Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Navegando Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA: avaliação com o software WAVE e teste com alunos cegos que usam o NVDA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-19) SANTOS, Zilah Edelburga Chaves dos Santos; BERRÍO ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; CHALHUB, Tania; http://lattes.cnpq.br/6737749200665570; https://orcid.org/ 0000-0001-7160-3886A acessibilidade possibilita o uso com segurança e autonomia de estruturas urbanísticas, comunicacionais, informacionais e tecnológicas por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A acessibilidade digital em websites de bibliotecas universitárias assegura o direito e a autonomia no acesso à informação na web para todos, em especial às pessoas com deficiência, o que é previsto em diversas legislações. Diante desse panorama, tem-se como problema de pesquisa: “A homepage do website da Biblioteca Central da UFPA atende aos requisitos de acessibilidade para conteúdo web do W3C, permitindo que pessoas cegas que usam o NVDA possam acessar as informações contidas nela”? Para isso, delineou-se como objetivo geral: Analisar a acessibilidade digital da homepage da Biblioteca Central da UFPA, no que diz respeito ao acesso à informação, tendo com parâmetros as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.1 e a experiência do usuário cego na interação com a web usando o leitor de telas NVDA. Teve-se como objetivos específicos: a) Identificar itens que comprometem a acessibilidade da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, apontados pelo avaliador automático WAVE; b) Verificar a experiência de navegação do usuário cego que usa o NVDA com a homepage do website da BC/UFPA, acessando informações sobre os produtos e serviços disponíveis; c) Verificar a conformidade das diretrizes de acessibilidade para conteúdo web 2.1 de acordo com os resultados da avalição do WAVE e dos testes com os usuários cegos que usam o NVDA. Esta pesquisa teve como metodologia um estudo de caso de caráter descritivo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, seguida da análise da acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, com a aplicação de três métodos de avaliação: automática com o software WAVE, testes com usuários cegos que usam NVDA e entrevista de satisfação. Os resultados mostraram que a acessibilidade digital da homepage do website da BC/UFPA está comprometida nos aspectos perceptível, operável, compreensível e robusto. O software WAVE identificou erros de acessibilidade que impedem o acesso à informação de produtos e serviços digitais por meio de imagens sem texto alternativo, imagens decorativas sem alt nulo, imagens usadas como links sem descrição adequada, links vazios, formulários e botões sem rótulos. Os testes com os alunos cegos ratificam os erros apontados pelo WAVE e mostram também problemas de acessibilidade digital relacionados à usabilidade, arquitetura da informação, boas práticas de acessibilidade, proficiência no uso do NVDA, falta de previsibilidade e clareza, entre outros. Causando nos usuários desorientação, desistência, desestímulo, cansaço etc. Conclui-se que analisar a acessibilidade digital da homepage do site da BC/UFPA foi fundamental para verificar aspectos tecnológicos e humanos necessários para garantir a democratização e autonomia no acesso à informação de sites de bibliotecas universitárias aos alunos cegos, que automaticamente atenderão outras categorias de usuários. É necessário acessibilidade atitudinal, atendimento das WCAG para o desenvolvimento de produtos e serviços digitais com a percepção do usuário com deficiência para que se atenda suas especificidades de navegação, percepção, compreensão, operação, interação, contribuição e acesso à informação na web.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-06-07) PINHEIRO, Alexandre Lobo; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Pessoas com deficiência visual encontram muitas barreiras quanto ao acesso à informação, como a literatura técnico-científica, vastamente utilizada por estudantes universitários, pois a falta de material bibliográfico em formato acessível ainda é imensa. Esta pesquisa pretende analisar a problemática em torno do acesso ao material bibliográfico por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. O objetivo geral é investigar os processos que envolvem o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Os específicos são: a) Realizar discussão sobre a mediação da informação às pessoas com deficiência como campo de estudo na ciência da informação; b) Discorrer sobre aspectos legais e ações relacionadas ao acesso à informação às pessoas com deficiência; c) Identificar as barreiras e estratégias para o acesso à literatura técnico-científica dos discentes cegos da Universidade Federal do Pará; d) Analisar os processos que envolvem a mediação da informação para o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que será realizado estudo de caso, com aportes teóricos do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e documentos que possam subsidiar o estudo. As entrevistas foram aplicadas aos discentes cegos da Universidade Federal do Pará e às bibliotecárias que atuam no Espaço Braille da Biblioteca Central da UFPA. A partir dos dados coletados foram estabelecidas categorias de análise baseadas nas declarações emitidas pelos sujeitos sociais envolvidos em comparação com a literatura da área da Ciência da Informação e àquelas relacionadas às pessoas com deficiência. Os resultados evidenciam que no processo que envolve o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da UFPA existem barreiras no âmbito da relação aluno-professor e outras relacionadas à disponibilidade de material bibliográfico em formato acessível. Essas barreiras geram consequências negativas no desempenho desses estudantes no desenvolvimento das suas atividades acadêmicas, como no conceito das disciplinas. Conclui-se que a superação dessas barreiras depende de esforços já em curso e de mais investimentos em fatores com potencial para eliminá-las ou superá-las como recursos humanos, tecnológicos e parcerias interinstitucionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Apropriação tecnológica do Portal de Periódicos da CAPES: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) MENDONÇA, Doris Campos; BERRIO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487O Portal de Periódicos da CAPES foi criado para solucionar o problema de custeio e democratização do acesso aos periódicos no Brasil. No entanto, conforme dados coletados no Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES, observou-se um baixo uso do portal na Região Norte do país e, em particular, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Essa problemática impulsionou esta pesquisa, cujo objetivo é medir a apropriação tecnológica do Portal de Periódicos da CAPES a partir da percepção dos docentes-usuários do Instituto a respeito da ferramenta, conforme os determinantes de Utilidade Percebida e Facilidade de Uso, propostos pelo Modelo de Aceitação Tecnológica (Technology Acceptance Model). O modelo foi escolhido pela sua madureza, tradição e simplicidade. Utiliza a metodologia de Estudo de Caso, sendo o Instituto a unidade alvo da pesquisa. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários online desenvolvidos com base nas variáveis propostas pelo TAM e enviados por e-mail aos docentes. A partir dos dados coletados foi possível notar que os docentes consideram o Portal uma ferramenta útil e que atende suas necessidades de pesquisa. No entanto, existe uma porcentagem significativa de professores que pouco usam ou não usam a ferramenta. E, entre aqueles que a utilizam, existe a percepção de dificuldades em dominar o sistema. A média de respostas positivas sobre a percepção de Utilidade Percebida da ferramenta é maior que a média de respostas sobre Facilidade de Uso, ainda que os docentes-usuários se percebam como capazes na utilização deste tipo de tecnologias (autoeficácia). Considerando que a percepção registrada foi aquela dos usuários melhor preparados na instituição, concluiu-se que é possível que o Portal seja percebido como uma ferramenta complexa e isso desestimule novos usuários ou maior frequência no seu uso, comprometendo assim a apropriação dessa tecnologia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação da indexação a partir dos elementos de exaustividade e especificidade pela revocação e precisão na recuperação da informação: sob a ótica dos usuários no sistema de bibliotecas da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2019-05-29) GARCIA, Valdenise César; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236A indexação é uma das atividades realizadas nas bibliotecas para a organização temática da informação. Por seu intermédio os bibliotecários extraem assuntos dos documentos para representá-los tematicamente, a fim de que os usuários tenham acesso ao documento desejado através da recuperação da informação. Considerando que a avaliação da indexação é imprescindível para proporcionar mais qualidade ao seu processo e permitir uma recuperação da informação eficiente para os usuários, propõe-se realizar a avaliação da qualidade da indexação efetuada nos documentos das áreas de Ciências Biológicas, Humanas e Engenharias das bibliotecas da UFPA nos quesitos de exaustividade e especificidade, mediante a recuperação da informação no catálogo online pelos elementos de revocação e precisão, sob a ótica do usuário. Teve como objetivo geral: Contribuir com subsídios teóricos e práticos para a área de Tratamento Temático da Informação a partir de investigação sobre a avaliação da qualidade da indexação, mediante os elementos de exaustividade e especificidade pela revocação e precisão na recuperação da informação. E como objetivos específicos: a) Refletir sobre a temática indexação: aspectos teóricos, conceituais, finalidades, etapas, instrumentos, bem como os fatores inerentes a sua política e avaliação pela recuperação da informação; b) Obter o julgamento de relevância e opiniões sobre os documentos recuperados na busca por assunto no catálogo do sistema de bibliotecas da UFPA por meio da aplicação de entrevistas com usuários de três cursos de graduação, campus Belém; c) Verificar os níveis de exaustividade e de especificidade na indexação a partir das taxas de revocação e de precisão na recuperação da informação, tendo em vista a avaliação da qualidade da indexação realizada no total de 2.584 documentos. Como procedimento metodológico, aplicou-se a entrevista semiestruturada a 55 usuários do sistema de bibliotecas da UFPA distribuídos nos cursos de graduação de Biologia, Psicologia e Engenharia Civil, campus Belém, representando respectivamente as áreas do conhecimento de Ciências Biológicas, Humanas e Engenharias. E para a análise da qualidade da indexação, foram utilizadas as categorias de exaustividade e de especificidade, referentes ao processo de indexação, e de revocação e de precisão, concernentes à recuperação da informação por assunto. Os resultados mostraram que a indexação realizada nos documentos analisados dos três cursos foi considerada satisfatória, principalmente para o curso de Biologia, em que se verificou maior qualidade na indexação, pois foram recuperados documentos relevantes com poucos irrelevantes. Contudo, para uma maior qualidade nos cursos de Psicologia e Engenharia civil, torna-se necessário elaborar diretrizes para a indexação e fixá-las em uma política de indexação. Conclui-se que avaliar a indexação por meio da recuperação da informação, incluindo os sujeitos que fazem parte do ciclo documentário, torna-se essencial quando se quer buscar melhorias para o processo, pois estes podem aperfeiçoar a representação e recuperação da informação pelo seu feedback, mostrando o que é desejado para cada área específica dos documentos tratados, bem como permitindo a adequação da indexação conforme o contexto de cada biblioteca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A indexação para a organização de acervos permanentes(Universidade Federal do Pará, 2021-02-25) BARBOSA, John Charlles Nogueira; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960Os acervos permanentes constituem espaços de memória, possuem uma função social no espaço que ocupam, constituindose em fonte inesgotável para pesquisas, sejam elas acadêmicas e científicas ou não. A relevância da indexação no que tange à organização de arquivos permanentes é muito importante, pois é utilizada com uma ação de descrever, identificar e recuperar um determinado documento, com a intenção de se obter excelência na recuperação da informação. Muitos profissionais organizam os arquivos por critérios empíricos não arquivísticos, gerando um problema de inconsistência entre a guarda e o acesso aos documentos armazenados, justamente porque os acervos não atendem as normas, premissas e fundamentos arquivísticos. O objetivo desta pesquisa é diagnosticar os processos de indexação dos acervos permanentes em cinco órgãos públicos. De forma específica, pretendese: contextualizar a literatura especializada sobre o quadro teórico e metodológico da Organização do Conhecimento, no que tange: à representação arquivística, às normas para a descrição arquivística, à indexação em acervos permanentes e a análise de como ocorre o processo de indexação em acervos permanentes em órgãos públicos. A metodologia foi constituída por um conjunto de procedimentos, incluindo etapas de pesquisa, aplicação de questionário estruturado em forma de perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha, enviado por email a cinco profissionais/arquivistas, cujos sujeitos desse estudo são representantes dos acervos da Universidade Federal do Pará; do Arquivo Público do Estado do Pará; da Universidade Federal de Minas Gerais; da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Paraná. Os resultados evidenciaram que os procedimentos de indexação que estão sendo utilizados nos arquivos permanentes das instituições pesquisadas são caracterizados pela carência de diretrizes prédefinidas para indexar; ausência de elaboração de um manual para indexar; pouco uso de Software para indexar e do campo para incluir termos; como também usam poucas as remissivas; o tempo de indexação não é avaliado; pouco uso de catálogos e/ou de base de dados; a quantidade de termos atribuídos não é mensurado; não contam com grau de especificidade; usa pouca a linguagem controlada; os profissionais/arquivistas não possuem conhecimento sobre os instrumentos de indexação e pouco contam com ajuda automática no processo dos acervos permanentes. Esses indicativos permitem concluir que: as instituições públicas investigadas não adotam os procedimentos de indexação, por serem limitadas nesse processo, cuja causa mais evidente é a ausência de uma política voltada para essa atividade que, em última instância, resulta no pouco uso e na falta de conhecimento das ferramentas arquivísticas. Constatouse também que essas mesmas instituições usam formas de representação da informação para sua busca e recuperação, tendo como parâmetro metodológicoteórico para auxiliar o arquivista duas pertinentes ferramentas: (a) os fundamentos da Ciência da Informação e (b) a NOBRADE, alicerçada nas premissas das normas internacionais para descrever os documentos nos acervos pesquisados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As ontologias na perspectiva da teoria do conceito e da semiótica discursiva: aspectos teórico-conceituais(Universidade Federal do Pará, 2019-05-07) GOMES, Daniel Libonati; MORAES, João Batista Ernesto de; http://lattes.cnpq.br/5819951651545585; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162Estudo teórico acerca de ontologias, relacionando sua estrutura (composta por classes, propriedades e instâncias) com o ferramental teórico da Teoria do Conceito de Ingetraut Dahlberg e da Semiótica Discursiva. A pesquisa partiu da premissa de que as ontologias podem ter na Teoria do Conceito uma base segura para serem construídas, de maneira que a informação é entendida por uma perspectiva semântica. No entanto, formulou-se a hipótese de que, caso as ontologias tomassem como fundamento o ferramental teórico da Semiótica Discursiva, seria possível obter maior subsídio teórico e, consequentemente, possibilitar a construção de ontologias mais eficazes, que possibilitassem uma melhoria tanto no uso das ontologias para representação do conhecimento quanto para a interoperabilidade entre sistemas diferentes, considerando que a abordagem da informação como discurso atua a partir dos fundamentos do fenômeno da significação, ou seja, é mais aprofundada que a abordagem semântica através da qual as ontologias são atualmente construídas. Assim, procurou-se responder à seguinte questão-foco: como a Semiótica Discursiva pode contribuir para a compreensão e construção de ontologias? Diante disso, a pesquisa, bibliográfica e descritiva, foi realizada em quatro fases: a primeira, de revisão bibliográfica; a segunda, cujo objetivo foi entender como a Teoria do Conceito se relaciona à estrutura e construção das ontologias e como essa mesma estrutura pode se adequar aos conceitos trazidos pela Semiótica Discursiva; a terceira, com o desenvolvimento de duas ontologias, uma com base na Teoria do Conceito e outra com base na Semiótica; e a quarta, em que foi realizada uma comparação entre as duas abordagens teóricas e as duas ontologias, procurando destacar as diferenças e similaridades existentes entre elas. Ao fim, concluiu-se que a hipótese formulada é válida, porém com algumas ressalvas: as ontologias fundamentadas na Semiótica Discursiva, apesar de poderem ser construídas e utilizadas, possuem como característica marcante elementos de nomeação arbitrária e pouco comum, de modo que podem não obedecer completamente aos critérios a que uma ontologia deve atender (possuindo reúso dificultado, por exemplo). No entanto, ainda assim, a Semiótica certamente contribui para entender melhor esses sistemas de organização em sua estrutura e no que concerne aos conceitos que são neles inseridos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As práticas informacionais relacionadas ao saber e ao fazer das erveiras do Ver-o-Peso: uma análise interdisciplinar(Universidade Federal do Pará, 2019-05-31) DANTAS, Cleide Furtado Nascimento; BENCHIMOL, Alegria Celia Benchimol; http://lattes.cnpq.br/9550647395377220Aborda as práticas informacionais relacionadas aos conhecimentos tradicionais das erveiras da Feira do Ver-o-Peso em Belém do Pará. De modo geral, objetiva analisar, em uma perspectiva interdisciplinar, os processos que envolvem a informação no saber e no fazer dessas trabalhadoras. Para cumprir tal objetivo, utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, fundamentando-se em uma abordagem qualitativa e fazendo uso de instrumentos como entrevistas semiestruturadas e a câmera fotográfica. Dos dados levantados em campo, somados ao referencial teórico adotado, resultaram o estabelecimento de 11 categorias de análise e a apresentação de um fluxo da informação no contexto das atividades das erveiras. Mostra que a oralidade é o meio pelo qual elas têm se utilizado para transmitir seus conhecimentos às possíveis sucessoras. As filhas ou as ajudantes absorvem as informações auxiliando em casa e/ou no cotidiano do trabalho no setor de ervas, as armazenam na memória e diante de uma necessidade desencadeiam um processo mental de recuperação de informações para o uso efetivo. Conclui que entender as práticas informacionais imbricadas no dia a dia de pessoas que detêm conhecimentos tradicionais, pode subsidiar condições que favoreçam a continuidade desses conhecimentos estruturados por um legado de informações transmitidas no movimento das gerações e, neste caso, numa das feiras populares mais famosa do Brasil: a do Ver-o-Peso.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A representação da informação no domínio da matemática: análise em linguagens documentárias(Universidade Federal do Pará, 2019-05-30) MARTINS, Kátia Luciane Macêdo; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Analisa a linguagem natural de teses e dissertações do Programa de Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o objetivo geral de contribuir para a reflexão do uso de terminologias e linguagens documentárias para representação da informação no domínio das Ciências Matemáticas e como específicos: investigar na literatura da Ciência da Informação sobre linguagens documentárias e terminologia para a representação da informação do domínio das Ciências Matemática; analisar a ocorrência dos assuntos das Ciências Matemáticas representados em linguagem natural de dissertações e teses do PPGECM/UFPA, comparando com o catálogo SIBI-UFPA e com o Library of Congress Subject Headings, instrumento adotado para representar a informação nesse sistema; identificar a ocorrência dos termos no TESAMAT, instrumento especializado em Matemática, averiguando a adequação e compatibilização com a linguagem documentária adotada pelo SIBI-UFPA. Para isso, foi realizada pesquisa de cunho bibliográfico e documental, sendo um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Foi dividida em quatro etapas: a) análise da bibliografia; b) identificação das teses e dissertações do PPGECM, no período de 2013-2017; c) elaboração de formulário eletrônico para coleta dos dados; d) análise da linguagem natural encontrada e sua relação com o catálogo do SIBI/UFPA e com as linguagens documentárias: Library of Congress Subject Headings (LCSH) e o Tesauro Ciências Matemáticas (TESAMAT). Como resultado, na análise terminológica das teses e dissertações, constatou-se que os termos atribuídos nas palavras-chave na linguagem natural (306) foram em maior quantidade quando comparados aos termos indexados, retirados das linguagens documentárias (210), os quais foram inseridos no SIBI-UFPA. Isso sugere uma possível diretriz no processo de indexação quanto ao grau de especificidade, com baixa exaustividade na identificação dos assuntos nas linguagens documentárias. Contudo, na pesquisa não foi identificado nenhum documento com a política de indexação definida no SIBI-UFPA. Por outro lado, notou-se que as escolhas dos termos em linguagem natural foram, na sua maioria, identificadas no LCSH, o que demonstra que os autores das teses e dissertações analisadas representam de forma significativa seus temas, evidenciando o conhecimento de conceitos sobre a terminologia indicada na sua área. Ainda foi possível identificar que o cabeçalho “Matemática – Estudo e ensino” foi o que teve maior representatividade nos documentos analisados, o que sugere uma captura terminológica mais genérica sobre o tema desta pesquisa, tendo sido encontrados na LCSH e no TESAMAT. Finalmente, conclui-se pela importância dos estudos sobre as linguagens documentárias para garantir a representação do escopo do documento, contando nas práxis da indexação e, com instrumentos específicos para a determinação do assunto, particularizando as pesquisas científicas, a fim de evitar mais de uma interpretação nas práticas documentárias.
