Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12710
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2009
Autor(es): BRITO, Diselma Marinho
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: O currículo do curso de pedagogia da UFPA/ campus universitário do Baixo Tocantins e a identidade cultural das populações do campo
Citar como: BRITO, Diselma Marinho. O currículo do curso de pedagogia da UFPA/ campus universitário do Baixo Tocantins e a identidade cultural das populações do campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 195-212, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2855. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12710. Acesso em:.
Resumo: O texto apresenta as discussões elucidadas na dissertação de mestrado intitulada: O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/CUBT e a Identidade Cultural da População do Campo. Seu objetivo foi investigar como o currículo estabelece relações com a identidade cultural das populações do campo. Partiu da análise do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, dos planos de curso das disciplinas do Núcleo Básico do desenho curricular: História Geral da Educação, História da Educação do Brasil e da Amazônia, Teoria do Currículo e Prática Pedagógica, bem como das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. A metodologia utilizada privilegiou a pesquisa de enfoque qualitativo, com ênfase à análise documental e entrevista semi-estruturada. O curso de pedagogia do CUBT/UFPA, em seu projeto político-pedagógico silencia as especificidades das populações do campo. Necessita de um Projeto político-pedagógico voltado para a identidade desses povos, construindo espaços de valorizalção identitária, num currículo dialético, em que o processo deve ser contruído juntamente com os movimentos sociais entre o atuar e o refletir.
Palavras-chave: Currículo
Identidade cultural
Populações do campo
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v5i6.2855
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CurriculoCursoPedagogia.pdf932,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons