Experiências formativas mediadas por filmes: interações reflexivas entre cooperados e professoras de ciências na perspectiva na educação ambiental crítica.

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

06-03-2024

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SOUSA, José de Moraes.Experiências formativas mediadas por filmes: interações reflexivas entre cooperados e professoras de ciências na perspectiva na educação ambiental crítica. Orientadora: Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2024. 249 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: . Acesso em:.

DOI

Este trabalho constitui um texto de tese, sobre formação de professoras de ciências na perspectiva de educação ambiental crítica. Trata-se de uma pesquisa-formação na modalidade narrativa, que objetivou investigar com professoras de ciências, em interação com membros da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares dos Caetés, socializando seus saberes e experiências ambientais em encontros formativos reflexivos mediados por filmes, tendo em vista reflexão/reconsideração de práticas docentes e de formação continuada das professoras, na perspectiva da educação ambiental crítica. A investigação foi norteada por uma problemática que se configura na seguinte questão: Em que aspectos a interação entre professoras de ciências e membros da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares dos Caetés, em encontros formativos mediados por filmes, pode contribuir com experiências e conhecimentos ambientais para a formação continuada das professoras, na perspectiva da educação ambiental crítica? Defendo a tese de que: Interações reflexivas entre professoras que ensinam Ciências nos anos escolares iniciais e membros da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares dos Caetés, em encontros de formação mediados por filmes, em que os participantes socializam experiências e conhecimentos acerca das temáticas fílmicas, contribuem para que as professoras reflitam sobre suas práticas de ensino de ciências e construam relações interdependentes entre as dimensões ambientais, econômicas e sociais, expressando intencionalidades pedagógicas de mudanças no fazer docente, na perspectiva da educação ambiental crítica, visando à sustentabilidade. Construo, inicialmente, a contextualização ambiental, social, econômica e educacional da COOMAC e busco conhecer as concepções de ambiente e educação ambiental das professoras e as relações com suas práticas educativas. Como resultados dos encontros formativos, organizo três seções analíticas, sendo, a primeira voltada para reflexões a respeito do capitalismo como principal causador de problemas socioambientais e a importância de educar para que os sujeitos entendam a necessidade da participação coletiva nas lutas contra as degradações ambientais. A segunda aborda sobre a relação entre o consumismo e os problemas ambientais, indicando a necessidade de uma educação que forme cidadãos que questionem os ditames do consumismo e optem por uma vida sustentável, e a terceira contempla a relação entre educação ambiental crítica, cidadania e sustentabilidade, em que discuto sobre a importância dos direitos das mulheres e homens do campo, como saúde e educação, serem respeitados como requisitos para sustentabilidade. A pesquisa evidencia que os conhecimentos e experiências ambientais dos cooperados, articulados com os aspectos econômicos e sociais, auxiliaram na ampliação da visão das professoras sobre meio ambiente e educação ambiental, convergindo para sua formação em termos de educação ambiental crítica.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI