Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12711
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2009
Autor(es): ANJOS, Maura Pereira dos
MEDEIROS, Evandro Costa de
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : História e aprendizados de vida na pedagogia do campo
Citación : ANJOS, Maura Pereira dos; MEDEIROS, Evandro. História e aprendizados de vida na pedagogia do campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 177-194, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2844. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12711. Acesso em:.
Resumen: Este artigo discute a formação de educadores oriundos de áreas de Assentamentos no Curso de Pedagogia do Campus, ofertado pela Universidade Federal do Pará, na região sudeste do Estado. Nosso objetivo é entender a influência das histórias de vida na formação de educadores. Utilizamos como metodologia a análise das produções/relatos das histórias de vida (JOSSO, 2004). Os resultados, a partir da análise dos relatos, são que as marcas e aprendizados gerados da sua condição de agricultor (a), dos processos migratórios que vivenciaram, da participação nas lutas e ocupações da terra em que moram, a vivência descontínua entre campo e cidade, e as consequências, como as diversas interrupções na escolarização, contribuiu tanto na sua constituiçaõ como sujeitos, transformando-os em militantes do moviemnto sindical, como para tornarem-se educadores nas localidades onde moram, e educandos em formação.
Palabras clave : Formação de educadores
História de vida
Educação do campo
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v5i6.2844
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_HistoriaAprendizadosVida.pdf938,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons