Experiências formativas mediadas por filmes: interações reflexivas entre cooperados e professoras de ciências na perspectiva na educação ambiental crítica.

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2024-03-06

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Universidade Federal do Pará

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SOUSA, José de Moraes.Experiências formativas mediadas por filmes: interações reflexivas entre cooperados e professoras de ciências na perspectiva na educação ambiental crítica. Orientadora: Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2024. 249 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: . Acesso em:.

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Este trabalho constitui um texto de tese, sobre formação de professoras de ciências na perspectiva de educação ambiental crítica. Trata-se de uma pesquisa-formação na modalidade narrativa, que objetivou investigar com professoras de ciências, em interação com membros da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares dos Caetés, socializando seus saberes e experiências ambientais em encontros formativos reflexivos mediados por filmes, tendo em vista reflexão/reconsideração de práticas docentes e de formação continuada das professoras, na perspectiva da educação ambiental crítica. A investigação foi norteada por uma problemática que se configura na seguinte questão: Em que aspectos a interação entre professoras de ciências e membros da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares dos Caetés, em encontros formativos mediados por filmes, pode contribuir com experiências e conhecimentos ambientais para a formação continuada das professoras, na perspectiva da educação ambiental crítica? Defendo a tese de que: Interações reflexivas entre professoras que ensinam Ciências nos anos escolares iniciais e membros da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares dos Caetés, em encontros de formação mediados por filmes, em que os participantes socializam experiências e conhecimentos acerca das temáticas fílmicas, contribuem para que as professoras reflitam sobre suas práticas de ensino de ciências e construam relações interdependentes entre as dimensões ambientais, econômicas e sociais, expressando intencionalidades pedagógicas de mudanças no fazer docente, na perspectiva da educação ambiental crítica, visando à sustentabilidade. Construo, inicialmente, a contextualização ambiental, social, econômica e educacional da COOMAC e busco conhecer as concepções de ambiente e educação ambiental das professoras e as relações com suas práticas educativas. Como resultados dos encontros formativos, organizo três seções analíticas, sendo, a primeira voltada para reflexões a respeito do capitalismo como principal causador de problemas socioambientais e a importância de educar para que os sujeitos entendam a necessidade da participação coletiva nas lutas contra as degradações ambientais. A segunda aborda sobre a relação entre o consumismo e os problemas ambientais, indicando a necessidade de uma educação que forme cidadãos que questionem os ditames do consumismo e optem por uma vida sustentável, e a terceira contempla a relação entre educação ambiental crítica, cidadania e sustentabilidade, em que discuto sobre a importância dos direitos das mulheres e homens do campo, como saúde e educação, serem respeitados como requisitos para sustentabilidade. A pesquisa evidencia que os conhecimentos e experiências ambientais dos cooperados, articulados com os aspectos econômicos e sociais, auxiliaram na ampliação da visão das professoras sobre meio ambiente e educação ambiental, convergindo para sua formação em termos de educação ambiental crítica.

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SOUSA, José de Moraes.Experiências formativas mediadas por filmes: interações reflexivas entre cooperados e professoras de ciências na perspectiva na educação ambiental crítica. Orientadora: Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2024. 249 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: . Acesso em:.