Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2334
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2000 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC por Linha de Pesquisa "PSICOLOGIA EXPERIMENTAL"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Uma análise de procedimentos para a indução de nomeação bidirecional(Universidade Federal do Pará, 2020-10-06) SANTOS, Edson Luiz Nascimento dos; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201A presente tese é composta por uma revisão de literatura e um estudo experimental com o objetivo de analisar procedimentos que comumente são utilizados para a indução de Nomeação bidirecional (BiN). O estudo teórico realizou uma revisão sistemática de estudos experimentais sobre BiN com o objetivo de identificar e analisar, considerando a nova classificação proposta por Hawkins, Gautreaux e Chiesa (2018), o perfil dos participantes, os subtipos de BiN que os estudos buscaram avaliar e os procedimentos de ensino utilizados, os procedimentos utilizados para testar a emergência da BiN, e a BiN efetivamente avaliada. Observou-se que 16 estudos foram realizados com participantes com desenvolvimento atípico, e que a maioria utilizou (1) ensino de emparelhamento ao modelo por identidade com tato do estímulo modelo pelo experimentador (IDMTS+tato) e testes de tato e ouvinte na avaliação de Nomeação unidirecional de falante; e (2) ‘ensino por múltiplos exemplares’ (MEI) como procedimentos de indução de Nomeação unidirecional de falante. Já o estudo experimental teve o objetivo de verificar a efetividade de um procedimento de MEI para a indução de BiN e avaliar se apresentar Nomeação bidirecional conjunta é suficiente para a demonstração de Nomeação incidental bidirecional conjunta com quatro crianças com TEA. Um participante demonstrou Nomeação bidirecional conjunta após MEI e Nomeação incidental bidirecional conjunta com novos estímulos. O segundo participante passou nos testes de Nomeação unidirecional de ouvinte após MEI e outros dois, que apresentaram Nomeação bidirecional conjunta no pré-teste, também apresentaram Nomeação incidental bidirecional conjunta. Os resultados são discutidos à luz da literatura atual.Tese Acesso aberto (Open Access) Avaliação de um sistema on-line de instrução personalizado na aprendizagem conceitual e procedimental de professores da educação especial(Universidade Federal do Pará, 2025-01-30) COSTA, Malena Russelakis Carneiro; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201Procedimentos analítico-comportamentais têm sido apontados como efetivos para a capacitação de professores que atuam na educação especial. A maioria, no entanto, é implementada de forma presencial e individual, o que implica pior custo-benefício quando comparado a treinamentos on-line. O presente estudo avaliou a eficácia de um Sistema On-line de Instrução Personalizado (SOIP) para ensinar conhecimentos declarativos sobre diagnóstico do autismo, conceitos básicos de Análise do Comportamento, e implementação de três procedimentos analíticocomportamentais (Avaliação de Preferências Múltipla sem Reposição, Análise Funcional Sintética e Treino de Comunicação Funcional) para trinta e cinco professores da educação especial. Todos os professores completaram os módulos do SOIP, organizados de forma sequencial e individualizada, incluindo vídeo-instrução, material escrito e feedback escrito e computadorizado. A progressão entre os módulos dependia do cumprimento de critérios mínimos de desempenho em pós-testes de aprendizagem. Nove participantes foram submetidos a testes de generalização para verificar a aplicação prática dos conhecimentos procedimentais em ensaios simulados com confederados. Esses testes envolveram a implementação dos três procedimentos analítico-comportamentais aprendidos, avaliando a precisão de respostas corretas. Os resultados indicaram que o SOIP foi efetivo para o ensino de conhecimentos declarativos. No entanto, no teste de generalização, nenhum participante atingiu critério para implementar os procedimentos de forma independente, exigindo treinamento adicional com feedback. Este estudo contribui para o desenvolvimento de metodologias eficientes e acessíveis de capacitação de professores, destacando a importância de combinar sistemas de ensino on-line com estratégias presenciais para maximizar a aprendizagem e a aplicação prática de repertórios analítico-comportamentais na educação especial.Tese Acesso aberto (Open Access) Construção e validação de um instrumento para avaliação de clima organizacional no contexto público sob uma perspectiva analítico-comportamental(Universidade Federal do Pará, 2022-08-25) BARTH, César Augusto; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024; https://orcid.org/0000-0002-1306-384X; RAMOS, Camila Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4681656913940932O clima organizacional é concebido