Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6713
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2012 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Apropriação teórica e formação de professores na graduação em Letras: o processo enunciativo em análise(Universidade Federal do Pará, 2017-11-08) PEREIRA, Eunice Braga; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Na pesquisa, investigamos a apropriação teórica entendida como parte fundamental do processo de formação de professores. Buscamos responder à seguinte questão: que tipo de relação os graduandos, considerados professores em formação, estabelecem, em seus discursos, com os diferentes quadros teóricos a eles apresentados ao longo do curso de Letras? A hipótese inicial é de que, enquanto não houver apropriação teórica de fato, a teoria não terá papel constitutivo nem nas práticas discursivas dos alunos, nem em sua formação para o futuro trabalho docente. Sendo assim, nosso objetivo geral é compreender como os graduandos em Letras se apropriam e mobilizam os construtos teóricos ensinados no curso, os quais serão ou deveriam ser utilizados em sua futura atuação profissional como docentes. O corpus utilizado é constituído por dois tipos de produções acadêmicas realizadas pelos graduandos: 1) interações didáticas online realizadas numa rede social quando ressignificada como plataforma de ensino; dados estes resultantes de um projeto de ensino executado na graduação em Letras-Português da Universidade Federal do Pará durante dois anos; 2) produções escritas mais típicas do ambiente acadêmico, tais como relatórios de estágio, ensaios e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) também realizados na Universidade Federal do Pará. Como aporte teórico, trabalhamos com a Teoria Polifônica de Ducrot (1987) e com a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) do mesmo autor; acionamos também o quadro de Authier-Revuz (1990, 1998, 2004) sobre as heterogeneidades discursivas; recorremos ainda a alguns traços da análise enunciativa de Foucault (1999, 2014), particularmente aos conceitos de ritual e disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que os professores em formação tendem a arrolar a teoria em suas produções acadêmicas de modo bastante superficial e ritualístico, ou seja, a apropriação ainda não está plenamente solidificada; por consequência, a teoria assume um papel mais pró-forma do que constitutivo.Tese Acesso aberto (Open Access) Crenças e atitudes linguísticas de paraenses e cearenses na Região Nordeste do Pará: um estudo sobre o abaixamento das vogais médias pretônicas(Universidade Federal do Pará, 2020-02-21) FERREIRA, Jany Éric Queirós; FERREIRA, Jany Éric Queirós; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577; AGUILERA, Vanderci; http://lattes.cnpq.br/8323910235303866A presente Tese objetivou investigar as crenças e atitudes linguísticas de falantes residentes na Região Nordeste do Estado do Pará (localidades de Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Aurora do Pará, Mãe do Rio, Ipixuna do Pará) no que se refere à variação das médias pretônicas, à luz dos princípios teórico-metodológicos da Dialetologia Pluridimensional, da Sociolinguística e o Estudo de Crenças Linguísticas (LAMBERT e LAMBERT, 1972; RADTKE e THUN, 1996; LABOV, 2008; BOTASSINI, 2013; FREITAG e SANTOS, 2016). Justifica-se pela contribuição que trará aos estudos linguísticos da Região Norte, onde há escassez de pesquisas dessa natureza. Espera-se contribuir para a compreensão da variação e mudança linguísticas e, consequentemente, auxiliar no combate ao preconceito linguístico (SILVA e AGUILERA, 2014). Para sua execução, as vogais médias pretônicas foram analisadasa partir da fala de migrantes cearenses e de nativos em cinco pontos de inquéritos, tendo como base da amostra a dimensão diatópica (oito informantes de cada localidade), subdividida em topostática (seis nativos de cada localidade) e topodinâmica (dois migrantes cearenses em cada localidade). A amostra foi estratificada de acordo com as dimensões diassexual (4 do sexo feminino e 4 do sexo masculino) e diageracional (18 a 25 anos e 50 a 65 anos). Os dados foram coletados por entrevistas: as ocorrências da vogais-objeto foram coletadas por meio de leitura, resposta ao questionário e narrativas; os dados de crenças e atitudes foram coletados por meio do questionário quantitativo, com uso da técnica matched guise test, e um questionário qualitativo, bem como do teste de autoavaliação. Todo material coletado foi organizado para transcrição no Praat. Foram constituídos três corpora: um de ocorrências das médias, com controle do abaixamento e não abaixamento; outro das respostas do questionário quantitativo de atitudes e outro para análise qualitativa. Os corpora de dados quantitativos foram codificados em Excel para tratamento estatístico no Goldvarb X. O corpus de dados qualitativos foi categorizado para posterior análises Os resultados apontaram que a realização de [e] e [o] predomina na fala de nativos e migrantes das localidades, seguindo a tendência de outras regiões do Pará (RAZKY, LIMA e OLIVEIRA, 2012; CRUZ, 2012). Para o abaixamento de /e/ e /o/, as vogais abertas, tanto em posição tônica como em posição contígua, e o grau de nasalidade da vogal da sílaba tônica favoreceram o fenômeno, evidenciando a harmonia vocálica como grande impulsionador desse fenômeno. O grau de formalidade não se mostrou significativo à aplicação do abaixamento. Dos fatores sociais, a procedência do informante, um único grupo considerado significante, apresentou favorecimento do fenômeno na fala de migrantes. Sexo e faixa etária não se mostraram significantes probalisticamente, mas em termos percentuais, houve maior ocorrência de abaixamento na fala de mulheres e de jovens. As atitudes subjetivas revelaram que os dialetos cearense, belenense e local gozam de certo prestígio, pois foram avaliados positivamente, com percentuais acima de 70%. Diatopicamente, os resultados divergem apresentando avaliações positivas ora ao dialeto local, ora ao