Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6713
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2012 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC por Afiliação "Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Imagens do professor de Língua Portuguesa: A racionalização do trabalho docente em dissertações do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)(Universidade Federal do Pará, 2021-02-26) OLIVEIRA, Silvana Bandeira; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Nesta tese analisamos as imagens do professor de Língua Portuguesa nos discursos de formação continuada materializados em documentos do ProfLetras e dissertações de mestrado defendidas nesse programa. Sustentamos que essas imagens embasam um movimento de racionalização do trabalho docente manifestado nas propostas de ensino que integram essas dissertações, configuradas de forma a privilegiar a tradução dos conhecimentos teóricos tomados como referência em “pacotes de instruções” direcionados ao professor. Fazemos isso a fim de refletir sobre o processo de (re)qualificação do professor de Língua Portuguesa da escola básica neste início do século XXI, num momento em que a natureza dessa profissão e sua relação com os processos de produção dos conhecimentos parecem passar por mudanças. O quadro teórico em que se assenta nosso estudo situa-se no campo da Análise do Discurso de linha francesa, com destaque para os conceitos de formação imaginária, discurso, formação discursiva, interdiscurso, entre outros conceitos abordados por Michel Pêcheux (1993, 2012, 2014), aos quais acrescentamos considerações de Jacqueline Authier-Revuz (1990, 2004), de Eni Orlandi (2015) e Cleudemar Fernandes (2008). Ajudam a compor essa parte da pesquisa, também, as discussões empreendidas por Mikhail Bakhtin/Volochinov (2006) em torno do caráter “ideológico” do signo e suas particularidades enquanto signo verbal (palavra), bem como as discussões sobre o signo em Rama (2015), que o associa às noções de “ideia reitora” e de “escritura”. No campo da educação, nossos estudos estão ancorados principalmente nas discussões acerca das transformações que atingem o trabalho nessa área, em especial, as mudanças na carreira docente no final do século XIX e ao longo do século XX. Para esse debate contamos com as ideias de Michael Apple (1989, 1995), Magda Soares (1989) e João Wanderley Geraldi (1997). Além desses autores, Maria Malta Campos (2000), Mariano Fernández Enguita (2001), Pablo Gentili (2001) e José Carlos Libâneo (2004) nos auxiliam nessa reflexão, trazendo questões acerca do discurso da “qualidade” do ensino e os diferentes sentidos que o constituem e estão presentes na transformação das ações educacionais. O corpus utilizado na pesquisa está constituído por: a) três textos de apresentação do ProfLetras retirados de sites institucionais (UFRN, UFPA e CAPES); e b) dezoito dissertações do programa do mestrado ProfLetras (UFPA/defesa 2015-2016), sendo que as introduções e os projetos de ensino foram eleitos os recortes para a análise. Constatamos que a imagem do professor de língua materna se destaca por aquilo que lhe falta, e em contrapartida, o programa de mestrado aparece como suplência para essa falta, responsável por transformar a prática pedagógica e, consequentemente, sua imagem. Esse quadro de desqualificação do professor, por sua vez, integra um processo de requalificação profissional que se apoia no discurso educacional institucional, fundamentado em um movimento de racionalização, possibilitado pelo uso do conhecimento técnico/administrativo nos projetos de ensino das dissertações. Estes projetos mostram formas de controle que tendem a:1) conversão de um arcabouço teórico em saberes técnicos; 2) divisão de papéis na construção de conhecimento em um sistema de trabalho; 3) ênfase aos procedimentos, aos processos e aos objetos de ensino em detrimento aos autores que atuariam na construção do conhecimento; e 4) Promoção do signo (escritura), dos saberes, dos discursos e das imagens.Tese Acesso aberto (Open Access) Livro didático e práticas em sala de aula para alfabetização em Parkatêjê(Universidade Federal do Pará, 2021-08-17) QUARESMA, Francinete de Jesus Pantoja; FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4291543797221091; https://orcid.org/0000-0001-9995-1938As populações indígenas do Brasil estão fortemente ameaçadas de extinção. Consequentemente, suas línguas e culturas também correm perigo de desaparecer. Ao longo dos mais de 500 anos do contato, ocasionado pela chegada dos portugueses, o número de povos e de línguas indígenas reduziu (SEKI, 2000). O contato com a cultura não indígena tem levado essas comunidades à extinção ou ao monolinguísmo em Língua Portuguesa. Assim, são necessárias ações urgentes em prol da preservação dos indígenas e da revitalização de suas línguas. No cenário atual, a educação escolar indígena, por meio do ensino formal das línguas tradicionais dessas comunidades, tem sido compreendida pelos próprios nativos como estratégia para preservação e fortalecimento dessas línguas. Mas para que a escola cumpra tal propósito, as metodologias praticadas em sala de aula para ensino-aprendizagem das línguas indígenas e os livros didáticos que apoiam o processo educacional devem ser coerentes com a realidade e a especificidade do povo atendido por eles. Partindo desse pressuposto, este estudo visou contribuir para o processo de ensino-aprendizagem formal da Língua Parkatêjê, uma língua do Complexo Dialetal Timbira, falada pela Comunidade Indígena Parkatêjê, localizada no sudeste paraense. No contexto atual, devido ao intenso contato com a sociedade circundante, o Parkatêjê tornou-se a língua de herança da geração indígena infantil, monolíngue em Português, mas com grande potencial de aprendizagem daquela língua, capaz de reverter o quadro de obsolescência linguística. Nesse sentido, esta pesquisa realizada junto aos Parkatêjê, é fruto da necessidade de investimentos em estudo que favoreçam o fortalecimento de línguas ameaçadas. Por meio dessa, buscou-se investigar um aporte teórico-metodológico de ensino-aprendizagem eficiente para o ensino da Língua Parkatêjê em nível de alfabetização que subsidie a produção de livro didático indígena, práticas de sala de aula e currículo escolar nessa língua. O hibridismo teórico-metodológico inspirado nos conceitos de Gêneros Textuais, da Abordagem Comunicativa e da Psicogênese da Língua Escrita foi apontado como uma alternativa para embasar atividades escolares que promovam, paralelamente, o desenvolvimento de competências e habilidades orais e escritas em crianças matriculadas no 1º ano/9 do Ensino Fundamental da Escola Indígena Estadual de Educação Infantil, Fundamental e Médio Pẽptykre Parkatêjê. Como característica da pesquisa-ação, os resultados desta investigação culminaram em uma proposta de matriz de referência curricular para o ensino da Língua Parkatêjê em nível de alfabetização de crianças Parkatêjê; uma proposta de concepção de livro didático indígena para o ensino dessa língua no nível mencionado, com atividades a serem elaboradas em sequências didáticas voltadas para o 1º dos três anos/séries escolares que compreendem o Ciclo de Alfabetização; e uma proposta de livro didático indígena de leitura do alfabeto Parkatêjê ilustrado. De caráter bibliográfico, documental e de campo, esta pesquisa configurou-se como qualitativa e aplicou técnicas de coleta de dados coerentes à sua natureza, pautando-se nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, da Linguística Descritiva e da Educação.