como um conjunto de percepções, compartilhadas entre os colaboradores, sobre diferentes aspectos do ambiente organizacional. Tradicionalmente, as avaliações de clima organizacional são realizadas por meio de instrumentos compostos por perguntas que investigam diferentes fatores da organização. Embora esses instrumentos tenham a proposta de investigar a percepção compartilhada dos colaboradores acerca das características do ambiente organizacional, usualmente avaliam tanto características pessoais do colaborador como características da organização, além de opiniões e relatos de comportamentos emitidos pelo colaborador. Apesar de a avaliação de clima apresentar indicadores valiosos, podendo subsidiar decisões sobre investimentos em aspectos-chave da organização, existem problemas relacionados à maneira de captar e tratar os dados em avaliações de clima organizacional. Dessa forma, são necessárias pesquisas para aprimoramento dos métodos e instrumentos utilizados para realização das avaliações. No campo da administração pública, a inadequação dos instrumentos é ainda maior, considerando que os instrumentos são, em geral, desenvolvidos para organizações privadas. Nesse contexto, o presente estudo objetivou elaborar e validar um instrumento de avaliação de clima organizacional voltado para a administração pública. Para isso, foi realizada uma revisão das ferramentas de avaliação de clima organizacional que foram aplicadas ou desenvolvidas na última década, compilando todos os itens que compuseram esses instrumentos. Posteriormente, foi desenvolvido um instrumento para avaliação de clima organizacional para o setor público. Para isso, a construção do instrumento foi implementada por meio da formulação de itens sob uma perspectiva comportamental. Por fim, foram realizadas aplicações piloto do instrumento e os resultados foram submetidos a análises para validação do instrumento. O instrumento resultante da pesquisa foi constituído por cinco fatores, compostos por 39 indicadores. Novas pesquisas poderão aplicar o instrumento em mais organizações públicas, podendo confirmar a estabilidade da estrutura da ferramenta em organizações com diferentes características.Tese Acesso aberto (Open Access) Ensino de Mandos para Autistas: Revisão Sistemática e Análise da Relação com Nomeação Bidirecional e Incidental após Ensino Intensivo de Tato(Universidade Federal do Pará, 2025-06-30) MARTINS, Jade Cristine Trindade; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201A Análise do Comportamento Aplicada tem buscado promover tecnologia de ensino de comportamento verbal, sendo o mando o operante mais estudado. O comportamento verbal pode estar ausente ou pouco desenvolvido no repertório de pessoas autistas, especialmente quando considerada a aprendizagem em ambiente natural. O treino de mando promove a comunicação funcional e reduz comportamentos interferentes, conforme as crescentes pesquisas sobre o tema. Apesar de pouco estudada, a emergência de mando generalizado pode estar relacionada ao estabelecimento da integração dos repertórios de ouvinte e falante, caracterizada como a relação comportamental bidirecional de nomeação. Considerando algumas lacunas nas revisões de ensino de mando e nas investigações sobre a emergência de mandos e sua relação com a integração ouvinte-falante, dois estudos independentes foram delineados. O Estudo 1 contém uma revisão sistemática de 176 pesquisas sobre ensino de mando para pessoas autistas, publicadas até 2020, buscando categorizar e relacionar perfis de participantes, componentes das intervenções e resultados. A maioria dos estudos foi conduzida em escolas, continha participantes até 10 anos e com repertório verbal pré-existente. As variáveis independentes (VIs) mais utilizadas foram reforçamento diferencial e ajuda para emissão da resposta, manipulação da operação motivadora, e treino de comunicação funcional. A variável dependente mais frequente foi mando por item. Estudos sobre a emergência de mandos sem treino direto foram escassos. Foram catalogados os tipos de procedimento de indução de mando, sendo a apresentação do reforçador o mais utilizado. A maioria dos estudos foi, pelo menos, parcialmente eficaz para aquisição dos mandos. Sugere-se análise mais detalhada da relação dos perfis de participantes e a efetividade das VIs. O Estudo 2 investigou os efeitos do ensino intensivo de tato (Intensive Tact Instruction – ITI) sobre a indução de mandos, nomeação bidirecional (NB- o ensino de resposta de ouvinte resulta na emergência de respostas de falante, e vice-versa) e nomeação bidirecional incidental (NBI – a exposição incidental aos nomes de objetos/eventos resulta na emergência de respostas de ouvinte e tato para os mesmos), buscando analisar possíveis relações entre esses repertórios. O ITI envolveu 100 tentativas de ensino por sessão, para três conjuntos de estímulos de cinco categorias, incluindo também imagens de itens de preferência. Os mandos e repertórios de NB e NBI foram testados antes e após o ensino ITI com cada conjunto. Todos os participantes apresentaram mandos, dois participantes apresentaram NB e NBI, e um apresentou NB e o componente de ouvinte da NBI. Discute-se a relação entre esses repertórios e a necessidade de estudos mais minuciosos sobre o tema.Tese Acesso aberto (Open Access) Ensino intensivo de tato e a indução de comportamento verbal em crianças com Transtorno do Espectro Autista(Universidade Federal do Pará, 2023-12-04) KEUFFER, Sara Ingrid Cruz; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201A presente tese é composta por: 1) uma revisão sistemática de literatura que analisou estudos experimentais que avaliaram o efeito do ensino intensivo de tato (intensive tact instruction – ITI) na indução ou aumento de repertórios verbais, e 2) um estudo experimental que investigou o efeito do ITI na indução de nomeação completa (NC - emergência de respostas de falante e ouvinte para objetos/eventos após a mera exposição incidental aos seus nomes) e nomeação bidirecional (NB- respostas de falante para objetos/eventos são ensinadas e respostas de ouvinte para esses objetos/eventos emergem, e vice-versa) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na revisão sistemática foram analisados 10 estudos, sendo descrito o perfil dos participantes, ambiente e delineamento experimental, parâmetros de implementação da variável independente (VI), resultados, tamanho do efeito da VI (TauU) e a qualidade metodológica (QM) dos estudos. Verificou-se que a maioria dos estudos: a) foi realizado com crianças com TEA, em escolas com base analítico-comportamental, utilizando delineamento de sondas múltiplas entre participantes; b) implementou ITI com 100 tentativas diárias de tato (5 vezes por semana), com cinco conjuntos de estímulos; c) apresentou resultados positivos para a indução/ampliação de tatos (com Tau-U de moderado a forte), mistos para intraverbais (com Tau-U de fraco a moderado) e ausência de efeito para mandos (Tau-U pequeno); e d) apresentou QM adequada. Nenhum estudo avaliou adequadamente o efeito do ITI na indução de NC ou NB. Participaram do estudo experimental três crianças com TEA. Após a implementação do ITI com três conjuntos de estímulos, duas crianças apresentaram emergência e generalização de NB e NC (uma delas apresentou manutenção de ambos os repertórios e a outra de NB). A terceira criança apresentou emergência de NB e o componente de ouvinte nos testes de NC. Os resultados são discutidos à luz da literatura atual.Tese Acesso aberto (Open Access) Uma interpretação intencionalista da imagem: Percepção e comunicação visuais humanas(Universidade Federal do Pará, 2012-03-01) MOREIRA, Sylvio Allan Rocha; SILVA, José Benjamim Picado Sousa e; http://lattes.cnpq.br/9591194886381671; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201As linhas de investigação das interações visuais humanas têm proposto distintos modelos interpretativos e conceituais, dependentes dos referenciais teóricos e dos objetivos especí- ficos compatíveis com seus focos de interesse. Elas também têm abordado distintos aspectos da produção e recepção de imagens visuais, com destaque para os aspectos sociais envolvidos na determinação das relações dos indivíduos com as imagens visuais. Mas a interpretação de interações visuais humanas também depende das ''expectativas'' em relação aos objetivos da interação visual com o mundo. Alguns autores analisaram estas expectativas, destacando o conceito de “intencionalidade” para justificar uma propriedade referencial de certos estados mentais. No entanto, tais interpretações são, em sua maioria, voltadas para interações verbais humanas (p.ex., linguagem e comunicação verbais), ou interações não-imagéticas humanas (p.ex., crenças, desejos, ações intencionais, emoções etc.). Por outro lado, os estudos das interações visuais humanas utilizam o conceito de intencionalidade de modo superficial, sem um tratamento conceitual preciso. O presente trabalho propôs avaliar a relevância do conceito de intencionalidade para a interpretação de interações visuais humanas, especificamente, percepção e comunicação visuais humanas. Nossa investigação consistiu em: (i) revisão e apresentação de um tratamento alternativo do conceito de intencionalidade; (ii) descrição de abordagens representativas da percepção e comunicação visuais humanas, identificando suas principais características e as principais críticas dirigidas a elas; (iii) análise do tratamento da significação visual por estas abordagens, a partir das categorias “internalismo e externalismo semânticos”; (iv) interpretação da percepção e comunicação visuais humanas, a partir do modelo conceitual desenvolvido em i. Segundo nossa interpretação, a intencionalidade pode ser definida como um modo de funcionamento semântico