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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Alegorias do sofrimento e da resistência: disposições afetivas da política em imagens fotográficas(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2022-06) LAGE, Leandro RodriguesO objetivo do texto é apresentar as linhas gerais de uma proposta epistemológica e também metodológica no debate em torno das imagens enquanto expressões afetivas da indignação, da convicção e do desejo. Busca-se examinar fotografias dos regimes artístico e fotojornalístico enquanto alegorias do sofrimento e da resistência dos povos amazônicos, com a intenção de discutir como essas imagens agenciam e dão expressão visível e sensível a experiências de sofrimento, a fisionomias do tempo histórico, a sobrevivências do desejo e a subjetivações políticas. A proposta assume o experimentalismo do saber por alegorias, ensaiando a produtividade teórico metodológica da episteme alegórica benjaminiana na legibilidade das imagens e tensionando as formas, correspondências, temporalidades e convenções no exame de imagens que ofereçam uma apreensão da história como anacronia dos sofrimentos e das lutas. O pano de fundo dessa abordagem é o vínculo inextrincável entre imagem e política.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Anthropologie d'une saudade: mémoire et imaginaire dans la représentation du cycle du latex à Belém do Pará(De Boeck Supérieur, 2001) CASTRO, Fábio Fonseca deArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Banalidade e intersubjetividade na arte(Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017-07) CASTRO, Marina Ramos Neves de; CASTRO, Fábio Fonseca deEste artigo objetiva refletir sobre a banalidade da arte na sua quotidianidade. Procura-se indagar por que dinâmicas sociais o comum, o banal e o quotidiano podem vir a ter valor artístico. A resposta que buscamos construir para a questão, observa essa sensação na sua dinâmica de sociação, ou seja, como vínculo, como estrutura do caráter coletivo, vivencial, da vida social. Compreendendo o fenômeno como um fato social total, podemos dizer que ele é engendrado e engendra, simultaneamente, o vínculo societal num procedimento intersubjetivo que produz o sentido partilhado.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As Casas Bahia não entrarão no Amapá. Consumo, política e intersubjetividade(Universidade Estadual Paulista, 2013-08) CASTRO, Fábio Fonseca deUm tema inusitado surgiu na campanha eleitoral de 2010 no estado do Amapá: o rumor de que, caso o candidato Lucas Barreto (PTB) fosse eleito governador, seu vice governador, Jaime Nunes, empresário dono do maior grupo local de varejo, as lojas Domestilar, mobilizaria as condições políticas disponíveis para impedir que novos grupos varejistas, particularmente as “Casas Bahia”, instalassem-se no Amapá. Bombardeada pela publicidade desse grupo, que é veiculada em rede nacional de televisão, a população converteu o assunto num tema político. O artigo procura compreender como o desejo de consumo, com sua dimensão política, constitui um fenômeno intersubjetivo em uma sociedade midiatizada.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As classes verbais da língua Paresi (Aruák)(Museu Paraense Emílio Goeldi, 2017-12) BRANDÃO, Ana Paula BarrosO objetivo deste artigo é descrever as classes de verbos em Paresi, uma língua Aruák, falada por aproximadamente 3.000 pessoas no estado do Mato Grosso, Brasil. Em Paresi, os verbos são classificados como intransitivos, transitivos e bitransitivos. Em geral, verbos intransitivos em línguas Aruák são subclassificados em intransitivos ativos e intransitivos estativos. A divisão no grupo de intransitivos é morfologicamente marcada, já que sujeitos de intransitivos estativos e objetos de transitivos são marcados da mesma forma, enquanto os sujeitos de transitivos recebem uma forma diferente. A maioria das línguas Aruák exibem alinhamento semântico, isto é, a seleção da marcação de concordância depende do parâmetro de eventividade. Em Paresi, a divisão nos intransitivos é morfologicamente marcada da seguinte forma: a) alguns intransitivos recebem a mesma marca de sujeito do que os transitivos (proclíticos do grupo A); b) outros intransitivos recebem uma marcação diferente (proclíticos do grupo B). Semanticamente, os verbos são classificados em agentivos e não agentivos. Os traços semânticos de [agentividade] e de [controle] têm um papel fundamental na assignação dos verbos a subclasses. Os dados foram coletados durante pesquisa de campo e a análise tem por base uma abordagem funcionalista-tipológica.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Comprando na feira: experienciando a carne do mundo. Etnografia e comunicação intersensorial(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2020-06) CASTRO, Marina Ramos Neves deNosso objetivo, com este trabalho, é discutir a relação entre a comunicação intersensorial na conformação do gosto vivenciado na feira do Guamá. Nosso trabalho parte de uma etnografia sensorial (PINK, 2010; 2009 [2017]) realizada entre agosto de 2011 e agosto de 2017. Utilizamos como procedimento teórico metodológico a fenomenologia de Gadamer (1976) e de Merleau-Ponty (1945), procurando estabelecer uma fusão entre a reflexão etnográfica e a redução, ou a descrição fenomenológica, com o objetivo de escavar os sentidos das interações sensoriais a partir dos processos de comunicação dos sentidos do corpo e produzidos através dele nas formas de interagir na feira do Guamá e, a partir de então, na conformação do gosto ali vivenciado. Ou seja, procuramos compreender como o gosto na feira é produzido a partir dos processos cognitivos percebidos pelo corpo e, ao mesmo tempo, produzido pelos sentidos no seio das interações ali produzidas, gerando processos comunicacionais e, participando, assim, do engendramento e das sociações ou formas sociais (SIMMEL, 1983, 2006; 2013) ali geradas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Comunicação banal e quotidiano em um mercado de Belém(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2022-12) CASTRO, Marina Ramos Neves de; CASTRO, Fábio Fonseca deEste artigo descreve uma pesquisa etnográfica realizada na feira do Guamá, em Belém (PA), durante os anos de 2011 a 2018. Objetivou-se compreender os processos comunicacionais e culturais presentes nas interações sociais desta feira, assim procurou-se descrever as tipificações que conformam a intersubjetividade dos sujeitos sociais que a frequentam. Nesse percurso, descreve-se e discute-se essas tipificações como a forma social de uma quotidianidade banal e procura-se pensar nessas tipificações por meio da noção heideggeriana de falatório (Gerede), entendida enquanto processo comunicacional-cultural afeito à banalidade da vida quotidiana.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Comunicação, Identidade e TV pública no Pará(Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012) CASTRO, Fábio Fonseca deO artigo discute a subjetividade de uma emissora de televisão, a TV Cultura, do Pará, identificando, na sua história, a persistência de um discurso nativista e patrimonialista cuja tônica é a percepção do espaço amazônico com uma pretensão à totalidade e à essencialidade. Tratar-se-ia de um discurso essencialmente conservador, fechado a inovações que não sejam produzidas, internamente, no seio de sua própria matriz de referência. Ele pensa a cultura como uma identidade exclusiva e afirma idéias de propriedade, permanência, integridade e superioridade, constituindo uma tradução do pensamento das elites de Belém, que se sentem ameaçadas pela pretensa “perda” de seus referenciais simbólicos tradicionais mediante as dinâmicas de integração, inclusive midiática, do espaço amazônico à sociedade nacional brasileira.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O consumo da corda do Círio de Nazaré na pandemia da Covid-19: experiências simbólicas nos sentidos (i)materiais(Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2022-08) FERREIRA, Gabriel da Mota; VIEIRA, Manuela do CorralEste artigo analisa o consumo da corda do Círio de Nazaré, mani festação religiosa e cultural da cidade de Belém, no Pará, a partir das experiências e vivências das interações com esse objeto durante a pandemia da covid-19 (2020- 2021). Assim, objetiva-se compreender o consumo simbólico da corda no contexto de procissões suspensas em que ela tradicionalmente se faz presente. Por meio das noções de ritual de consumo como prática cultural e da cultura material que constrói experiências, percebeu-se que a suspensão das procissões evidenciou o ca ráter constitutivo do objeto-símbolo corda do Círio na experiência dos sujeitos, de modo que a ausência dele nas ruas influenciou na própria percepção e vivência do consumo da festividade enquanto experiência social que costuma ser partilhada anualmente na cidade de Belém.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Consumo e socialidade nas festas de aparelhagem de Belém, Brasil(Universidad de Colima, 2021-12) COSTA, Hans Cleyton Passos da; CASTRO, Fábio Fonseca de; CASTRO, Marina Ramos Neves deO artigo reflete sobre as práticas e a formas sociais do consumo presentes nas festas de aparelhagem da cidade de Belém por meio de uma perspectiva complexa e multidimensional. O artigo privilegia dois blocos de práticas de consumo –consumo de bebidas alcoólicas e vestuário– e busca problematizar o debate acumulado sobre a problemática do consumo a partir de uma pers pectiva simmeliana, centrada na complexidade das formas sociais. Conclui-se que as formas sociais do ato de consumir não são estruturas sociais binárias e nem permanentes, mas padrões dinâmicos, que permitem a criatividade e ajustes que, de acordo com o observado, podem ocorrer entre classes e grupos sociais, práticas de inclusão e de exclusão, coesão e concorrência, padrão estético e ruptura inovadora, hedonismo e vicaridade, coesão do grupo e coesão da vida social.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Cultura e consumo: programas telerreligiosos e a percepção de jovens católicos e assembleianos(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2016-06) MALCHER, Maria Ataide; RODRIGUES, Ronaldo de OliveiraNeste artigo são apresentados dados de observação dos processos de consumo e assistência de programas telereligiosos das Igrejas Católica (IC) e Assembleias de Deus (AD) por jovens moradores de Breves-Marajó, no Pará. A partir de uma agenda de observação, foram identificadas e analisadas as estratégias de uso de anúncios publicitários em programas veiculados em TV aberta das Igrejas Católicas (TV Nazaré e Canção Nova) e das igrejas Assembleia de Deus do Brás e Vitória em Cristo, a partir da percepção de jovens católicos e assembleianos. Enquanto a IC tem utilizado com mais cadência a exploração de anúncios em sua programação de TV, a AD mostra esse recurso como sua principal estratégia dentro dos programas telerreligiosos. De modo geral, observações que as práticas de consumo institucionalizadas pela igreja e os processos de consumo estabelecidos pelos jovens não podem ser compreendidos em uma perspectiva isolada das demais mediações implicadas no cotidiano do grupo investigado.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Cultura, sensibilidade e comunicação intersensorial: as festas das aparelhagens no Estado do Pará(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2021-06) CASTRO, Marina Ramos Neves de; CASTRO, Fábio Fonseca de; COSTA, Hans Cleyton Passos daO artigo se propõe a pensar as festas de aparelhagem, tradicionais eventos festivos do estado do Pará, a partir de sua dimensão tecnológica e assim, enquanto dinâmica de criação, produção e reverberação sensorial. A partir de uma pesquisa etnográfica e refletindo sobre a importância dos dispositivos tecnológicos presentes nas aparelhagens, busca-se compreender a comunicação intersensorial presente nesses eventos e, da mesma forma, os sentidos de cultura e de intersubjetividade. Nesse percurso, discute-se a relação entre comunicação, cultura, tecnologia e sensorialidade utilizando Le Breton (2016a; 2016b), Laplantine (2017) e Anonimizado (2018). Também recorre-se a Miller (2008; 1998) e Gonçalves (2007) para refletir sobre a cultura material produzida em torno dos artefatos tecnológicos das festas e a Anonimizado (2020) para debater a problemática da comunicação intersensorial.