Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA
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Navegando Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA por Orientadores "FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Arte-Educação em psicologia: a educação musical no tratamento de depressão e/ou ansiedade(Universidade Federal do Pará, 2020-11-20) SOUSA, Maria Jucilene Silva Guida de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O propósito deste trabalho parte da ideia-força de que Arte-educação e Psicologia podem ser aliadas no processo psicoterápico de determinados fenômenos relacionado ao comportamento humano. Tem a assertiva de que ao serem utilizadas, ambas não perdem sua importância frente ao objeto de estudo, isto é, sem que nenhuma seja descaracterizada, subjugada ou coisificada em função da outra, nem submetida a uma mera funcionalidade. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Educação Musical pode ajudar na qualidade de vida dos pacientes com depressão e /ou ansiedade. Para tanto, o problema de que norteou a pesquisa, é descrito da seguinte forma: como a Educação Musical pode ajudar no tratamento de pessoas com Transtornos de Depressão e/ou Ansiedade? Diante desse problema é possível entender que o exercício da Arte-educação pela Educação Musical não é uma tarefa apenas de Educadores Musicais, dentro das salas de aula, mas pode ser também de Psicopedagogos e Psicólogos, que trabalham na área da Saúde e que buscam se qualificar na área de Educação Musical, para aplicá-la nos contextos psicopedagógicos e psicoterapêuticos, por meio de objetivos claros e definidos na promoção de saúde individual e coletiva. O estudo demonstra como é possível aplicar a Arte-educação em Psicologia, num processo interdependente e dialógico, sem perda de sua essência, já que todas elas priorizam o sujeito em suas diferenças. Para tal consecução utiliza o método Fenomenológico que busca compreender um fenômeno e não necessariamente explicá-lo. Como tipo de pesquisa, esta tese é qualitativa e fez a pesquisa Teórico-aplicada, por meio da Observação Participativa em um laboratório de experimentação no Serviço de Psicologia e Psicopedagogia da Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís-MA, para dois grupos de pacientes com transtorno de depressão e ou ansiedade: um para intervenção com atividades em Educação Musical e outro para testagem comparativa de resultados. Obteve como resultado, a constatação de que o grupo de pacientes, que teve atividades de Educação Musical no processo de intervenção psicológica e psicopedagógica obteve 100% de melhora comportamental, de acordo com os testes e reteste aplicados e com o parecer da equipe multidisciplinar de acompanhamento, enquanto o grupo de pacientes que não teve atividades em Educação Musical obteve somente 20% de melhora. Conclui, portanto que foi confirmado a hipótese inicial de que a Educação Musical contribui para minimização de transtornos depressivos e ou de ansiedade.Tese Acesso aberto (Open Access) EDEUCAÇÃO MUSICAL PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: compondo caminhos à prática docente em Castanhal-PA(Universidade Federal do Pará, 2022-02-14) ZIMMER, Paulyane Nascimento; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A qualidade do ensino da musica nas series iniciais e os desafios da inclusão, revelam a importância de se fornecer oportunidades de capacitação. Este estudo objetivou construir uma proposta de capacitação para professores de Música ao ensino de alunos com Transtomo do Espectro Autista (TEA), na Educação Infantil e, para tal: (a) formatar uma proposta de capacitação para docentes de Música com enfoque ao Ensino de Música para crianças com TEA na Educação Infantil; (b) aplicar a capacitação para professores de música em atuação em Castanhal/PA; e, (c) avaliar seu impacto na prática dos cursistas, durante a pesquisa.Trata-se de um estudo experimental com fundamentação técnico-científica, de corte transversal e com enfoque teórico-prático, dentro dos parâmetros metodológicos da pesquisa-ação. À amostra obtida pela técnica de mostragem não paramétrica inclui 3 professores formadores e 13 cursistas. Foram formatados cinco módulos (O transtomo do Espectro Autista e desenvolvimento humano na infância, EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: materíais e técnicas para o ensino de música e inclusão; A Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon aplicada ao Autismo; EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO: Planejamento e avaliação; e, Prática supervisionada ao Ensino de música para crianças com TEA). Um site e seis protocolos foram elaborados para coleta de dados: Questionário sócio demográfico e de sondagem de conhecimentos do cursista; Avaliação estrutural dos módulos a capacitação MusiTEA; Questionário para validação do site MusiTEA; Ficha para avaliação « lapidar das ementas dos módulos da capacitação MusiTEA; Ficha de avaliação do plano de aula (Prática Supervisionada); e, Ficha de avaliação de prática supervisionada (MusiTEA) — Atividade gravada MLT. As ementas dos módulos, protocolos e site foram validados por pares de juízes independentes até a obtenção minima de 80% de concordância. Os dados coletados passaram por análise exploratória, abordando a estatistica descritiva, assim como, a vtilização do Teste de Wilcoxon, hipóteses nula e altemativa: HO=0,5 e HI>0,5 e a>0, adotando a = 0,05 (erro adotado 5%) e nível de significância de 95% Foi utilizado o programa Excel para estatística descritiva, realização de tabelas, gráficos e limpeza dos dados. Observou-se um bom desempenho dos cursistas entre a aplicação dos módulo 1 e 2 (T * = 46,5 > Títabelado) = , rejeita HO). Entretanto, não foram verificadas melhorias entre os módulos 1 e 3 (T * = 17,5 > T(tabelado) = O, não rejeita HO); registrando-se uma “queda” entre a aplicação dos módulos 2 e 3 (T * = 10 > T(tabelado) = 2, não rejeita HO). Já em comparação dos módulos 1 e 4, este último apresentou melhor rendimento (T * = 37 > Títabelado) = 8, rejeita HO). As oscilações de desempenho subsidiam que HO não deve ser rejeitada em prol de HI, não se podendo afirmar que o curso melhorou o desempenho dos cursistas, embora os dados descritivos revelem o alcance substancial da capacitação. O Tetomo dos participantes para ministrar aulas em formato híbrido durante a ocorrência do módulo 3 mostrou-se um dos impactos do cenário Pandêmico. Sugere-se replicação do estudo com um n maior e lapidar dos módulos.Tese Acesso aberto (Open Access) Educação Musical e Autismo : Análise da Educação Musical como recurso de inclusão social presente no programa Violino em Grupo em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-09-03) BATISTA, Antônio de Pádua Araújo; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Trabalhar com educação musical numa perspectiva inclusiva significa assumir compromissos com pessoas, suas famílias e a sociedade na qual se inserem, onde o fazer musical torna-se um ato social, cuja ação pode influenciar e provocar transformações. O tema ¿inclusão¿ tem ocupado um lugar de debate privilegiado na agenda das grandes conferências nacionais e internacionais, no que tange à democratização do acesso das pessoas com deficiência (PCD¿s) à educação, provocando a criação de leis voltadas às suas especificidades. Com isto, fortalecidos pelas reivindicações e pressões de diversos grupos sociais que defendem o reconhecimento desta igualdade de acesso, importantes documentos legais têm sido elaborados, a Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência (1975), o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência (1982), a Declaração de Cartagena (1992), a Declaração de Salamanca (1994), a Carta para o Terceiro Milênio (1999), a Lei no 12.764 (2012), que determina que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são consideradas pessoas com deficiência, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5 (2014) e a Lei no 13.146 (2015), que institui a Inclusão Social e a Cidadania da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Este estudo se justifica por abordar um tema recorrente em âmbito nacional e internacional, pois, o acesso dos alunos com TEA aos espaços educacionais se evidencia como um direito incontestável, seja em instituições de ensino regular, ensino das artes ou no meio esportivo, em caráter formal ou informal. O estudo objetivou Investigar a Educação Musical, como recurso de inclusão social de crianças com TEA, presente no programa ¿Violino em Grupo: interdisciplinaridade e inovação de linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista¿, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA ¿ PPGARTES. Seu desdobramento se dá em três objetivos específicos: 1) Descrever, com base em trabalhos anteriores, registros audiovisuais e relatórios, as ações pedagógicas, estratégias e recursos didáticos aplicados no laboratório do Programa de Extensão Violino em Grupo; 2) Verificar o aprendizado musical dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), participantes do programa, com base nos dados coletados e, 3) Analisar as contribuições da Educação Musical, como recurso de inclusão social da criança com TEA, por intermédio do Programa Violino em Grupo. Para a realização deste estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão da literatura nacional e internacional, com abordagem Quantitativa e delineamento Quase-Experimental, tendo como fonte os dados coletados por meio de registros audiovisuais e fotográficos, relatórios, entrevistas e produção acadêmica, originados a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas no programa. A pesquisa revelou que os alunos com TEA, quando colocados em um ambiente comum de ensino, podem aprender a tocar um instrumento musical em nível semelhante aos Neuro típicos. Revelou ainda que a Educação Musical proposta pelo Programa cumpriu seu papel de inclusão social frente aos alunos PCD¿s. Espera-se que, por intermédio do registro dos recursos pedagógicos e do material didático coletado por meio desta pesquisa, ela venha somar junto aos profissionais e instituições que fomentam a Educação Musical Inclusiva.Tese Acesso aberto (Open Access) Formação continuada de professores de música : Uma proposta de ensino-aprendizagem por intermédio da pesquisa e prática docente(Universidade Federal do Pará, 2023-03-15) COSTA, Lucian José de Souza Costa e; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A presente pesquisa de doutoramento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará apresenta a formação continuada de professores de Artes/Música com grande relevância na realidade contemporânea, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) com reflexões acerca de uma capacitação de Formação Continuada para professores de Artes/Música, que contempla especificamente profissionais da rede municipal de Belém do Pará por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). As primeiras motivações para a proposição da presente pesquisa encontram abrigo na atuação do professor-pesquisador em escola pública do estado do Pará, a qual reflete sua trajetória na área da música. Desde o ano de 2012 no ingresso à universidade, o trajeto-percurso do professor-pesquisador da área de música, vem perpassando por caminhos de formação inicial e posteriormente a formação “continuada” de professores de Artes/Música a nível profissional e acadêmico. Portanto, o pesquisador objetiva Investigar a formação continuada de professores de Artes/Música da educação básica no município de Belém a partir do aperfeiçoamento de conteúdos e elaboração de estratégias metodológicas para a área da música, tendo como base o perfil dos profissionais e a realidade das escolas em que atuam. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, quais sejam: (a) Comparar, junto com os profissionais da educação, alternativas didático-pedagógicas para o ensino de música, considerando o perfil de formação e a realidade do contexto educacional em que atuam; (b) Aplicar capacitação teórico-prática do uso de ferramentas virtuais para o ensino de música nas escolas de educação básica do município de Belém. Para o alcance dos objetivos adotaram-se a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Experimental. A partir deste contexto sobre formação continuada de professores de Artes/Música, a presente pesquisa traz diálogos entre os principais autores: IMBERNÓN (2010), SAVIANI (2009), NÓVOA (1991), TANURI (2000), FUSARI (1994), COSTA (2019), COSTA; DEFREITAS JÚNIOR (2020), JARDIM (2019), LIMA (2019), PENNA (2007), entre outros. A amostra da pesquisa foi de 15 participantes professores de Artes/Música da rede municipal, sendo realizado no município de Belém no período de maio a junho de 2022. O estudo foi baseado em uma análise exploratória, onde o nível de significância foi α = 0,05 e o intervalo de confiança de 95%. A amostra foi obtida pela amostragem não paramétrica, onde foi utilizado o teste Wilcoxon. Em geral, nota-se, nas respostas, que antes do curso, 31,25% dos participantes avaliaram que Concordam Totalmente que o curso FOCO em Música proporciona um ambiente de formação continuada mesmo que no ensino de EaD, depois do curso esse percentual subiu para 75%, demonstrando ainda mais que o curso impactou de forma positiva para que os participantes considerem ainda mais importante que o curso FOCO em Música proporciona um ambiente de formação continuada mesmo que no ensino de EaD. Os resultados alcançados no Curso FOCO em Música revela o potencial de aprendizagem que cada participante adquiriu permitindo mudanças e diálogos no seu exercício enquanto docente de Artes/Música.Tese Acesso aberto (Open Access) MOVE: um facilitador da pesquisa em música para estudantes com privações sensoriais, intelectuais e motoras(Universidade Federal do Pará, 2020-06-22) RODRIGUES, Jessika Castro; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A contemporaneidade indica a necessidade de promoção de suporte tecnológico de caráter inovador e relevante para melhorar condições de autonomia e independência de estudantes com privações sensoriais, intelectuais e motoras. Portanto, a pesquisadora objetiva investigar como a tecnologia assistiva pode facilitar o processo de pesquisa dos estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, quais sejam: (a) Criar um protótipo como ferramenta de visualização estratégica do movimento de pesquisa para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de projeto de pesquisa; (b) Testar e avaliar a tecnologia de visualização estratégica do movimento de pesquisa para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de projeto de pesquisa. Para o alcance dos objetivos propostos, adotaram-se a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Experimental. A Experimental são os procedimentos para a criação, os testes e as avaliações do dispositivo protótipo. Foi realizado um projeto piloto − com estudantes do Curso de Especialização em Nível Médio da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, bem como houve uma intervenção com estudantes de graduação em Licenciatura Plena em Música na Universidade do Estado do Pará e na Universidade Federal do Pará. Os participantes foram estudantes com privação sensorial, intelectual e/ou motora e sem privações. A aplicação dos Testes centrou-se na utilização da ferramenta de visualização estratégica do movimento de pesquisa MOVE para a construção do projeto de pesquisa pelos participantes. Os testes aconteceram em seis encontros e a avaliação se encaminhou de duas maneiras: (a) a primeira pelos estudantes participantes que responderam a um questionário utilizando a escala tipo Likert de 10-pontos, apresentando três justificativas e sugestões para avaliar a funcionalidade do dispositivo; (b) e a segunda foi a avaliação dos projetos de pesquisas em pares por juízes independentes que seguiram a escala para avaliação de projetos acadêmicos, dando nota na escala de 0 a 10 para cada item avaliado. Os dados coletados foram analisados quantitativamente e suas representações foram expressas por tabelas e gráficos, que foram comparados com a análise documental e serviram de suporte visual para projetar os resultados e suscitar reflexões e contribuições. Em geral, nota-se, nas respostas, que mais de 85% dos participantes Concordam Totalmente com o facilitador da pesquisa em música para estudantes com privações sensoriais, intelectuais e/ou motoras. O estudo revelou a importância fundamental da equipe multidisciplinar para obtenção de resultados eficientes. Foi observado que a facilitação promovida pela ferramenta MOVE geralmente esteve relacionada à dificuldade apresentada no perfil de cada estudante. A pesquisa confirmou que a ferramenta MOVE não exclui a necessidade de um orientador, mas oferece autonomia e independência para que o estudante organize as suas ideias a fim de manter a coerência e não fugir ao tema.Tese Acesso aberto (Open Access) Políticas públicas educacionais para o ensino de música na educação básica: Múltiplas vozes sobre o ensino de música na rede municipal de educação de Belém do Pará.(Universidade Federal do Pará, 2025-06-16) SILVA, Társilla Castro Rodrigues da; SILVA, Jessika Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/7731127373088878; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217As políticas públicas educacionais, responsáveis por garantir que mais pessoas tenham acesso à educação e promover medidas para corrigir distorções sociais, podem assegurar um ensino de qualidade em um país com dimensões continentais, mas não é tarefa fácil. O ensino de música na escola pública de ensino regular tem percorrido caminhos de descobertas frente às novas realidades que se apresentam no cenário educacional atual. Assim sendo, ainda há uma efervescência de pensamentos acerca de como trilhar um “novo” caminho da educação musical, que rumos estão sendo dados à educação musical na escola e como nós, pesquisadores, pretendemos contribuir para o direcionamento desse ensino. A tese defendida é que há múltiplas interpretações sobre o ensino de música na escola, as quais afetam a prática e impedem possibilidades de políticas públicas para a efetivação dos direitos ao respectivo ensino, especificamente em Belém do Pará. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a inserção da música nas escolas públicas da rede municipal de educação em Belém do Pará, a partir das concepções das múltiplas vozes, agentes do ensino de música. O referencial teórico utilizado para fundamentar as discussões desta pesquisa abrangeu: a) A análise de políticas educacionais à luz da Abordagem do Ciclo de Políticas de Bowe et al. (1992) e Ball (1994) proposta por Mainardes (2006); e b) As políticas educacionais da legislação brasileira vigente sobre o ensino de música nas escolas de educação básica. Trata-se de uma pesquisa Exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, com procedimento de Pesquisa Estudo de Caso. Quanto ao local de realização, foi Pesquisa de Campo em que houve coleta dados e análise documental, entrevista semiestruturada e questionário. Como técnica de análise de dados, foi aplicada análise de conteúdo e estatística de Análise Exploratória de Dados, também chamada de Descritiva Básica. Os resultados encontrados abordaram as concepções da Secretaria Municipal de Educação, do NACE e dos Professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Belém que foram analisadas junto ao ciclo de políticas educacionais. A análise do ensino de música nas escolas públicas de Belém do Pará revelou tanto avanços quanto desafios. As Diretrizes Curriculares da SEMEC buscam qualificar e diversificar a educação musical, com professores efetivos da rede e projetos musicais no contraturno, além de oficinas com mestres tradicionais. No entanto, a falta de infraestrutura adequada, recursos materiais e mais professores limitam a implementação plena da disciplina. A criação da Escola Municipal de Artes de Belém (EMAB) enfrenta dificuldades políticas, e muitos professores atuam de maneira polivalente, o que contraria as diretrizes curriculares. Portanto, considera-se que a falta de valorização institucional e a descontinuidade das políticas públicas dificultam a consolidação do ensino de música nas escolas. A pesquisa sugere que, para superar esses desafios, é necessário garantir uma formação inicial e continuada robusta, valorizar as tradições culturais locais e adaptar o currículo ao contexto regional. O ensino de música deve ser tratado como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento crítico e cultural dos estudantes, além da urgência de regularização de concursos públicos e promoção de políticas públicas educacionais mais consistentes.