belenense, ora ao cearense. Os migrantes atribuíram mais avaliações positivas aos dialetos que os nativos. Do ponto de vista diassexual, homens preferiram os dialetos locais e cearense, e mulheres, os dialetos locais e belenense. Em relação à diageracional, jovens os dialetos belenenses e local, enquanto adultos preferiam os dialetos local e cearense. A maioria dos informantes não percebeu a diferença entre vogais abertas e fechadas em duas sequências de palavras, entretanto, preferiram e afirmaram falar as sequências de palavras com vogais fechadas. Os dialetos local e belenenses possuem maior estatus social. Os nativos foram mais leais ao seu dialeto do que os migrantes.Tese Acesso aberto (Open Access) Da promoção da cartografia das línguas indígenas na universidade á construção de diretrizes para uma política linguística institucional multilíngue(Universidade Federal do Pará, 2025-02-22) LEITE, Marília Fernanda Pereira; CRAVO, Marilucia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9728768970430501; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577O processo histórico de construção das políticas de ingresso e permanência dos estudantes indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) demonstra o exercício de diálogo existente entre a instituição, os estudantes indígenas e o movimento indígena da região. Em 2023 a Ufopa era a única universidade federal do Estado do Pará que não possuía uma resolução ou documento normativo de Política Linguística, o que nos levou a delinear como objeto de estudo as Políticas Linguísticas Institucionais na perspectiva das línguas indígenas. Nosso objetivo foi contribuir com a redução de pesquisas e dados institucionais quanto à realidade linguística dos estudantes indígenas da instituição. Por essa razão, a presente pesquisa inserese em uma área emergente das Políticas Linguísticas (Calvet, 2007) denominada Política e Planejamento Linguístico para a Ciência e a Educação Superior - PPLICES (Oliveira et al., 2017; Jesus, 2020). Realiza-se aqui um estudo de caso com abordagem etnográfica (Larchert, 2017; André, 2013; Mattos, 2011), a base teórica envolve, principalmente, os estudos sobre Políticas linguísticas educacionais (Maher, 2010; Guimarães, 2020); Direitos linguísticos (Abreu, 2020; Oliveira, 2003; Morello, 2012); Ensino superior indígena (Baniwa, 2019; Vaz Filho, 2010); Interculturalidade (Ponso, 2018; Walsh, 2009; Candau, 2009) e Línguas indígenas brasileiras (D’Angelis, 2012; Meirelles, 2020; Rodrigues, 1994; Rubim, 2016). Os procedimentos metodológicos se deram em quatro etapas: 1ª etapa) mapeamento dos povos e línguas indígenas presentes na Ufopa; 2ª etapa) elaboração do material educativo do curso “A cartografia das línguas indígenas da Ufopa” e dos questionários voltados para a comunidade acadêmica não indígena; 3º etapa) realização do curso e análise dos questionários quanto aos significados atribuídos às línguas e povos indígenas da instituição; 4ª etapa) elaboração de diretrizes quanto às línguas indígenas na política linguística institucional. Na primeira etapa mapearam-se 21 (vinte e um) povos indígenas e 11 (onze) línguas indígenas no corpo discente da instituição. No total, 182 participantes não indígenas responderam os questionários: 158 estudantes (87%), 18 professores (10%) e 6 técnicas (3%). Os resultados do tratamento estatístico apontaram que a comunidade acadêmica desconhece a diversidade étnica e linguística da instituição. Dos estudantes que participaram do estudo: 32% afirmaram não fazer atividades acadêmicas com indígenas e 51% apontaram a necessidade de atividades de acolhimento para melhorar a interação entre indígenas e não indígenas. Dos professores participantes: 78% apontaram que estavam atendendo indígenas com dificuldade em língua portuguesa no semestre e 67% avaliaram como regular a capacidade de apresentação em trabalhos expositivos. Das servidoras técnicas participantes: 50% afirmaram enfrentar dificuldades em se comunicar com estudantes indígenas; todas foram categóricas ao apontar não terem tido treinamento para atender o público indígena e ser a língua o maior desafio da interação com os estudantes indígenas. Nossas análises apontaram que o planejamento do processo de internacionalização da Ufopa, bem como o planejamento linguístico institucional, se promoverem as línguas locais no ambiente acadêmico poderão impactar positivamente no percurso acadêmico dos estudantes indígenas. Para a execução da presente proposta de tese, obtivemos apoio financeiro do Comitê Gestor de Programas Institucionais da Ufopa via Edital Nº 001/2023 do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PEEx/Ufopa).Tese Acesso aberto (Open Access) A didática do plurilinguismo e o repertório linguístico discente no ensino-aprendizagem do Português língua estrangeira: um encontro entre proficiência e formação para diversidade(Universidade Federal do Pará, 2018-10-30) CUNHA FILHO, Francisco Arimir Alves; CUNHA, José Carlos Chaves da; http://lattes.cnpq.br/3117544056791050Este trabalho tem como objetivo principal verificar em que medida uma didática plurilíngue favorece a aprendizagem do português língua estrangeira em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico-cultural. Nossos dados foram gerados a partir do registro de várias situações de ensino e de entrevistas com os discentes que avaliaram o trabalho realizado no início e no final do curso. Escolhemos seguir o modelo qualitativo para o tratamento de descrição e análise dos dados (CROKER, 2009; OLIVEIRA, 2015; DÖRNYEI, 2007). Além disso, utilizamos a abordagem multimétodos para estabelecermos um diálogo entre nossas ações de ensino e as considerações dos alunos (CRESWELL; CLARK, 2011; OLIVEIRA, 2015; SPRATT; WALKER; ROBISON, 2004) combinanando a pesquisa-ação com a pesquisa etnográfica (THIOLLENT, 2000; MONTAGNE-MACAIRE, 2007; DÖRNYEI, 2007; JOHNSON, 1995). No tocante ao referencial teórico, embasamo-nos no conceito de competência pluricultural e plurilíngue, com ênfase nos aspectos linguístico, psicolinguístico e sociolinguístico dessa competência (PY, 1991; DABÈNE, 1994; DEPREZ, 1994; MOORE, 1995; CASTELLOTTI; MOORE, 1997; COSTE; MOORE; ZARATE, 1997, 2009; CONSELHO DA EUROPA, 2001). Nessa perspectiva, destacamos a noção de repertório linguístico do indivíduo plurilíngue. Recorremos também às diretrizes didático-metodológicas da abordagem acional e de práticas plurais – reunidas no que chamamos de didática do plurilinguismo – para guiar nossas atividades junto aos discentes (PICCARDO, 2014; CONSELHO DA EUROPA, 2001; BOURGUIGNON, 2012; PUREN, 2002; BLANCHET, 2014; CASTELLOTTI, 2010; CANDELIER, 2008; MEISSNER, 2002b). Estes, provenientes de países africanos e do Caribe, são sujeitos plurilíngues, usuários de duas ou mais línguas. Levamos em conta esses saberes prévios para facilitar e potencializar a aprendizagem deles. Implementamos ações suscetíveis de estabelecer um ambiente propício às práticas plurilíngues. Ao longo do curso, constatamos um posicionamento cada vez mais aberto do grupo no que diz respeito à didática do plurilinguismo: as alternâncias de línguas, anteriormente reservadas, começaram, aos poucos, a ser compartilhadas conosco; aos poucos também, eles passaram a olhar todas as suas línguas com o devido apreço, entenderam que elas não são entraves à aprendizagem, mas parceiras desse processo. Esses e outros resultados obtidos com esta pesquisa-ação nos levaram a considerar viável e importante a inserção do capital linguístico dos alunos no transcurso de sua aprendizagem do português, tanto para aprender com mais eficácia essa língua, como para ajudá-los a serem pessoas que respeitam todas as línguas e culturas.Tese Acesso aberto (Open Access) Do sertão ao sertón: tradução emancipadora e análise de neologismos de grande Sertão Veredas nas traduções para o espanhol(Universidade Federal do Pará, 2018-06-12) CARVALHO, Leomir Silva de; HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0928175455054278Do sertão ao sertón: tradução emancipadora e análise de neologismos de Grande sertão: veredas nas traduções para o espanhol é uma pesquisa que tem por escopo analisar comparativamente, sob o enfoque do conceito de emancipação estética, neologismos de Grande sertão: veredas (1956) em suas traduções para o espanhol, ambas intituladas Gran sertón: veredas nas edições espanhola (2000) e argentina (2009). Fundamenta-se no conceito de emancipação estética segundo a Estética da Recepção de linha jaussiana e, no campo de Estudos da Tradução, no pensamento de Haroldo de Campos (1929-2003) e de Antoine Berman (1942-1991). O entendimento de neologismo dialoga estreitamente com os Estudos Literários, enfatizando seu potencial criativo para a obra de partida e a possibilidade de abertura e tensão para as obras de chegada, de acordo com os procedimentos adotados por cada tradutor. Elaborou-se um corpus de investigação que utiliza o glossário anexo produzido com neologismos selecionados de estudos críticos, do vocabulário de Castro (1982), bem como da correspondência trocada entre Guimarães Rosa e Ángel Crespo, o tradutor espanhol, priorizando nesta última como recorte o interesse pela linguagem. A metodologia de trabalho compreende as seguintes etapas: estudo bibliográfico no qual se investiga o potencial emancipatório do diálogo entre obra e leitor, no âmbito estético-receptivo. Posteriormente, traçam-se paralelos entre tradução e crítica e entre tradução e criação literária segundo o pensamento de Campos (2006). Ademais, expõe-se a ideia de autonomia, no campo da ética tradutória de Berman (2002) e, por meio de sua analítica, baseia-se a posterior análise do corpus selecionado dentro do âmbito dos Estudos da Tradução. Segue-se a isso, o estudo de textos do próprio Guimarães Rosa relatando seu interesse pela linguagem e pelo uso de neologismos, ao lado de textos de leitores críticos como Proença (1959), Daniel (1968), Castro (1982), Martins (2001), Martins (1946), Xisto (1970) e Campos (1970), que se preocuparam com tais questões acerca do romance. Procede-se, então, à análise das traduções expondo as leituras críticas de Bedate (2009), Vargas Llosa (2007), Maura (2012), Cámara (2012) e García (2014) e também dos tradutores, para, em seguida, examinar os neologismos de Grande sertão: veredas, que compõem o glossário, verificando as diferentes soluções dadas por cada tradutor de acordo com tipologias estabelecidas por meio do exame do modo como Guimarães Rosa aborda o neologismo em seu romance. As tipologias determinadas para o atual estudo foram as seguintes: utilização de onomatopeias, utilização de outras línguas, utilização de tupinismos, utilização de expressões populares e criação de palavras de sentido provável ou oculto. Finalmente, com o diálogo entre as leituras críticas e a análise do glossário, investiga-se a presença do caráter emancipador nas obras de chegada.Tese Acesso aberto (Open Access) Dos campos do Marajó aos campos do discurso: sentidos sobre o trabalho do vaqueiro na tradição e na contemporaneidade(Universidade Federal do Pará, 2021-02-21) POMBO, Délcia Pereira; PESSOA, Fátima Cristina da Costa; http://lattes.cnpq.br/4011084861970140Esta tese aciona as rédeas de um percurso de estudo traçado com o objetivo de investigar os discursos sobre o trabalho do vaqueiro marajoara na tensão entre os sentidos tradicionais e contemporâneos acerca da profissão. Para apreender os efeitos de sentidos das experiências discursivas no contexto do trabalho, tem-se a questão norteadora: Como compreender a tensão inerente aos discursos que implicam a figura do vaqueiro, ainda arraigado às tradições, e do contemporâneo, mais distanciado delas? Nesse propósito, o percurso teórico-analítico se entrelaça ao arcabouço teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD), com base nos postulados de Dominique Maingueneau, focando nos conceitos de dêixis, prática discursiva, cenas da enunciação, simulacro e polêmica, para se pensar em atividades produtivas no universo laboral, em uma construção que é mediada discursivamente. Acrescentam-se a estes aportes, os princípios da Ergologia, com base nos postulados de Yves Schwartz, para