Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12623
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Sep-2004
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Lucineide Soares do
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: O currículo pós-moderno e suas relações com a cultura, a linguagem, a identidade, o conhecimento e o poder
Citation: NASCIMENTO, Lucineide Soares do. O currículo pós-moderno e suas relações com a cultura, a linguagem, a identidade, o conhecimento e o poder. Margens, online, v. 1, n. 2, p. 143-153, set. 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v1i2.2859. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12623. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta algumas contribuições das teorizações pós-modernas e pós-estruturalista nas teorias e práticas curriculares a partir das relações entre cultura, linguagem, identidade, conhecimento e poder. O currículo pós-moderno propoe uma desestabilização desses conceitos em sucessivas problematizações das práticas essencialistas e naturalizadas manisfestados nos circuitos escolares. Nesse sentido, o presente artigo pretende oferecer subsídios que contribuam para a dilatação da compreensão, de modo que a mesma seja submetida a um processo de desconstrução, uma vez estilhaçada, possa fazer jus aos problemas que são sempre situados no tempo e no espaço e carregam consigo as marcas daqueles e daquelas envolvidos na dinâmica educaional.
Keywords: Relações
Cultura
Linguagem
Series/Report no.: Margens
ISSN: 1982-5374
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v1i2.2859
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v1i2.2859
Appears in Collections:Artigos - Margens/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_CurriculoModernaRelacoes.pdf572,78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons