Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por CNPq "CNPQ::INTERDISCIPLINAR"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Anemia ferropriva e o hábito alimentar das crianças ribeirinhas nas comunidades da Ilha do Combu, Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-05-14) FREITAS, Rosilene Ilma Ribeiro de; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902O presente estudo almejou caracterizar a população infantil ribeirinha da Ilha do Combu, de Zero (0) a 12 anos de idade, quanto à ocorrência de anemia ferropriva, identificando a prevalência e a possível interferência dos hábitos alimentares das crianças nesta condição clínica. O estudo se desenvolveu em três etapas e foi caracterizado como qualitativo e quantitativo de natureza descritiva epidemiológica, realizado na Estratégia de Saúde da Familia (ESF) na Ilha do Combu com as comunidades igarapé Combu e igarapé Piriquitaquara no período de outubro de 2018 a fevereiro de 2019 e incluiu 153 crianças. Os critérios investigativos foram avaliados por três medidas antropométricas: peso, idade e estatura, utilizando-se a referência antropométrica do WHO/MS e diagnóstico da anemia que foi realizado em duas etapas: 1) coleta de hemoglobina de polpa digital, 2) por meio da determinação da concentração de hemoglobina e da concentração de ferro sérico e ferritina sérica. Foram consideradas crianças anêmicas aquelas que apresentaram concentração de hemoglobina conforme o consenso da Sociedade Brasileira de Pediatria e Ministério da Saúde, RN*até 15dias (17.0 μg/L), 16 dias a 11 meses (9,5. a 14.1 μg/L); 1 a 2 anos (8.9 a 13.5μg/L); 3 a 9 anos (10 a 14.8μg/L); 10 a 12 anos (11.1 a 15.7 μg/L). Informações sobre anemia na gravidez da mãe, suplementação de ferro oral, uso de remédio caseiro para anemia, uso de medicamentos contendo ferro e práticas alimentares, também foram estudadas. A amostra abrangeu a faixa etária de 19 dias a 12 anos de idade, sendo que 4% dos lactentes tinham menos de 12 meses. A prevalência de anemia ferropriva encontrada neste estudo foi de 10%, sendo que a classificação da gravidade dos anêmicos ficou entre leve (Hb=9,5g/dl) e moderada (Hb=7,2g/dl), e nenhum caso de anemia grave (Hb < 7g/dl) nem muito grave (Hb <4g/dl). Ressalta-se que 44% das crianças avaliadas recebiam suplementação com sais de ferro no momento da pesquisa. Referente aos alimentos consumidos no café da manhã constatou-se que todos os grupos etários, com a predominância do grupo de 5 a 6 anos, consomem café/pão/leite, ou seja, com baixa biodisponibilidade em ferro, quanto ao almoço e jantar, constatou-se que o alimento mais consumido por 98% das crianças, é a bebida açaí, como alimento principal no almoço e jantar e também por algumas crianças em forma de mingau no café da manhã e no jantar. Há grande controvérsia na literatura quanto à biodisponibilidade de ferro havendo diferença de 8,1 mg/100g. Por fim, as crianças consomem ferro animal (ferro heme) no almoço (93%) e no jantar (74%), acompanhados de ferro vegetal (ferro não heme), no almoço (95%) e jantar (92%) ambos fundamentais para a formação do indivíduo, pois o ferro faz parte do transporte de oxigênio, produção de energia, metabolismo de substâncias externas, síntese imune, formação do sangue. O ferro vegetal necessita de acompanhamento de vitamina C (ácido ascórbico) para ser transportado para dentro da célula, porém, ambos são fundamentais para o equilíbrio orgânico. Conclui-se então, que a prevalência de anemia ferropriva nas crianças ribeirinhas do estudo, foi relativamente menor a perspectiva da pesquisa, provavelmente pelo fato das crianças terem acesso ao protocolo do Ministério da saúde com suplementação de ferro e adaptação orgânica ao hábito alimentar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Antropização entre a garantia e a negação do direito a educação do campo na Vila São Jorge do Jabuti(Universidade Federal do Pará, 2022-12-21) BERNARDO, Izabela do Nascimento; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente trabalho objetiva compreender de que forma as práticas educativas produzidas por docentes, equipe técnica de gestão e coordenação impactam no movimento de ensinar, de aprender e na garantia de direitos dos sujeitos na Educação do Campo. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. O lócus da pesquisa é uma escola do campo, localizada na Vila de São Jorge, interior do município de Igarapé-Açu/PA. A investigação foi pautada no referencial teórico da educação do campo, especialmente em seus parâmetros legais. Os resultados dessa pesquisa demonstram que há indícios do desenvolvimento de uma educação do campo na escola estudada, tendo como base o conhecimento escolar aliado às vivências e saberes tradicionais. Em contrapartida, identificamos determinadas vias que comprometem as práticas pedagógicas desenvolvidas nesse espaço escolar, as quais estiveram relacionadas a problemas de infraestrutura tais como ambientes inadequados, materiais insuficientes e descontextualizados, e também a ausência de políticas públicas inclusivas, emancipadoras. No entanto, há um engajamento da escola em geral e dos educadores em particular para com a formação humana pautada na garantia de direitos no contexto da comunidade. Reafirmando que também se aprende com saberes, fazeres e conhecimentos produzidos pelos povos do campo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Antropização urbana frente aos elementos de cura de mulheres benzedeiras de Castanhal-Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-04-06) SILVA, Gleibson do Nascimento; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182Esta pesquisa assumiu o propósito de investigar como as mulheres benzedeiras são afetadas em suas práticas com elementos de cura na cidade de Castanhal (PA). Neste sentido, abordase a localização geográfica, o perfil das mulheres benzedeiras no município de Castanhal e o saber-fazer, em meio à antropização urbana, os elementos de cura material e imaterial da benzeção e as suas adaptações e dificuldades nas práticas de cura. Para tanto, a investigação apresentou a abordagem qualitativa com procedimentos descritivo-exploratório e desenvolvida sob um olhar antrópico com o viés metodológico da etnometodologia. As técnicas utilizadas foram: observação participante, conversas informais, registros audiovisuais, caderno de campo e entrevistas narrativas com cinco mulheres benzedeiras. A análise dos dados identificou que as mulheres benzedeiras se localizam em duas zonas diferentes, quatro delas se localizam na Àrea da Cidade Compacta de Ocupação Prioritária (ACOP) e correspondem aos respectivos bairros: Novo Olinda (Dona Dedê), Caiçara (Dona Rosilda), Milagre (Dona Gertrudes), bairro São José (Dona Maria) e uma única habita a Zona Predominantemente Residencial (ZPR), correspondendo ao Conjunto Japiim (Dona Sabá). O perfil das benzedeiras compreende a faixa etária entre 62 e 94 anos, são, em sua maioria, viúvas e católicas, naturais do Pará, com média de atuação no trabalho de benzeção de 62 anos e que herdaram o dom do benzimento de mães, pais e/ou avós. O processo de antropização urbana é marcado pela industrialização, comércios e serviços, produzem diferentes modos de aquisição aos seus elementos de cura no ofício da benzeção, além de revelar angústias e anseios a elas, provocados pela escassez de tais elementos, com estreita relação de adaptação, o que as leva a realizarem suas práticas com os elementos cultivados em seus próprios quintais, frente ao contínuo crescimento urbano. Constatou-se que elas se organizam em microterritórios que estruturam uma rede urbana de reciprocidade e solidariedade o que promove trocas de valores e diálogo interpessoal. As mulheres benzedeiras de Castanhal tratam o seu dom como elemento intrínseco e legítimo e como dádiva do divino. Assim, as suas práticas apresentam uma artesania genuinamente amazônica de antropizações que vão sobrevivendo em face do inter-relacionamento do crescimento urbano e contínuo da cidade. A presença de benzeção se configura como ato de resistência proveniente de um passado rural que tensiona e flexibiliza os imaginários geográficos urbanos. Por meio de suas narrativas, percebe-se que a ação da antropização urbana sobre seus ofícios de cura acaba superando as dificuldades com adaptação a novos elementos em suas práticas. A valorização e reconhecimento do trabalho das mulheres benzedeiras de Castanhal é uma ação necessária para potencializar e manter a benzeção e o benzimento no município, além de constituir uma poderosa ferramenta de enfrentamento à crise da (des)humanização.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Conhecimento etnobotânico de moradores da comunidade quilombola Itaboca, município de Inhangapi, estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-07-03) SILVA, Sueli de Castro; CAVALCANTE, Gustavo Góes; http://lattes.cnpq.br/4614184899519791O conhecimento tradicional a respeito do uso de plantas medicinais em uma comunidade quilombola é o tema desta pesquisa, cujo objetivo principal é descrever o conhecimento etnobotânico de moradores da comunidade quilombola Itaboca, município de Inhangapi, região nordeste do estado do Pará, no contexto das relações socioculturais. O estudo foi desenvolvido a partir das abordagens metodológica qualitativa descritiva e quantitativa, com aplicação de questionários semiestruturados, entrevistas abertas e observação direta. Foram entrevistados 24 praticantes da medicina popular os quais foram selecionados por amostragem não aleatória, utilizando o método da bola de neve, indicadas por três pessoas da comunidade chamadas de sementes A, B e C. Foram entrevistados também, quatro representantes da comunidade por meio de entrevistas abertas. Os resultados revelam um conjunto de saberes e práticas com uso de plantas medicinais cultivadas pelas famílias. Contudo, em função da relação de parentesco, são as matriarcas e anciães da comunidade que concentram maior credibilidade para exercício da medicina popular, por apresentarem maiores conhecimentos e experiência empírica com plantas medicinais. Esses saberes interferem na organização social da comunidade, atravessando práticas de cura e modificando a paisagem do ambiente comunitário por meio de processos antrópicos de substituição da floral por espécies medicinais cultivadas nos quintais. No âmbito do conhecimento etnobotânico dos moradores de Itaboca, foram registradas 83 espécies, das quais 41 foram identificadas. As plantas mais citadas foram boldo (Plectranthus ornatus), hortelãzinho (Menta pulegium L.), erva-cidreira (Lippia alba (Mill).N.E.Br). O chá é a forma mais comum de preparação. O tratamento de complicações do aparelho digestivo é o mais indicado. Neste estudo, observou-se um sincretismo religioso de caráter curativo. A finalização do trabalho aponta para o risco de perdas culturais etnobotânicas decorrentes do pouco interesse das gerações mais jovens pela manutenção deste saber, o que requer políticas de incentivo a preservação de saberes culturais de populações tradicionais e leis efetivas que garantam reconhecimento e valorização do patrimônio cultural destas comunidades. Considera-se que os conhecimentos advindos desse universo, podem fornecer relevantes contribuições para a conservação das tradições culturais e biológicas de comunidade tradicionais, como também, prover subsídios teóricos/práticos aos debates culturais e pesquisas científicas laboratoriais na esfera acadêmica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desastre socioambiental em Barcarena: a percepção dos moradores de Vila do Conde sobre o naufrágio Haidar(Universidade Federal do Pará, 2019-05-14) MACÊDO, Jucimeire Rocha; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902Esta pesquisa possui como delimitação temática o estudo acerca dos desastres socioambientais na região da Amazônia, e traz como proposta central de investigação compreender os efeitos socioambientais gerados pelo naufrágio da embarcação Haidar aos moradores de Vila do Conde – comunidade costeira da Amazônia brasileira. O desastre socioambiental ocorreu no dia 06 de outubro de 2015, no qual um navio cargueiro de bandeira libanesa carregado com, aproximadamente, 5 mil bois vivos afundou no Porto de Vila do Conde, ocasionando a morte dos animais mediante intenso sofrimento, o derramamento de 700 toneladas de óleo combustível no Rio Pará, 90 toneladas de fardo de feno e 50 toneladas de fardos de arroz destinados à alimentação dos animais durante a viagem. O objetivo geral que norteou o estudo buscou compreender os efeitos socioambientais e na saúde dos moradores de Vila do Conde, gerados pelo naufrágio Haidar. Os objetivos específicos foram pautados em: 1) Caracterizar como se constituía o modo de vida dos moradores de Vila do Conde, em um breve recorte histórico; 2) Analisar os efeitos socioambientais decorrentes do desastre; 3) Investigar os efeitos na saúde dos moradores, a partir do naufrágio Haidar. O caminho trilhado para compreender o fenômeno possui referências teóricas embasadas em autores como: Artaxo (2014), sobre as transformações planetárias; Victor Marchezini (2018), atuante no tema sobre desastres socioambientais, que evocam reflexões a respeito da legitimidade para as questões ambientais e desigualdade social; Rita Barata (2009) e Ribeiro (2004), que exemplificam a compreensão sobre a saúde ambiental e também sobre o resultado das desigualdades sociais e ambientais no âmbito da saúde humana e Nascimento (2010), que elucida os desastres socioambientais ocorrentes e recorrentes no município de Barcarena. Compreendendo a complexidade do objeto de estudo, a abordagem utilizada foi a Pesquisa quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos optou-se pela pesquisa de campo. As técnicas aplicadas para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários elaborados com questões abertas e fechadas e registros no diário de campo. Os dados recolhidos foram organizados, categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo, em um recorte temporal, antes e após o desastre. As considerações finais demostraram que o desastre socioambiental acarretou uma série de desequilíbrios no tocante à saúde, ao lazer, a economia e a reorganização sociocultural. Em relação à saúde foi quantificado 603 atendimentos médicos, sendo que os sintomas mais recorrentes foram: enjoo, dor de cabeça, mal-estar e vômito. As práticas de lazer foram comprometidas, já que a praia foi interditada. As atividades econômicas concentradas no lazer, turismo e pesca foram gravemente prejudicadas com a interdição da praia. A saída dos moradores de suas residências, localizadas na praia de Vila do Conde, marca assim, a reorganização social após o desastre.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Dinâmicas socioambientais no Rio Apeú em Castanhal, Pará-Brasil(Universidade Federal do Pará, 2020-07-30) SILVA, Laís Almeida da; PEDROSO, Augusto José Silva; http://lattes.cnpq.br/7493360101275598; BAHIA, Mirleide Chaar; http://lattes.cnpq.br/6052323981745384As formas da interação ser humano - natureza refletem em efeitos benéficos ou maléficos na complexidade dos sistemas de ambientes naturais e urbanos, expressando efeitos locais e mundiais. A problemática ambiental é o resultado da crise da civilização e, para resolver este problema, é necessário primeiro reconhecer essa visão, referindo-se sobre a construção de um novo paradigma de desenvolvimento que, por sua vez, intervenha positivamente nos sujeitos sociais e na dinâmica da economia. Compreendendo, dessa forma, que as complexas questões ambientais devem ser articuladas a todos os setores, haja vista que não se pode lidar com a natureza de forma isolada, com a atuação da interdisciplinaridade, pode ser possível gerar conhecimento suficiente para a construção de uma racionalidade produtiva e sustentável. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo central “Analisar as dinâmicas socioambientais no rio Apeú, em Castanhal - Pará”. A pesquisa foi desenvolvida no trecho do rio Apeú, na região da Amazônia, estando este localizado na vila Apeú, situada no município de Castanhal, Pará – Brasil. Tem uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, com dois enfoques: aspectos sociais e aspectos ambientais associados e referentes às dinâmicas ocorridas no rio. Para a coleta de dados empíricos sobre os aspectos sociais, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e, sobre os aspectos ambientais, foi utilizada a análise de qualidade de água. Sendo assim, como resultado, foi possível perceber que, a condição em que a região analisada se encontra, por meio de análises sobre a presença de bactérias indicadoras de qualidade, de condições físico-químicas, de declarações de moradores e de registros fotográficos, práticas inadequadas, que resultam em indicadores de contaminação e, como o rio é um ambiente dinâmico, isso desemboca em resultados que indicam que a situação desse rio é preocupante socio ambientalmente. Ainda assim, este possui potencial de atrair moradores e turistas para práticas e como espaço de lazer, para interações sociais e crescimento econômico da região amazônica, demonstrando a responsabilidade e a necessidade do Poder Público intervir com Políticas Públicas direcionadas à manutenção da qualidade desse rio e práticas lúdicas de sociabilidade, para a qualidade de vida da população local.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Discurso e cibercultura: uma análise de como a imagem Amazônia é disseminada em âmbito da internet(Universidade Federal do Pará, 2021-04-20) ARAUJO, Daymerson Ferreira; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082A Amazônia não é de agora o espaço para onde a atenção de governos, de organizações governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, e de diversas instituições está voltada. Dada sua complexa sociobiodiversidade, sobre essa região se fazem construir imagens e visões que, na maioria dos casos, servem para disseminar e consolidar discursos exógenos e que acabam por ser recebidos e assimilados por habitantes desse rincão, mormente por quem tem mais facilidade de acesso e uso da rede mundial de computadores, privilegiado ambiente de criação e circulação de ideias. Dessa maneira, surgem as seguintes indagações: de que modo estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino em Castanhal/PA compreendem a Amazônia a partir do contato com esses discursos e ideias disseminados na internet? Nesse sentido, traça-se como objetivo geral dessa pesquisa analisar, por meio de suas produções textuais, a maneira como estudantes do ensino médio de uma escola em Castanhal/PA percebem o tema Amazônia no contexto da internet. Especificamente, objetiva-se: a) Identificar e caracterizar o espaço amazônico nos âmbitos geográfico, social e ambiental; b) Analisar a emergência da rede mundial de computadores enquanto possível vetor de disseminação e consolidação de discursos na atualidade; e c) Entender e analisar de que maneira a Amazônia é percebida por estudantes do ensino médio, a partir da internet, utilizando-se a Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso de textos por eles produzidos. Justifica-se esse estudo pelo fato de a internet ser, hoje, o areópago onde os debates se dão de forma ágil e integrada e entender de que maneira esses estudantes retêm para si tais informações é importante para a tomada de decisões, especialmente, no tocante a intervenções mais específicas no âmbito da escola e da sociedade. Assim, faz-se uso, como métodos de análise, da Análise de Conteúdo (AC), seguindo pressupostos de Bardin (2016), e da Análise de Discurso (AD), a partir de reflexões de Althusser (1967), Orlandi (2007) e Souza (2014),. Esta pesquisa se enquadra em um cunho qualitativo-interpretativa (MINAYO, 1995), de natureza básica (JACOBSEN, 2009). Como resultados, compreendeu-se que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma percepção da Amazônia como um ambiente externo ao seu convívio, como um cenário que se resume, única e exclusivamente, à floresta, ao exotismo. Além do mais, em grande parte de seus discursos foi identificada uma postura de afastamento em relação à Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “Elas jogam, tocam e cantam”: práticas e discursos sobre a experiência histórica de mulheres capoeiristas no Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-08-08) CAMÕES, Luciane de Sena; LEAL, Luiz Augusto Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7967678999713659Este trabalho busca discutir as experiências históricas de algumas mulheres capoeiristas envolvidas na prática de “vadiagem” em algumas cidades do Pará, suas experiências foram analisadas a partir dos discursos construídos sobre o feminino e as relações de gênero geradas por tais concepções. De modo específico, buscamos traçar perfis das mulheres capoeiristas de algumas cidades do Pará, conhecer e discutir sobre suas experiências na capoeira; analisar o processo de inserção das capoeiristas nos grupos e suas formações; verificar a importância dos coletivos de capoeira; refletir sobre as questões ligadas as especificidades do feminino como gravidez, TPM e outras; e refletir sobre o saber-fazer na capoeira. A partir da análise de dados, pretende-se entender a trajetória das capoeiristas, suas experiências e vivências nos grupos de capoeira, e como estes grupos podem contribuir com o protagonismo destas mulheres. A pesquisa baseia-se em análise qualitativa de dados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, diário de campo e questionário aberto aplicado a 19 mulheres do Pará (Belém, Abaetetuba, Bragança, Castanhal e Cametá), onde discussões são realizadas a partir de escritos sobre gênero, feminismo negro e capoeira. Na contação de história oral é possível buscar contribuições da etnografia e de teóricos que realizam estas reflexões. A partir das narrativas obtidas durante a pesquisa foi possível perceber que: as mulheres vivenciam frequentemente situações em que há reprodução do machismo, sexismo e violência. Os coletivos feministas de capoeiras estão realizando ações de protagonismo feminino como: rodas feministas; oficinas; rodas de conversa; atos públicos; e cartas de repúdio. É possível perceber que as mulheres estão avançando nas graduações. Entretanto as relações entre homens e mulheres na capoeira continuam muito desiguais, sendo necessário a desconstrução de discursos e práticas. Este processo de pesquisa poderá contribuir para construção de novos diálogos sobre a participação de mulheres na capoeira e sobretudo, contribuir com o protagonismo, a visibilidade e a construção de lugares de fala das mulheres na capoeira, e contribuir com a reflexão sobre a participação das mulheres nos grupos de capoeira e problematizar suas práticas construídas, visto que são aspectos importantes para ocupação da figura feminina nos seus espaços.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre campos, tesos, várzeas e florestas: relação com as paisagens nos processos de formação identitárias e resistência afromarajoara(Universidade Federal do Pará, 2021-07-14) NAZARÉ, Mailson Lima; BARBOZA, Myrian Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/4827055067722362; https://orcid.org/0000-0002-6712-7386; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XEste trabalho objetiva descrever realidades socioambientais de comunidades tradicionais no arquipélago do Marajó no Estado do Pará, através de modos de vida como forma de resistência afromarajoara. É desenvolvido a partir da descrição de minha realidade social, de origem de comunidades de vaqueiros da região dos campos marajoara, em uma relação com os aspectos de resistência e afirmação étnica da comunidade quilombola de Gurupá situada no município de Cachoeira do Arari. A descrição de minha trajetória social é realizada por meio de autoetnobiografia, o que torna essencial para evidenciar modo de vida de negro com protagonista de sua própria história. As análises dos modos de vida no território quilombola de Gurupá são realizadas através de etnografia do andar, método desenvolvido através de observação, diálogos e caminhadas junto com interlocutores da comunidade. Portanto, através da etnografia do andar e da autoetnobiografia procuro relacionar minhas vivências com as resistências da comunidade quilombola de Gurupá como forma de resistir a paradigmas eurocêntricos, os quais fundamentados no discurso desenvolvimentista vem avançando e impactando os territórios de comunidades tradicionais no arquipélago do Marajó. Neste sentido, as reflexões apresentadas no estudo procuraram responder a seguinte questão: como modos de vida constituem formas de resistência a partir da relação identidade e paisagens? O estudo tem como referência questões etnicorraciais e por isso utilizo conceitos como afromarajoara e quilombismo. Por fim, a investigação conclui evidenciando que as comunidades tradicionais vêm utilizando de pluriatividades em seus ambientes como forma de resistência tanto para enfrentar as suas dinâmicas sazonais, como às interferências externas de projetos desenvolvimentistas, reafirmando seus territórios como espaço e lugar de resistências afromarajoaras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fitoterapia tradicional por meio do uso da planta “insulina” (Cissus Verticillata), no tratamento do diabetes mellitus, em uma comunidade costeira do nordeste do Pará (Amazônia, Brasil)(Universidade Federal do Pará, 2020-07-30) MORAES, Jones Souza; SILVA, Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902A Bacia do Rio Caeté, localizada no Norte do Brasil, pertencente à região da Amazônia Brasileira, Nordeste do Estado do Pará, apresenta um grande número de espécies vegetais com variadas propriedades medicinais, muito utilizadas pelos moradores das populações tradicionais da região, em destaque neste caso, para as populações tradicionais ribeirinhos/costeiros que ali vivem. Apesar disso, muitas destas plantas ainda não foram identificadas ou tiveram registrados os seus usos medicinais de formas tradicionais. O presente trabalho objetivou analisar os usos terapêuticos/medicinais da etnoespécie da planta Cissus verticillata, conhecida popularmente como “Insulina”, no tratamento do Diabetes Mellitus, na Comunidade ribeirinha/costeira de Ponta de Urumajó NE do Pará. A pesquisa possui abordagem metodológica qualitativa, realizada por meio da pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de free listing, entrevistas com informantes-chaves, aplicação de formulários, coleta de amostras vegetais, observação, gravação de áudio/vídeo e fotografias. Resultados apontam que a comunidade da Ponta do Urumajó demonstra grande arcabouço de saberes sobre plantas medicinais, utilizando-as das mais diversas formas, além é claro, de conhecer, com muita propriedade, as práticas empregadas para o uso das plantas medicinais, que são utilizadas para o cuidado em saúde, que neste caso é a Cissus verticillata, que é utilizada para o tratamento do Diabetes Mellitus. A comunidade tem empregado o uso da “Insulina” amplamente, desconhecendo, porém, se esta planta apresenta algum efeito tóxico e ou perigo de reações adversas. Nesse intuito, a conclusão deste trabalho tende a contribuir com o reconhecimento e valorização dos saberes e práticas locais de populações tradicionais ribeirinhos/costeiros da Amazônia brasileira, em relação ao uso de plantas medicinais, bem como buscou uma maior integração entre os conhecimentos científicos e os tradicionais para a consolidação de práticas de conservação da espécie, tais como o seu uso medicinal de forma segura, dando qualidade de vida aos pacientes diabéticos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gente do estuário: mudanças e permanências dos saberes e técnicas tradicionais de pescadores artesanais de Vigia (PA)(Universidade Federal do Pará, 2020-10-28) SILVA, José Matheus Barata; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961A pesca artesanal na Costa Norte brasileira é uma das principais atividades econômicas da região. O presente estudo consiste em analisar as técnicas de pesca dos pescadores artesanais estuarinos de Vigia-PA, com ênfase nas transformações e ressignificações da pesca artesanal e do saber tradicional para a comunidade local. Este estudo aponta as principais artes de pesca utilizadas na microrregião do salgado paraense, sua importância para o cenário local, regional e nacional. Pondera-se a contribuição do saber tradicional dos pescadores artesanais, por meio de suas readaptações à geografia territorial do lugar em constante mutação. Demonstra-se a relevância da pesca artesanal, as implicações da pesca industrial para a categoria e suas tensões. Dessa forma, propõe-se a inclusão dos saberes dos pescadores artesanais nas políticas públicas para a pesca na região, dado o seu profundo conhecimento da atividade, além de ensejar a aproximação entre o saber acadêmico e o saber tradicional, ou saber-fazer dos povos locais. Para tanto, buscou-se realizar levantamentos bibliográficos e aprofundamento teórico sobre o tema. Da metodologia, foram aplicados 300 formulários e entrevistas semiestruturadas, análise do discurso, pesquisa de campo com os sujeitos locais, com perguntas referentes à pesca, suas transformações, permanências e perspectivas. Adiante, produziu-se tabelas, gráficos e imagens, de forma colaborativa, levando-se em consideração os apontamentos dos pescadores artesanais, suas reflexões, narrativas, saberes e percepções sobre sua própria prática. Por fim, algumas categorias foram basilares para a pesquisa, como: pesca artesanal, saber tradicional, saber-fazer e técnicas. Alguns autores foram fundamentais, como: Ramalho (2011, 2012, 2014), Diegues (1983, 1988, 2001, 2004), Cunha (1993, 2000, 2004), Furtado (1987, 1990, 2001) e Isaac (1998, 2003, 2006). Desse modo, buscou-se a tradução dos saberes dos pescadores artesanais estuarinos como forma de auxiliar futuras proposições de estudos e políticas públicas para a microrregião do salgado paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mulheres em privação de liberdade e ações voltadas para reinserção social no Centro de Reeducação Feminino em Ananindeua-Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-08-25) GOMES, Daiane Ribeiro; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560O objetivo geral deste trabalho é compreender como as ações de reeducação de mulheres em privação de liberdade voltadas para a reinserção social estão sendo ofertadas no Centro de Reeducação Feminino em Ananindeua – Pará. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em obras correlatas ao tema, além de uma análise de informações do sistema prisional paraense a respeito de ações desenvolvidas no encarceramento feminino. Realizou-se também uma abordagem qualitativa que habita na interface entre os métodos funcional e interpretativo, como processo de autotransformação do ser humano, ou seja, como processo simultaneamente produtivo e formativo. Os resultados demonstram que, na prática, as ações de reeducação à reinserção social acontecem em parceria principalmente com o sistema “S”. O curso de panificação e manutenção de microcomputadores são os de maior preferência, e os cursos de garçom, recepcionista, aplicadora de revestimento cerâmico, artesão de pintura em tecidos, manicure e pedicure apresentam um menor interesse pelas presidiárias. Também há oficinas voltadas para a ideia de levar diversão e cuidados às internas, aperfeiçoando habilidades que colaboram na construção de um perfil profissional, para conseguirem um emprego ao sair do sistema prisional. É imperativo promover o debate sobre reinserção social e destacar a necessidade de políticas públicas para a promoção da dignidade da mulher no cárcere em atenção aos direitos humanos e garantias fundamentais assegurados constitucionalmente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nas águas lendárias do Rio Capim: narrativas autóctones do fenômeno da pororoca em São Domingos do Capim-Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-01-03) SILVA, José Maria Soares da; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961Este trabalho analisa as narrativas autóctones sobre o fenômeno da pororoca em São Domingos do Capim, verificando de que maneira tais narrativas se configuram socialmente dentro de um processo de saberes e práticas na construção de identidade em São Domingos do Capim. Para isso, considerar-se-á o contexto histórico, político e econômico, tendo por base os efeitos da colonização sobre a cultura local, tangenciando, a ação antrópica do homem sobre a natureza, referenciando o contexto e a lógica dos grupos sociais envolvidos. Foi feita, então, uma revisão bibliográfica e uma análise a partir dos relatos dos viajantes e da narrativa do rio e das matas, compreendendo-se que a natureza fornece ao ser humano matérias primas que justificam não só sua existência material, mas também cultural e espiritual. A pesquisa de campo, realizada entre os moradores de São Domingos do Capim apresenta os relatos orais, evidenciando como se configura a cultura local, referenciando o contexto e a lógica dos grupos sociais circunscritos ao universo das narrativas, tal como o mito da pororoca em São Domingos do Capim. A estruturação das ciências e a produção desses saberes não abrangem apenas a dimensão da análise qualitativas, mas reivindica estudos em condições de promover a interpretações em diferentes contextos para as distintas dimensões da polissemia que, em nível técnico, são trazidas a partir de entrevistas, depoimentos, narrativas, vivências e memórias. Neste sentido, o referencial teórico sobre colonialidades, antropização, interculturalidades e decolonialidades auxiliam a interpretação que privilegia a transitoriedade nos discursos que, segundo Fernandes (2011), são a ambiguidade, a contrariedade e a contradição das categorias, relacionadas à análise do discurso.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nomes a navegar: saberes, práticas e significados nos nomes das embarcações pesqueiras de Bragança-Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-09-30) CORRÊA, Ellen Cristina da Silva; SILVA, Jair Francisco Cecim da; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XEste trabalho objetiva investigar os nomes conferidos às embarcações pesqueiras no município de Bragança, cidade localizada na região nordeste do Pará. O estudo intenta discutir de que forma se estabelecem as relações sociais a partir da verificação desses nomes, o que pode levar a identificação de práticas, saberes e costumes desta comunidade pesqueira. Nesse contexto, duas categorias notoriamente se destacam: os abridores de letras navais e os proprietários das embarcações. A investigação de abordagem qualitativa inicia-se pela pesquisa de campo no intuito de coletar informações nos estaleiros e espaços afins bragantinos, em seguida por meio de depoimento oral, no uso de entrevistas, coletaram-se as falas dos sujeitos abridores de letras e donos de barcos. A proposição norteadora da pesquisa é a de que por meio do significado dos nomes das embarcações possamos compreender de que maneira se dá a interação entre homem, embarcação e natureza e como processos culturais podem ter fundamentado a escolha desses nomes. Desta forma, objetiva-se entender o saber- fazer dos abridores de letras navais, assim como apreender a simbologia dos nomes dos barcos para proprietários e abridores de letras. Dentre os autores utilizados para esta discussão estão: Malinowski (2018), Lévi-Strauss (1989), Ramalho (2007), Lukács (2018), Rugiu (1998), Pollak (1992) e Hall (2006). Os principais métodos utilizados nesta pesquisa foram a pesquisa de campo e entrevistas. Obteve-se como resultado a percepção de que na cidade referida há quantidade de barcos com nomes que levam em consideração os contextos socioculturais que cercam seus proprietários, atrelados à questões religiosas, parentais e afetivas. Também foi possível identificar as relações dos abridores de letras navais com os nomes que pintam. Assim, depreendeu-se que os simbolismos presentes nos nomes das embarcações expressam as vivências dos donos de barco e marcam os saberes-fazeres daqueles que materializam esses nomes, os abridores de letras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ofício de benzer como produção de conhecimento: etnografando práticas de benzeção do município de Tracuateua – PA – Amazônia – Brasil(Universidade Federal do Pará, 2020-08-31) CASTRO, Rita de Cássia de Quadros; VILLACORTA, Gisela Macambira; http://lattes.cnpq.br/4673875521234184O ofício de benzer consiste em uma prática cultural do saber popular do Município de Tracuateua/PA relacionada à cura religiosa. Além dos seus aspectos espirituais intrínsecos, o benzimento é uma importante fonte de produção de conhecimento daquela comunidade, em que pese a desvalorização de sua prática em relação ao saber científico. Pensando nessa temática, este trabalho objetivou, mediante estudo etnográfico, analisar a epistemologia da benzeção, a partir do saber popular e de práticas de cura, partindo do conceito da educação da atenção proposto por Tim Ingold. Busca-se relatar os impactos da sobreposição do saber científico sobre outros saberes, identificar as razões da desvalorização das práticas de benzimento e sinalizar a importância de diálogos entre saberes e da valorização do conhecimento, independentemente de sua origem. A partir desta análise epistemológica, almeja-se subsidiar políticas públicas para a valorização dos saberes e das práticas culturais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Pedagogia do mangue: proposta de inclusão de saberes e fazeres dos pescadores artesanais na prática escolar de São Caetano de Odivelas/PA(Universidade Federal do Pará, 2021-01-20) NASCIMENTO, Onilson Carvalho do; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961Fundamentado como Pedagogia do Mangue em diálogo com etnossaberes e interculturalidade é uma pesquisa de caráter etnográfico, que objetiva analisar as interações interculturais no município de São Caetano de Odivelas/PA como proposta de inclusão dos saberes e fazeres dos pescadores artesanais na prática escolar deste município. Para tanto, apresenta levantamento socioeconômico, populacional, educacional, formação religiosa e condições de infraestruturas do lócus da pesquisa. Identifica as relações antrópicas constituídas entre cultura e natureza mediadas pelas relações entre tradição oral, saberes e fazeres nos ambientes pesqueiros em meio aos manguezais odivelenses. Ancorada nas narrativas e memórias dos pescadores da comunidade de São João dos Ramos (distrito municipal) possibilita encontros e desencontros com a cultura local e com a forma de sustentabilidade desses moradores do mangue, em “que a cultura oral é decorrente e implica em condições sociais e históricas” FERNANDES, (2013).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perfil comportamental e emocional de mulheres grávidas vítimas de violência inferido com auxílio de ferramenta computacional(Universidade Federal do Pará, 2019-11-19) COSTA, Saulo William da Silva; SERUFFO, Marcos Cesar da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082A violência contra mulheres é uma problemática que a cada dia ganha mais espaço em debates, ações e pesquisas sob os mais diversos enfoques. Esse trabalho aborda a questão a partir de um enfoque interdisciplinar e objetiva identificar, por meio de ferramenta computacional e entrevista com questionário digital, expressões faciais e traços comportamentais de mulheres grávidas atendidas nas Unidades de Saúde do município de Ananindeua, a fim de traçar padrões psicocomportamentais denotadores de violência ao mesmo tempo em que se busca elementos indicativos do desenvolvimento de transtorno de estresse pós-traumático entre aquelas que têm um quadro de violência. Para se chegar a esse objetivo, desenvolveu-se uma ferramenta computacional própria a qual se chamou Women’s Health Observer Tool (WHOT) a qual se mostrou bastante promissora no tocante a comportar os questionários digitais utilizados nas entrevistas, registrar as expressões faciais das entrevistadas, inferir as emoções manifestadas na face de cada uma ao longo dos questionários e estabelecer ligações entre emoções e respostas dadas contribuindo, dessa forma, para traçar os perfis psicocomportamentais. Considerando o estudo principal no qual essa pesquisa se baseou (SANCHEZ et al., 2017), a WHOT mostrou-se capaz de indicar elementos indiciários de ocorrência de IPV, ACE e PTSD em mulheres grávidas o que corrobora sua importância para a descoberta e melhor tratamento da vítima; igualmente se mostra um promissor dispositivo auxiliar para os profissionais de saúde poderem intervir com eficiência e eficácia no atendimento às vítimas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Rastreamento de experiência de usuário em sistemas interativos Web(Universidade Federal do Pará, 2021-11-11) SOUZA, Kennedy Edson Silva de; MELLO JUNIOR, Harold Dias de; http://lattes.cnpq.br/3003315337750206; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560O conceito de Experiência de Usuário (do inglês User Experience ou UX) tem sido usado para alcançar melhorias em sistemas de informação digital com base em como as pessoas os percebem. Considerando o movimento da inclusão digital e o consequente crescimento da necessidade de prover experiência de utilização satisfatória, a pesquisa sobre métodos de avaliação de UX se torna essencial para acompanhar as transformações tecnológicas e promover as necessárias adequações. Apesar do avanço da produção científica no campo de UX, observam-se ainda lacunas relevantes que evidenciam a necessidade do desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas que visem de prover avaliação de UX com maior precisão, frente à demanda cada vez maior por aplicações de fácil utilização e aprendizado, resultante das transformações tecnológicas e sociais em curso. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar uma ferramenta de análise de experiência de usuário capaz de fornecer artefatos qualitativos e quantitativos, a partir da associação dos dados de rastreamento de interações e heurísticas de UX. A metodologia desenvolvida para esta pesquisa exploratória possui como pilares principais os métodos quantitativo e qualitativo, baseado em dados obtidos a partir entrevistas, questionários, além de análise de documentos e artefatos gerados, de rastreamento ocular, de mouse, keylogging e de aprendizado de máquina. Para a execução do estudo foi desenvolvida a ferramenta T2-UXT (Tracking Techniques User eXperience Tool), criada para executar coleta de dados de interação por entradas múltiplas de dados, a ferramenta foi avaliada em dois cenários de estudo de caso de áreas do conhecimento distintas. Para representação de dados de interação, foram desenvolvidas duas opções gráficas de visualização, além de tabela de análise de métricas e integração com algoritmos externos, o que permitiu análises mais detalhadas utilizando Inteligência Artificial. A partir disso verificou-se que a T2-UXT é capaz de auxiliar na avaliação de UX através dos artefatos que podem ser utilizados como referência para modificações e customizações em interfaces gráficas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O sagrado (re)velado em narrativas orais de mulheres quilombolas de Santíssima Trindade - Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-03-15) SOUSA, Natasha Fernandes de; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Esta pesquisa tem como propósito compreender o sagrado (re)velado em narrativas orais de mulheres da Comunidade Santíssima Trindade-Pará. A relevância social em de dar vez e voz aos saberes, a religiosidades e aos costumes dos que habitam ou habitaram espaços marginais, refletindo suas narrativas em busca de identificar possíveis interferências temporais, e, ainda, o que representa a Comunidade através de suas vozes. Para isto, a investigação apresentou uma metodologia com abordagem qualitativa com características descritivas, considerando as narrativas orais de três mulheres quilombolas da comunidade Santíssima Trindade. A constituição dos dados se deu através de observação, entrevista, conversas informais, registro audiovisual e caderno de anotações. Os resultados apontam que o sagrado é (re)velado através de manifestações de rituais religiosos com devoção aos santos, principalmente a São Pedro - o padroeiro da Comunidade, bem como, em rituais de cura com ervas ou de rezadeiras. Ressalta-se que o sagrado também se (re)vela por meio de hierofanias elementares ou mais elaboradas como a humana. Conclui-se que no sagrado (re)velado em narrativas orais das mulheres da comunidade quilombola Santíssima Trindade há um entrelaçamento entre vida e memória à própria história da Comunidade, tornando-se fonte de conhecimento para conhecer a história do lugar em que o sagrado se (re)vela com representatividade e pertencimento à comunidade de mulheres negras e quilombolas, para além de uma ideologia totalizadora.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “A TEUCY é uma nação própria”?: transnação e malha ritual no culto as folhas na tenda espírita de umbanda cabocla Yacira – Ananindeua-PA(Universidade Federal do Pará, 2019-06-06) RIBEIRO, Rafael Santos; VILLACORTA, Gisela Macambira; http://lattes.cnpq.br/4673875521234184A vida nas religiões afro-brasileiras está na expressão e vivência da natureza. Os adeptos dos diversos segmentos desta religião não percebem o mundo como algo distante ou separado de si, mas, como fluxos circulatórios ligados ao mesmo tecido, chamado por eles de ayê (terra). Este movimento e inserção no mundo dialoga com o que Tim Ingold (2012; 2017) chama de malha de linhas entrelaçadas de crescimento e movimento. Todo esse processo está longe de uma percepção do ambiente enquanto fator material, mas o percebe enquanto materialidade, ou seja, elementos que não estão em um lugar, mas ao longo do caminho e, principalmente, estão vivos. Partindo desta perspectiva, busca-se compreender neste trabalho o espaço da folha nos cultos litúrgicos de matriz africana, especificamente na Tenda Espírita de Umbanda Cabocla Yacira (T.E.U.C.Y.), localizada na cidade de Ananindeua-PA. Entende-se que o espaço da folha nestes cultos não é vivido dentro de um ambiente, mas através dele, peregrinando, criando vida, perpetuando a materialidade do culto na própria folha, assim, à folha não possui o poder apenas de cura, através de banhos, garrafadas, ebós, mas é importante na ordenação da produção de conhecimento, na base epistemológica do ambiente do terreiro. Através desse pensamento, observo as ramificações religiosas da TEUCY não como um objeto que se separa do mundo que está inserido, mas como coisas que se entrelaçam, que geram conhecimento e relações de força, o que Ingold chama de fluxos, ou seja, já não é mais interessante os objetos que estão contidos no terreiro, mas como elas (ramificações religiosas) interagem entre elas e com meio e como se expandem além delas mesmas através do culto às folhas.