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Dalcídio Jurandir e os Heréus da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2007-06) CASTRO, Fábio Fonseca deO artigo observa sociologicamente a obra de Dalcídio Jurandir, procurando perceber como o autor faz refletir, na estrutura das relações sociais que envolvem os personagens, as relações de parentesco peculiares e tradicionais do espaço marajoara. Por meio de uma abordagem hermenêutica, evocam-se os processos locais de aliança matrimonial, “herificação”, transmissão de nomes e formatação do capital social e simbológico da sociedade marajoara. Sugere-se que as tramas do romance empreendem uma leitura sensível de processos sociais concretos e que, muitas vezes, evocam sujeitos e acontecimentos que tiveram lugar, efetivamente, na vida cotidiana e familiar dos campos de Marajó.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Dança, identidade, universalidade: as danças circulares no grupo Mana-Maní, em Belém, Brasil(Universidade Caxias do Sul, 2015-07) CASTRO, Fábio Fonseca de; COSTA, Lucivaldo BaíaO artigo parte de uma abordagem etnográfica das danças de roda desenvolvidas pelo grupo cultural Mana-Mani, em Belém do Pará (Brasil) para discutir como as danças circulares, prática cultural em franca expansão, nas sociedades contemporâneas, contribuem para a formação de sentidos comunitários e identitários. Discute-se, particularmente, a produção do vínculo social empático como fator motivador de referenciais éticos e políticos para a formação da tipificação identitária. Nesse sentido, indaga-se como a proposta de fusão entre elementos universais e locais, desenvolvida pelo grupo Mana-Mani, se insere nas práticas culturais contemporâneas de produção de sentidos cosmopolitas híbridos. Procura-se discutir, assim, como danças e musicalidades presentes em populações tradicionais amazônicas são apropriadas pelo grupo e passam a constituir ideais comunitários e de produção de sentidos políticos para o local, em seu diálogo com o universal.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém(Universidade Caxias do Sul, 2013-06) CASTRO, Fábio Fonseca de; FREITAS, Aline Meriane do Carmo deO artigo discute a relação entre representações artísticas e representações sociais, observando a recepção de dois videoclipes musicais, ambos tematizando a periferia, por alunos do Ensino Médio de duas escolas de periferia de Belém. Indaga-se de que maneira uma representação artística contribui para conformar uma representação social, sobre o processo dialógico estabelecido e sobre a liminaridade entre representações artísticas e representações midiáticas. Objetiva-se compreender o papel dinâmico do núcleo central das representações, estruturado, conforme demonstra a observação, por meio do processo dialógico inerente à experiência social.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A (des)construção do eu no Livro "Sobre Nada" de Manoel de Barros(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) FARIAS, Jônatas de Jesus Tavares; RIBEIRO, Larissa SerrãoEste presente artigo visa discutir as noções de construção e desconstrução do eu presentes no fazer poético de Manoel de Barros, a partir de análises críticas e das implicações e ressonâncias produzidas pelo contato do leitor com as produções poé- ticas do mesmo, bem como as coexistências que podem ser construídas a partir desse contato. Propomos ensaios que envolvem as construções de Manoel de Barros no Livro Sobre Nada (2016), usando por suporte teórico metodológico conceitos como rizoma, explanado nas divagações de Deleuze e Guattari (1996), as críticas e análises literárias de Blanchot (2005) e os escritos filosóficos-literários de Larrosa (2003), escolhemos trabalhar todas essas perspectivas de forma a construir relação entre o eu do texto-leitor e as (re)construções possibilitadas pelas ressonâncias presentes no contato com a poesia barreana. Ressalta-se a importância da discursão e ampliação de debates que permeiem a contribuição da literatura na formação do texto-leitor como pensante e crítico, que muito se assemelha à proposta deste artigo.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O desafio da tradução entre língua portuguesa e libras diante do fenômeno da sinonímia(Universidade Federal do Pará, 2017-08) CARVALHO, Márcia Monteiro; ARAUJO, Marília Socorro OliveiraA pesquisa está voltada para o fenômeno da sinonímia na tradução entre Língua portuguesa (LP) e Libras, como foco o trabalho do profissional intérprete de Libras. Objetiva-se analisar a sinonímia nas referidas línguas como também verificar a valorização semântica entre as sentenças traduzidas pelo intérprete de Libras. O aporte teórico é formado por Lyons (1981); Ilari e Geraldi (2006); âmara Jr. (2002), além dos estudos de Lacerda (2009) e Rosa (2008). Utilizamos abordagem quantitativa e qualitativa. Obtemos as traduções para análises a partir de sentenças escritas em português e submetidas a traduções por intérpretes de Libras do munícipio de Abaetetuba-Pa. Constatou-se que a sinonímia, por ser um processo constitutivo da tradução, é essencial para garantir o sentido na língua de chegada. Assim, qualquer perda semântica como verificada nas análises das traduções com o sentido literal e no acréscimo de informação pelo intérprete na tradução, provocou prejuízos ao processo sinonímico. Consequentemente, o trabalho do intérprete de Libras é muito importante para os surdos e a tradução precisa ser realizadas com ética e responsabilidade. Precisa ser um recurso para atender à compreensão do surdo de uma língua que ele não ouve.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A dialética entre redes e grupos no campo da comunicação midiática na Amazônia(Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012) CASTRO, Fábio Fonseca deO artigo intenta, primeiramente, um mapeamento das redes e dos grupos de comunicação presentes na região Amazônica. Procura-se discutir, a partir desse mapeamento, os conflitos de interesse presentes nas relações de afiliação, dos grupos locais, às grandes redes de comunicação nacionais. Nossa intenção é demonstrar as microdisputas hegemônicas presentes nessa relação, discutindo as limitações na interpretação do modelo sistêmico das redes de comunicação enquanto fluxo verticalizado, caracterizado pela regularidade das relações de poder.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A dimensão estética na feira do Guamá, Belém-PA(Universidade de Brasília, 2017-12) CASTRO, Fábio Fonseca de; XAVIER, Fábio Rodrigo de Moraes; CASTRO, Marina Ramos Neves deO artigo objetiva refletir sobre a pragmática comunicativa existente na dimensão estética da feira do Guamá, localizada em Belém, capital do Pará, na Amazônia brasileira. O trabalho é resultado de investigação etnográfica desenvolvida em sete meses. A perspectiva etnográfica nos leva a considerar a percepção das práticas de interação comunicativa entre sujeitos, a disposição dos produtos vendidos,a expressividade de venda. Para reflexão da arte existencial do mundo da vida e da forma que se estrutura o quotidiano da feira. Verifica-sea sabedoria e o conhecimento quesãoproduzidos por pessoas presentes culturalmente, com significação, sensibilidadeà essência social estética.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Discurso sobre a sociologia à contrapelo: senso comum e antitomismo na obra de Michel Maffesoli(Universidade Federal Fluminense, 2019-08) CASTRO, Fábio Fonseca deO artigo discute os pressupostos gerais do pensamento sociológico de Michel Maffesoli interpretando-o como uma ruptura com um tomismo latente nas ciências sociais e, especificamente, como um tensionamento com a epistemologia como forma de conhecimento. Propondo pensar a sociologia de Maffesoli como uma hermenêutica diatópica, o artigo revê alguns dos elementos que estruturam o pensamento desse autor, dentre os quais a crítica ao dualismo esquemático, a ideia simmeliana de “forma social”, o pressuposto de uma sensibilidade relativista, a indagação estilística e o compromisso libertário. Compreende-se que esses cinco elementos remetem à ideia de conhecimento ordinário, banal, e à noção de senso comum, constitutivas do núcleo da obra do sociólogo.
