Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6713
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2012 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC por Orientadores "NEVES, Ivânia dos Santos"
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Tese Acesso aberto (Open Access) O governo da língua na cabanagem: (des)encontros coloniais na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2021-05-12) LAVAREDA, Welton Diego Carmim; NEVES, Ivânia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2648132192179863A presente tese de doutoramento tem o objetivo geral de analisar como as diferentes estratégias de governamentalidade estabelecidas pelo dispositivo colonial, durante o período da Cabanagem, favoreceram a instauração de um patrimônio linguístico europeu na Amazônia mergulhado em uma série de conflitos, sobretudo, linguísticos. A partir de séries arquivistas catalogadas no Arquivo Público do Pará, nos Arquivos Públicos dos Municípios de Cametá-PA e de Vigia de Nazaré-PA, no Foreing Office (de Londres) e na obra “Motins Políticos ou história dos principais acontecimentos políticos na Província do Pará desde o ano de 1821 até 1835” (1970), esta pesquisa também propõe, especificamente, mapear as movências históricas e as práticas linguísticas vivenciadas à época da colonização (as quais serviram de base para as análises) e identificar quais tensões discursivas são legitimadas, pelo dispositivo colonial, para a manutenção de um governo da língua favorecedor de um movimento de gerenciamento linguístico europeu na Província Cabana completamente em chamas (1835-1840). Para o referencial teórico-metodológico, optamos por diálogos interdisciplinares que pudessem remeter à experiência histórica, adotando como base analítica principal a perspectiva arqueogenealógica dos estudos discursivos de Michel Foucault (1964; 2009; 2008, 2010a; 2010b; 2010c; 2011; 2016a; 2016b). Com o intuito de compreendermos o processo de lusitanização e as emergências históricas das políticas linguísticas relacionadas ao Período Colonial, recorremos à Rosa Virgínia Mattos e Silva (2004), Cristine Severo (2013; 2014; 2016) & Sinfree Makoni (2015) e a Bessa Freire (2011). Ao mobilizarmos a dimensão de necropolítica linguística e o conceito de língua na modernidade recente, seguimos como norteadores os estudos e a operacionalização conceitual que vem sendo desenvolvida pelo GEDAI-CNPq (LAVAREDA & NEVES, 2018; 2019; 2020; OLIVEIRA, 2018; NEVES-CORRÊA, 2018; LISBÔA, 2019). Ao assumirmos como referência a definição de colonialidade do poder advinda dos estudos decoloniais, impulsionada por Aníbal Quijano (1999; 2005), e adotarmos a constituição do idioma pelo viés modernidade e colonialidade como projetos mutuamente constitutivos (MIGNOLO, 2020; MARTÍN-BARBERO, 2009; 2014; WALSH, 2019), movimentamos as discussões sobre o dispositivo colonial propostas por Ivânia Neves (2009; 2015; 2020), a fim de pensar as tecnologias de poder ainda bastante atuantes nos processos de produção das subjetividades das sociedades amazônicas e dos discursos que circulam sobre elas. As pesquisas sobre o movimento cabano de Magda Ricci (2001; 2016) e os estudos sobre o negro nas lutas sociais e na composição étnica do Pará e sobre a Cabanagem, estes realizados por Vicente Salles (1992; 2005; 2015), do mesmo modo, compõem a arquitetura teórica global dos debates propostos. Ratifica-se, por fim, que a “invenção” de um governo da língua portuguesa no cenário cabano intensificou a transposição de gêneros discursivos variados para as condições de emergência dos povos ditos colonizados na Amazônia brasileira e, em um mesmo gesto, potencializou o surgimento de metacategorias que foram tomadas como discursos de verdade até a história do presente.Tese Acesso aberto (Open Access) Língua como linha de força do dispositivo colonial: os gavião entre a aldeia e a universidade(Universidade Federal do Pará, 2019-05-09) LISBÔA, Flávia Marinho; NEVES, Ivânia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2648132192179863O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o papel da língua nas práticas sociodiscursivas da universidade, como instituição de materialização das normatividades hegemônicas do dispositivo colonial, para a permanência de alunos indígenas Gavião dos grupos Parkatejê, Akrãtikatejê e Kyikatjê na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Formulou-se uma ferramenta teóricometodológica a partir dos Estudos Pós-Coloniais (especialmente Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Àngel Rama) e da análise do discurso arquegenealógica de Michel Foucault, fundamentalmente na noção de “dispositivo”, também com a colaboração da leitura de Neves (2009, 2015) sobre o dispositivo foucaultiano, que resultou na proposta de “dispositivo colonial”. As quatro linhas (Visibilidade, Enunciação, Subjetividade e Força) desenhadas por Deleuze (2006) para o dispositivo de Foucault é outra influência estrutural na tese, das quais tomou-se duas (Subjetividade e Força) para apresentar as oscilações do funcionamento do dispositivo colonial na universidade ao longo da história e a partir da entrada de indígenas em função das ações afirmativas nos últimos dez anos. Dentro dessas linhas, observou-se que o perfil hegemônico da universidade é tensionado com a presença indígena e a língua se apresenta como a linha de força, costurando as práticas discursivas que garantem as normatividades do dispositivo colonial nesse contexto.Tese Acesso aberto (Open Access) Mulheres indígenas em redes: cosmologias, singularidades históricas, resistências e conhecimentos em elaborações ativistas(Universidade Federal do Pará, 2020-08-31) TOCANTINS, Raimundo de Araújo; NEVES, Ivânia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2648132192179863A presente pesquisa oferece uma análise dos perfis de mulheres indígenas com o objetivo de investigar suas produções discursivas inseridas em múltiplas redes. O ponto de partida desse empreendimento é a web, compreendida como um território heterotópico para a escrita de suas narrativas de si que contam as histórias do presente por meio de enunciados ativistas. Além desta rede, as indígenas empreendem suas narrativas espraiadas em outros espaços como as universidades, movimentos de organizações políticas e, também em suas poéticas, espaços onde a arte pode ser compreendida a partir de suas perspectivas originárias. O empreendimento teórico-metodológico orienta-se a partir da articulação entre dois campos: a Análise do Discurso de caráter arquegenealógico empreendida por Michel Foucault, basicamente na definição de “dispositivo”. Nessa arquitetura, utilizamos a associação da leitura de Neves (2009, 2015) sobre o dispositivo foucaultiano, que resultou na apreensão do “dispositivo colonial”. Além deste campo, também são igualmente pertinentes os Estudos Decoloniais centrados em Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Julieta Paredes e Maria Lugones. Nessa empreitada embasamos nossas análises a partir da compreensão das quatro linhas que compõem o dispositivo foucaultiano: Visibilidade, Enunciabilidade, Força e Subjetividade. Estas linhas delineadas por Deleuze (2006) nos oportunizam apreender as sedimentações implantadas pelo dispositivo ao longo da história em direção às subjetividades indígenas. Por outro lado, as narrativas de si empreendidas por mulheres indígenas ativistas revelam as fissuras ou fraturas por elas criadas no interior do dispositivo. A partir desta perspectiva teórica, as sujeitas desta pesquisa (re)elaboram suas subjetividades e constroem resistências por meio do fazer ativista visibilizado na web.
