Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12710
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Jun-2009 |
metadata.dc.creator: | BRITO, Diselma Marinho |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Title: | O currículo do curso de pedagogia da UFPA/ campus universitário do Baixo Tocantins e a identidade cultural das populações do campo |
Citation: | BRITO, Diselma Marinho. O currículo do curso de pedagogia da UFPA/ campus universitário do Baixo Tocantins e a identidade cultural das populações do campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 195-212, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2855. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12710. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O texto apresenta as discussões elucidadas na dissertação de mestrado intitulada: O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/CUBT e a Identidade Cultural da População do Campo. Seu objetivo foi investigar como o currículo estabelece relações com a identidade cultural das populações do campo. Partiu da análise do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, dos planos de curso das disciplinas do Núcleo Básico do desenho curricular: História Geral da Educação, História da Educação do Brasil e da Amazônia, Teoria do Currículo e Prática Pedagógica, bem como das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. A metodologia utilizada privilegiou a pesquisa de enfoque qualitativo, com ênfase à análise documental e entrevista semi-estruturada. O curso de pedagogia do CUBT/UFPA, em seu projeto político-pedagógico silencia as especificidades das populações do campo. Necessita de um Projeto político-pedagógico voltado para a identidade desses povos, construindo espaços de valorizalção identitária, num currículo dialético, em que o processo deve ser contruído juntamente com os movimentos sociais entre o atuar e o refletir. |
Keywords: | Currículo Identidade cultural Populações do campo |
Series/Report no.: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v5i6.2855 |
Appears in Collections: | Artigos - Margens/UFPA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_CurriculoCursoPedagogia.pdf | 932,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License