Faculdade de Etnodiversidade - FACETNO/UFPA
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas disciplinas dos cursos de Educação do Campo do Estado do Pará(Universidade do Estado do Pará, 2021) FORMIGOSA, Marcos MarquesAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão em maior evidência nos dias de hoje, influenciadas pela pandemia do novo coronavírus. O objetivo da pesquisa é analisar as TIC nas disciplinas curriculares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo ofertados no Pará. De cunho documental e com abordagem qualitativa, a pesquisa identificou que a disciplina de TIC se faz presente em apenas dois dos sete PPC analisados, mas consta em doze ementas como conteúdo. No entanto, prevalecem as discussões teóricas em detrimento de atividades práticas. Além disso, relacionam as TIC à aparelhos/instrumentos eletrônicos e tecnológicos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A acessibilidade de uma escola ribeirinha num dado contexto da Amazônia paraense(Universidade Estadual Paulista, 2022) FORMIGOSA, Marcos Marques; COSTA, Kélli Cristina de Jesus Ferreira; GIESE, Jhennifer Lorenna Freitas; MILÉO, Irlanda do Socorro de OliveiraO artigo analisa a acessibilidade, numa perspectiva de desenho universal, em uma escola ribeirinha, no Rio Xingu, em Altamira (PA). A pesquisa tem inspirações etnográficas, com dados produzidos por meio de vivências entre 2018 e 2019 em uma comunidade ribeirinha. Esses dados foram registrados em diário de campo e multimídias e analisados numa abordagem qualitativa. A pesquisa empírica mostrou que a arquitetura da escola possui carências de acessibilidade, tanto para as pessoas com deficiência permanente, como àquelas com mobilidades reduzidas sejam elas momentâneas ou permanentes. Em seus espaços internos e externos, as instalações e funcionamento são precários, indo de encontro com o que determinam as normas e a legislação vigentes, pois não há: banheiros adequados; rampas de acesso no porto da escola e nem na entrada na sala de aula; sinalização nos espaços; ventilação inapropriada; energia elétrica e água encanada; espaços de lazer e atividades físicas; refeitório, etc. Tais espaços implicam na precarização do trabalho docente, assim como refletem, de forma negativa, nos processos de ensino e de aprendizagem das crianças que frequentam a escola, bem como mantém as famílias da comunidade sem acesso à ela. Consideramos a necessidade imediata, de implementação de políticas públicas de acessibilidade em tal contexto, bem como em outras escolas do campo da região amazônica, em especial nas ribeirinhas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As ações sociais da Irmã Serafina Cinque na Transamazônica (1970-1979) e as aproximações teóricas de Paul Ricoeur sobre o sentido de esperança(Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2021-12) FREITAS, Léia Gonçalves de; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; PARENTE, Francilene de AguiarEste estudo buscou identificar o sentido da esperança expressa nas ações sociais desenvolvidas pela Irmã Serafina Cinque na Transamazônica na década de 1970 a partir das aproximações teóricas sobre o sentido de esperança refletida à luz de Paul Ricoeur. Nos interessou investigar qual o sentido da esperança nas ações sociais voltadas às mulheres grávidas realizadas pela Irmã Serafina Cinque na Transamazônica, no Município de Altamira- PA e como esse trabalho se articula com as discussões teóricas ricoeuriana. Os caminhos metodológicos utilizados foi a pesquisa documental com abordagem qualitativa, fundamentado em Ricoeur nas obras “História e Verdade” (1968) e “o Conflito das interpretações” (1999); as fontes foram: acrósticos, poesias, literatura de cordel e Relatórios de Atividades (1970 - 1979) das ações de Irmã Serafina Cinque. Os resultados evidenciaram que o sentido da esperança para Ricoeur (1968; 1999) é um esperar, mas também um caminhar rumo à liberdade; a esperança como paciência de esperar, aguardar o livramento e a libertação chegar. E, para Irmã Serafina Cinque a esperança é uma espera de transformação social e de libertação.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O alteamento das vogais pré-tônicas no português falado na área rural do município de Breves (PA): uma abordagem variacionista(Revista Virtual de Estudos da Linguagem, 2007-08) DIAS, Marcelo Pires; SOBRINHO ALVES, Orlando Cassique; CRUZ, Regina Célia FernandesO presente artigo trata do alteamento [o] > [u] e [e] > [i] em pauta pré-tônica no dialeto da área rural do município de Breves (PA). Considerados como ocorrências variáveis, foram analisados dados tais como b[u]neca no lugar de b/o/neca; assim como os do tipo m[i]ninu no lugar de m/e/nino. Objetivou-se verificar os condicionamentos dessa variação, inclusive na perspectiva da possibilidade de interferência da vogal tônica, quando esta for alta, o que tem sido chamado por estudiosos do Português do Brasil de harmonização vocálica. O corpus utilizado contou com relatos de 36 informantes nascidos na localidade, totalizando 2624 dados do fenômeno estudado. O suporte para o processamento de dados é representado pelo pacote de programas estatísticos Varbrul. Os resultados mostraram que a presença da vogal /i/ ou /u/ contígua a silaba pré-tônica favorece a aplicação da regra, assim como a distância, pois quando menor a distância maior a possibilidade de ocorrência do fenômeno. No que diz respeito à classe gramatical, os sufixos nominais e os diminutivos apresentaram-se favorecedores da aplicação da regra. No que diz respeito aos fatores sociais, a escolaridade também se mostrou favorecedora da aplicação da regra, pelo fato de que os que mais estudaram altearem menos do que aqueles que possuem menos anos de estudo ou não freqüentaram a escola, assim como os informantes mais velhos que alçam mais se comparado aos mais jovens. A pesquisa também mostrou a presença superior das vogais médias-altas em detrimento da médias-baixas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia(Universidade Federal do Paraná, 2021) PARENTE, Francilene de Aguiar; MILÉO, Irlanda do Socorro de OliveiraO artigo analisa como o curso de Etnodesenvolvimento ofertado pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira tem contribuído na formação acadêmica, política e profissional de estudantes advindos de povos indígenas e comunidades tradicionais no contexto da Amazônia. Situa por meio de uma abordagem descritiva-analítica das experiências vivenciadas desde o processo de criação e organização do curso, a partir das políticas públicas de ações afirmativas no território brasileiro, bem como sua metodologia e os desafios enfrentados para sua efetivação, em decorrência das questões institucionais. As reflexões elaboradas evidenciam que o curso de Etnodesenvolvimento tem contribuído para ampliar as possibilidades de atuação e negociação política desses agentes sociais a partir de seus lugares de pertença coletiva, assim como para uma formação diferenciada que possibilita e instrumentaliza sua inserção profissional no campo educacional nos diferentes territórios da região amazônica.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Democracia, totalitarismo e analfabetismo em "O Leitor", de Bernhard schlink(Universidade Federal Fluminense, 2018-04) SARAIVA, Luis Junior Costa; CARVALHO, Elanir França; LOPES, Raquel da Silva; SOUZA, César Martins deA literatura possibilita dialogar sobre momentos importantes da História, trazendo as memórias, os diálogos e o olhar de protagonistas e de outras pessoas que vivenciaram o período. Os anos entre as duas Guerras Mundiais, bem como os massacres perpetrados durante a Segunda Guerra Mundial, são tema de diversas obras de ficção que propõem refletir sobre um período em que pessoas eram colocadas como servidores de um estado totalitário em detrimento dos direitos coletivos e da cidadania. Em O Leitor, Hanna toma decisões que muitas vezes parecem prejudicá-la, na busca por ocultar um grande segredo: não ser alfabetizada. A vergonha de ser analfabeta é tão forte que Hanna renuncia à ascensão profissional optando por ser vista como carrasco nazista para não ter seu segredo revelado. A obra de Bernhard Schlink nos permite descortinar as memórias de um momento da História em que as pessoas foram transformadas em peças de um Estado, agindo não como sujeitos autônomos, com valores ético-morais, mas supostamente em nome de um bem coletivo maior, que seria a construção de uma nação forte.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Desafios da Educação do Campo: o ensino de Ciências e a realidade da comunidade Santo Antônio(Universidade Federal de Itajubá, 2020) SANTOS, Ivaneildes Viana França dos; SILVA, Márcio Rogério da; FORMIGOSA, Marcos Marques; GOMES, Felipe Bittioli RodriguesO principal objetivo desta pesquisa foi analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos em contextualizar os conteúdos de Ciências da Natureza do 9º ano com a realidade e especificidades da comunidade Santo Antônio, na escola multisseriada Santo Antônio Anexo. Por meio de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, e de uma investigação documental, entrevistou-se alunos e pais. Os resultados sinalizaram que as escolas do campo não estão preparadas para contribuir no desenvolvimento dos indivíduos, no sentido de dar uma perspectiva de atrelar os conteúdos estudados ao modo de vida desses cidadãos, o que influencia negativamente no processo Ensino e Aprendizagem dos alunos do campo, desestimulando-os. Foi identificado, também, que a falta de formação dos profissionais afeta o preparo de aulas adequadas aos anseios dos alunos e daquele povo. Além disso, a heterogeneidade de séries, os conteúdos e a faixa etária foi um dos principais motivos da dificuldade em realizar o planejamento escolar, resultando em aulas no modelo de seriação. Também se evidencia a necessidade da escola e da comunidade serem parceiras não somente na formação dos saberes científicos, mas na valorização destes por meio de Planejamento Curricular que contextualize a realidade desse grupo, tendo como base sua cultura e vivências. Assim, a Educação do Campo precisa estar comprometida com um planejamento curricular que traga significados para a vida dos alunos enquanto sujeitos do campo, de forma que sua cultura seja valorizada e usada como base na construção do ensino e aprendizagem, buscando estratégias que contemple a identidade do homem do campo.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Deslocamentos arte-educativos na transamazônica- xingu como experiências do sensível em direção a uma outra partilha do comum(Universidade Federal Fluminense, 2021-07) CORDEIRO, Leonardo Zenha; LOPES, Raquel da SilvaO objetivo do trabalho é compartilhar experiências no campo da arte e da educação, demonstrando atos de deslocamento como experiências de partilha do sensível. Pela realização de ações coletivas com estudantes de graduação e da educação básica, a partir de dispositivos visuais como a fotografia, o vídeo e a instalação, procurou-se materializar possibilidades e inquietações no campo da arte-política, focando temas do cotidiano das populações locais, trazendo a lume pontos de tensão e ruptura na perspectiva da construção de um novo comum a ser partilhado a partir dos olhares dos sujeitos que vivem nesse território.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico organizacional da cooperativa dos produtores de leite da vila bom jardim-cooperlight, dm Pacajá–PA(Universidade Federal de Santa Maria, 2017-12) RIBAS, Roseane Aparecida; SILVA, Sandra Andréa Santos da; FONSECA, Sandy Santos da; OLIMPIO, Silvia Cristina Maia; PARENTE, Francilene de AguiarO objetivo do presente artigo é diagnosticar o sistema organizacional de uma cooperativa agropecuária em processo de formação, para tal foi desenvolvida a referida pesquisa em uma cooperativa de leite do Município de Pacajá, estado do Pará. Para a coleta de dados foram utilizados formulários e entrevistas estruturadas, aplicados, respectivamente, a 40 (82%) cooperados e 6 (67%) integrantes da diretoria. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Para tratamento e sistematização das informações foram utilizados os programas Survey Monkey e Microsoft Office Excel. Constatou-se que o perfil dos cooperados é representado por 90% de homens, 55% possuem mais de 50 anos de idade, 65% possuem mais de 10 anos como associados, 63% possuem o ensino fundamental incompleto, estes cooperados concentram-se na zona rural (95%). Notou-se que cerca de 40% não conhecem o estatuto e 70% não possuem cópia deste. A cooperativa possui diversos entraves que podem ser solucionados por meio da realização de planejamento, capacitação permanente, desenvolvimento do espírito cooperativo e realização de uma gestão mais participativa.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: uma análise do processo de fechamento de uma escola do campo em Abaetetuba, Estado do Pará(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021) NOVAES, Antônia Correa; SOUSA, Deusa Maria de; FORMIGOSA, Marcos MarquesO fechamento de escolas multisseriadas no Brasil tem sido constante nos últimos anos e amplia o modelo de nucleação que ocorre nesse sistema. O artigo analisa como aconteceu o processo de fechamento de uma escola do campo em Abaetetuba (PA) e suas implicações para a comunidade onde estava inserida. A pesquisa seguiu os pressupostos metodológicos da história oral, com entrevista a quatro moradores da localidade, numa perspectiva qualitativa. Evidenciamos, ainda, que a extinção da escola do campo não levou em consideração os impactos que poderiam ocasionar às famílias dos alunos das turmas de multissérie, os quais tiveram que aderir ao uso do transporte escolar, que necessita de uma fiscalização e melhorias, no intento de evitar o êxodo rural.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Educação superior em etnodesenvolvimento, movimenos indígenas e agência da diferença étnica em Altamira/PA(Universidade Federal de Sergipe, 2014-12) PARENTE, Francilene de AguiarO presente artigo discute a experiência do acesso de indígenas das etnias Xypaia e Kuruaya da região do Xingu ao curso de graduação em Etnodesenvolvimento, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e possibilita instrumental teórico para as reafirmações identitárias em contexto considerado adverso e homogeneizante, valorizando as relações com os movimentos indígenas locais. A partir de relatos escritos e depoimentos, percebe-se o crescente acesso de povos indígenas ao ensino superior, via políticas afirmativas, notando-se maior número entre mulheres indígenas pertencentes às duas etnias mencionadas, permitindo a reinserção de membros mais jovens em movimentos indígenas organizados, bem como o estímulo destes à luta pelo prestígio de sua identidade, pela agência e reconhecimento de sua etnicidade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Educación de campo y educación multiana: reflexiones y desafíos en una escuela transamazónica(Universidade de Ribeirão Preto, 2021-09) SANTANA, Ronaldo Henrique; FREITAS, Suziane Pereira de; FORMIGOSA, Marcos MarquesA partir de los aspectos teóricos y prácticos involucrados en la concepción de la Educación Rural y en la relación que se establece en la práctica pedagógica dentro del aula y en los procesos de enseñanza-aprendizaje en una clase plurianual, el presente trabajo tiene como objetivo discutir los desafíos del trabajo docente en la implementación del plan de estudios escolar en el contexto de una escuela de campo, denominada EMEF N. Srª. dos Remedios, ubicado en una calle que cruza la BR-230, en el municipio de Pacajá, Estado de Pará. El principal punto a abordar son los complejos procesos históricos que culminaron con la propuesta de una Educación Rural que se opone a la idea caricaturizada de una educación rural, atrasada y meramente reproductiva. A partir de una búsqueda bibliográfica y entrevistas semiestructuradas con profesores de escuela, presentaremos las discusiones sobre las dificultades que señalan dichos profesionales en el ejercicio de su trabajo con una clase multicolor y el territorio en el que se inserta la escuela, en el complejidades de la transamazônicaArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A eleição direta de diretor escolar: desafios na gestão democrática no município de Medicilândia - Pará(Universidade Estadual Paulista, 2020-08) BANDEIRA, Marconde Ávila; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de; MILÉO, Irlanda do Socorro de OliveiraEste estudo aborda discussões sobre a gestão escolar e a eleição direta de diretores e sua relação com a democratização no processo de tomada de decisões, buscando refletir como se constitui o processo de eleição de diretor realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Abraham Lincoln, que compõe a rede de ensino de Medicilândia-Pará, e em que medida esse mecanismo tem favorecido a participação da comunidade escolar e local nos processos decisórios da gestão escolar. Buscamos problematizar até que ponto o processo de eleição de diretor realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Abraham Lincoln que compõe a rede de ensino de Medicilândia-Pará possibilita a organização do trabalho na escola na perspectiva da gestão democrática, e se esse mecanismo favorece a participação da comunidade escolar e local nos processos decisórios da gestão escolar. Como objetivo geral, analisa-se as percepções dos diversos sujeitos sociais presentes no espaço escolar sobre o processo de eleição direta para a escolha da direção escolar e sua possível relação com a gestão democrática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Abraham Lincoln da rede municipal de Medicilândia-Pará. Por meio de uma pesquisa qualitativa com base em autores como Paro (2003; 2005; 2007; 2010), Luck (2008; 2009), Azevedo (2011), Cabral Neto (2009), Vieira (2007), Dourado (2007), nossos resultados demonstraram que nossos entrevistados possuem certa compreensão sobre o processo eleitoral direto para escolhas dos dirigentes escolar, e que esse mecanismo influencia significativamente para que ocorra uma gestão democrática escolar, uma vez que os participantes da pesquisa demostraram conhecimento sobre seu papel participativo no cotidiano da comunidade escolar e frequentemente participam da gestão escolar, que é compartilhada através dos conselhos, reuniões administrativas, reuniões de pais e mestres, construção e avaliação do PPP, reuniões e/ou oficinas sobre a organização do trabalho pedagógico. No que se refere à legislação municipal (Leis, Resoluções e PME), foi possível observar que as mesmas estão em consonância com o que expressa nossa LDB e nossa Constituição Federal de 1988, com dispositivos legais definidos, delineados, bem elaborados e com sua base alicerçada na gestão e organização do trabalho pedagógico macro através da Semed e micro por meio da gestão da unidade escolar na escola básica.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Altamira (PA)(Universidade Federal de Itajubá, 2020) FEITOSA, Samara Mendes; FORMIGOSA, Marcos Marques; CORDEIRO, Leonardo Zenha; SANTOS, Davis Castro dosEste artigo é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar como as metodologias na educação matemática refletem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA. O local escolhido para a investigação foi uma escola pública, localizada na cidade de Altamira (PA). Inicialmente, realizamos uma consulta bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário a dois professores que lecionam Matemática, em que os dados foram analisados numa perspectiva qualitativa, que culminou na percepção de que o ensino de Matemática na EJA necessita de reformulações das mais diversas, a começar pelo material didático e pela qualificação dos professores, para que haja metodologias diferenciadas no ensino de tal disciplina, direcionado para esse público.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Etnofísica dos mecanismos de alavancas utilizados pelos agricultores na produção da farinha de mandioca, Senador José Porfírio, Pará(Universidade Federal da Fronteira Sul, 2020-12) PEREIRA, Suely Lima; ROCHA, Carla Giovana Souza; FORMIGOSA, Marcos MarquesO presente artigo discute sobre a valorização dos conhecimentos de agricultores e agricultoras familiares na concepção de explanações diferenciadas no ensino de Ciências nas escolas do campo. Para esse fim, foram estudados os equipamentos utilizados pelos camponeses na produção de farinha de mandioca, como as alavancas, e a identificação dos mecanismos das prensas. Foram realizadas observação participante e entrevistas semiestruturadas e abertas, junto a três famílias no município de Senador José Porfírio, Pará. Por meio da abordagem da Etnofísica, verificou-se que esses trabalhadores constroem as prensas de forma manual, adaptam e melhoram o funcionamento das alavancas, conforme o andamento de suas atividades. Esses saberes tradicionais são transmitidos de geração em geração, via oralidade, percepções e experiências vividas. Os agricultores explicam a manipulação dos instrumentos e relacionam o objetivo a ser alcançado e o esforço a ser poupado, escolhendo as dimensões, o formato e os tipos de materiais para construção da prensa, sem que possuam conhecimento teórico de física. Essas competências podem ser utilizadas nas aulas de Ciências, a partir da realização de observação e entrevistas com os pais ou comunitários, feitas pelos próprios estudantes, ao processar o reconhecimento do mecanismo de alavanca em diversos equipamentos, ferramentas ou movimentos do cotidiano, constatando as forças envolvidas e a maneira de aperfeiçoá-los.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Uma experiência de educação híbrida no interior da amazônia: entre práticas, aprendizagens e contradições(Universidade Feevale, 2020-06) CORDEIRO, Leonardo Zenha; LOPES, Raquel da SilvaO trabalho traz o registro de uma experiência de educação híbrida no interior da Amazônia brasileira, o Curso de Especialização em Educação por Inversão Pedagógica: Inclusão para a Emancipação em Territórios Socioeducativos na Transamazônica-Xingu, do Campus de Altamira, da Universidade Federal do Pará, analisando as potencialidades de inovação da proposta que foi desenvolvida com diferentes sujeitos oriundos de diferentes contextos, tais como ribeirinhos, camponeses, extrativistas, indígenas e urbanos, por meio de múltiplas formas de aprendizagem possibilitadas por diferentes metodologias, como a sala de aula invertida, a educação on-line, EaD e a pedagogia da alternância. A proposta teve como pano de fundo a democratização do acesso à educação formal e a convicção da educação como modo de modificar a vida das pessoas. A metodologia utilizada para a produção de dados deste artigo envolveu imersão direta na realidade investigada, uso de um formulário, entrevistas e o acompanhamento do curso nos seus 18 meses de duração. Os resultados indicam possíveis mudanças que o acesso à educação proporciona aos estudantes e consequentemente aos seus territórios de origem. Esses resultados podem ser vistos tanto pelo movimento dos estudantes ao longo de seu percurso de formação quanto pelos "produtos" apresentados como trabalhos finais de curso/TCC, que demonstram apropriação dos principais eixos do debate teórico-epistemológico realizado, assim como compreensão das implicações políticas para os coletivos de que fazem parte.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A formação na licenciatura em Educação do Campo para atuar com a disciplina de Física na educação básica(Universidade Federal da Fronteira Sul, 2020) FORMIGOSA, Marcos Marques; ROCHA, Carla Giovana Souza; SILVA, Márcio Rogério daOs cursos de Licenciatura em Educação do Campo têm, entre os seus diferenciais, a formação por área de conhecimento, dentre elas, a de Ciências da Natureza, que, em alguns Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), habilita os egressos para atuarem no Ensino Médio com as disciplinas escolares de Biologia, Química e Física. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar como vem ocorrendo a formação do professor que atuará na disciplina de Física, da Educação Básica, a partir de um curso de Licenciatura em Educação do Campo. A técnica de produção de informação foi de pesquisa documental em bancos de dados dos Censos da Educação Superior e da Educação Básica, de 2018 e 2019, respectivamente, além do PPC de um curso de Educação do Campo em funcionamento no interior do Estado do Pará. Esses dados foram analisados numa perspectiva qualitativa e mostram que há um percentual elevado de professores que atuam nessa disciplina sem formação adequada, dado o baixo número de docentes de Física que se formam no País. Esse percentual fica mais acentuado quando olhamos para os professores atuantes nas escolas do campo. Ademais, mostra que a carga horária das atividades curriculares no curso de Educação do Campo destinada à disciplina de Física é muito baixa, correspondente a apenas 7,2% do total, além dos conteúdos presentes nas ementas dessas atividades serem predominantes da Física clássica, sugerindo que não há abordagem que os relacione com os modos de vida dos sujeitos do campo.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Formación de profesores, currículo e infancia en comunidades tradicionales en la amazonia(Universidad Nacional del Nordeste, 2021-08) DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; LOPES, Raquel da SilvaArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08: dos marcadores sociais da diferença à formação de professores indígenas e negros(Universidade do Oeste Paulista, 2018-12) PINHO, Vilma Aparecida de; PARENTE, Francilene de AguiarEste artigo abordaa formação de professores no contexto da educação diferenciada no curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Baseado na Pedagogia da Alternância, o cursoé voltado para povos indígenas, quilombolas, negros e comunidades tradicionais. O estudo discute a importância desses sujeitos como agentes sociais para a proposição da transformação em suas coletividades e comunidades, nos diferentes espaços que ocupam e por onde circulam. O não lugar do indígena, do negro e do quilombola vivido na educação básica por nossos egressos demarca a força ideológica de uma epistemologia que obscurece a compreensão de sujeitos etnicamente diferenciados e da diversidade como perspectiva e lugar centralizado para pensar as relações sociais e viver em sociedade. Por meio da metodologia qualitativa,a pesquisa com foco nas trajetórias de vida indica que,na formação de professores, a perspectiva da educação para a diversidade tem sido observada na práticacomo estratégica desses docentes e das comunidades para o exercício do respeito à diferença. Além disso, esses indivíduos têm sido representados como professores, pesquisadores, articuladores políticos, dentre outras funções e papéis sociais.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O léxico agropastoril no corpus do tesouro do léxico patrimonial Galego e Português(Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019-12) DIAS, Marcelo PiresEste artigo tem como objetivo apresentar um estudo comparativo de acepções de variantes léxicas presentes no Brasil e as variantes registradas no Português Europeu e no Galego. Para realizar o levantamento de variantes, partimos do uso da ferramenta eletrônica pertencente ao projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (ÁLVAREZ, 2017), ferramenta esta que nos permite consultar variantes e lemas de obras de cunho dialetal e lexicográfico. Tomaremos como base para este estudo sete itens lexicais pertencentes ao campo semântico da agricultura/atividades agropastoris, a saber: angu, canga, espiga, moringa, paneiro, penca e sabugo. O mapeamento dessas variantes visa observar o status das acepções, se são comuns ou distantes nos três territórios (Brasil, Portugal e Galícia).