das interações humanas em geral, que se distingue dos seus modos de funcionamento sintático (relações estruturais e causais) e pragmático (relações funcionais). Neste sentido, consideramos que a inadequação das abordagens tradicionais do conceito de intencionalidade está em reduzi-lo a níveis sintático e pragmático de realização e descrição, ao invés de considerá-lo em termos de realização e descrição semânticas. Nossa interpretação intencionalista da percepção visual humana distingue-se das teorias tradicionais desta interação humana por rejeitar que a significação perceptual consiste em objetos perceptuais: (a) apreendidos por estados e processos cognitivos humanos (internalismo semântico) ou, (b) que se relacionam funcionalmente com respostas perceptuais (externalismo semântico). Alternativamente, sugerimos que a significação perceptual consiste em “perceber [como]”, ao invés de, “perceber [o que]”; prescindindo, assim, da admissão da existência de objetos perceptuais. No caso da comunicação visual humana, a questão da análise de seu funcionamento semântico parece ser prejudicada por tentativas de se admitir, (a) um significado intrínseco ou atribuído às formas materiais de representação visual humana (hipótese representacional), ou (b) uma intenção de produzir efeitos perlocucionários e ilocucionários em audiências, pela produção de formas materiais de representação visual (hipótese comunicacional). Alternativamente, sugerimos que a comunicação visual humana significa condições convencionalmente determinadas de representação visual, enquanto que a representação visual humana significa condições psicológicas (incluindo, condições perceptivas humanas) natural ou convencionalmente determinadas. Em resumo, as dificuldades de lidar com a significação perceptual e comunicacional residem em erros de categoria que as hipó- teses semanticamente internalistas e externalistas da percepção e comunicação visuais humanas cometem, ao reduzir o modo de funcionamento semântico (intencionalidade) destas interações humanas aos seus modos sintático ou pragmático de funcionamento. Uma interpretação intencionalista, tal como a que propomos aqui, tem o mérito de nos permitir rever, por um lado, como o conceito de intencionalidade pode ser relevante para abordarmos diversas categorias de interação humana, além daquelas tradicionalmente definidas como “mentais”; e por outro lado, como a questão da significação visual pode ser relevante para compreendermos outros níveis de funcionamento das interações visuais humanas, além daqueles tradicionalmente atribuídos aos sistemas sígnicos.Tese Acesso aberto (Open Access) SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES COM E SEM INDICADORES DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE(Universidade Federal do Pará, 2023-02-06) TAVERNARD, Edimeire Pastori de Magalhães; SILVA, Simone Souza da Costa; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634; CASADO, Carla de Cássia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/7836418506338392O desenvolvimento humano é um processo dinâmico marcado por avanços, estabilidades e retrocessos, um continuum na evolução do indivíduo. A adolescência é uma das etapas deste ciclo vital, permeada por muitas mudanças que transcendem aspectos cronológicos e biológicos e relaciona-se com aspectos sociais, culturais, históricos e psicológicos que podem se constituir como fatores de risco a saúde mental, sobretudo, de adolescentes que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Neste sentido, investigar variáveis que possam atuar como fatores de proteção e de risco pode auxiliar no processo de desenvolvimento e preservar sua saúde emocional. O objetivo geral desta tese é avaliar os níveis de estresse, de autopercepção e de expectativas de futuro de adolescentes, com e sem indicadores de TDAH, estudantes do ensino médio de uma escola pública e o impacto dessas variáveis sobre a saúde mental na adolescência. Realizou-se quatro estudos metodologicamente diferenciados, contudo complementares. O primeiro estudo teve como objetivo caracterizar os instrumentos utilizados para aferir o construto da autopercepção em pesquisas junto ao público adolescente, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL. A revisão apontou uma diversidade de instrumentos direcionados a avaliar o construto da autopercepção, sendo a Self Perception Profile of Adolescent (SPPA) a de maior ocorrência nos estudos investigados. Dos 29 (vinte e nove) instrumentos presentes nesta RSL, 14 (quatorze) eram validados, no entanto, nenhum foi validado em estudos realizados no Brasil. O segundo estudo comparou o perfil de inteligência e padrões atencionais de 322 adolescentes com e sem indicadores do TDAH, de uma escola pública, de ensino médio. Observou-se que os estudantes com e sem características do transtorno apresentaram semelhanças no perfil de inteligência, sendo classificados com inteligência inferior à média, com padrões de atenção oscilando entre médio e deficitário. O que ressalta a necessidade de investigações que permitam compreender os fatores que atuam no desenvolvimento cognitivo dos adolescentes. Com a mesma amostra, o terceiro estudo comparou a associação entre o perfil comportamental (indicadores do TDAH) e os níveis de estresse, autopercepção e expectativas de futuro de adolescentes de uma escola pública de ensino médio. Foi apontado a associação das variáveis, numa relação de que a autopercepção negativa de sujeitos com indicadores do TDAH é congruente com os altos níveis de estresse revelados nesta amostra. O estudo também revelou que as demandas sociais e acadêmicas estabelecidas ao adolescente que não dispõe de recursos para atendê-las gera sofrimento mental que se expressa em altos níveis de estresse e insegurança quanto ao futuro. O quarto estudo examinou a saúde mental de adolescentes do ensino médio com e sem indicadores do TDAH e sua relação com variáveis comportamentais (indicadores do TDAH) e sociodemográficas, a partir de um índice de saúde mental (ISM). Os dados revelaram associação entre níveis baixos de saúde mental em adolescentes com indicadores do TDAH. Adicionalmente, observou-se que adolescentes com indicadores do TDAH, que estavam matriculados no ensino médio regular e técnico apresentaram baixos níveis de saúde mental.Tese Acesso aberto (Open Access) Treinamento de pessoas no desenvolvimento de habilidades de intervenção analítico-comportamental ao TEA(Universidade Federal do Pará, 2024-12-16) CASTRO, Ravi Moreira Lima de; MARTINS, Tatiana Evandro Monteiro; http://lattes.cnpq.br/7616890300950792; https://orcid.org/0000-0002-5270-1912; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024; https://orcid.org/0000-0002-1306-384XO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes de comunicação e interação social, além de padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses ou atividades. O refinamento das ferramentas de diagnóstico para TEA tem gerado um consequente aumento da prevalência dos casos. Isso tem gerado uma crescente necessidade de mão de obra qualificada para atender esse público. Todavia, a demanda vem excedendo o número de profissionais qualificados no mercado e, consequentemente, deixando pessoas sem assistência de qualidade. É necessário estudar a eficiência de métodos (presenciais ou remotos) de treinamento de profissionais e familiares para atender pessoas com TEA. Um primeiro passo é identificar a diversidade de formatos de treino que vêm sendo utilizados. Em seguida, é necessário identificar a eficiência desses procedimentos de treino e mapear os repertórios ensinados. A presente tese de doutorado visou mapear a variedade de procedimentos de treinamento que vêm sendo pesquisados (e, portanto, para os quais há evidências empíricas de eficácia) para formação de profissionais e pais na atuação em intervenções baseadas em ABA para pessoas com diagnóstico de TEA (Estudo 1). Além disso, um estudo experimental foi realizado para avaliar a eficiência de um modelo de ensino remoto, o Interactive Computer Training (ICT), investigando uma competência ainda pouco explorada por esse tipo de ensino, a realização de Avaliação Funcional Descritiva (Estudo 2). O Estudo 1 compilou e analisou a literatura voltada para treinamento de profissionais e pais e/ou cuidadores para aplicarem intervenções analíticocomportamentais aplicadas ao TEA. Os achados apontaram que todas as modalidades analisadas (e.g., presencial, híbrido, remoto e manuais) têm sido eficazes para o ensino de procedimentos com evidências baseadas em ABA. Todavia, o ensino na modalidade remota e via manuais tem obtido os melhores resultados. Já o ensino através de tecnologias remotas tem alcançado os melhor eficiência. O Estudo 1 apontou que, assim como o ensino por manuais, o ICT ainda carece de mais investigações sobre repertórios relevantes para a clínica analítico-comportamental aplicada ao TEA. Assim, o Estudo 2 voltou-se para expandir a análise do ICT como método de treinamento para o repertório de Avaliação Funcional Descritiva. Participaram do estudo quatro estudantes de graduação em psicologia e uma profissional da odontologia. De modo geral, os dados apontaram a eficácia do ICT no ensino do repertório-alvo, tendo todas as participantes atingido o critério de aprendizado ao final do estudo. Duas das quatro participantes necessitaram de feedback adicional para alcançar esse critério. Esse dado reforça os achados de estudos anteriores, apontando que o ensino via ICT é eficiente, mas que esse método não retira a necessidade da supervisão do analista do comportamento no treinamento, visto que a supervisão de profissional é fundamental para avaliar o repertório aprendido na formação, além de fornecer suporte no treinamento do aprendiz quando necessário.
