dados, envolveu: 1) transcrição, conforme o sistema de notação daAnálise daConversação (MARCUSCHI, 1986);2) análise estrutural (FERNANDES, 2007); 3) segmentação no PRAAT para mapear a pausa silenciosa (em ms) e f0 (em Hz,); 4) identificação de medidas acústicas com papel relevante para delimitação das partes (OLIVEIRA Jr., 2000); 5) notação no ELAN, de trilhas, contendo: a) partes da narrativa (FERNANDES, 2007); b) enunciado (sequência discursiva delimitada por uma pausa de extensão variável), c) dimensão gestual (MCNEILL, 2005): icônica, metafórica, dêitica e rítmica; e d) fases gestuais: preparação, golpe, pós-golpe (KENDON, 2004), e 6) tratamento no RsTudio. O resultado demonstrou que: 1) quanto a análise prosódica: a) a pausa delimita as partes da narrativa de enterro, pois, na fronteira tem duração (em ms) mais longa; b) o intervalo de pitch (mínimo, médio e máximo) tem papel crucial para definição das partes, pois apresenta uma curvatura descendente na fronteira. 2) Quanto às variáveis gestuais: a) o gesto rítmico tem maior ocorrência e b) a movimentação verbo-gestual concretiza-se pela elaboração da sua fase nuclear: o golpe. 3) Quanto à correlação entre gesto e prosódia detectamos que: a) durante a realização do pós-golpe, a duração da pausa é mais longa; b) a f0 máxima é mais proeminente no golpe e decresce no pós-golpe; c) a f0 média tem maior elevação durante a realização do pré-golpe, apresenta curvatura descendente no golpe e no pós-golpe; d) a f0 mínima aumenta durante o decurso do pré-golpe. Portanto, atestamos as hipóteses de que existe uma estrutura multimodal nas narrativas de enterro, pois o narrador associa a prosódia e os gestos para delimitar as partes e/ou produzir significado.Tese Acesso aberto (Open Access) O discurso do Infilmável: formas de pensar a adaptação entre literatura e cinema(Universidade Federal do Pará, 2023-09-11) LOUREIRO JUNIOR, João Pereira; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945; https://orcid.org/0000-0003-0552-4295A presente tese reflete sobre o discurso do infilmável a partir da representação da impossibilidade no processo tradutório entre a literatura e o cinema, utilizada como potencial justificativa para evidenciar um suposto impedimento estético na relação interartística entre o literário e o fílmico. Para discutir sobre as formas de pensar a adaptação a partir dessa perspectiva, partimos do pressuposto de que o infilmável revela a conflitiva relação entre o que se propõe a ser feito (a partir de mecanismos e recursos construídos na confecção do roteiro) e o que se materializou como produto adaptado. Isso se dá através de um intenso processo de busca pelo filme e de encontrar soluções para assumir a particularidade da obra cinematográfica, que no filmável, se encontra enquanto infilmável, pois toda tradução cinematográfica é uma possibilidade, um desejo de transformar a criação estética em uma linguagem em todo seu potencial imagético. Para analisar a constituição dos discursos do infilmável, recorremos a diversos marcos teóricos no campo da adaptação que nos ajudaram na pesquisa. Para discutir construções relacionais em torno do jogo literatura, cinema e tradução, recorremos a autores como Borges (2007), Benjamin (2008), Llosa (2004), Cândido (1972), Adorno (1970), Bernardet (1985). Quando discutimos o infilmável, partindo de uma perspectiva conceitual, etimológica, semântica, linguística e histórica, até alcançar os lugares de fala que alimentam o termo, utilizamos autores como Stam (2008), Avellar (2007), Bazin (1991). Para fundamentar nossas leituras sobre tradução, adaptação e outros conceitos correlatos, propomos um diálogo com Figueiredo (2010), Sanchez Noriega (2001), Plaza (2003), Seger (2007), Hutcheon (2013). No sentido de potencializar nossa discussão, analisamos algumas adaptações de filmes/séries de TV, baseados em Dom Quixote de Miguel de Cervantes, usamos como aporte teórico estudiosos como León (2015); Hidalgo e Arruda (2020), Morell (2022) Silva (2016), Johnson (2003). Como apontamento conclusivo para a delimitação discursiva que nos propomos investigar, esta tese demarca sua posição no campo da tradução/adaptação entre cinema e literatura, evidenciando a fragilidade de um discurso em torno do infilmável que se potencializa no espaço do senso comum, pela imposição discursiva de uma impossibilidade descontruída, tão logo se vê confrontada pela potência da tradução entre as fronteiras que abarcam o literário e o fílmico e seu eterno devir.Tese Acesso aberto (Open Access) Fluência em leitura oral, compreensão e hábitos de leitura: influência da leiturabilidade no desempenho em textos narrativos e informativos(Universidade Federal do Pará, 2024-05-08) MOUTINHO, Michell Gadelha; PICANÇO, Gessiane Lobato; http://lattes.cnpq.br/8504849027565119; https://orcid.org/0000-0001-5699-1470Este trabalho tem como objetivo investigar, a partir de duas dimensões da Fluência em leitura oral (velocidade e precisão), o desempenho de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Belém durante a leitura oralizada de textos narrativos e informativos (extraídos de livros didáticos designados para ambos os anos), com diferentes níveis de Leiturabilidade. Moutinho (2016) apontou em sua pesquisa que o desempenho dos alunos em relação à precisão na leitura oral nos dois tipos de textos é diferente, corroborando pesquisas anteriores (PAIGE et al., 2015). Para avaliar com maior profundidade este desempenho dos alunos, utilizou-se o método Curriculum-based measurement (CBM), que determina que um minuto de leitura oral de textos apropriados para o ano escolar em que os aluno se encontram é suficiente para que o desempenho global em leitura possa ser avaliado. Contudo, é preciso determinar se os textos utilizados para esta avaliação estão realmente adequados ao nível de desenvolvimento dos alunos. Moutinho e Picanço (2022) viram que há uma grande diferença na complexidade textual de textos presentes em livros didáticos do ensino fundamental (do 5° ao 9° ano especificamente). Dessa forma, para conseguir avaliar o desempenho de forma mais confiável, recorreu-se ao índice de Leiturabilidade de Flesch, adaptado para o português (MARTINS et al., 1996) na ferramenta Coh-Metrix (SCARTON; ALUÍSIO, 2010). A pesquisa foi realizada em sete escolas da região metropolitana de BelémPA, sendo quatro escolas particulares e três escolas públicas. Cada aluno leu dois textos narrativos e dois informativos, sendo um texto mais simples e outro mais complexo, de acordo com o índice de Flesch. Além disso, para aferir a compreensão dos alunos, ao término de cada leitura, os participantes recontaram o que tinham lido nos textos e também relataram, em uma entrevista semiestruturada, seus hábitos de leitura. Os resultados foram divididos de acordo com as diferentes tarefas feitas. Para a avaliação das dimensões da velocidade/automaticidade e da precisão, verificou-se que ambos os anos escolares estão abaixo do nível estipulado por pesquisas e órgãos oficiais. Houve uma diferença entre a leitura de textos narrativos e informativos e entre textos simples e complexos para o 6º ano, enquanto que para o 9º ano as diferenças foram inversas, sendo os textos complexos lidos com melhor desempenho que os simples. Na tarefa de compreensão, os resultados mostram que a maioria dos alunos teve dificuldade em recontar o que leram, especialmente os do no 9º ano, obtendo porcentagens menores de menções das proposições em relação ao 6º ano. Quanto aos hábitos de leitura, a maioria dos alunos de ambos os anos afirma ler em casa e receber incentivo para a leitura. Tanto a tarefa de compreensão quanto os hábitos de leitura não tiveram correlação estatisticamente significativa com o desempenho em relação à precisão na Fluência em leitura oral, embora os dados possam indicar possibilidades de intervenção que contemplem as três variáveis para que se promova um desenvolvimento no desempenho em leitura.Tese Acesso aberto (Open Access) Da promoção da cartografia das línguas indígenas na universidade á construção de diretrizes para uma política linguística institucional multilíngue(Universidade Federal do Pará, 2025-02-22) LEITE, Marília Fernanda Pereira; CRAVO, Marilucia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9728768970430501; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577O processo histórico de construção das políticas de ingresso e permanência dos estudantes indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) demonstra o exercício de diálogo existente entre a instituição, os estudantes indígenas e o movimento indígena da região. Em 2023 a Ufopa era a única universidade federal do Estado do Pará que não possuía uma resolução ou documento normativo de Política Linguística, o que nos levou a delinear como objeto de estudo as Políticas Linguísticas Institucionais na perspectiva das línguas indígenas. Nosso objetivo foi contribuir com a redução de pesquisas e dados institucionais quanto à realidade linguística dos estudantes indígenas da instituição. Por essa razão, a presente pesquisa inserese em uma área emergente das Políticas Linguísticas (Calvet, 2007) denominada Política e Planejamento Linguístico para a Ciência e a Educação Superior - PPLICES (Oliveira et al., 2017; Jesus, 2020). Realiza-se aqui um estudo de caso com abordagem etnográfica (Larchert, 2017; André, 2013; Mattos, 2011), a base teórica envolve, principalmente, os estudos sobre Políticas linguísticas educacionais (Maher, 2010; Guimarães, 2020); Direitos linguísticos (Abreu, 2020; Oliveira, 2003; Morello, 2012); Ensino superior indígena (Baniwa, 2019; Vaz Filho, 2010); Interculturalidade (Ponso, 2018; Walsh, 2009; Candau, 2009) e Línguas indígenas brasileiras (D’Angelis, 2012; Meirelles, 2020; Rodrigues, 1994; Rubim, 2016). Os procedimentos metodológicos se deram em quatro etapas: 1ª etapa) mapeamento dos povos e línguas indígenas presentes na Ufopa; 2ª etapa) elaboração do material educativo do curso “A cartografia das línguas indígenas da Ufopa” e dos questionários voltados para a comunidade acadêmica não indígena; 3º etapa) realização do curso e análise dos questionários quanto aos significados atribuídos às línguas e povos indígenas da instituição; 4ª etapa) elaboração de diretrizes quanto às línguas indígenas na política linguística institucional. Na primeira etapa mapearam-se 21 (vinte e um) povos indígenas e 11 (onze) línguas indígenas no corpo discente da instituição. No total, 182 participantes não indígenas responderam os questionários: 158 estudantes (87%), 18 professores (10%) e 6 técnicas (3%). Os resultados do tratamento estatístico apontaram que a comunidade acadêmica desconhece a diversidade étnica e linguística da instituição. Dos estudantes que participaram do estudo: 32% afirmaram não fazer atividades acadêmicas com indígenas e 51% apontaram a necessidade de atividades de acolhimento para melhorar a interação entre indígenas e não indígenas. Dos professores participantes: 78% apontaram que estavam atendendo indígenas com dificuldade em língua portuguesa no semestre e 67% avaliaram como regular a capacidade de apresentação em trabalhos expositivos. Das servidoras técnicas participantes: 50% afirmaram enfrentar dificuldades em se comunicar com estudantes indígenas; todas foram categóricas ao apontar não terem tido treinamento para atender o público indígena e ser a língua o maior desafio da interação com os estudantes indígenas. Nossas análises apontaram que o planejamento do processo de internacionalização da Ufopa, bem como o planejamento linguístico institucional, se promoverem as línguas locais no ambiente acadêmico poderão impactar positivamente no percurso acadêmico dos estudantes indígenas. Para a execução da presente proposta de tese, obtivemos apoio financeiro do Comitê Gestor de Programas Institucionais da Ufopa via Edital Nº 001/2023 do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PEEx/Ufopa).Tese Acesso aberto (Open Access) Loucura, a escrita de si no espaço do fora: uma análise de Viagem a Andara, o livro invisível de Vicente Cecim(Universidade Federal do Pará, 2022-08-22) SALES, Maria Domingas Ferreira de; CASTILO, Luís Heleno Montoril Del; http://lattes.cnpq.br/3519128535996125A questão da Amazônia como reduto de exploração estrangeira tem sido motivo plausível para o empreendimento de pesquisas na área das Humanidades, na medida em se volta a uma ética das relações sociais. Tal preocupação assume dimensões plurais, abrindo margem para discussões que ultrapassam o nicho da ecologia ambiental e da geografia política, transformando-se em tema de ordem planetária. Mais especificamente na área dos estudos literários, evidencia-se a pertinência dessa preocupação ocidental no espaço do dizer poético, transposta em tipos, modos e gêneros discursivos diversos. E, se por vezes, devido à opacidade na superfície do texto poético, mostra-se imperceptível, esta mesma estratégia literária, paradoxalmente, é quem torna possível esse dizer. Baseada nessa ideia, a presente tese se destina a apresentar uma leitura da obra Viagem a Andara, o livro invisível, do escritor paraense Vicente Franz Cecim, filho da Amazônia contemporânea, enfatizando a presença da loucura como acontecimento de resistência ao explorador/dominador, tanto no contexto interno das fábulas, quanto no efeito de estranhamento suscitado pelas rupturas formais presentes na obra. Esse duplo traçado desviante permitirá investigar como se constroem as relações de poder entre o sujeito louco e o dominador e/ou como são produzidas as verdades do homem-texto. O corpus selecionado para esse enfoque é constituído dos sete livros que compõem a edição publicada pela Editora Iluminuras (1988), intitulados na mesma ordem cronológica em que aparecem nesse volume: A asa e a serpente, Os animais da terra, Os jardins e a noite, Terra da sombra e do não, Diante de ti só verás o Atlântico, O sereno e As armas submersas. A partir da leitura comparativa entre as obras do conjunto, será possível perceber tanto a presença transversal da loucura enquanto tema explícito das narrativas e elemento de resistência, como o caráter transgressor do processo literário, elaborado a partir de construções não convencionais. Esses dois eixos formarão a base para a construção de um terceiro eixo, cujos tópicos se coadunam para a defesa de que a obra literária é essencialmente o espaço do fora ou a loucura da linguagem. Esse tripé deve oferecer elementos bastantes para responder às questões fundamentais deste estudo: a) De que forma a loucura ou os loucos citados nos textos de Cecim – analisados à luz dos estudos de Michel Foucault quanto às relações de poder e as formas históricas de subjetivação – representam modos de resistência aos mecanismos de controle e coerção social identificados no conjunto Andara?; b) De que maneira as práticas de repressão dos sujeitos pelo domínios do explorador e seus desdobramentos se veem suplantadas pelo caráter desviante dos acontecimentos, tomados como resistência, tanto no tempo da fábula como no construto linguístico-formal do texto, revelando-se como práticas de si ou de liberdade?; Ou ainda: c) Como tais ações de resistência correspondem ao “espaço do fora” –10 pensamento tomado de Blanchot – também concebido na dupla face do texto poético? Os resultados desse empreendimento acadêmico nos levaram, portanto, à defesa de que a loucura, como resistência e prática de liberdade dos sujeitos no contexto das narrativas, também pode constituir-se enquanto forma de subjetivação ou escrita de si do próprio fazer literário – uma resposta motivada pelo clamor do texto ceciniano, rebelado e insurrecto frente aos ditames do processo civilizatório a que está submetido o homem amazônico.Tese Acesso aberto (Open Access) Uso do artigo diante do nome próprio no português brasileiro: estudo a partir do corpus do Atlas linguístico(Universidade Federal do Pará, 2023-05-25) MORAES, Ronaldo Nogueira de; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834; https://orcid.org/0009-0002-9250-1613Amparada no arcabouço teórico-metodológico da Dialetologia e da Geolinguistica (CHAMBERS, TRUDGILL, 1994, FERREIRA, CARSOSO, 1994; CARDOSO, 2010), da Sociolinguística Variacionista (SILVA-CORVALÁN, 1989; LABOV, 2008) e do aparato metodológico da Geossociolinguistica (CARDOSO; RAZKY, 1997; RAZKY, 1998; LIMA, 2003; LIMA; RAZKY; OLIVEIRA, 2020), esta tese objetivou fazer uma descrição, análise e mapeamento da variação do uso do artigo definido antes de nome próprio de pessoas OS antropónimos no corpus utilizado para análise nesta tese. Partiu-se da hipótese de que o português brasileiro contemporâneo apresenta tendência ao uso do artigo antes de nome próprio, que configura a estrutura "artigo definido nome próprio". Levantou-se, ainda, a hipótese de que este uso estaria se espalhando pelo território brasileiro, atingindo áreas que tradicionalmente se caracterizam pelo não uso do artigo no contexto aqui observado. A amostra analisada nesta tese é proveniente do corpus do Projeto Atlas Linguistico do Brasil Projeto ALIB referente às 25 capitais que constituem a rede de pontos do referido Projeto. Da audição na integra das 200 entrevistas linguisticas do Projeto ALIB constituídas pelos questionários Fonético-Fonológico, Semântico-Lexical e Morfossintático, e pelos Discursos Semidirigidos (cerca de 700h de fala continua) extrairam-se os 2.645 dados da análise final, que foram submetidos ao tratamento estatístico por meio do programa computacional GoldVarb X, que auxiliou na análise quantitativa. A análise quantitativa e linguística dos dados deu-se mediante o controle de variáveis de natureza linguistica e extralinguística, a fim de se levantar os fatores que estariam condicionando o uso do artigo antes de nome próprio. Os resultados mostraram uso majoritário do artigo definido diante de antropónimo nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, e não uso majoritário do artigo na Região Nordeste. Os dados foram analisados em função de dois contextos de ocorrência distintos: quando o nome próprio figura como "isolado", há tendência em não se usar artigo: das 533 ocorrências, 402 (75.4%) apareceram sem artigo anteposto, e 131 delas (24,6%) apareceram antecedidas de artigo, já quando o nome próprio figura em estruturas sentenciais, a tendência observada é a de uso do artigo: das 2.112 ocorrências, 1.301 (61,6%) são articuladas e 811 (38.4%) não são articuladas. O programa GoldVarb X selecionou como significativos os seguintes grupos de fatores, na ordem de significância: capital, função sintática, antropônimo como item de enumeração, tipo de antropónimo, sexo, circunstância em que o antropônimo é citado, estrutura do sintagma nominal.Tese Acesso aberto (Open Access) Dos campos do Marajó aos campos do discurso: sentidos sobre o trabalho do vaqueiro na tradição e na contemporaneidade(Universidade Federal do Pará, 2021-02-21) POMBO, Délcia Pereira; PESSOA, Fátima Cristina da Costa; http://lattes.cnpq.br/4011084861970140Esta tese aciona as rédeas de um percurso de estudo traçado com o objetivo de investigar os discursos sobre o trabalho do vaqueiro marajoara na tensão entre os sentidos tradicionais e contemporâneos acerca da profissão. Para apreender os efeitos de sentidos das experiências discursivas no contexto do trabalho, tem-se a questão norteadora: Como compreender a tensão inerente aos discursos que implicam a figura do vaqueiro, ainda arraigado às tradições, e do contemporâneo, mais distanciado delas? Nesse propósito, o percurso teórico-analítico se entrelaça ao arcabouço teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD), com base nos postulados de Dominique Maingueneau, focando nos conceitos de dêixis, prática discursiva, cenas da enunciação, simulacro e polêmica, para se pensar em atividades produtivas no universo laboral, em uma construção que é mediada discursivamente. Acrescentam-se a estes aportes, os princípios da Ergologia, com base nos postulados de Yves Schwartz, para pensar a relação entre linguagem e trabalho, na referência feita aos prescritos do trabalho e a atuação do vaqueiro na labuta diária. As narrativas de vida, com base nos postulados de Daniel Bertaux, inserem-se para se pensar no acesso aos discursos sobre o trabalho do vaqueiro, no contar das experiências da lida em um espaço no qual o enunciado adquire sentido. A investigação se deu por meio de entrevistas narrativas, com posterior transcrição, que se constituiu como ponto de articulação entre os fenômenos da linguagem e o trabalho do vaqueiro e como a identidade profissional é construída numa prática discursiva. A opção pela temática justifica-se pela relevância dos estudos acerca da vaqueirice marajoara e contribuir com a discussão em torno de um sujeito discursivo pensado a partir de um lugar. Nesse rumo, o lócus da investigação concentra-se em dez fazendas situadas nos campos no Marajó, município de Soure, com foco na articulação de dois corpora analíticos: as narrativas de vida de 16 vaqueiros marajoaras, distribuídos em 4 categorias de profissionais, sejam eles diaristas, efetivos, feitores e aposentados; e a Lei no 12870/2013, que regulamenta a profissão do vaqueiro. Aprofunda-se, assim, o reconhecimento de um funcionamento interdiscursivo entre os sentidos produzidos no campo jurídico e os sentidos produzidos no campo do trabalho. Nos fundamentos sobre os quais as análises se constituem, as vozes que narram fazem a tessitura de uma rede de relações discursivas implicadas no dizer de si e do trabalho com registro de marcas significativas na produção de sentidos na atividade da vaqueirice historicamente marcada nesta região dos campos do Marajó.Tese Acesso aberto (Open Access) A narradora e as perspectivas do narrar em relato de um certo oriente, de Milton Hatoum(Universidade Federal do Pará, 2021-07-01) SOUZA, Flávia Roberta Menezes de; PRESSLER, Gunter Karl; http://lattes.cnpq.br/0100053541433805Trata-se de uma análise narratológica do primeiro romance publicado pelo escritor Milton Hatoum, Relato de um certo Oriente (1989). O segundo romance mais estudado do autor já conta com uma vasta recepção, mas a presença de certas lacunas e de leituras repetidas no discurso da crítica apontaram para a necessidade da realização de uma análise minuciosa de todo o texto literário. Paralelamente a essa observação, as atividades de tradução do Grupo de Pesquisa ANA - Amazônia Narratologia Antroposcene – do qual a autora deste estudo é membro, contribuíram para a identificação da base teórica e metodológica que serviria ao presente estudo. Durante a tradução do livro Narratology: an introduction (2010) e Elemente der Narratologie (2014) (versão revisada e atualizada do alemão) de Wolf Schmid, os conceitos-chave da Narratologia foram estudados e acolhidos na análise do texto literário. A presente tese de doutorado procurou responder a questões que permaneciam em aberto sobre o romance do ponto de vista narratológico: partindo de uma análise do texto, como a narradora do romance organizou “os relatos” das personagens? Que tipo de narrador podemos identificar no romance? De que maneira os resultados de uma análise narratológica podem servir a uma interpretação da obra? A análise narratológica permitiu uma observação mais apurada dos fenômenos presentes no texto e mostrou, por meio de procedimentos analíticos, o quão produtivo pode ser o estudo do texto quando lido a partir de uma teoria cujo objetivo é apresentar um modelo de análise.Tese Acesso aberto (Open Access) Padrão geoprosódico do português falado na Amazônia Oriental: análise comparativa de Belém, Macapá e São Luís(Universidade Federal do Pará, 2021-05-19) LEMOS, Rosinele Lemos e; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577A presente tese tem como objetivo principal proceder a um mapeamento geoprosódico de três pontos de inquéritos do português brasileiro (PB) falado na Amazônia Oriental: Belém (PA), Macapá (AP) e São Luís (MA), tomando como objeto de análise a entoação modal. Trata-se de um estudo com base nos pressupostos da Sociofonética (THOMAS, 2011) por compreender uma análise acústica da fala que considera a atuação dos fatores sociais como sexo e escolaridade, na descrição do fenômeno analisado. A comparação interdialetal das três capitais compreende uma análise acústica dos parâmetros físicos de frequência fundamental (em st), duração (em Z-score) e intensidade (em Z-score), observados em sentenças declarativas neutras e interrogativas totais. Para a coleta dos dados utilizou-se a metodologia estabelecida pelo projeto AMPER. O tratamento dos dados consistiu em várias etapas, sendo que duas delas estão em consonância com a metodologia AMPER: a) codificação dos dados; b) isolamento dos áudios em arquivos individuais. As outras etapas foram realizadas com o suporte de scripts criados por Albert Rilliard (LIMSI-CNRS), utilizados na segmentação automática dos dados, a saber: c) script lance_batch_easyalign_v3.praat para obter o textgrid dos arquivos .wav; d) script de correção_segmentação.praat para a segmentação fonética no programa Praat 6.0.39, e) script AMPER_Textgrid2Txt_V3_boucle_DepoisEasyAlign_v2.praat que gerou os arquivos com os parâmetros acústicos; f) normalização dos parâmetros acústicos. Com os dados tratados, obtiveram-se as medidas acústicas dos parâmetros de frequência fundamental (f0), duração e intensidade, as quais foram organizadas em uma planilha do Excel para posterior tratamento estatístico e elaboração de gráficos no software R. Visando validar as análises acústicas, foram aplicados dois testes estatísticos não paramétricos (de Kruskal-Wallis e de Wilcoxon), e o teste Post hoc. Para esta pesquisa coletaram-se amostras de fala de dezoito locutores, estratificados em sexo, escolaridade (ensino fundamental, médio e superior) e localidades. O corpus total foi composto por 33 sentenças declarativas neutras e 33 interrogativas totais, sendo que os vocábulos utilizados para compor as frases contemplaram as três pautas acentuais do português (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas), e a extensão das frases contém 10, 13 ou 14 vogais, com as sentenças repetidas seis vezes por cada locutor. No total, contou-se com 3.564 dados analisados (33 sentenças x 2 modalidades x 3 melhores repetições x 6 locutores x 3 localidades). As análises acústicas dos parâmetros de f0 normalizados (em st), duração (em Z-score) e intensidade (em Z-score) são relevantes na caracterização das localidades, observadas na sílaba tônica do último vocábulo da parte nuclear da sentença. As variações de f0, duração e intensidade verificadas na análise acústica interdialetal foram apontadas como significativas, com (p-valor ≤ 0,05) nos testes de Wilcoxon e Kruskal-Wallis. Isso demonstra que há diferenças significativas tanto para o fator localidade quanto para os fatores sociais (sexo e escolaridade dos locutores). As capitais confrontadas registraram um padrão prosódico similar com relação às variações de f0 na caracterização acústica das sentenças declarativas neutras e interrogativas totais. Os resultados apontaram que as as capitais paraense, macapaense e ludovicense acompanharam o padrão entoacional descrito para o PB, com elevação do pico entoacional na pretônica e queda de f0 na sílaba tônica na modalidade declarativa neutra (SILVESTRE, 2012). Já as interrogativas totais apresentaram valores de f0 mais baixos nas pretônicas com elevação nas tônicas finais, seguido de queda nas postônicas quando existiram, como o padrão circunflexo descrito por Moraes (1993) para o PB. Com relação ao contorno entoacional, as três capitais da Amazônia Oriental apresentaram contorno de f0 semelhante no sintagma nominal final (SNF). Por outro lado, houve diferença na altura de f0, visto que Macapá apresentou contornos mais altos de f0 nas sílabas tônicas finais, nas três pautas acentuais, para as duas modalidades frasais; enquanto São Luís e Belém registraram altura de f0 com médias aproximadas. Os resultados das análises acústicas do fator escolaridade mostraram que Macapá apresentou maior variação na altura de f0 nos três níveis de escolaridade, nas três pautas acentuais do português para as duas modalidades frasais. O parâmetro da duração atestou valores mais altos nas tônicas, com tempo de produção semelhante nas duas modalidades frasais, nas três localidades mapeadas, o que não se trata de uma particularidade da entoação modal, mas que está ligada ao acento lexical. Já as variações no parâmetro intensidade estão relacionadas à entoação modal. Portanto, o padrão prosódico das capitais constatado neste estudo tem comportamento semelhante ao PB, uma vez que não houve diferença do ponto de vista da entoação modal entre o padrão verificado no PB e o português falado nas três capitais da Amazônia Oriental.Tese Acesso aberto (Open Access) Letramento e autoria profissionais docentes: mobilizações de saberes e fazeres em contexto de formação continuada decolonial nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2023-09-04) BARRETO, Missilene Silva; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972Esta Pesquisa, qualitativo-interpretativa, de tipo etnográfico e colaborativo, partiu da seguinte questão-problema: em que medida o Projeto Práticas Socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem na formação docente (IEMCI/UFPA), doravante Práticas Socioculturais, contribui para o letramento e a autoria profissionais docentes e a implementação de práticas decolonias em sala de aula? Para respondermos ao questionamento, acompanhamos três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no período de setembro de 2020 a abril de 2022, em formação continuada, no Projeto de Pesquisa Práticas socioculturais (IEMCI/UFPA), bem como em seus contextos de atuação profissional. Objetivamos, de modo geral, refletir sobre a mobilização de saberes e fazeres docentes em formação continuada numa abordagem decolonial, a partir do Projeto de Pesquisa Práticas Socioculturais, (IEMCI/UFPA) e em contexto de atuação profissional. De modo específico, visamos: a) identificar os referenciais teórico-metodológicos de professoras atuantes nos anos iniciais quanto às ações de linguagem oralidade, leitura e escrita; b) descrever minicursos implementados no Projeto Práticas Socioculturais, como ampliação de formação continuada para o letramento e autoria profissionais e para uma prática decolonial; c) caracterizar as especificidades de letramento e de autoria profissionais docentes e de decolonialidade nas práticas docentes, após evento de formação continuada. A abordagem sociocultural e etnográfica dos Estudos de Letramento (STREET, 2014; KLEIMAN, 2005; FREIRE, 2013; 2017), a perspectiva dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2011 [1979]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]) e os Estudos Decoloniais (LANDER, 2005; QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2009; MOTA NETO, 2015) compõem o arcabouço teórico-metodológico desta investigação. Como critérios para a análise, balizamos os conceitos de letramento e autoria profissionais docentes e de decolonialidade, a partir das categorias: responsabilidade ética (BAKHTIN, 2011[1979]), concepções do saber (TARDIF, 2014) e decolonialidade do poder, do saber e do ser (QUIJANO, 2005; LANDER, 2005; MIGNOLO, 2005). Os resultados indicam que o letramento e a autoria profissionais docentes das professoras investigadas repercutem em: responsabilidade ética, consideração do outro, aula como ato político responsável, assunção da teoria e prática, consciência do inacabamento, atitude responsiva ativa, consciência do agir docente, refração da identidade cultural na aula, intersecção de saberes, avaliação e reformulação, estranhamento do fazer docente, consciência de mudança, reconfiguração da prática, agir docente inconsciente, compromisso ético. No que tange à decolonialidade, as docentes apresentam traços de assunção do saber cultural, promoção de coautoria discente, enfrentamento a imposições, ruptura com o modelo de professor transmissor e de aluno receptáculo, alternativas pedagógicas criativas, ruptura com o saber hegemônico, desmistificação do conhecimento, materialidade do conhecimento, prática pedagógica interdisciplinar, inovação da aula, singularidades dos saberes, consideração do discurso discente, consciência sobre o saber construído a partir de uma perspectiva regional, alteridade, promoção do engajamento discente.Tese Acesso aberto (Open Access) No resflor da idade: a velhice em Corpo de baile(Universidade Federal do Pará, 2022-02-28) HENRIQUE, Rosalina Albuquerque; CASTILO, Luís Heleno Montoril del; http://lattes.cnpq.br/3519128535996125; https://orcid.org/0000-0002-2507-5346; HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0928175455054278; https://orcid.org/0000-0003-3971-9007Nesta tese, propõe-se uma discussão em torno das figurações da velhice com base nas narrativas das personagens de Corpo de baile (1956), Camilo, Cara-de-Bronze, Liodoro, Manuelzão e Rosalina, escritas por Guimarães Rosa (1908-1967), cujas estórias nos fazem discutir acerca da condição humana deles que permanece ainda inacabada ao ser assinalado a evocação do seguinte discurso: o de que a atual condição de velho não os destina ao nada. Em oposição a isso, continuam a alimentar sentimentos, desejos e projetos. Ao se destacar a importância da produção literária de Guimarães Rosa para o cenário da literatura brasileira, assinalar-se-ão algumas considerações sobre a velhice (de ontem à terceira idade de hoje) e sua correlação com a morte. O trabalho está alicerçado em pesquisas de caráter bibliográfico, como as de Beauvoir (2018), Ariès (2014), Elias (2001), Bosi (1994), Bolsanello, A.; Bolsanello, M. (1981), Kübler-Ross (1981, 1996), Debert (1988, 1999) e Cícero (2006, 2011), e, além de algumas produções críticas de estudiosos das obras rosianas: Rónai (2020), Oliveira; Schröder (2020), Salles (2020), Leonel; Nascimento (2018), Diogo (2017), Mendonça (2013), Lucchese (2011), Ferraz (2010), Holanda (2009), Fantini (2008), Zilberman (2007), Xisto (1991), Brasil (1969), Ramos (1968), Candido (1964), Lins (1963), Secco (1994, 2003), Martins (1996, 2001), Passos (2000, 2007), Roncari (2007, 2008), Atroch (2013, 2017), Marchelli (2016, 2018), Nunes (1957, 1998, 2000, 2009) e Vasconcelos (1996, 1997, 1998). O escopo teórico é o da Estética da recepção, proposto por Jauss (1994, 1982, 2002) por meio de uma hermenêutica centrada no leitor com base em Gadamer (2002), na qual o interesse primordial reside na maneira como a obra de arte deveria ser recebida, levando em conta a relação entre texto e leitor ou ainda entre efeito e recepção, sem perder de vista a importância do valor e da experiência estética da obra recebida e para quem está destinada, assumindo-se, nesse sentido, uma nova postura para o leitor em que a obra literária só existe quando é motivada por este sujeito, fulcral tanto para o conhecimento estético quanto histórico. Por último, baseado no método estético-recepcional serão estabelecidas discussões pertinentes à velhice em Corpo de baile, sem que se deixe de lado a relação do indivíduo com o tempo, o mundo e com a sua própria história.Tese Acesso aberto (Open Access) Escrituras indígenas de autoria de mulheres Potiguara (Brasil) e Mapuche (Chile)(Universidade Federal do Pará, 2022-02-11) ALENCAR, Larissa Fontinele de; SARMENTO-PANTOJA, Tânia Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/3707451019100958; https://orcid.org/0000-0003-1575-5679Nesta tese proponho um estudo no âmbito da literatura de resistência sobre as escrituras de autoria de mulheres dos povos originários Potiguara (Brasil) e Mapuche (Chile). Para tanto, esta pesquisa está configurada como uma grande tessitura, formada por fios e linhas teóricometodológicas em que as epistemologias de base se apoiam, inicialmente, no exercício de escovar a esteira da história a contrapelo para, assim, trançar, fio por fio, a trama literária (re)feita por mulheres indígenas. A priori, entendo que as literaturas de autoria indígena são literaturas de resistência, e que o corpo-território literário indígena, em meio e em conexão com a natureza, faz-se nas palavras em riste, bem como mantém-se firme em seus propósitos e ideologias próprias, mesmo com todas as imposições e subjugações engendradas pelo discurso hegemônico perpetuado pelo colonizador. É necessário frisar, também, que a literatura de resistência é um campo da teoria literária que estuda as literaturas que emergem em contextos de autoritarismo, estados de exceção, situações de barbárie, assim como em situações de traumas ou, ainda, que tematizam tais condições sócio-históricas e psicológicas. Sendo assim, esta subárea da literatura, configura-se como potencializadora da existência através da resistência, formando, desse modo, uma fratura poética de “rexistência”. Nesse sentido, considero que as escrituras de mulheres Potiguara e Mapuche são desenvolvidas por meio de palavras que transcendem a resistência sob a ótica tanto de gênero quanto de identidade étnica. Esta perspectiva é marcante no corpus literário desta pesquisa, e faz que o escopo da tese se dê pela expressão do corpo fraturado da mulher indígena, o qual, por isso mesmo, em resistência, tensiona, através da sua produção literária, a memória, a ancestralidade, as questões de gênero, a identidade étnica e as relações subjetivas e coletivas com o trauma colonial. Nessa perspectiva, o corpora literário desta investigação é composto por escrituras das autoras do povo Potiguara: Eliane Potiguara, Graça Graúna e Sulami Katy; do povo Mapuche foram selecionadas escrituras compostas pelas autoras: Graciela Huinao, Faumelisa Manquepillán e Daniela Catrileo. Ressalto, contudo, que, no decorrer da tese, também são feitas referências a uma significativa produção escrita de outras escritoras, inclusive, pertencentes a outros grupos étnicos. Assim sendo, esta pesquisa, de teor bibliográfico-qualitativo, foi desenvolvida a partir de uma abordagem analítico-descritiva e a partir das leituras interpretativas das escrituras literárias em questão. Para tanto, ao realizar a análise do corpora literário, busquei engendrar recortes que alinhavam a compressão dos aspectos poéticos das obras das escritoras indígenas na perspectiva de uma escrevivência ancestral, na construção de poéticas das identidades de gênero e identidades étnicas, além de uma perspectiva do olhar indígena sobre os traumas coloniais provocados pelo estado genocidário. E, por fim, lançando um olhar mais integral sobre esta pesquisa, considero que uma das contribuições mais significativas desta tese está na junção da literatura de resistência com as literaturas indígenas, posto que se agrega a esse campo uma narrativa outra, de fonte decolonial, que atravessa corpos e textos que foram, durante muito tempo, excluídos dos estudos literários.Tese Acesso aberto (Open Access) A presença da mulher na música do Pará: o texto na canção de autoria feminina, da Belle Époque até a primeira metade do século XX(Universidade Federal do Pará, 2020-08-25) SOUZA, Dione Colares de; FURTADO, Marli Tereza; http://lattes.cnpq.br/2382303554607592; https://orcid.org/0000-0001-7597-7834Objetiva-se constatar a presença feminina na produção artística e musical em Belém do Pará, da Belle Époque até a primeira metade do século XX, a partir do texto na canção de autoria de compositoras que nasceram ou viveram no Pará. Trata-se de pesquisa interdisciplinar para se compreender a produção musical de autoria feminina, a partir de uma perspectiva historiográfica, sociológica e de gênero que propiciará também desvelar os processos de inserção da mulher no âmbito das práticas culturais desse período, além de se depreender a relação entre o texto e a linguagem musical. Portanto, são elucidadas as seguintes questões: Quais são as canções de autoria feminina no período investigado? Houve crítica, recepção e circulação da canção de autoria feminina no período da Belle Époque no Pará até a metade do século XX? Qual a relação dessas representações artísticas musicais com o pensamento social, a realidade cultural e o ideário estético da época? Em meio à experiência cultural da Belle Époque, a canção de autoria feminina dispõe de particularidades amazônicas em seus estratos literários e musicais ou projetam uma relação de poder ou discurso socioideológico padrão da época? O conjunto documental foi coletado a partir de investigação de fontes documentais primárias e fontes orais. Desta feita, tal conjunto de informações assume caráter científico para análise do texto na canção de autoria feminina, cujos fatos históricos e sociais serão alinhados aos componentes estéticos descritos nas obras analisadas. Além disso, delimitou-se o campo teórico com base na revisão da literatura na área de estudos literários, buscando-se fundamentos nas orientações de Candido (1973, 1996, 2010, 2012), bem como em Oliveira (2002), Murray Schaffer (2001), na área interdisciplinar, Vieira (2001, 2009, 2012, 2013), Salles (1980, 2007, 2012, 2016), Bourdieu (1974, 2007, 2017), e Citron (2000), no campo da história social, estudos culturais e de gênero. Apontam-se como resultados: a presença feminina na cena artística e musical paraense da Belle Époque até a primeira metade do século XX, embora suas composições permanecessem sem visibilidade; as mulheres não apenas atuaram na docência e performance musicais como compunham textos e canções; as temáticas predominantes nas canções são Sacras, Sentimentais, Festivas e Regionais e, relacionam-se com as práticas sociais das mulheres pesquisadas; o piano marca esse período como elemento simbólico de europeização de costumes e ideológico enquanto dote feminino e meio de distinção social; o obscurecimento da história e das obras das compositoras pesquisadas deve-se a questões de gênero e práticas sociais e culturais da época.
