Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ações antrópicas para o uso de analogias na experimentação investigativa em um Clube de Ciências(Universidade Federal do Pará, 2019-12-13) MONTEIRO, Joana Menezes Corrêa; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806Esta pesquisa teve como objetivo analisar os tipos de Analogias manifestadas em uma atividade experimental investigativa sobre eletrostática, com um grupo de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental, em um Clube de Ciências. Para isso, tivemos como base referencial sobre tipologias e Analogias Cognitivas de Conceitualização (ACC), Analogias de Processamento (ACP) e Analogias de Experiência (ACE) de acordo com Francisco Junior (2010); bem como, a Sequência de Ensino Investigativo em atividades experimentais (CARVALHO, 2013; MALHEIRO, 2016). Utilizou-se uma abordagem qualitativa com característica de pesquisa participante, tendo como local de investigação o Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, os participantes foram 4 professores-monitores (PM1,..., PM4) e oito alunos (A1,..., A8). Utilizamos como instrumentos de constituição de dados, fotografias, gravação audiovisual e notas de diário de Campo, com posterior transcrição das falas dos sujeitos, considerando a Análise do Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que é recorrente o uso de Analogias em atividade experimentais no Clube de Ciências, destacando-se manifestações iniciais de analogia já nos conhecimentos prévios dos alunos, o que permite levantamento de hipótese, problematizações e articulações práticas de aprendizagens. Na etapa 6 – escrevendo e desenhando, de SEI foi identificado maiores manifestações de entendimento conceitual sobre eletrostática. Nas etapas 2 e 3 que correspondem a resolução do problema, etapas 4 e 5 – Tomando consciência e Dando explicações causais, identificou a frequência das três tipologias ACC, ACP e ACE por parte dos alunos, já nos discursos dos professores-monitores o uso de ACC foi constante em ambas as etapas, portanto, concluímos que como recurso potencializador de aprendizagens a utilização da SEI para a construção do conhecimento pode gerar resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem, com a valorização da utilização de Analogia no ensino de ciências ampliando seu uso dentro de aspectos antrópicos e investigativos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aquaponia: uma ferramenta didática de ensino no IFPA-Santarém, Brasil(Universidade Federal do Pará, 2020-04-06) PAULA, Carla da Silva; SILVA, Luiz Rocha da; http://lattes.cnpq.br/0951402055398517; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XA aquaponia tem ganhado destaque como importante tecnologia sustentável agroalimentar, esse sistema incorpora ao mesmo tempo a produção de plantas e peixes numa relação simbiótica entre estes dois componentes e os microrganismos presentes no ambiente onde os nutrientes residuais do cultivo de peixes são modificados pelas bactérias em substâncias que podem ser absorvidos pelas plantas favorecendo o seu desenvolvimento. Assim, o uso da aquaponia durante as aulas incorpora o conhecimento de uma variedade de assuntos da biologia, física, matemática, agricultura, saneamento, engenharia, tecnologia e nutrição. Este trabalho teve como objetivo compreender como o uso de um sistema sustentável de aquaponia pode contribuir enquanto ferramenta de ensino nas práticas didáticas de docentes do IFPA – Campus Santarém. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa usamos como metodologia um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, análise das ementas das disciplinas, além de uma revisão bibliográfica sobre o assunto. O público alvo desta pesquisa foram nove docentes do IFPA-Campus Santarém que tiveram algumas de suas atividades teóricas ou práticas utilizando o sistema de aquaponia como ferramenta de ensino. A análise dos dados nos permitiu perceber que o uso da aquaponia proporciona aos professores uma dinâmica de ensino mais enriquecedora, capaz de unir prática e teoria de forma interdisciplinar, mesmo que esta ocorra de forma pouco intensa, os professores apontaram para a importância do uso de tecnologias sustentáveis na formação profissional, destacando o uso da aquaponia como aliada positiva no enriquecimento da formação dos alunos do ensino integrado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Caminhos de um Clube de Ciências na Amazônia em perspectiva decolonial: de suas origens a seus desdobramentos(Universidade Federal do Pará, 2021-09-09) CABRAL, Raimunda Ediane da Silva; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806Esta pesquisa apresenta um estudo que visa analisar se há presença da decolonialidade nas ações realizadas no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, pluralizando as perspectivas do saber. A sua construção surgiu das reflexões da trajetória de vida pessoal e profissional da pesquisadora, que durante todo o caminho percorrido fez muitas ponderações acerca da Educação Matemática e de outras Ciências, de como elas são repassadas de geração em geração. Diante disso, com a finalidade de problematizar os processos de ensino e aprendizagem estabelecidos neste ambiente não formal de educação científica, aplicamos uma entrevista semiestruturada, através da plataforma Google Meet, na qual buscamos interpretar o processo de surgimento e funcionamento do Clube de Ciências, numa perspectiva da decolonialidade. Como instrumentos de composição de dados, utilizamos as vídeo gravações das entrevistas, e em seguida, a transcrição das falas dos participantes. A proposta metodológica da pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, na qual utilizamos análise de conteúdo para analisar os dados qualitativos e interpretação das informações. O ambiente da pesquisa é um espaço educacional diferenciado, que permite ao Professor-Monitor atuar de maneira distinta também. Os participantes da pesquisa foram o Professor-Coordenador, três ProfessoresMonitores e dois alunos, totalizando 06 (seis) sujeitos sociais. E no decorrer das análises, observamos nas falas dos participantes a pluralidades dos diálogos dos saberes presentes nas atividades desenvolvidas, o protagonismo dos alunos e Professores-Monitores durante a fundação e funcionamento do Clube e o envolvimento dos sujeitos no processo educacional. Concluiu-se que o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz mantém práticas decoloniais nas suas atividades pedagógicas, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos, como também precisa melhorar nas questões que envolvem o meio social do aluno, compreendendo que são amarras que vão além da sala de aula e que precisam ser questionadas, ou seja, pensar a partir da realidade do outro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A educação escolar e a formação da identidade: um estudo em uma escola multisseriada do município de Igarapé-Açu/PA(Universidade Federal do Pará, 2020-06-25) SILVA, Wanessa Nogueira; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Este trabalho objetiva compreender de que maneira a escola impacta na formação da identidade camponesa da comunidade de “São Luizinho”, analisando, assim, as práticas pedagógicas dos(as) professores(as) da comunidade e verificando em que sentido incidem na formação e/ou valorização da identidade dos sujeitos do campo. O ponto de partida foi a seguinte questão: Qual tem sido o papel da escola na formação da identidade camponesa na comunidade “São Luizinho”, em Igarapé-Açu/Pa? Ressalta-se a necessidade da valorização e do incentivo da formação da identidade dos sujeitos do campo, considerando que o campo possui um passado de negação e silenciamento, sendo fortemente marcado pela luta contínua em prol da conquista e efetivação de seus direitos. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve-se no paradigma qualitativo, tendo como o método, o estudo de caso e como técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Para o tratamento e a análise dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo. O lócus da pesquisa é uma escola multisseriada do meio rural do município de Igarapé-Açu/Pa. Os resultados indicam a importância do professor na formação da identidade dos alunos e, igualmente, na valorização do campo e do seu modo de vida. Destaca-se que a proposta curricular das escolas do meio rural não difere das escolas urbanas. Portanto, observa-se que, seguindo uma via contrária às reivindicações dos movimentos camponeses, não existe uma Educação do Campo, mas apenas uma Educação no Campo, pois todo esforço em valorizar o campo e fomentar uma identidade camponesa parte dos profissionais envolvidos nesse processo, não havendo um projeto institucional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre números e narrativas, um estudo sobre o fechamento de escolas em localidades rurais na Amazônia paraense(Universidade Federal do Pará, 2019-08-08) SILVA, Josiane Nascimento da; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Nesta pesquisa apresentamos reflexões sobre o fechamento de escolas em localidades rurais no Pará. Embora recente a visibilidade do problema, estudos apontam que o fechamento de escolas acontece no Brasil desde os anos 60, porém vem crescendo consideravelmente sobretudo a partir da segunda metade da década de 1990, vinculada a políticas de governo de cunho liberal, na contramão dos avanços obtidos em termos de legislação. Diante do expressivo número de escolas paralisadas e extintas no Pará, o Fórum Paraense de Educação do Campo vem empreendendo um conjunto de esforços, mobilizando diferentes setores da sociedade para discutir as causas e as consequências do fechamento das escolas no campo. Dentre as ações, destacam-se a campanha nenhuma escola a menos e o Disk Denúncia contra o fechamento de escolas, sendo estas, estratégias de atuação junto ao Ministério Público do Estado no apontamento de possíveis irregularidades cometidas por governos nos processos que culminam com o fechamento de escolas, em desacordo com os procedimentos estabelecidos na Lei Federal 12.960/2014. Assim, objetivamos refletir o fechamento de escolas, a partir dos números e narrativas produzidas sobre o fenômeno em cinco municípios paraenses, tendo como referência os dados do Disk Denúncia contra o fechamento de escolas do campo. Para tal, estudamos o contexto de implementação das principais políticas e programas de educação formal direcionada às populações rurais no Brasil, estabelecendo relações com os índices de fechamento de escolas na atualidade; analisamos o processo técnico de geração dos indicadores oficiais sobre o fechamento de escolas no Sistema Educacenso e descrevemos as estratégias de luta contra o fechamento de escolas no Pará. Adotamos uma abordagem qualitativa na perspectiva do materialismo histórico, fazendo uso da pesquisa documental e entrevista narrativa. As abordagens estão ancoradas em relevantes autores que discutem a temática, vinculados ao Fórum Nacional de Educação do Campo. As análises revelam que o fechamento de escolas no Pará apresenta fatores similares aos indicados em outros Estados brasileiros, sendo os indicadores do fechamento constituído majoritariamente por escolas multisseriadas sob dependência administrativa dos municípios. Entre as causas apontadas estão a diminuição de matrículas no campo e a insuficiência de recursos financeiros, onde a nucleação com deslocamento de alunos a bordo do transporte escolar é uma das principais estratégias utilizadas pelos governos para a continuidade da oferta escolar nas comunidades impactadas. Concluímos que o exercício do direito à educação, apesar dos avanços obtidos nas últimas décadas no Brasil, vem se constituindo em meio a graves condicionantes estruturais, financeiros e políticos, atuando como impeditivos para a plena implementação de políticas públicas no interior dos municípios da Amazônia. Destacamos ainda que o fechamento de escolas no campo não tende a diminuir, enquanto a política pública de Educação do Campo não for seriamente discutida no interior dos sistemas de ensino e pelos órgãos de controle social, mediante diálogo direto com os sujeitos sociais do campo, em luta pela garantia da educação escolar pública, compreendida e afirmada como um direito de todos e dever do Estado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estudo sobre persistência e evasão escolar em EJA no nordeste, Castanhal-PA: análise e proposições(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) XAVIER, Maria do Perpétuo Socorro Ramos; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo intitulado “Persistência e evasão escolar em EJA no nordeste, Castanhal-PA: análise e proposições”. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, no nordeste paraense, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. O aporte teórico desse estudo, ancorou-se em autores, como Arroyo, Bourdieu, Freire, Patto e Fazenda, que dialogam sobre os sujeitos inseridos em diversos contextos sociais, os quais são fundamentais para ressignificar as relações humanas, justas e solidárias, e Fernandes, Pires, Ramos e Seruffo, que têm “desenhado” uma prática pedagógica no contexto amazônico dos atores sociais EJA, enfatizando a alteridade do estudante, vislumbrando o trabalho social e o trabalho docente na dinâmica das Instituições. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando quais escolas apresentam maiores índices de evasão e/ou persistência escolar. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA em Castanhal-PA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações- problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experimentação investigativa com a música corporal: ensino e aprendizagem interdisciplinar no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz(Universidade Federal do Pará, 2022-06-29) GUEDES, Marina Donza; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806Este estudo objetivou analisar a possibilidade do uso da Música Corporal nas etapas da Sequência de Ensino Investigativo (SEI), baseada na obra de Carvalho et al. (2009), com aporte teórico na aprendizagem significativa de Ausubel. Os participantes da pesquisa foram 6 professores do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, localizado na UFPA – Campus Castanhal. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma oficina de Música Corporal ministrada pela autora para estimular a percepção dos professores quanto aos sons dos seus corpos, bem como identificar os limites e possibilidades da experimentação investigativa com a Música Corporal na formação docente interdisciplinar do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Para tanto, foi utilizado como método para a constituição das informações o qualitativo, apoiado nos pressupostos teórico metodológicos da pesquisa participante, um estudo de caso. A oficina foi realizada por meio do Google Meet, com duração de quatro horas, organizada em dois encontros síncronos de dias alternados e uma hora de atividades experimentais assíncronas enviadas pelo WhatsApp. Nos encontros assíncronos foram disponibilizados questionários com perguntas abertas e fechadas para o levantamento das impressões e possibilidades de se implementar a Música Corporal no Clube de Ciências. A partir da técnica de coleta de dados por observação indireta chamada de fonte primária, foi possível observar a importância da Música Corporal para a formação docente como estímulo à criatividade, expressão, percepção de si e do outro. Os sons extraídos dos corpos pelo toque, batidas, cantos e assobios levaram a destacar a aproximação e acessibilidade da música para o ensino de ciências. Por tratar-se de um dispositivo comum ao cotidiano, pode contribuir de maneira interdisciplinar ao permitir a aproximação entre ciência e arte no Clube de Ciências. Por meio do estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas pelos professores participantes, foi possível compreender que a Música Corporal pode auxiliar e fomentar o processo educacional no Clube de Ciências como parte integrante na construção do indivíduo, no estímulo para a experimentação investigativa com o seu corpo na criação da música improvisada, espontaneidade e na descoberta das habilidades artísticas. A interdisciplinaridade que se faz presente na proposta pedagógica da SEI é fundamental para a interação entre ciência e arte e música e ciência.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jornada ao centro da COHAB: pesquisa-ação e ecopedagogia em escolas e conjuntos habitacionais: (experiências no Cerrado e na Amazônia)(Universidade Federal do Pará, 2019-07-31) COELHO FILHO, Nereu Cavalcanti; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477Este trabalho acadêmico é uma Jornada ao Centro da COHAB (conjunto habitacional). Nesta jornada são usadas ferramentas da cultura popular e da ciência, em teoria e pratica. As paisagens urbanas periféricas são os espaços que refletimos a geografia urbana da habitação popular, amparados em dados estatísticos sobre a habitação e na visão dos moradores sobre suas casas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a questão urbana e habitacional no Brasil, concentrando em dois estados: Pará e Minas Gerais, onde foram desenvolvidas as pesquisas em campo nos conjuntos habitacionais de dois municípios (Bragança-PA e Patos de Minas-MG), em dois biomas (Amazônia e Cerrado). Em entrevistas e troca de ideias sustentáveis com os moradores, foram tecidos saberes em colaborações interculturais. Ao pesquisar o déficit habitacional e o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, buscamos entender como este programa foi desenvolvido para sanar a falta da habitação no país. Desenvolvemos práticas de pesquisa-ação e ecopedagogia, tanto como meios de pesquisa, tanto como laboratório didático da criação de materiais e métodos pedagógicos. Posteriormente ao estudo bibliográfico e as pesquisas em campo, são propostas algumas possíveis soluções sustentáveis para habitações de COHABs. São apresentadas técnicas sustentáveis da Permacultura, que propiciam um manejo mais ecológico na ocupação humana. Houve um estudo pratico de algumas destas técnicas em espaço escolar e, com estas experiências foi possível verificar que existem inúmeras possibilidades de ações criativas na educação ecopedagógica, onde várias faixas etárias, em diferentes espaços (salas de aula, praças ou ruas), podem pensar juntos temas relativos à habitação e ecologia. Todos estes processos da pesquisa desaguaram na criação de materiais e métodos pedagógicos, que dinamizaram a alfabetização ecológica e a valorização da etnobiodiversidade. Nesta jornada foi possível a cooperação e a divulgação de técnicas sustentáveis, em um laboratório acadêmico e popular que uniu saberes ao pensar a “casa” e suas dimensões geográficas (filosófica, ambiental e social), exercitando o pensamento coletivo a partir de maquetes e jogos didáticos construídos e refletidos no estudo da moradia de COHAB. A jornada é um giro decolonial no campo do habitar, espaço que é território e lugar de educar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Livro infantil multiformato em sistema pictográfico: lançando a semente da inclusão pela via literária, em estudo com professores e seus alunos com TEA(Universidade Federal do Pará, 2023-12-05) LAGO, Mara Rita Araújo; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082; TRUSEN, Sylvia Maria; http://lattes.cnpq.br/1704721088122823As crianças com autismo, em sua maioria, necessitam de mediação específica e adaptações que possam contribuir para seu aprendizado, dentre elas destaca-se: o livro infantil multiformato, estudado nesta pesquisa. Dessa forma, atentou-se a seguinte questão da pesquisa: como o livro adaptado constitui ferramenta importante no sentido de contribuir para a comunicação, conforme observação do pesquisador e dos docentes? Este estudo objetiva descrever a interação entre as crianças e o livro infantil multiformato, com base nas observações explicitadas pelos docentes no questionário da pesquisa. A metodologia empregada consiste em abordagem qualitativa, a coleta de dados ocorreu por meio de pesquisas documentais, bibliográficas e questionários online e presenciais, realizados em uma escola, na educação infantil, no município de Castanhal Pará, envolvendo como sujeitos, professores e seus alunos autistas. Os resultados deste trabalho mostraram como os livros infantis multiformatos podem auxiliar os docentes nos aspectos metodológicos em relação a contação de histórias para seus alunos com autismo, estimulando-os na comunicação, compreensão do enredo da narrativa que permeia a história, tendo uma abrangência positiva, contribuindo para alargar o desenvolvimento e aprendizagem dos mesmos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Manifestações de incidentes metacognitivos através do discurso do professor em sequência de ensino investigativa de matemática(Universidade Federal do Pará, 2021-12-09) SILVA, Luciana Evangelista da; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806O presente estudo objetiva analisar como os discursos dos professores monitores permitem interações dialógicas para manifestações de incidentes metacognitivos de alunos, em uma SEI de matemática. O trabalho apresenta características de pesquisa participante com abordagem quali- quantitativa, sendo que o local de investigação foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz localizado na UFPA-Castanhal. Foi desenvolvido com oito alunos do sexto ano com idades entre 10 e 11 anos e contou com a colaboração de quatro professores monitores. Como procedimentos metodológicos, foi aplicada uma SEI de geometria, em que se adotou a gravação em áudio e vídeo com transcrições de episódios selecionados para cada etapa considerando a análise de conteúdo. Para a análise dos dados, nos pautamos na transcrição, descrição e interpretação das interações dialógicas produzidas durante a SEI que tinha como proposição a construção de um castelo com massinha de modelar e palitinho de dente para a discussão de questões da geometria. Os resultados apontam que as interações dialógicas presentes entre professores monitores e alunos permitem o aparecimento de discursos retóricos e dialógicos, dos quais o fornecimento de pistas, instigação, reespelhamento e contraposição são as características que mais aparecem e que estas têm forte influência no surgimento de incidentes metacognitivos. Para as ocorrências de incidentes metacognitivas, observou-se que num total de 255 turnos dos discentes referentes as três etapas da atividade proposta, 83 destes foram classificados como incidentes metacognitivos (33%), constatado também ao analisar cada etapa em separado em que tivemos as seguintes porcentagens de indícios de falas metacognitivas, etapa 1: 10% (1/10), etapa 2: 37% (21/57) e etapa 3: 32% (61/188). Para o escrever e desenhar, pode-se afirmar que mais da metade aparece incidentes metacognitivos 54% (13/24) todos de confirmação (100%). Quanto à natureza da manifestação da Metacognição, foi observado que o incidente metacognitivo pode auxiliar na construção do conhecimento de diversas formas, como a confirmação de um raciocínio, o monitoramento (perguntas), as mudanças de opiniões que podem ser positivas ou negativas. Diante do exposto, esta pesquisa caminha no sentido de contribuir com a experimentação investigativa de matemática e considera os discursos do professor monitor como propenso ao aparecimento de Metacognição, o que indica que há ainda muito campo a ser pesquisado em ambientes alternativos de Ensino Investigativo, em particular na disciplina de matemática, sendo possível e necessário para o debate em pesquisas futuras e assim, reafirma-se a grande importância de investimentos nessa área do conhecimento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O raciocínio hipotético-dedutivo e a experimentação investigativa no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz(Universidade Federal do Pará, 2021-09-17) MOREIRA, Amanda Sylmara da Rocha; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806O presente estudo tem como objetivo analisar como os participantes do Clube de Ciências desenvolvem os Passos e o Padrão de Raciocínio se / e / então / e ou mas / portanto proposto Lawson, baseada na Sequência de Ensino Investigativo sobre geometria com um grupo de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental em um Clube de Ciências. Para isto, tivemos como base o referencial teórico sobre o Raciocínio Hipotético-Dedutivo e a Sequência de Ensino Investigativo em Atividades Experimentais. Este estudo tem características da Pesquisa Participante com abordagem qualitativa, o lócus da pesquisa foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, a execução da Atividade Experimental ocorreu no período de 14 e 21 de setembro de 2019, contando com a colaboração de três Professores -Monitores e de oito alunos. Utilizamos como instrumentos de constituição de dados a vídeo gravação, fotografia, os áudios e notas de campo, com posterior a transcrições das falas dos sujeitos, do referido Padrão de Raciocínio e os Passos que guiam a investigação científica. Nos resultados percebemos que os grupos desenvolveram os Passos e o Padrão de Raciocínio nas suas falas iniciado pelas observações intrigantes e finalizando pela conclusão da problemática, portanto. Assim, os resultados demonstram a presença dos Passos e do Padrão de Raciocínio nas falas dos alunos durante a Sequência de Ensino Investigativo, apontando para o desenvolvimento do Raciocínio Hipotético-Dedutivo. Portanto, concluímos que o Padrão de Raciocínio proposto por Lawson é de grande relevância para estimular os alunos a produzirem seu próprio conhecimento a partir de um problema a ser solucionado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As representações a partir de enunciados dos alunos em um Clube de Ciências(Universidade Federal do Pará, 2020-08-26) ARAÚJO, Marinalva Soares de; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806Esta pesquisa foi construída com o objetivo de analisar como ocorre a caracterização das representações de enunciados produzidos durante a experimentação investigativa em um Clube de Ciências na construção de significações pelos alunos. A metodologia de estudo é de abordagem qualitativa com a constituição dos dados feita a partir da observação participante, materiais de videogravação, audiogravação e textos dos alunos produzidos durante a Sequência de Ensino Investigativa(SEI), realizada no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. Diniz, com 9 participantes que cursavam do 5º ao 6º do ensino fundamental, com idades entre 11 e 12 anos. Para os procedimentos de análises dos dados, nos pautamos na transcrição, descrição e interpretação dos enunciados produzidos durante a atividade de experimentação investigativa que tinha como proposição que os insetos fossem separados em grupo e diferenciados dos demais animais. O suporte teórico utilizado foi uma interface entre os estudos de Jean Piaget sobre as representações cognitivas, o trabalho com os enunciados discursivos a partir de Michel Foucault e análise institucional do discurso de Marlene Guirado. Os resultados evidenciaram que seus enunciados tinham ligação com etapas da SEI e conduziam as representações do seu pensamento, caracterizando uma dimensão cognitiva de suas operações lógicas e de linguagem e uma materialização de acontecimentos na ampliação do sentido das suas significações. Dentro dessa perspectiva de estudo, o Clube de Ciências foi mostrado como espaço antrópico de construção de aprendizagem em que a partir de uma relação entre conhecimento científico e prática de experimentação investigativa os sujeitos elaboram ideias, organizam informações e ressignificam saberes e experiências.