pensar a relação entre linguagem e trabalho, na referência feita aos prescritos do trabalho e a atuação do vaqueiro na labuta diária. As narrativas de vida, com base nos postulados de Daniel Bertaux, inserem-se para se pensar no acesso aos discursos sobre o trabalho do vaqueiro, no contar das experiências da lida em um espaço no qual o enunciado adquire sentido. A investigação se deu por meio de entrevistas narrativas, com posterior transcrição, que se constituiu como ponto de articulação entre os fenômenos da linguagem e o trabalho do vaqueiro e como a identidade profissional é construída numa prática discursiva. A opção pela temática justifica-se pela relevância dos estudos acerca da vaqueirice marajoara e contribuir com a discussão em torno de um sujeito discursivo pensado a partir de um lugar. Nesse rumo, o lócus da investigação concentra-se em dez fazendas situadas nos campos no Marajó, município de Soure, com foco na articulação de dois corpora analíticos: as narrativas de vida de 16 vaqueiros marajoaras, distribuídos em 4 categorias de profissionais, sejam eles diaristas, efetivos, feitores e aposentados; e a Lei no 12870/2013, que regulamenta a profissão do vaqueiro. Aprofunda-se, assim, o reconhecimento de um funcionamento interdiscursivo entre os sentidos produzidos no campo jurídico e os sentidos produzidos no campo do trabalho. Nos fundamentos sobre os quais as análises se constituem, as vozes que narram fazem a tessitura de uma rede de relações discursivas implicadas no dizer de si e do trabalho com registro de marcas significativas na produção de sentidos na atividade da vaqueirice historicamente marcada nesta região dos campos do Marajó.Tese Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem de línguas adicionais na complexidade: a emergência do método por projetos(Universidade Federal do Pará, 2024-08-22) CARNEIRO, Tiago da Fonseca; MAGNO E SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos; http://lattes.cnpq.br/6129530461830312; https://orcid.org/0000-0001-8572-147XA aprendizagem baseada em projetos (ABP) tem recebido cada vez mais atenção na discussão internacional e nacional, uma vez que visa aproximar os estudantes de questões cotidianas e de alta relevância em sua comunidade, bem como de competências e habilidades para a vida no século XXI, de forma que a aprendizagem de conteúdos escolares ocorra a partir da reflexão sobre esses problemas e desafios comunitários (Bender, 2014). A ABP atende, portanto, às demandas previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) pois torna a aprendizagem significativa no lugar e tempo em que ocorre. Entretanto, no contexto do ensino e aprendizagem de línguas adicionais (EALA), a inexistência de um método por projetos (MpProj) fundamentado em discussões próprias da Linguística Aplicada (LA) impõe desafios ao professor quanto à sua implementação, sobretudo ao considerar a sala de aula como um sistema adaptativo complexo (SAC). Em vista disso, o objetivo geral deste trabalho é propor o MpProj à luz da complexidade. Especificamente, os seguintes objetivos foram satisfeitos: 1) situar o MpProj na LA fazendo referência à abordagem do qual deriva, nomeadamente, a Abordagem Múltiplas Inteligências; 2) descrever como o desenho do MpProj opera como condição inicial para a ABP; e 3) indicar como a visão da sala de aula como um holograma pode apoiar o professor no uso do MpProj enquanto método complexo. No tocante à metodologia, realizamos uma pesquisa-ação com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Belém fazendo uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: grupo focal, protocolo de observação e protocolo de avaliação. Os resultados indicam que a proposta do MpProj e a sugestão de procedimentos subjacentes mitigou a dificuldade de incorporar elementos da ABP ao EALA, em especial devido à emergência do eixo gerencial. Além disso, ratificou-se que o MpProj deva operar como condição inicial, de forma que seu desenho esteja aberto às contingências e que a visão da sala de aula como um holograma favorece a adaptação retroativa do desenho do método. De forma prospectiva, esperamos que o MpProj possa favorecer a implementação de um currículo bilingue na referida escola, uma vez que pode ser utilizado como método de outra abordagem, a “Aprendizagem integrada de conteúdo e língua” (Content and Language Integrated Learnig – CLIL).Tese Acesso aberto (Open Access) Estudo de fraseologia do futebol brasileiro das séries B, C e D em jornais digitais populares: construção de um dicionário eletrônico(Universidade Federal do Pará, 2017-03-27) SALVADOR, Carlene Ferreira Nunes; RAZKY, Abdelhak; http://lattes.cnpq.br/8153913927369006Esta pesquisa, de base fraseológica e de cunho quali-quantitativo, apresenta um apanhado de unidades lexicais fixas, as quais se configuram como sequências portadoras das vivências de uma ou mais gerações e funcionam como instrumentos de conduta aptos para serem aplicados no cotidiano. O que caracteriza o fraseologismo é a convencionalidade do agrupamento e a sua memorização como um bloco coeso, sua sequência é recuperada da memória como um todo e reconhecida como uma unidade informacional. Neste sentido, o presente trabalho de doutoramento, tem por objetivo produzir um dicionário fraseológico do futebol, em versão impressa e eletrônica, a partir de um corpus coletado de textos oriundos de jornais populares brasileiros que circulam em formato impresso e digital, em cinco capitais brasileiras: Belém, Goiânia, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. Os textos dos jornais que serviram de base para a análise fraseológica são referentes ao recorte temporal de 2008 a 2015, período que compreende um pós-Copa e a realização de duas Copas do Mundo da FIFA, o que leva a crer que há uma propensão natural à produção dessas estruturas, e que leva a verificar o grau de cristalização dessas unidades fraseológicas, tendo a coleta iniciada em 2014 e finalizada em 2016. A Linguística de Corpus forma parte dos procedimentos metodológicos e da abordagem empírica empregada para a compilação e a extração dos dados de acordo com Berber Sardinha (2004) e Tagnin (2005). A fundamentação teórica adotada está circunscrita à taxonomia proposta por M. Gross (1982), G. Gross (1996) e Mejri (1997, 1998, 2002, 2012), Xatara (1994,1998), Ortiz-Alvarez (2000, 2012) e Oto-Vale (2002) para a identificação dos critérios e a análise dos fraseologismos. O software Lexique Pro foi utilizado como ferramenta de organização do dicionário eletrônico. Para uma abordagem específica sobre a fraseologia, foram utilizados os preceitos desenvolvidos por Mejri (1998, 2012), no qual o autor explicita que subjacentes aos comportamentos sintáticos das sequências fixas, estão mecanismos semânticos profundos. Considerados sob esse viés, os estudos na área da Fraseologia não só permitem refletir sobre questões no campo da linguagem, como também contribuem para compreender determinada comunidade por meio do registro e análise das expressões que compõem seu acervo linguístico. Após a compilação dos dados e aplicação dos testes fraseológicos, foram encontrados 1.318 fraseologismos, os quais revelam presença expressiva de fraseologismos nos textos investigados; alguns exemplos bastante emblemáticos podem ser notados: pisar na bola, no sentido de cometer um erro, gol de bicicleta, uma alusão ao gol que é feito com as pernas lançadas ao alto, movimento que imita o pedalar de uma bicicleta e lá onde a coruja dorme, uma referência ao canto esquerdo superior do goleiro. O corpus evidencia, assim, marcas incontestes dessa fraseologia no léxico, razão pela qual se faz necessário investigar essas marcas.Tese Acesso aberto (Open Access) Fluência em leitura oral, compreensão e hábitos de leitura: influência da leiturabilidade no desempenho em textos narrativos e informativos(Universidade Federal do Pará, 2024-05-08) MOUTINHO, Michell Gadelha; PICANÇO, Gessiane Lobato; http://lattes.cnpq.br/8504849027565119; https://orcid.org/0000-0001-5699-1470Este trabalho tem como objetivo investigar, a partir de duas dimensões da Fluência em leitura oral (velocidade e precisão), o desempenho de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Belém durante a leitura oralizada de textos narrativos e informativos (extraídos de livros didáticos designados para ambos os anos), com diferentes níveis de Leiturabilidade. Moutinho (2016) apontou em sua pesquisa que o desempenho dos alunos em relação à precisão na leitura oral nos dois tipos de textos é diferente, corroborando pesquisas anteriores (PAIGE et al., 2015). Para avaliar com maior profundidade este desempenho dos alunos, utilizou-se o método Curriculum-based measurement (CBM), que determina que um minuto de leitura oral de textos apropriados para o ano escolar em que os aluno se encontram é suficiente para que o desempenho global em leitura possa ser avaliado. Contudo, é preciso determinar se os textos utilizados para esta avaliação estão realmente adequados ao nível de desenvolvimento dos alunos. Moutinho e Picanço (2022) viram que há uma grande diferença na complexidade textual de textos presentes em livros didáticos do ensino fundamental (do 5° ao 9° ano especificamente). Dessa forma, para conseguir avaliar o desempenho de forma mais confiável, recorreu-se ao índice de Leiturabilidade de Flesch, adaptado para o português (MARTINS et al., 1996) na ferramenta Coh-Metrix (SCARTON; ALUÍSIO, 2010). A pesquisa foi realizada em sete escolas da região metropolitana de BelémPA, sendo quatro escolas particulares e três escolas públicas. Cada aluno leu dois textos narrativos e dois informativos, sendo um texto mais simples e outro mais complexo, de acordo com o índice de Flesch. Além disso, para aferir a compreensão dos alunos, ao término de cada leitura, os participantes recontaram o que tinham lido nos textos e também relataram, em uma entrevista semiestruturada, seus hábitos de leitura. Os resultados foram divididos de acordo com as diferentes tarefas feitas. Para a avaliação das dimensões da velocidade/automaticidade e da precisão, verificou-se que ambos os anos escolares estão abaixo do nível estipulado por pesquisas e órgãos oficiais. Houve uma diferença entre a leitura de textos narrativos e informativos e entre textos simples e complexos para o 6º ano, enquanto que para o 9º ano as diferenças foram inversas, sendo os textos complexos lidos com melhor desempenho que os simples. Na tarefa de compreensão, os resultados mostram que a maioria dos alunos teve dificuldade em recontar o que leram, especialmente os do no 9º ano, obtendo porcentagens menores de menções das proposições em relação ao 6º ano. Quanto aos hábitos de leitura, a maioria dos alunos de ambos os anos afirma ler em casa e receber incentivo para a leitura. Tanto a tarefa de compreensão quanto os hábitos de leitura não tiveram correlação estatisticamente significativa com o desempenho em relação à precisão na Fluência em leitura oral, embora os dados possam indicar possibilidades de intervenção que contemplem as três variáveis para que se promova um desenvolvimento no desempenho em leitura.Tese Acesso aberto (Open Access) Formação inicial de professores de Francês língua estrangeira no ensino remoto: a ótica da avaliação formativa no desenvolvimento do agir didático(Universidade Federal do Pará, 2022-06-28) ALVES, Luciana de Oliveira; CUNHA, Myriam Crestian Chaves da; http://lattes.cnpq.br/0057919162522146; https://orcid.org/0000-0002-9635-5054A presente tese de doutorado trata da formação à prática do docente de línguas-culturas estrangeiras, no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado, vista como o espaço ideal para o desenvolvimento de competências profissionais de ensino, pois relaciona atividades específicas ao campo de estágio e atividades reflexivas, no campo da formação. Considera-se que, juntas, aumentam as chances de apropriação, pelos aprendentes, do métier de docente de línguas estrangeiras, em outras palavras do agir didático que precisam desenvolver para realizar, em sala de aula, as ações didático-pedagógicas que ajudem efetivamente seus alunos a aprender. Parte-se da hipótese de que a didatização do agir didático pode ser favorecida, no âmbito da Didática das línguas-culturas (HALTÉ, 1992; PUREN, 1999; DUPLESSIS, 2007), por meio de um dispositivo de formação que leve à apropriação de dimensões desse agir pela prática e pela reflexão sobre essa prática. Para isto, articula-se, do ponto de vista teórico: os aportes da avaliação formativa, enquanto abordagem didático-pedagógica e dispositivo de ação, neste caso, de formação docente (ALLAL, 1989; FERNANDES, 2020); os estudos sobre o agir docente (BUCHETON, 2008; 2019), que discutem as práticas docentes e/ou as interações dinâmicas da sala de aula; as pesquisas sobre os gestos profissionais (JORRO, 2004) e os gestos didáticos (DOLZ; SCHNEUWLY, 2009) do professor de línguas, bem como sobre os gestos do formador (PANA-MARTIN, 2015; GAGNON; DOLZ, 2018), que fornecem modelos e análises fundamentais para a compreensão do exercício da docência; os princípios e aparatos conceituais e metodológicos da Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2004a; AMIGUES, 2004, 2009) e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2010), que buscam ressituar o ensino como atividade profissional; e as pesquisas sobre a prática na formação docente e a profissionalização do ensino, especialmente no que diz respeito à reflexividade do professor (SCHÖN, 1983; PERRENOUD, 2001b; ALTET, 2010). O objetivo geral desta tese é contribuir para a elaboração de um modelo de didatização do agir didático, adotando a avaliação formativa como dispositivo de formação (SOUZA E SILVA, 2022) na formação inicial do professor de línguas estrangeiras, no âmbito da disciplina de Estágio supervisionado. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de tipo colaborativa (VINATIER; MORRISSETTE, 2015; DESGAGNÉ, 2001; MOTTIER-LOPEZ, 2020), em diálogo com o princípio metodológico de alternância na formação (PERRENOUD, 2001b; ALTET, 2010). A pesquisa foi desenvolvida totalmente na modalidade remota, no âmbito da disciplina Estágio supervisionado 1, do curso de Letras- Francês da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Pará, contando com um total de três participantes: uma professora-formadora, a pesquisadora colaboradora e uma estagiária. Chegou-se à conclusão de que o dispositivo proposto, graças ao duplo movimento, por um lado, de observação, análise e regulação que caracteriza a avaliação formativa e, por outro, de reflexividade e focalização nos gestos didáticos (SCHNEUWLY, 2009), favoreceu fortemente a didatização do agir didático – objeto de formação – e permitiu assim a apropriação da perspectiva didática na formação dos professores de Francês Língua Estrangeira envolvidos.Tese Acesso aberto (Open Access) A formação para o trabalho docente na fronteira entre a academia, a mídia e o mercado(Universidade Federal do Pará, 2019-10-21) LOPES, Maria do Socorro Morato; PESSOA, Fátima Cristina da Costa; http://lattes.cnpq.br/4011084861970140Investigar a constituição discursiva do trabalho do profissional docente em revistas especializadas que têm o professor como público-alvo é o objetivo principal desse trabalho de pesquisa, partindo-se da hipótese que essas publicações se propõem a ser instância de formação para esse profissional. Nesse sentido, discussões interdisciplinares foram necessárias para compreender como os discursos sobre o trabalho do professor e sobre sua formação contribuem para a constituição e legitimação de imagens dos profissionais docentes e de sua profissão. Para realizar essa investigação, foram discutidos conceitos que vêm de diversas áreas do conhecimento e que serviram de base para o desenvolvimento da pesquisa: de maneira central, o conceito de prática discursiva, com base nos postulados teóricos de Foucault (1987) e Maingueneau (1997, 2008a), e o conceito de trabalho, com base nos estudos de Certeau (1982, 1998) direcionaram a pesquisa. Com a finalidade de empreender o estudo, os discursos que circulam nas revistas especializadas servirampara compor o corpus da pesquisa, por se mostrar pertinente para discutir a constituição do trabalho docente, jáque essas publicações têm um espaço legitimado na mídia e no mercado, o que demonstra sua inserção social e sua legitimação como produto de consumo para os professores. No escopo da pesquisa, compreende-se que as revistas são mídiuns (MAINGUENEAU, 2013) pelos quais efeitos de sentidos são mobilizados e (re)produzidos. Os gêneros escolhidos para o trabalho de análise foram os editoriais, as capas das revistas e os artigos assinados por professores ou entrevistas com professores, para uma compreensão das relações que se estabelecem para que a prática discursiva de fronteira seja colocada em funcionamento. Com o objetivo de enriquecer as discussões, as noções de cena de enunciação (MAINGUENEAU, 2005) e de dêixis discursiva (MAINGUENEAU, 1997) foram discutidas no capítulo de análise.A análise da prática discursiva mobilizada nas revistas permite compreender como essas publicações colocam em funcionamento discursos de uma fronteira híbrida, na qual convergem discursos da academia, da mídia e do mercado. Considera-se, assim, que esses periódicos colocam em funcionamento uma prática discursiva, que mobiliza sujeitos e identidades, ao mesmo tempo em que a legitimação dos lugares daqueles que escrevem na cena midiática, sejam jornalistas, editores, professores, se realiza pelos efeitos de sentido que os textos veiculados produzem. As discussões empreendidas permitiram compreender como os discursos sobre o trabalho do professor e sobre sua formação aparecem nessas publicações especializadas e (re)produzem imagens que formam profissionais e verdades sobre a profissão.Tese Acesso aberto (Open Access) Imagens do professor de Língua Portuguesa: A racionalização do trabalho docente em dissertações do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)(Universidade Federal do Pará, 2021-02-26) OLIVEIRA, Silvana Bandeira; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Nesta tese analisamos as imagens do professor de Língua Portuguesa nos discursos de formação continuada materializados em documentos do ProfLetras e dissertações de mestrado defendidas nesse programa. Sustentamos que essas imagens embasam um movimento de racionalização do trabalho docente manifestado nas propostas de ensino que integram essas dissertações, configuradas de forma a privilegiar a tradução dos conhecimentos teóricos tomados como referência em “pacotes de instruções” direcionados ao professor. Fazemos isso a fim de refletir sobre o processo de (re)qualificação do professor de Língua Portuguesa da escola básica neste início do século XXI, num momento em que a natureza dessa profissão e sua relação com os processos de produção dos conhecimentos parecem passar por mudanças. O quadro teórico em que se assenta nosso estudo situa-se no campo da Análise do Discurso de linha francesa, com destaque para os conceitos de formação imaginária, discurso, formação discursiva, interdiscurso, entre outros conceitos abordados por Michel Pêcheux (1993, 2012, 2014), aos quais acrescentamos considerações de Jacqueline Authier-Revuz (1990, 2004), de Eni Orlandi (2015) e Cleudemar Fernandes (2008). Ajudam a compor essa parte da pesquisa, também, as discussões empreendidas por Mikhail Bakhtin/Volochinov (2006) em torno do caráter “ideológico” do signo e suas particularidades enquanto signo verbal (palavra), bem como as discussões sobre o signo em Rama (2015), que o associa às noções de “ideia reitora” e de “escritura”. No campo da educação, nossos estudos estão ancorados principalmente nas discussões acerca das transformações que atingem o trabalho nessa área, em especial, as mudanças na carreira docente no final do século XIX e ao longo do século XX. Para esse debate contamos com as ideias de Michael Apple (1989, 1995), Magda Soares (1989) e João Wanderley Geraldi (1997). Além desses autores, Maria Malta Campos (2000), Mariano Fernández Enguita (2001), Pablo Gentili (2001) e José Carlos Libâneo (2004) nos auxiliam nessa reflexão, trazendo questões acerca do discurso da “qualidade” do ensino e os diferentes sentidos que o constituem e estão presentes na transformação das ações educacionais. O corpus utilizado na pesquisa está constituído por: a) três textos de apresentação do ProfLetras retirados de sites institucionais (UFRN, UFPA e CAPES); e b) dezoito dissertações do programa do mestrado ProfLetras (UFPA/defesa 2015-2016), sendo que as introduções e os projetos de ensino foram eleitos os recortes para a análise. Constatamos que a imagem do professor de língua materna se destaca por aquilo que lhe falta, e em contrapartida, o programa de mestrado aparece como suplência para essa falta, responsável por transformar a prática pedagógica e, consequentemente, sua imagem. Esse quadro de desqualificação do professor, por sua vez, integra um processo de requalificação profissional que se apoia no discurso educacional institucional, fundamentado em um movimento de racionalização, possibilitado pelo uso do conhecimento técnico/administrativo nos projetos de ensino das dissertações. Estes projetos mostram formas de controle que tendem a:1) conversão de um arcabouço teórico em saberes técnicos; 2) divisão de papéis na construção de conhecimento em um sistema de trabalho; 3) ênfase aos procedimentos, aos processos e aos objetos de ensino em detrimento aos autores que atuariam na construção do conhecimento; e 4) Promoção do signo (escritura), dos saberes, dos discursos e das imagens.Tese Acesso aberto (Open Access) Letramento e autoria profissionais docentes: mobilizações de saberes e fazeres em contexto de formação continuada decolonial nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2023-09-04) BARRETO, Missilene Silva; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972Esta Pesquisa, qualitativo-interpretativa, de tipo etnográfico e colaborativo, partiu da seguinte questão-problema: em que medida o Projeto Práticas Socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem na formação docente (IEMCI/UFPA), doravante Práticas Socioculturais, contribui para o letramento e a autoria profissionais docentes e a implementação de práticas decolonias em sala de aula? Para respondermos ao questionamento, acompanhamos três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no período de setembro de 2020 a abril de 2022, em formação continuada, no Projeto de Pesquisa Práticas socioculturais (IEMCI/UFPA), bem como em seus contextos de atuação profissional. Objetivamos, de modo geral, refletir sobre a mobilização de saberes e fazeres docentes em formação continuada numa abordagem decolonial, a partir do Projeto de Pesquisa Práticas Socioculturais, (IEMCI/UFPA) e em contexto de atuação profissional. De modo específico, visamos: a) identificar os referenciais teórico-metodológicos de professoras atuantes nos anos iniciais quanto às ações de linguagem oralidade, leitura e escrita; b) descrever minicursos implementados no Projeto Práticas Socioculturais, como ampliação de formação continuada para o letramento e autoria profissionais e para uma prática decolonial; c) caracterizar as especificidades de letramento e de autoria profissionais docentes e de decolonialidade nas práticas docentes, após evento de formação continuada. A abordagem sociocultural e etnográfica dos Estudos de Letramento (STREET, 2014; KLEIMAN, 2005; FREIRE, 2013; 2017), a perspectiva dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2011 [1979]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]) e os Estudos Decoloniais (LANDER, 2005; QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2009; MOTA NETO, 2015) compõem o arcabouço teórico-metodológico desta investigação. Como critérios para a análise, balizamos os conceitos de letramento e autoria profissionais docentes e de decolonialidade, a partir das categorias: responsabilidade ética (BAKHTIN, 2011[1979]), concepções do saber (TARDIF, 2014) e decolonialidade do poder, do saber e do ser (QUIJANO, 2005; LANDER, 2005; MIGNOLO, 2005). Os resultados indicam que o letramento e a autoria profissionais docentes das professoras investigadas repercutem em: responsabilidade ética, consideração