Faculdade de Etnodiversidade - FACETNO/UFPA
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O alteamento das vogais pré-tônicas no português falado na área rural do município de Breves (PA): uma abordagem variacionista(Revista Virtual de Estudos da Linguagem, 2007-08) DIAS, Marcelo Pires; SOBRINHO ALVES, Orlando Cassique; CRUZ, Regina Célia FernandesO presente artigo trata do alteamento [o] > [u] e [e] > [i] em pauta pré-tônica no dialeto da área rural do município de Breves (PA). Considerados como ocorrências variáveis, foram analisados dados tais como b[u]neca no lugar de b/o/neca; assim como os do tipo m[i]ninu no lugar de m/e/nino. Objetivou-se verificar os condicionamentos dessa variação, inclusive na perspectiva da possibilidade de interferência da vogal tônica, quando esta for alta, o que tem sido chamado por estudiosos do Português do Brasil de harmonização vocálica. O corpus utilizado contou com relatos de 36 informantes nascidos na localidade, totalizando 2624 dados do fenômeno estudado. O suporte para o processamento de dados é representado pelo pacote de programas estatísticos Varbrul. Os resultados mostraram que a presença da vogal /i/ ou /u/ contígua a silaba pré-tônica favorece a aplicação da regra, assim como a distância, pois quando menor a distância maior a possibilidade de ocorrência do fenômeno. No que diz respeito à classe gramatical, os sufixos nominais e os diminutivos apresentaram-se favorecedores da aplicação da regra. No que diz respeito aos fatores sociais, a escolaridade também se mostrou favorecedora da aplicação da regra, pelo fato de que os que mais estudaram altearem menos do que aqueles que possuem menos anos de estudo ou não freqüentaram a escola, assim como os informantes mais velhos que alçam mais se comparado aos mais jovens. A pesquisa também mostrou a presença superior das vogais médias-altas em detrimento da médias-baixas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A pesquisa on-line no portal CAPES(Universidade Federal de Sergipe, 2010) CHIZZOTTI, Antonio; BARROS, Abdizia Maria Alves; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; VIANA, Maria Aparecida PereiraO artigo relata experiência a cerca dos limites e desafios da pesquisa online no Portal Periódicos Capes na área de conhecimentos das Ciências Humanas/Educação, com a finalidade de socializar com os pós-graduandos a relevância de se adotar, como estratégias metodológica de pesquisa online, o banco de dados de teses e dissertações, bem como os periódicos disponibilizados no portal. É estudo exploratório por meio de uma abordagem teórico-metodológica da pesquisa qualitativa. Foi possível observar a necessidade por parte dos pós-graduandos de um conhecimento específico e do domínio da linguagem comunicacional, assim como, das interfaces nos ambientes online para ter acesso ao acervo de informações acadêmicas indispensáveis ao pesquisador disponibilizada pelo Portal Capes.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Da escola campeã ao programa Rede Vencer: um olhar sobre suas repercussões na gestão e na organização curricular e pedagógica da educação municipal em Altamira-Pará(Universidade Federal da Grande Dourados, 2012-08) MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; CHIZZOTTI, AntonioTendo como recorte as discussões sobre a gestão da educação e sua relação com a Escola Campeã, hoje denominado Programa Rede Vencer, este artigo procura refletir sobre a gestão dessa política educacional proposta para a sociedade altamirense, no sentido de analisar se as estratégias e ações adotadas pela SEMEC possibilitaram tanto a melhoria da qualidade do ensino local quanto a participação dos alunos, dos professores, diretores, pais, e a comunidade local no processo de sua implantação e implementação no período de 2001 a 2005 no município de Altamira. O presente estudo centrou-se na pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) e em alguns princípios da análise do discurso, tendo como suporte teórico autores como Oliveira (2002, 2004), Ferreira (2004), Paro (1998, 2001), Lima (2001). Este trabalho evidenciou o caráter centralizante na forma de gerir a política educacional ao ignorar a comunidade escolar e externa em sua definição e implementação, ainda, uma gestão centrada em um modelo racional/burocrático, fundamentada no controle dos resultados de desempenhos, o que favorece a concentração das decisões no âmbito da SEMEC e da própria Prefeitura Municipal e, conseqüentemente, o afastamento e alheamento dos sujeitos escolares e da sociedade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O papel das pistas de contextualização em interações na web: o blog de opinião(Universidade Federal do Espírito Santo, 2014) DIAS, Marcelo Pires; GUEDES, Regis José da CunhaO presente artigo trata das pistas de contextualização em interações na web a partir das observações dos comentáriospublicados pelos leitores e moderador/editordo blog de opinião intitulado O possível e o extraordinário. Serão levados em consideração os pressupostos teóricos da sociolinguística interacional e o conceito de pistas de contextualização. A finalidade dessa investigação é analisar as pistas utilizadas pelos participantes na interação escrita na web,quais sejam: a) atenuantes; b) marcadores de valoração; c) prosódia; d) elementos não verbais; e) perguntas retóricas; e f) citações.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Educação superior em etnodesenvolvimento, movimenos indígenas e agência da diferença étnica em Altamira/PA(Universidade Federal de Sergipe, 2014-12) PARENTE, Francilene de AguiarO presente artigo discute a experiência do acesso de indígenas das etnias Xypaia e Kuruaya da região do Xingu ao curso de graduação em Etnodesenvolvimento, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e possibilita instrumental teórico para as reafirmações identitárias em contexto considerado adverso e homogeneizante, valorizando as relações com os movimentos indígenas locais. A partir de relatos escritos e depoimentos, percebe-se o crescente acesso de povos indígenas ao ensino superior, via políticas afirmativas, notando-se maior número entre mulheres indígenas pertencentes às duas etnias mencionadas, permitindo a reinserção de membros mais jovens em movimentos indígenas organizados, bem como o estímulo destes à luta pelo prestígio de sua identidade, pela agência e reconhecimento de sua etnicidade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A vogal média pretônica nas capitais da região norte do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03) DIAS, Marcelo Pires; OLIVEIRA, Marilúcia Barros deO presente artigo tem por objetivo descrever o comportamento da vogal média pretônica posterior com base no falar de informantes de seis capitais da região Norte do Brasil (Belém-PA, Manaus-AM, Rio Branco-AC, Macapá-AP, Porto Velho-RR e Boa Vista-RO). Foramusados dados dosquestionários fonético-fonológico (QFF) e semântico-lexical (QSL),instrumentosde coleta dosdados doAtlas Linguístico do Brasil (ALIB). Os dados foram transcritos a partir do uso do Transcribere,em seguida,processados por meiodo uso do programa de regra variávelVarbrulque forneceu os pesos relativos úteis para a análise e reflexão linguística variacionista. Os grupos de fatores instituidos paraadescrição e análise linguística do comportamento das médias pretônicasposteriores foram os seguintes: natureza da vogal tônica,distância entre a vogal tônica e pretônica,segmento do onset da pretônica, segmento do onset da sílaba seguinte, sexo, escolaridade, faixa etáriae procedência. A pesquisa se justifica pela importância de se descrever a variedade do português brasileiro falado na Amazônia brasileira e por contribuir para descrição linguística do português brasileiro(PB).Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Mobilidades geográfico-profissionais de duas gerações de agricultores familiares assentados na Amazônia oriental(Museu Paraense Emílio Goeldi, 2016-04) SARTRE, Xavier Arnauld de; MARIN, Joel Orlando Bevilaqua; ASSIS, William Santos de; LOPES, Raquel da Silva; VEIGA JUNIOR, Iran PereiraA mobilidade social de agricultores familiares em áreas de frentes pioneiras da Amazônia, durante muitos anos, esteve associada à migração geográfica, em busca de uma terra para trabalhar. O afastamento cada vez mais importante das terras, a modernização do comportamento dos jovens e o aumento do nível médio de estudo implicaram mudanças importantes nestas estratégias, uma vez que os agricultores preferem atingir a mobilidade social por meio dos estudos escolares e da migração para a cidade. Se esses dados são conhecidos, a quantificação do fenômeno (em particular, com questionários biográficos) no caso de três assentamentos da Amazônia oriental e a diferenciação interna ao grupo dos agricultores (segundo o tipo de família e o lugar de moradia) constituem as principais inovações deste artigo.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Um navegar pelos saberes da tradição na Amazônia ribeirinha por meio da Etnomatemática(Universidad de Nariño, 2017) FORMIGOSA, Marcos Marques; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; SILVA, Carlos Aldemir Farias daA presente pesquisa investigou como os saberes da tradição dos ribeirinhos podem contribuir para um ensino de matemática educativo, sem que esses saberes estejam condicionados a um conceito matemático institucionalizado da escola. A pesquisa de campo fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, desenvolvida em três, das setenta e duas ilhas existentes em Abaetetuba, Estado do Pará, Brasil, onde obteve-se as informações por meio de conversas formais e informais, registradas por meio de fotografias e áudios, junto aos freteiros, sujeitos ribeirinhos que navegam pelos rios que cortam essas ilhas prestando serviços de transporte de passageiros e cargas. Tendo como aporte teórico D’Ambrosio (1996; 2001; 2004); Santos (2003); Almeida (2010); Cunha (2007); Farias (2006); Bicudo (2005), Brasil (1998) e Morin (2010). A pesquisa aponta que o contexto sociocultural das ilhas de Abaetetuba, possui muitos saberes de natureza social, política, religiosa e de produção que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas. Alguns desses saberes caminham lado a lado com os saberes escolares, estabelecendo possíveis diálogos, principalmente os que são perceptíveis ao olhar, ao visual. Mas, existem outros saberes que caminham em paralelo, os quais são passíveis de pouca identificação e, sobretudo, de uma certa irrelevância recebida pela ambiência escolar.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Saberes de infâncias e a formação de professores indígenas(Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT, 2017-08) ALENCAR, Joelma C. P. M.; PARENTE, Francilene de AguiarO presente texto tem como objetivo abordar alguns dos problemas que envolvem a oferta da Educação Infantil para as escolas indígenas no Es-tado do Pará. Como procedimentos metodológi-cos, contou com um levantamento bibliográfico e dados empíricos da realidade escolar indígena. Conclui-se apontando para a necessidade de se considerar os processos próprios de aprendiza-gem indígena nas práticas escolares, assim como de se tratar da Educação Infantil na formação dos professores indígenas, de modo a atentar para as especificidades da infância indígena e o projeto societário de cada povo indígena, conforme defi-nido como um direito na Constituição de 1988.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O lápis “cor da pele”, quem tem? Descrevendo experiências em relações raciais com crianças na educação infantil(Universidade Federal de Sergipe, 2017-12) PINHO, Vilma Aparecida de; PARENTE, Francilene de Aguiar; MEDEIROS, Oberdan da Silva; CARVALHO, Elen Mayara Bezerra deEste artigo é parte de uma pesquisa realizada no interior dos projetos do GEABI – Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas cujo objetivo de intervenção no cotidiano escolar visa contribuir para a construção e afirmação de identidade das crianças ali inseridas e chamar a atenção das instituições de ensino para práticas pedagógicas que levem as crianças a ter conhecimento da cultura Afro-Brasileira e Africana. A metodologia da pesquisa-ação implementada em uma turma de Educação Infantil calcou-se nas linguagens artísticas como histórias de crianças negras em livros infantis como protagonistas e heróis, assim como materiais didáticos como massa de modelar e lápis de cor. As análises nuançadas pelos desenhos e discursos das crianças indicam que a questão racial trabalhada mediante o ensino comprometido com a diversidade cultural no cotidiano escolar contribui para a afirmação da identidade das crianças negras, e, por outro lado, foi possível observar que a valorização étnico-racial no currículo promove uma sociedade menos racista com possibilidades de reconhecer a diferença como diversidade e potencialidades humanas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte(Universidade Federal do Tocantins, 2017-12) FORMIGOSA, Marcos Marques; QUARTIERI, Marli Terezinha; PINO, José Cláudio Del; MARCHI, Miriam InesO ensino de Física ainda encontra muitos entraves na educação básica, principalmente pelas fortes resistências que encontramos dentro das suas metodologias, ainda centralizada no livro didático e na memorização de fórmulas e leis. Este manuscrito tem por objetivo apresentar os resultados das estratégias de ensino Júri Simulado e Tempestade Cerebral desenvolvidas no curso de Licenciatura em Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), especificamente na disciplina Fundamentos de Física III em duas turmas do 4º Período, no interior da Amazônia Paraense. Em uma turma utilizamos a estratégia Tempestade Cerebral, em outra a estratégia foi o Júri Simulado, no conteúdo Eletricidade. As análises foram a partir dos relatos dos alunos da turma e anotações realizadas pelo professor/pesquisador. Essas estratégias desenvolvidas possibilitaram a ruptura dos estereótipos presentes entre os alunos sobre as metodologias utilizadas por seus professores ao ensinarem conteúdos de Física, que pauta-se em aulas tradicionais expositivas, e com as estratégias utilizadas perceberam que as mesmas podem fazer a abordagem dos conteúdos de forma ampliada e, sobretudo os levam a uma compreensão crítica da realidade na qual estão inseridos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico organizacional da cooperativa dos produtores de leite da vila bom jardim-cooperlight, dm Pacajá–PA(Universidade Federal de Santa Maria, 2017-12) RIBAS, Roseane Aparecida; SILVA, Sandra Andréa Santos da; FONSECA, Sandy Santos da; OLIMPIO, Silvia Cristina Maia; PARENTE, Francilene de AguiarO objetivo do presente artigo é diagnosticar o sistema organizacional de uma cooperativa agropecuária em processo de formação, para tal foi desenvolvida a referida pesquisa em uma cooperativa de leite do Município de Pacajá, estado do Pará. Para a coleta de dados foram utilizados formulários e entrevistas estruturadas, aplicados, respectivamente, a 40 (82%) cooperados e 6 (67%) integrantes da diretoria. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Para tratamento e sistematização das informações foram utilizados os programas Survey Monkey e Microsoft Office Excel. Constatou-se que o perfil dos cooperados é representado por 90% de homens, 55% possuem mais de 50 anos de idade, 65% possuem mais de 10 anos como associados, 63% possuem o ensino fundamental incompleto, estes cooperados concentram-se na zona rural (95%). Notou-se que cerca de 40% não conhecem o estatuto e 70% não possuem cópia deste. A cooperativa possui diversos entraves que podem ser solucionados por meio da realização de planejamento, capacitação permanente, desenvolvimento do espírito cooperativo e realização de uma gestão mais participativa.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Pedagogia da alternância e(m) etnodesenvolvimento: realidade e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017-12) OLIVEIRA, Assis da Costa; PARENTE, Francilene de Aguiar; DOMINGUES, William César LopesNo presente artigo se analisa o processo de implantação da Pedagogia da Alternância no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, sediado no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará. De início, reflete-se sobre os aportes teóricos que fundamentam a alternância na perspectiva do etnodesenvolvimento e da interculturalidade. Posteriormente, analisa-se os ganhos educacionais obtidos com a adoção da metodologia, sobretudo no plano da relação entre teoria e prática, e conhecimentos tradicionais com conhecimentos científicos, assim como os problemas e desafios que sua adoção gera no plano administrativo e na prática docente.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Democracia, totalitarismo e analfabetismo em "O Leitor", de Bernhard schlink(Universidade Federal Fluminense, 2018-04) SARAIVA, Luis Junior Costa; CARVALHO, Elanir França; LOPES, Raquel da Silva; SOUZA, César Martins deA literatura possibilita dialogar sobre momentos importantes da História, trazendo as memórias, os diálogos e o olhar de protagonistas e de outras pessoas que vivenciaram o período. Os anos entre as duas Guerras Mundiais, bem como os massacres perpetrados durante a Segunda Guerra Mundial, são tema de diversas obras de ficção que propõem refletir sobre um período em que pessoas eram colocadas como servidores de um estado totalitário em detrimento dos direitos coletivos e da cidadania. Em O Leitor, Hanna toma decisões que muitas vezes parecem prejudicá-la, na busca por ocultar um grande segredo: não ser alfabetizada. A vergonha de ser analfabeta é tão forte que Hanna renuncia à ascensão profissional optando por ser vista como carrasco nazista para não ter seu segredo revelado. A obra de Bernhard Schlink nos permite descortinar as memórias de um momento da História em que as pessoas foram transformadas em peças de um Estado, agindo não como sujeitos autônomos, com valores ético-morais, mas supostamente em nome de um bem coletivo maior, que seria a construção de uma nação forte.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O ensino de história e as práticas pedagógicas: os desafios dos professores no ensino fundamental(Universidade Federal de Pelotas, 2018-08) OLIVEIRA, Helena Gouveia da Silva; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; COSTA, Renato Pinheiro daO presente trabalho que objetiva examinar as práticas pedagógicas de professores da educação básica para o desenvolvimento do ensino de História, teve sua pesquisa norteada pela problemática: Como está sendo trabalhado o ensino de história no 5º ano do ensino fundamental? Como objetivo, buscamos identificar quais práticas pedagógicas são adotas pelos professores no ensino de história nas turmas do 5º ano do ensino fundamental. A fim de conseguir respostas ao problema constituído pautamos essa investigação na metodologia da pesquisa de campo, envolveu duas escolas da rede de ensino público do Município de Porto de Moz, Estado do Pará, o que nos levou a concluir que os professores estão cada vez mais preocupadosem participarem de formações continuada por entenderem que esta contribui com o aperfeiçoamento das práticas de sala de aula e com o conhecimento do emprego de metodologias inovadoras para o desenvolvimento de sua prática docente. De outra forma, expõe a concepção de necessidade de maior investimento por parte do poder público em relação a criação de políticas públicas voltadas à valorização, aperfeiçoamento e consolidação da formação dos profissionais da educação a fim de que estes possam desenvolve seus trabalhos pautados em concepções teóricas e metodológicas aprimoradas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08: dos marcadores sociais da diferença à formação de professores indígenas e negros(Universidade do Oeste Paulista, 2018-12) PINHO, Vilma Aparecida de; PARENTE, Francilene de AguiarEste artigo abordaa formação de professores no contexto da educação diferenciada no curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Baseado na Pedagogia da Alternância, o cursoé voltado para povos indígenas, quilombolas, negros e comunidades tradicionais. O estudo discute a importância desses sujeitos como agentes sociais para a proposição da transformação em suas coletividades e comunidades, nos diferentes espaços que ocupam e por onde circulam. O não lugar do indígena, do negro e do quilombola vivido na educação básica por nossos egressos demarca a força ideológica de uma epistemologia que obscurece a compreensão de sujeitos etnicamente diferenciados e da diversidade como perspectiva e lugar centralizado para pensar as relações sociais e viver em sociedade. Por meio da metodologia qualitativa,a pesquisa com foco nas trajetórias de vida indica que,na formação de professores, a perspectiva da educação para a diversidade tem sido observada na práticacomo estratégica desses docentes e das comunidades para o exercício do respeito à diferença. Além disso, esses indivíduos têm sido representados como professores, pesquisadores, articuladores políticos, dentre outras funções e papéis sociais.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Inflorescência terminal da bananeira em dois atlas linguísticos brasileiros: um estudo comparativo(Centro Latinoamericano de Estudos em Cultura, 2019-08) DIAS, Marcelo Pires; OLIVEIRA, Marilúcia Barros deTrata o presente artigo da diversidade lexical a partir de dados do Atlas Geossociolinguístico Quilombola do Nordeste do Pará (AGQUINPA) e do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). Trata-se de um estudo comparativo que tomou como base as respostas mapeadas nos dois atlas referidos para a questão 44 do Questionário Semântico-lexical do ALiB. O ALiB registrou respostas obtidas nas capitais brasileirase considerou doisníveis de ensino: fundamental e superior. Já o AGQUINPA registrou a diversidade lexical emseis comunidades quilombolas localizadas no Nordeste Paraensee considerou apenas o ensino fundamental. Os resultados apresentados nos dois atlasmostram número alto de variantes para a referida questãoa depender da regiãoe apresentam diferenças e semelhanças entre a variedade usada nas capitais brasileirase nas comunidades quilombolas paraenses.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O léxico agropastoril no corpus do tesouro do léxico patrimonial Galego e Português(Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019-12) DIAS, Marcelo PiresEste artigo tem como objetivo apresentar um estudo comparativo de acepções de variantes léxicas presentes no Brasil e as variantes registradas no Português Europeu e no Galego. Para realizar o levantamento de variantes, partimos do uso da ferramenta eletrônica pertencente ao projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (ÁLVAREZ, 2017), ferramenta esta que nos permite consultar variantes e lemas de obras de cunho dialetal e lexicográfico. Tomaremos como base para este estudo sete itens lexicais pertencentes ao campo semântico da agricultura/atividades agropastoris, a saber: angu, canga, espiga, moringa, paneiro, penca e sabugo. O mapeamento dessas variantes visa observar o status das acepções, se são comuns ou distantes nos três territórios (Brasil, Portugal e Galícia).Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza(Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2019-12) CORDEIRO, Leonardo Zenha; CORREA, Juliane; FORMIGOSA, Marcos MarquesO texto aborda o ensino de ciências, tendo como referência as transformações sociais e técnicas a partir da realidade dos estudantes do curso de Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), entendendo a cibercultura como um dos elementos fundamentais para pensar o ensino e suas mudanças no período atual. A proposta faz parte de reflexões a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tendo como pano de fundo as implicações destas no ensino de Ciências, uma das disciplinas em que os egressos desse curso podem atuar. O texto busca explicitar elementos conceituais e contextuais nesse campo de estudos, cibercultura e ensino de Ciências presentes na Educação do Campo, diante da convivência diária nas salas de aula e fora dela, especialmente no curso de licenciatura , que está em execução na região da rodovia Transamazônica e Rio Xingu, Oeste do estado do Pará. As reflexões apontam como elemento inovador nos processos educativos a não separação dos tempos de aprendizagem, nos processos formais dos informais, ou tempo escola e tempo comunidade dentro do curso superior potencializados com o uso das TICs.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A formação e atuação docente na disciplina de ciências em escolas do campo na Amazônia Paraense(Universidade Federal da Fronteira Sul, 2019-12) TENÓRIO, Walcinéia Duarte; FORMIGOSA, Marcos Marques; ROCHA, Carla Giovana Souza; SANTANA, Ronaldo HenriqueUma boa formação docente implica no processo de ensino e aprendizagem que qualifique e direcione o profissional para atuar em sua área de formação, mas não é raro encontrarmos professores em exercícios sem a formação na área, sobretudo nas escolas do Campo. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar os reflexos da ausência de formação específica na atuação de docentes na disciplina de Ciências em escolas do campo, no município de Porto de Moz, Pará. Os interlocutores da pesquisa foram três professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental com a disciplina de Ciências em escolas do campo. Além da observação e diário de campo, realizamos entrevistas, a partir de um roteiro com perguntas semiestruturadas, que, a posteriori, foram gravadas e transcritas. Esses dados foram analisados numa perspectiva qualitativa, onde identificamos que a predominância de professores sem formação na área de Ciências, falta de formação pedagógica e de apoio oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, além de um quadro que revela a precarização do trabalho dos educadores que atuam no campo.
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