Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12900
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2015
Autor(es): RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Notas sobre o currículo como prática de tradução cultural
Citar como: RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas. Notas sobre o currículo como prática de tradução cultural. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 72-84, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12900. Acesso em:.
Resumo: O artigo é parte de tese de doutorado, e tem a intenção de discutir a tradução cultural como ferramenta teórica. Para cumprir tal tarefa, faremos breve incursão teórica com a intenção de chegarmos à noção de tradução cultural de Bhabha (1998). Em seguida, acionaremos tal noção de tradução no debate curricular, com o intuito de delinear o currículo como prática de tradução cultural.
Abstract: The article is part of a doctoral thesis, and intends to discuss the cultural translation as a theoretical tool. To ful" ll this task, we will have a brief theoretical foray with the intention to get to the notion of cultural translation of Bhabha (1998). ! en we will trigger such a notion of translation in curriculum debate, with the intention of outlining the curriculum as a practice of cultural translation.
Palavras-chave: Cultura
Currículo
Tradução cultural
Culture
Curriculum
Cultural translation
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3016
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v9i12.3016
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_NotasCurriculoPratica.pdf244,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons