Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2334
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2000 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC por Agência de fomento "FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo(Universidade Federal do Pará, 2016-03-29) SILVA, Flávia Teresa Neves; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201Este trabalho reuniu uma revisão de literatura e dois estudos experimentais com o objetivo de investigar a relação entre atenção conjunta (AC) e repertórios verbais em crianças com autismo. O trabalho teórico revisou estudos baseados na metodologia e procedimentos da Análise do Comportamento que investigaram o ensino da AC para crianças com autismo, procurando descrever e analisar as variáveis envolvidas no ensino de resposta de atenção conjunta (RAC) e de iniciação de atenção conjunta (IAC). O primeiro estudo experimental investigou em três crianças com autismo as relações funcionais que podiam ser estabelecidas entre estímulos condicionais sociais discriminativos/reforçadores e os repertórios de atenção conjunta, tato e mando. O segundo estudo experimental avaliou em três crianças com autismo que apresentavam AC as relações entre vocabulário expressivo e receptivo. A revisão teórica mostrou que a Análise do Comportamento fornece tecnologias eficientes para ensinar RAC e IAC, mas que a RAC é mais facilmente instalada do que a IAC. Os resultados dos estudos empíricos 1) indicaram que a AC é fundamental para que as crianças com autismo estabeleçam corretamente a relação nome-objeto apresentada pelos adultos e consigam expandir e generalizar estas relações verbais aprendidas; e 2) sugeriram a necessidade de expansão da comunidade reforçadora desta população e o ensino intensivo do repertório de tato a fim de aumentar as oportunidades que a criança venha a recrutar a atenção do adulto como um reforçador social condicionado.Tese Acesso aberto (Open Access) Efeito de três procedimentos de intervenção sobre adesão ao tratamento em adultos com diabetes(Universidade Federal do Pará, 2011-05-19) CASSEB, Mariene da Silva; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira; http://lattes.cnpq.br/6600933695027723; https://orcid.org/0000-0001-9778-9295Em função da alta prevalência do diabetes, estudos têm sido realizados na tentativa de produzir conhecimentos consistentes para minimizar esta problemática e investigar as variáveis que interferem na aquisição de comportamentos de adesão ao tratamento. Entretanto, ainda não está claro quais estratégias educativas são mais eficazes, ou se a eficácia está relacionada a um conjunto destas estratégias. Como objetivo deste estudo, pretendeu-se analisar o efeito de três procedimentos de intervenção baseados em tecnologias comportamentais para promover o seguimento de regras nutricionais e de atividade física, por adultos com diagnóstico de diabetes Tipo 2. Tais procedimentos referem-se a: (1) fornecimento de informações sobre diabetes; (2) fornecimento de informações combinado ao feedback para comportamentos relacionados ao tratamento do diabetes, e (3) fornecimento de informações combinado ao treino de automonitoração de comportamentos relacionados ao tratamento do diabetes. Os aspectos do tratamento investigados neste estudo foram a dieta e a prática regular de atividade física. Participaram 12 adultos com diagnóstico de diabetes Tipo 2, selecionados no Programa Hiperdia de dois serviços de saúde, na cidade de Belém-Pa. Os participantes foram distribuídos em três condições: Condição Informação, Condição Informação e Feedback, Condição Informação e Automonitoração. Os dados foram coletados em ambiente domiciliar dos participantes, por meio de roteiros de entrevista, teste de conhecimento sobre tratamento do diabetes, protocolo de feedback, manual de orientações sobre diabetes e protocolos de automonitoração da alimentação e da atividade física. Os resultados encontrados apontam que durante o estudo houve melhora no nível de conhecimento sobre o tratamento do diabetes após o uso do manual de orientação, mas não foi suficiente para garantir a adesão dos participantes da Condição Informação e da Condição Informação e Feedback. Entretanto, nas três condições os participantes apresentaram mudanças positivas em aspectos que não eram foco do estudo, como uso do medicamento e cuidado com os pés. O fornecimento de informações combinado ao treino de automonitoração exerceu maior efeito sobre o aumento da qualidade do relato de comportamentos e sobre a construção e ampliação de comportamentos de adesão A classe de comportamento relatada como a de menor adesão foi a execução de atividade física, se comparada ao comportamento alimentar.Tese Acesso aberto (Open Access) Efeitos de regras sobre comportamentos de cuidados com os pés em pessoas com diabetes(Universidade Federal do Pará, 2011-11-18) NAJJAR, Enise Cássia Abdo; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira; http://lattes.cnpq.br/6600933695027723; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; http://lattes.cnpq.br/5261537967195189Dentre as complicações do Diabetes Mellitus (DM) encontra-se a amputação de membros inferiores, em decorrência do pé diabético. Medidas preventivas simples voltadas para os comportamentos de cuidados com os pés colaboram de forma significativa para a prevenção do pé diabético. Em virtude da gravidade e alta prevalência do pé diabético, vários estudos tem sido realizados com objetivo de identificar variáveis que contribuem para melhorar a adesão às medidas preventivas de cuidados com os pés em pacientes com diabetes. Entretanto, ainda não está claro quais os fatores que contribuem para estabelecer e manter comportamentos de cuidados com os pés. A proposta desta pesquisa foi identificar variáveis que contribuem para estabelecer e manter comportamentos de cuidado com os pés e que, desta forma, colaboram para evitar o surgimento do pé diabético em pessoas com diabetes. Ela se constituiu em três estudos: o primeiro, descritivo transversal, caracterizou-se como linha de base para os outros dois, que foram experimentais. A pesquisa se desenvolveu em uma unidade básica de saúde na cidade de Belém – Pará. O primeiro estudo investigou: as regras (orientações) relacionadas aos cuidados com os pés apresentadas pelos profissionais de saúde do programa Hiperdia, aos pacientes com diabetes; o repertório comportamental de 54 participantes com diabetes acerca dos cuidados com os pés; e o estado de saúde dos pés dos pacientes com diabetes. O segundo investigou o efeito de regras no estabelecimento e manutenção de comportamentos de cuidados com os pés em pessoas com diabetes, quando foi manipulada à apresentação, ou não, de perguntas acerca dos cuidados com os pés; e, a realização, ou não, de o exame dos pés. O terceiro investigou em 16 pacientes os efeitos de regras no estabelecimento e manutenção de comportamentos de cuidado com os pés em pessoas com diabetes, quando: (a) o relato de seguimento de regras de cuidado com os pés produziu reforço social; (b) eram apresentadas regras que especificavam justificativas para o seguimento de regras de cuidados com os pés; (c) eram apresentadas regras que especificavam justificativas para o seguimento de regras de cuidado com os pés e o relato de seguimento de regras de cuidado com os pés produziu reforço social; e, (d) o relato de seguimento de regras de cuidados com os pés não produziu o reforço social e as regras apresentadas não continham as justificativas para os cuidados com os pés. Os resultados do Estudo 1 apontaram que a apresentação de instruções sobre cuidados com os pés pelos profissionais de saúde é insuficiente, o repertório comportamental de cuidados com os pés é precário e há presença de riscos para desenvolver pé diabético entre os pacientes. De modo geral, as manipulações realizadas tanto no Estudo 2 quanto no Estudo 3, favoreceram acréscimos de comportamentos novos de cuidados com os pés no repertório comportamental dos pacientes. Estes dados sugerem que o seguimento de regras de cuidados com os pés depende: (a) do contato com as consequências aversivas em decorrência do não seguimento de regras; (b) da apresentação de perguntas que favorecem a autodescrição do comportamento, (c) da apresentação de reforçadores sociais, (d) da apresentação das justificativas para a emissão do comportamento, (e) da apresentação combinada de justificativas para a emissão do comportamento e de consequências para o comportamento emitido; (f) da exposição a um maior número de condições favoráveis para o seguimento de regras; (g) do histórico pré-experimental de seguimento de regras; e (h) da monitoração do comportamento de seguir regras por profissionais de saúde.Tese Acesso aberto (Open Access) Maus-tratos contra crianças e adolescentes: limites e possibilidades de atuação de profissionais de saúde(Universidade Federal do Pará, 2015-04-17) VELOSO, Milene Maria Xavier; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051; https://orcid.org/0000-0002-1279-179XA questão dos maus-tratos contra crianças e adolescentes se constitui em um sério problema de saúde pública, visto que pode produzir morbidades e/ou mortalidade, além de problemas para o seu desenvolvimento em todo ciclo de vida. Nesse sentido os profissionais de saúde tem um papel importante na identificação, notificação e atendimento dos casos. O presente trabalho objetivou investigar a percepção de profissionais de saúde sobre maus-tratos contra crianças e adolescentes, suas atitudes e dificuldades para o manejo desse fenômeno, bem como analisar o perfil das notificações de violência realizadas no município de Belém-PA para propor possibilidades de atuação. O estudo foi desenvolvido a partir de dois eixos: dados secundários coletados no Sistema de Notificação de agravos de Notificação (SINAN-Net), do município de Belém-PA, no período de 2009 a 2013, e dados primários, a partir da aplicação de dois questionários estruturados em 174 profissionais de saúde da atenção básica de um Distrito Administrativo do mesmo município. Os dados foram analisados a partir do programa BioEstat 5.3.Foram identificados 6.381 casos de violência contra crianças e adolescentes notificados no período. O tipo de violência mais prevalente foi a sexual, associada à violência física e/ou psicológica, com média anual de 89,55% para meninas, com maior prevalência na faixa etária de 11 a 14 anos (39,97%). Para os meninos a violência sexual também foi o tipo mais prevalente (74,48%), seguida da violência física, porém, mais frequentemente na faixa-etária de 6 a 10 anos (42,46%). A violência foi principalmente praticada por indivíduos identificados como amigos ou conhecidos, seguido do padrasto. O estudo, realizado com os profissionais da saúde, demonstrou que cerca de 30% referiu nunca ter percebido uma criança e ou adolescente vítima de algum tipo de violência em sua rotina de trabalho, com destaque para os agentes comunitário de saúde. A negligência foi percebida por 60,74% dos profissionais, todavia somente 19,05% desses relataram tê-la notificada. Por outro lado, a violência sexual foi a menos referida (24,14%), porém exibiu maior taxa de notificação (50,0%). A violência física foi notificada somente por 39,47% dos profissionais que a identificaram e a violência psicológica, por 34,88%. Entre os técnicos de nível superior 50,0% disseram não conhecer a ficha de notificação e 86,11% nunca a utilizaram. Além disso, 25,82% relataram ter sofrido algum tipo de violência na infância e/ou adolescência. Os dados demonstram a urgência de políticas públicas direcionadas às famílias e a comunidade para que os ciclos de violência contra crianças e adolescentes sejam interrompidos e para incentivar outras possibilidades de convivência comunitária sem violência. Aliado a isso, é indispensável uma política de educação permanente voltada aos profissionais de saúde, para que os dispositivos legais possam ser efetivados na prática cotidiana desses profissionais, garantindo a proteção integral às crianças e adolescentes a partir de ações intra e intersetoriais.
