Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA
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Navegando Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA por Autor "CARVALHO, Larissa Pinon de"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O efeito dos preditores da competência digital de funcionários de uma universidade pública e o impacto no comportamento de trabalho inovador(Universidade Federal do Pará, 2023-05-23) CARVALHO, Larissa Pinon de; POLETO, Thiago; http://lattes.cnpq.br/2623462990819090; https://orcid.org/0000-0001-7100-2319A competência digital desempenha um papel importante no ensino superior. A literatura destaca a adoção e o uso da competência digital para o desenvolvimento de serviços educacionais em Instituições de Ensino Superior (IES), mas ainda é preciso entender sua influência no comportamento inovador do servidor público. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da competência digital, baseada nos preditores infraestrutura, integração e gerenciamento digital, em comportamentos de trabalho inovadores. A pesquisa foi aplicada a 540 servidores públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no Norte do Brasil. A taxa de resposta para este estudo foi de 33,5%. Para análise dos dados, foi utilizada a abordagem de Modelagem de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados confirmam as hipóteses H1, H2 e H3 e indicam que servidores públicos com alto nível de percepção de competência digital desenvolvem com mais frequência trabalhos desafiadores para gerar comportamentos inovadores no trabalho. A adesão à infraestrutura, à integração e ao gerenciamento digital pode ajudar a instituição a obter comportamentos voltados à inovação, assim, cabe à gestão pública universitária conduzi-los de modo efetivo. Esta pesquisa limitou-se a investigar a influência da competência digital em comportamentos inovadores de trabalho de funcionários públicos de uma IFES brasileira. Estudos futuros podem abordar outros fatores contextuais nessa relação. Uma das implicações gerenciais é a necessidade de os gestores educacionais apoiarem a construção de diretrizes de inovação educacional e tecnológica para ampliar o comportamento inovador no trabalho.
