Jogo de tabuleiro Caranãzinho como meio de ensino do uso sustentável de recursos hídricos na escola Padre Dubois em Salinópolis-PA

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2024-05-31

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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CORRÊA, Valdete Costa Nascimento. Jogo de tabuleiro Caranãzinho como meio de ensino do uso sustentável de recursos hídricos na escola Padre Dubois em Salinópolis-PA. Orientadora: Solana Meneghel Boschilia; Coorientadora: Karla Tereza Silva Ribeiro. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17736 . Acesso em:.

DOI

Este estudo investigou a importância do uso sustentável da água, na cidade de Salinópolis, Pará, com alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Dubois, propondo uma sequência didática inovadora, incorporando um jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica para alunos do Ensino fundamental. A sequência didática foi composta por quatro etapas: análise diagnóstica, aula expositiva e visita guiada, aplicação do jogo "Caranãzinho", e uma roda de conversa seguida de reaplicação do questionário de avaliação diagnóstica. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa com foco em atividades práticas, como visitas a unidades de abastecimento de água no bairro do Atalaia, e a aplicação de um jogo de tabuleiro para reforçar o aprendizado. Os resultados indicaram que a sequência didática e o jogo de tabuleiro foram eficazes em aumentar a compreensão dos alunos sobre o processo de captação, tratamento, distribuição e uso sustentável dos recursos hídricos. A análise dos dados revelou uma melhoria significativa no conhecimento dos alunos, após a implementação das atividades propostas. A integração de jogos de tabuleiro em sequências didáticas pode ser uma estratégia eficaz para o ensino de Ciências Ambientais, promovendo um aprendizado mais interativo e significativo. Recomenda-se a adoção de metodologias semelhantes em outras disciplinas e escolas, visando a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação dos recursos hídricos.

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CORRÊA, Valdete Costa Nascimento. Jogo de tabuleiro Caranãzinho como meio de ensino do uso sustentável de recursos hídricos na escola Padre Dubois em Salinópolis-PA. Orientadora: Solana Meneghel Boschilia; Coorientadora: Karla Tereza Silva Ribeiro. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17736 . Acesso em:.