Narrativas e discursos que "movem o mundo" um modelo interdisciplinar para o ensino de ciências nos anos iniciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

2023-11-17

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

ANDRADE, Wagner Muniz de. Narrativas e discursos que “movem o mundo” : um modelo interdisciplinar para o ensino de ciências nos anos iniciais. Orientadora: Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2023. 170 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17690. Acesso em:.

DOI

Nesta pesquisa, investigo relações possíveis entre o ensino de Ciências, a Linguagem Literária e sua potencialidade interdisciplinar, por meio da materialidade da relação Linguagem, Ciência e Educação. Este trabalho está em consonância com pesquisas de perspectiva narrativa, de natureza qualitativa, que investigam a formação de professores, englobando o ensino de Ciências, o aprendizado da linguagem e a relação Ciência e Literatura, e apoia-se na Filosofia da Linguagem de Bakhtin, na Pesquisa Formação em Josso e na Pesquisa Narrativa, em Clandinin e Connelly. O campo empírico foi constituído por uma turma de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e graduandos da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Universidade Federal do Pará, em um espaço de formação continuada de professores. O investimento da Pesquisa Formação foi analisar mais do que narrativas autobiográficas, mas construir uma narrativa sobre o desenvolvimento profissional dos participantes, permeado de conhecimentos profissionais que podem ser compartilhados com os outros professores em formação inicial ou continuada. A relação entre o discurso profissional docente e o discurso científico é posta em discussão, entendendo que o fazer e o dizer são questões relevantes na análise, uma vez que os docentes trazem suas experiências profissionais, narrando o seu fazer e os docentes em formação apresentam suas perspectivas sobre o fazer docente (o dizer), tendo como princípio que professores são produtores de conhecimento e precisam de ter um espaço que garanta sua fala sobre sua ação docente. Nesse sentido, as questões de pesquisa que norteiam esse trabalho de tese são: em que termos os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e discentes da Licenciatura Integrada, participantes de um curso de extensão, como contexto de pesquisaformação, voltado para uma proposta de ensino de Ciências por meio de diversas linguagens, apropriam-se e utilizam-se da linguagem científica? Quais visões sobre o ensino de Ciências esses docentes e discentes têm? Que modelo de formação de professores dos anos iniciais é possível resultar da interação com os colaboradores, tendo em vista a formação interdisciplinar de professores? Defendo a tese de que, ao explorar os diversos textos no referido curso, materializados em múltiplas linguagens, os professores e estudantes, em processo de formação inicial e continuada, constroem saberes profissionais sobre ensino interdisciplinar de Ciências e manifestam caminhos para a formação de professores para o ensino de Ciências, integrado ao ensino da língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos compreenderam a pesquisa-formação, nos encontros de formação, gravações em áudio e vídeo, análise de narrativas orais e escritas, produzidas pelos participantes. As análises possibilitaram produzir uma concepção de formação baseada na perspectiva narrativa, entendendo a formação como um processo de encontro e deslocamentos a partir das relações entre Ciências e Literatura, que constituem o discurso profissional-docente. As narrativas que circularam na formação foram retomadas pelos cursistas, evidenciando movimento de compreensão acerca dos conceitos abordados no curso de produção de sentido, em relação às práticas pedagógicas no ensino de Ciências. Quanto ao trabalho com a linguagem no ensino de Ciências, prevaleceu a ampliação das experiências com diferentes formas de linguagem, especialmente no sentido de engendrar uma prática pedagógica. Concluo que estratégias de ensino que privilegiam as relações do ensino de Ciências por meio da Literatura podem vir a fortalecer o desenvolvimento da produção de uma práxis interdisciplinar no ensino superior e fundamental.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

ANDRADE, Wagner Muniz de. Narrativas e discursos que “movem o mundo” : um modelo interdisciplinar para o ensino de ciências nos anos iniciais. Orientadora: Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2023. 170 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17690. Acesso em:.