Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2334
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2000 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC por Orientadores "PONTES, Fernando Augusto Ramos"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Crenças de Eficácia de Professores no Contexto de Ensino.(Universidade Federal do Pará, 2015-06-19) FERNANDES, Ana Patrícia de Oliveira Ana Patrícia de Oliveira; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares; http://lattes.cnpq.br/8324947891255931; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678A presente pesquisa teve como propósito principal investigar as crenças de eficácia (individual e coletiva) dos professores bem como sua relação com o contexto de ensino e alguns domínios específicos da ação docente. Este trabalho está dividido em 4 estudos: a) o estudo 1 informou o estado da arte acerca das pesquisas sobre crenças de autoeficácia docente, em especial, dentro de um período não investigado anteriormente, de modo a direcionar futuros estudos, indicando algumas tendências e evidenciando lacunas a serem preenchidas, como por exemplo, mais pesquisas que verifiquem a relação entre autoeficácia e desempenho acadêmico, bem como, a relação entre autoeficácia docente e políticas públicas que possam favorecer o processo ensinoaprendizagem; b) o estudo 2 verificou a relação entre as crenças de autoeficácia docente e eficácia coletiva, bem como entre autoeficácia docente e as variáveis como tempo de experiência, formação acadêmica, nível de ensino e tamanho das turmas pode trazer importantes implicações no processo ensino-aprendizagem; o estudo 3 destacou a necessidade de compreender como o ambiente de trabalho docente pode influenciar e ser influenciado pelas crenças de eficácia coletiva, a partir das variáveis contextuais (tempo de atuação na função/série em que leciona, tempo de experiência no magistério, jornada de trabalho e infraestrutura da escola); o estudo 4 investigou a visão dos professores acerca de suas crenças de eficácia e suas relações com alguns domínios específicos da prática docente no contexto de ensino. Este estudo é composto por 4 artigos. O 1º artigo caracteriza-se como revisão sistemática, cujo método consiste na utilização de grafos e suas representações geométricas. O 2º e o 3º artigos são constituídos por estudos empíricos, de natureza quantitativa, com amostra de 495 professores. O 4º estudo é composto por uma pesquisa qualitativa, com amostra de 4 participantes. As amostras de todos os estudos foram compostas por professores da Educação Básica, do ensino infantil ao ensino médio, de uma rede privada confessional de ensino. Os resultados indicaram que os fatores contextuais podem influenciar as crenças de eficácia dos professores, com implicações no processo ensino-aprendizagem. A Teoria Social Cognitiva contribuiu para fornecer evidências de que o desenvolvimento da confiança se constitui como importante aspecto motivacional para o alcance das metas estabelecidas no contexto de ensino, ajudando a pensar acerca de melhorias no ambiente de trabalho do professor, bem como em políticas públicas que favoreçam contextos mais propícios ao fortalecimento das crenças de eficácia dos professores.Tese Acesso aberto (Open Access) A escola enquanto contexto de desenvolvimento: um estudo ecológico em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó(Universidade Federal do Pará, 2008) MENDES, Leila Said Assef; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678A presente pesquisa tem como foco de análise a escola da comunidade ribeirinha, objetivando analisá-la enquanto contexto de desenvolvimento de crianças e adolescentes que ali residem, no sentido de compreender como as características deste ambiente possibilitam e/ou impõem limites ao desenvolvimento dos estudantes por ela atendidos. Abarcando uma perspectiva teórico-metodológica sintonizada com princípios da abordagem ecológica, esta pesquisa utiliza a metodologia da inserção ecológica. Nesse sentido, foram evidenciados os contextos que poderiam limitar ou propiciar o desenvolvimento das crianças que freqüentam a escola. Como resultado foi destacado sinteticamente, o fato de que os elos da rede sistêmica que interligam o microssistema escolar ao mesossistema e exossistema não têm resistência suficiente para garantir o desenvolvimento em níveis minimamente satisfatórios – quando comparado a outras escolas no meio urbano, pois o peso dos condicionantes de diversas naturezas - histórica, geográfica, política, jurídica, social, cultural, a que as crianças estão expostas, nessa teia de relações, distancia-se, sobremaneira, dos padrões encontrados – sem grande esforço, no meio urbano, supostamente desenvolvido. Ou seja, o precário atendimento escolar, concretizado na aprendizagem da leitura, escrita e realização das operações matemáticas bem como o ensino descontextualizado da realidade local contribui para a manutenção do modo de vida daquela comunidade ribeirinha.Tese Acesso aberto (Open Access) A escola inclusiva enquanto contexto de desenvolvimento: um estudo dos fatores de risco e proteção(Universidade Federal do Pará, 2012-02-17) FACIOLA, Rosana Assef; SILVA, Simone Souza da Costa; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678O conjunto de pesquisas envolvidas neste trabalho procurou investigar a escola inclusiva enquanto contexto de desenvolvimento, através de quatro estudos. Esses estudos foram direcionados para discussão dos fatores de risco ou proteção presentes no ambiente escolar inclusivo. O primeiro estudo investigou as interações entre uma aluna com deficiência visual e seus colegas em uma sala de aula inclusiva, com o objetivo de averiguar como se estabelecem as relações de amizade neste contexto de desenvolvimento; o segundo estudo procurou compreender a visão de estudantes com deficiências sobre sua rede de apoio social; o terceiro estudo objetivou analisar a visão de professores e técnicos educacionais sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiências em salas de aula comuns; e o quarto estudo realizou uma investigação sobre a concepção de mães de estudantes com deficiências acerca da escola inclusiva com o objetivo de analisar como os fatores de proteção e risco se configuram dentro do contexto escolar inclusivo. O modelo bioecológico do desenvolvimento humano proposto por Bronfenbrenner é apresentado enquanto uma base teórica desta pesquisa que foi efetivada através da observação naturalística e da inserção ecológica da pesquisadora no ambiente da pesquisa. Os resultados das pesquisas revelaram questões importantes e polêmicas sobre o processo de inclusão educacional.Tese Acesso aberto (Open Access) Interações e relações de amizade: um estudo longitudinal no contexto de uma escola inclusiva(Universidade Federal do Pará, 2012) CASADO, Carla de Cássia Carvalho; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678O presente estudo se propôs a investigar, longitudinalmente, as relações de amizade de alunos considerados de inclusão em uma escola pública, identificada pela Secretaria de Educação do Estado como referência em inclusão escolar. A escola ficava localizada na região metropolitana de Belém do Pará e o estudo ocorreu no período de 2007 a 2009. Diante da complexidade das relações de amizade, optou-se por um estudo de casos múltiplos, envolvendo quatro parceiros focais e seus respectivos migos, colegas, professores e técnicos. A abordagem de coleta e análise dos dados foi estruturada através de múltiplas estratégias metodológicas. A pesquisa ocorreu em duas fases, a primeira denominada de preliminares, a qual envolveu pesquisa piloto, procedimento ético, escolha da escola, das turmas e dos participantes focais e, estudo de caso, o qual englobou entrevista sociométrica, entrevistas semiestruturadas, situações estruturadas e observação participativa. Os elementos passíveis de quantificação obtidos na entrevista sociométrica foram colocados em planilhas do programa “Excel”, categorizados e tratado segundo suas especificações. Os dados obtidos no Diário de Campo e nos roteiros de entrevistas foram transcritos para o programa de edição de texto “Word” e posteriormente organizados em termos de dimensões temáticas e categorias de análise segundo o modelo de Hinde: eciprocidade e complementaridade, força e poder, intimidade, percepção interpessoal, compromisso e satisfação. Os dados obtidos no estudo de caso indicaram que dois dos parceiros focais, um com paralisia Cerebral e o outro com TDAH, foram rejeitados socialmente durante todo o estudo e não obtiveram amigos recíprocos. O aluno com deficiência mental obteve apenas um amigo durante toda a pesquisa permanecendo sozinho quando este não estava presente. A participante focal com deficiência uditiva vivenciou a amizade coletiva com três alunas durante a maior parte da pesquisa. Pelas entrevistas motivo das rejeições e preferências sociais esteve relacionado a aspectos como, aparência física, preconceito, dificuldades cognitiva, física e de comunicação, compartilhamento de objetos e experiências, entre outros. No que se refere as relações de amizade, percebeu-se que a percepção das pessoas que formam o contexto escolar dificultou, mas não impediu que os parceiros focais construíssem amizades recíprocas. Nas relações existia uma percepção positiva do amigo e estes demonstravam apoio e satisfação na relação, não reconheciam a existência de problemas entre eles e normalmente concordavam uns com os outros. Os amigos demonstravam afeto publicamente e compartilhavam entre si confidencias e pensamentos, além de identificar suas preferências. Os amigos se preocupavam em atender as necessidades uns dos outros e existia interesse em manter a relação. Algumas amizades duraram os três anos de pesquisa, outras tiveram o seu término em 2008 quando os amigos foram transferidos de escola ou mudaram de turma. Por fim, foi possível identificar a existência de amizades entre os alunos com e sem deficiência, e que estas relações se caracterizam como satisfatórias, repleta de demonstrações desrespeito e afeto, o que pode nos levar a compreensão de que a amizade é um elemento de proteção contra a discriminação e as dificuldades vivenciada no dia a dia, cabendo investir na criação de estratégias que possam estimular a construção e a manutenção destas relações.Tese Acesso aberto (Open Access) Modelo social cognitivo de satisfação no trabalho e eficácia coletiva: percepções sobre a docência(Universidade Federal do Pará, 2015-05-12) RAMOS, Maély Ferreira Holanda; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678; https://orcid.org/0000-0001-9569-943XA presente pesquisa propõe-se a estudar a satisfação no trabalho a partir do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho (MSCST) e suas relações com a eficácia coletiva. A satisfação e seus principais elementos influenciadores tem evidente importância no contexto escolar, pois podem afetar os estados motivacionais e o nível de desempenho do professor. A satisfação no trabalho se refere ao grau de relação afetiva que um empregado tem, associado à função que desempenha, evidenciando um estado emocional agradável ou positivo, resultante de uma avaliação das suas experiências. O Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho é uma proposta recente, que se apoia na Teoria Social Cognitiva, que propõem uma abordagem integrativa para investigar a satisfação no trabalho docente. Postula que a satisfação pode ser prevista e explicada por cinco classes de variáveis, a saber: (a) metas de apoio; (b) condições de trabalho; (c) progresso de objetivos; (d) afeto positivo; (e) autoeficácia docente. A eficácia coletiva docente, apesar de não pertencer ao Modelo, também tem reconhecida influência sobre os níveis de satisfação. Sendo assim, tem-se como objetivo geral testar o Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho Docente (MSCST) em amostra de professores da Educação Básica, investigando suas relações com a eficácia coletiva e analisando suas implicações no ambiente escolar. Para tanto, foram desenvolvido seis artigos organizados em duas subdivisões, sendo estas: (a) Revisões Sistemáticas; (b) Estudos Empíricos. Na primeira seção, composta por quatro artigos, construiu-se um estudo metodológico sobre a utilização de técnicas de análise e visualização de dados com grafos, bem como três revisões sistemáticas sobre: MSCST, satisfação no trabalho e a eficácia coletiva (respectivamente). Todas as revisões utilizaram grafos e suas representações geométricas. A segunda subdivisão, composta por dois artigos, referente aos estudos empíricos, aplicou-se à uma amostra de 495 professores da Educação Básica, de uma rede privada de ensino. O primeiro estudo desta seção foi quantitativo e o segundo utilizou técnicas mistas (quanti-quali). Os resultados indicaram que o MSCST não explicou suficientemente à satisfação no trabalho docente, contrariando os achados resultantes da revisão sistemática sobre o Modelo. Constatou-se ainda que não houve qualquer relação entre as crenças de eficácia (autoeficácia e eficácia coletiva) com os níveis de satisfação, embora pesquisas identificadas nas revisões sistemáticas, que não aplicaram o Modelo, apontaram estas duas variáveis como mais frequentemente associadas à satisfação no trabalho docente.Tese Acesso aberto (Open Access) Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero(Universidade Federal do Pará, 2006-06-26) SILVA, Lúcia Isabel da Conceição; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678Este estudo investigou o significado dos grupos de brincadeiras na rua como um contexto da cultura de pares, percebendo-os não apenas como espaços de expressão e reprodução da cultura de gênero, mas principalmente como contexto de reconstrução e co-construção destes aspectos: papéis sexuais, identidade de gênero e ideologia de papéis sexuais. O estudo incluiu 689 sujeitos entre 0 e 18 anos (440 meninos – 249 meninas), que brincavam juntos, sendo moradores ou visitantes de três ruas num bairro da periferia de Belém- Pará, durante um ano. Os dados foram coletados através de três procedimentos: descrição dos aspectos sócio-demográficos da área através de um formulário; identificação quantitativa das atividades dos grupos de brincadeira utilizando a técnica de varredura (scan sampling) e a descrição qualitativa das atividades através da filmagem de episódios. Os resultados revelam diferenças de gênero quanto à participação na rua e à variedade da subcultura lúdica. Observou-se predominância dos meninos na rua, segregação e tipificação sexual nas brincadeiras e estratégias diferenciadas de interação entre os dois grupos de gênero. Houve maior aproximação das meninas naquilo a que se denominou subcultura masculina, configurando estratégias de subversão das ideologias e papéis de gênero. A partir de três modelos explicativos do desenvolvimento humano (Hinde, 1979, 1987 e 1997; Bronfenbrenner, 1977, 1994 e 1999 e Rossetti-Ferreira, Amorin, Silva & Carvalho, 2003), busca-se discutir a relação entre macro e microdeterminações na construção da cultura dos gêneros dentro dos grupos de brincadeiras. Os dados sobre composição dos grupos, segregação, tipificação e preferência por brincadeiras e conteúdo e qualidade das interações entre os grupos de sexo/gênero confirmam o caráter relacional da construção do gênero e levam à proposição de um padrão de aproximação unilateral entre estes grupos, sendo que este padrão é protagonizado pelas meninas.Tese Acesso aberto (Open Access) Práticas de cuidado, redes de apoio e satisfação social de cuidadores primários de crianças com paralisia cerebral(Universidade Federal do Pará, 2016-08-31) AFONSO, Tatiana; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678O presente trabalho teve como proposta compreender o cuidado promovido à criança com paralisia cerebral, a partir da perspectiva do cuidador primário, focando-se nas práticas, na satisfação social, nos aprendizados, na dedicação e nos apoios recebidos por aquele. Para tanto, subdividiu-se da seguinte maneira: uma pesquisa teórica em periódicos ligados à base de dados da Psynet APA, utilizando-se protocolo adaptado das diretrizes da Cochrane Collaboration para a revisão sistemática da literatura a partir dos descritores child care e cerebral palsy; e quatro pesquisas empíricas, sendo duas pesquisas de natureza quantitativa, realizadas com 101 cuidadores primários de crianças de 0 a 12 anos com diagnóstico de paralisia cerebral, e dois estudos qualitativos, utilizando-se a Teoria Fundamentada, a partir de entrevistas com 13 mães de crianças com PC, realizadas nas residências das mesmas. O estudo de revisão viabilizou a compreensão das produções científicas acerca do cuidado na paralisia cerebral indicando cinco áreas principais: a percepção dos pais quanto ao processo de reabilitação, as experiências vividas nos cuidados diários, o apoio recebido, a satisfação dos pais e as experiências na alimentação. Com base nos temas levantados pela revisão, delinearam-se as pesquisas empíricas. Neste sentido, o segundo estudo buscou compreender as práticas de cuidados e os apoios recebidos cujos resultados encontrados indicaram que os cuidadores realizavam, em maior frequência, os cuidados primários e o contato corporal. O apoio emocional esteve, fortemente, correlacionado com a informação recebida e a interação social positiva vivenciada pelo cuidador primário. Além dos apoios, investigaram-se os níveis de satisfação dos cuidadores, objetivo do terceiro estudo, sendo que os resultados indicaram boa satisfação social geral, principalmente entre os cuidadores de crianças avaliadas como sendo mais comprometidas. Tal evidência mostrou-se inesperada, no entanto extremamente positiva ao se refletir acerca da psicologia dos cuidadores primários, com destaque à dimensão satisfação com a família a qual foi significativamente mais presente, principalmente entre os cuidadores de crianças com maior comprometimento. Os demais artigos relacionados aos estudos 4 e 5 foram de natureza qualitativa, inspirados na Teoria Fundamentada, a partir de entrevistas com 13 mães de crianças com PC, realizadas nas residências das mesmas cujas análises acerca dos dados emergiram dos próprios discursos. As análises acerca dos cuidados maternos na PC ressaltaram três elementos principais: a dedicação como aspecto central nos cuidados, de natureza ambivalente quanto à necessidade ou não de apoios em sua realização; as práticas realizadas de maneira solitária, associadas aos medos quanto ao diagnóstico, às convulsões e ao futuro; por fim, o suporte relacionado à falta de orientação e de atendimentos profissionais. O último trabalho, quinto estudo, com a mesma metodologia aplicada ao quarto estudo, ressaltou o aprendizado acerca do ser mãe especial e a construção dos intensos aprendizados vividos e nunca imaginados.Tese Acesso aberto (Open Access) As redes de apoio social e as relações de trabalho de mulheres em comunidades rurais do maranhão e ribeirinhas da região amazônica(Universidade Federal do Pará, 2013-09-23) PINTO, Neuzeli Maria de Almeida; SILVA, Simone Souza da Costa e; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634; 0000-0003-0795-2998; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678; 0000-0001-9569-943XO objetivo deste estudo foi analisar as redes de relações sociais, o papel e o trabalho mantido pelas mulheres em comunidades rurais e ribeirinhas, incluindo as relações de gênero e as redes de apoio social, decorrentes nos contextos ecológicos da família, do trabalho da meliponicultura e do extrativismo do açaí e da comunidade. Destacando a estrutura do microssistema, no qual os processos proximais operam para produzir e sustentar o desenvolvimento das mesmas e nos possíveis impactos dessas mudanças entre outros componentes de sua rede de apoio social. Sua Corpora envolveu quatro estudos que foram organizados na forma de artigos, a saber: O primeiro, constituído por (1) revisão sistemática da produção cientifica, envolvendo artigos nas bases de dados do Portal Periódicos e (2) avaliação crítica dos artigos qualitativos com base no roteiro padronizado Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Os artigos selecionados segundo o CASP foram relacionados e analisados à hipótese levantada no estudo, em que o trabalho desenvolvido pelas mulheres aumenta o conjunto de atividades e papéis, consequentemente ocorre um fortalecimento e crescente aumento das redes de suporte social, diminuindo assim, o impacto da multiplicidade de papéis. O segundo estudo investigou a rede de apoio social mantida por mulheres que exercem a atividade da meliponicultura, tendo em vista sua participação na manutenção das redes de apoio que garantem o exercício da atividade, e, consequentemente, a ocupação e renda para a sobrevivência de famílias em comunidades rurais do Maranhão. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, Diário de campo e o Mapa dos cinco campos. Verifica-se que a existência desta rede permite às mulheres a circulação em vários contextos, bem como a interação entre as pessoas de outros microssistemas de modo adaptado proporcionando a possibilidade de terem sucesso na execução da atividade da meliponicultura. O terceiro investigou a percepção das rotinas das mulheres que vivem em comunidades ribeirinhas da Amazônia, identificando os papéis e atividades relacionadas ao trabalho doméstico, ao trabalho da coleta do açaí e à atuação em associações comunitárias. Participaram 03 mulheres de duas comunidades de Ilhas da Belém Insular, as Ilha do Combu e Ilha Grande. Foram utilizados como instrumentos o Inventário Sociodemográfico (ISD), o Inventário de Rotina (IR) e o Diário de Campo (DC) e, analisados pelo diagrama de atividades familiares (DAF). Todas as atividades são definidas em função do gênero. Apesar da atuação das mulheres ribeirinhas acompanharem os rígidos conceitos familiares de divisão sexual do trabalho, a atuação das mulheres ribeirinhas apresenta um aumento da participação feminina em atividades profissionais remuneradas, a coleta do açaí. O quarto estudo analisou em mulheres ribeirinhas, a estrutura e função das redes de apoio social. Destacando-se nessas participantes suas atividades no trabalho, em especial na coleta de açaí, suas funções de gênero no âmbito familiar e atuação nas associações comunitárias. As participantes foram mulheres de 12 famílias de comunidades de duas Ilhas de Belém Insular – Ilha do Combu e Ilha Grande. Foram utilizados como instrumentos o Inventário Sociodemográfico (ISD), entrevistas semiestruturadas e o Mapa dos Cinco Campos18 (MCC). Verifica-se que a existência desta rede permite às mulheres a circulação em vários contextos, bem como a interação entre as pessoas de outros microssistemas, proporcionando a possibilidade de terem sucesso na execução da atividade da coleta do açaí e na atuação em ações comunitárias.Tese Acesso aberto (Open Access) Relações entre qualidade de vida relacionada à saúde e autoconceitos e conceitos de outros significativos de adolescentes por meio da modelagem de equações estruturais(Universidade Federal do Pará, 2015-10-30) RODRIGUES, Silvia Maués Santos; PEDROSO, Janari da Silva; http://lattes.cnpq.br/4096274367867186; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678A partir de dados coletados em população de adolescentes de quatro capitais brasileiras (Belém, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre), testar a validade de modelo teórico que investiga as relações entre as variáveis envolvidas nos constructos dos padrões de identificação familiar obtidas com o Teste de Identificação da Família (FIT) e àquelas de qualidade de vida relacionada à saúde obtidas com o questionário genérico KIDSCREEN-27, por meio da aplicação da modelagem de equações estruturais (SEM). 1.082 adolescentes selecionados, constituiram três grupos: um dos que frequentavam serviços de atenção em saúde mental ambulatorial (GC), um de estudantes do setor público (GP) e um de estudantes do setor privado (GPr). Os três grupos foram investigados com o KIDSCREEN-27, em cinco dimensões de sua qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) e com o FIT (Teste de Identificação da Familia), em seus padrões de identificações familiares. Os instrumentos foram analisados em suas propriedades psicométricas, obtiveram-se escores de QVRS, de autoconceitos e de identificações familiares que permitiram comparar os três grupos com estatísticas descritivas e inferenciais (MANOVA, MANCOVA e Análise Discriminate); e em uma segunda etapa, foram analisadas as repercussões dos padrões de identificação na QVRS por meio da Modelagem de Equações Estruturais. A média de idades dos adolescentes na amostra geral foi de 15.30 (SD = 1.60) anos, sendo 54,1% do sexo feminino; foram encontrados escores mais baixos de QVRS em adolescentes com doença mental em quatro de cinco dimensões, com um tamanho de efeito variando de 0,25 para bem-estar físico a 0,46 para a Autonomia & Pais. Na análise do FIT, foi obtido um efeito estatisticamente significativo com MANOVA seguido por uma série de ANOVAs que indicou diferenças nos padrões de identificação da família. Os adolescentes GPr apresentaram médias mais elevadas do que adolescentes de GP em auto-congruência, identificações real e ideal com o pai e identificação ideal com avós; e também mostrou diferenças com o GC na identificação real e ideal com o pai. Os resultados diferenciaram adolescentes oriundos de contextos diferentes. Na última etapa de análise, foi realizado estudo da estrutura fatorial do KIDSCREEN-27 e do FIT e, a seguir, foi realizado um Modelo Multivariado de Regressão Linear e foi observado que o autoconceito real prevê a qualidade de vida em suas cinco dimensões; a imagem percebida da mãe, do pai e do avô/avó prevê a qualidade de vida principalmente na dimensão da qualidade de vida relacionada a Autonomia & Relação com os Pais. O estudo fornece informações pertinentes e valiosas sobre a mensuração de QVRS e Padrões de Identificações em grupos de adolescentes brasileiros de diferentes origens. A constatação de que adolescentes oriundos de escolas públicas e grupo clínico mostrarem um desejo menor para se parecerem como seus pais pode apontar para uma menor coesão familiar ou sentimentos mais pronunciados de rejeição com figura paterna. Além disso, aspectos destacados pela percepção de autoconceitos e conceitos de outros podem ser preditores de escores maiores de qualidade de vida relacionada à saúde. Ambos os instrumentos constituem, portanto, ferramentas úteis na avaliação da saúde mental e bem-estar de adolescentes.Tese Acesso aberto (Open Access) Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: um estudo de rastreamento entre escolares de Castanhal/PA(Universidade Federal do Pará, 2016-06-30) NOBRE, João Paulo dos Santos; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678O transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição atípica do desenvolvimento, caracterizada pela tríade desatenção, hiperatividade e impulsividade. É considerado um transtorno de alta incidência entre crianças em todo o mundo, com prevalência estimada de 5% a 7%, com maior predominância no sexo masculino. Embora haja uma concordância quanto a sua alta incidência, os estudos epidemiológicos não encontram convergência quanto a esta taxa. Apesar disso, é possível observar consensos entre estes estudos, como por exemplo, que o TDAH implica em prejuízos em diversas áreas da vida, sendo mais comum no desempenho acadêmico, nas relações sociais e familiares. O tratamento envolve atenção psicopedagógica, psicoterapia e em alguns casos, utilização de fármacos. O objetivo com este estudo foi realizar o rastreamento de características do TDAH entre escolares da rede municipal de Castanhal no Pará, estado da região amazônica. Participaram desta pesquisa 39 professores do ensino fundamental, do 1° ao 9° ano, de três escolas municipais, que responderam a escala Escala Swanson, Nolan e Pelham - SNAP IV acerca do comportamento de 279 alunos sorteados, frequentaram as aulas no ano letivo de 2015. Além disso, foram utilizados os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ano letivo 2015. Os resultados indicam taxa de prevalência de TDAH em 57 (20,43%), dos quais 41 (71,93%) eram do sexo feminino e 16 (28,07%) do sexo masculino. Em relação a apresentação, a de maior ocorrência foi Desatenção, 14 (24,56%), Combinado e 9 (15,79%) Hiperatividade. Obteve-se, ainda, correlação positiva entre TDAH e Atraso Escolar, do Total de 57 participantes com TDAH, 42 (73,61%) apresentaram atraso escolar enquanto dos 222 considerados sem TDAH, 81 (36,49%). Estes dados corroboram com a literatura que aponta o TDAH como um quadro clínico com impacto negativo em áreas diversas da vida de quem o possui, sendo uma das áreas mais afetadas a vida acadêmica.