do outro, aula como ato político responsável, assunção da teoria e prática, consciência do inacabamento, atitude responsiva ativa, consciência do agir docente, refração da identidade cultural na aula, intersecção de saberes, avaliação e reformulação, estranhamento do fazer docente, consciência de mudança, reconfiguração da prática, agir docente inconsciente, compromisso ético. No que tange à decolonialidade, as docentes apresentam traços de assunção do saber cultural, promoção de coautoria discente, enfrentamento a imposições, ruptura com o modelo de professor transmissor e de aluno receptáculo, alternativas pedagógicas criativas, ruptura com o saber hegemônico, desmistificação do conhecimento, materialidade do conhecimento, prática pedagógica interdisciplinar, inovação da aula, singularidades dos saberes, consideração do discurso discente, consciência sobre o saber construído a partir de uma perspectiva regional, alteridade, promoção do engajamento discente.Tese Acesso aberto (Open Access) Movimento Xingu vivo para sempre: da fundação à consolidação do discurso de recusa radical ao complexo hidrelétrico de Belo Monte(Universidade Federal do Pará, 2018-03-27) GALVÃO, Alessandro Nobre; PESSOA, Fátima Cristina da Costa; http://lattes.cnpq.br/4011084861970140Este trabalho examina a conjuntura sócio-histórica que propiciou a emergência e a consolidação de um discurso novo na ordem dos discursos sobre a gestão dos recursos naturais na Amazônia brasileira – o discurso de recusa radical ao Complexo Hidrelétrico de Belo Monte (CHBM). Esta conjuntura remonta-se a um conflito iniciado no final dos anos 70 quando o governo brasileiro propõe inventário da bacia hidrográfica do Xingu para avaliar seu potencial hidrelétrico, chegando aos anos 2000 com as mudanças na política econômica do país a partir do fortalecimento do modelo neoliberal e a abertura do governo brasileiro a empresas privadas para a exploração das riquezas naturais. Identificamos o nascimento da resistência de grupos indígenas com destaque para o povo Kayapó, fortalecendo-se mais tarde com a aliança selada entre este e outros segmentos impactados pelo empreendimento Belo Monte, por ocasião do Encontro Xingu Vivo para Sempre ocorrido em 2008. Analisamos, portanto, os fatos históricos que culminaram na emergência e circulação desse discurso, bem como seu fundamento ideológico, as possíveis transformações por ele sofridas ao longo do tempo e os processos discursivos que dele derivam. Fizemos um mergulho descritivo na formação social indígena, buscando compará-la à formação social capitalista o que nos permitiu vislumbrar, baseados nos estudos peucheutianos, que a resistência de que nos ocupamos nasce em um não-lugar sob a égide de outros rituais de interpelação, introduzindo-se no seio das práticas e rituais possíveis na formação social capitalista. Nosso percurso analítico nos mostrou que discurso de recusa radical ao CHBM sofre transformações a partir do advento daquela aliança imaginária que de um ponto de vista discursivo, selou uma aliança não entre sujeitos empíricos, mas entre distintas posições de sujeito e permitiu a invasão de saberes outros para o interior da FD que determina esse discurso. O corpus discursivo desta pesquisa é constituído por materialidades discursivas de natureza semiótica diferenciada e adotamos como procedimento de construção desse corpus a noção de recorte proposta por Orlandi (1984), bem como a de sequência discursiva proposta por Courtine (2014) e os procedimentos da análise seguiram a abordagem triangular proposta por Lagazzi (2005).Tese Acesso aberto (Open Access) Movimentos oculares e prosódia de leitura oral: análise dos marcadores prosódicos gráficos na leitura de alunos do 5 º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2021-02-25) VANSILER, Nair Daiane de Souza Sauaia; KLEIN, Angela Inês; http://lattes.cnpq.br/8845056127169633; https://orcid.org/0000-0001-6230-7938; CRUZ, Regina Célia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3307472469778577A presente Tese de Doutorado investiga o processamento dos Marcadores Prosódicos Gráficos - MPGs (PACHECO, 2003) em leitura em voz alta. Tem como objetivo examinar o processamento da leitura oral no Português Brasileiro (PB) levando em consideração os MPGs: Vírgula (VG), Ponto (PT) e Dois-pontos (DP) de acordo com o sistema entoacional do PB definido por Cagliari (1981), o qual apresenta padrões tonais delimitados por um Grupo Tonal (GT) constituído por uma Sílaba Tônica Saliente (TT), Componente Tônico (CT) e Componente Pretônico (CPT). A metodologia utilizada concilia análise acústica e cognitiva. Para a análise acústica, foi gravada a produção oral realizada durante a leitura de 58 estudantes do 5º ano da rede municipal da cidade de Ponta Grossa (PR), todos com intervalo de idade entre 9 e 12 anos, classificados em torno da variável Fluência Leitora, com o total de 29 alunos no Grupo Fluente (FL) e 32 no Grupo Pouco Fluente (PF). Ao todo, foram analisados 928 dados (58 alunos x 16 frases-alvo). Foram controlados os aspectos acústicos: Intensidade (em dB) e Frequência Fundamental (f0) (em Hz) do CPT e CT, Duração (em ms) da TT e Pausa (em ms). Para a análise cognitiva, empregou-se a Técnica do Rastreador Ocular para tomadas de medidas dos movimentos oculares dos 58 participantes. Os aspectos oculares foram: Tempo Total de Leitura (TTL), Número de Fixações (NF), Número de Sacadas (NS) e Média do Tempo de Fixações (MTF). Para a relação entre dados oculares e acústicos, aplicaram-se testes combinando os aspectos estatísticas e os estímulos: Teste 1 (a quantidade de fixações e duração da pausa interna), Teste 2 (a quantidade de revisitas e duração da pausa interna), Teste 3 (a quantidade de fixações e duração da pausa final) e Teste 4 (a quantidade de revisitas e duração da pausa final). Os dados foram compostos por três estímulos, correspondentes à leitura de três tipos de textos diferentes: Texto 1, complexo com os marcadores DP (2 frases-alvo), VG (3 frases-alvo) e PT (3 frases-alvo), Texto 2, simples com os marcadores VG (3 frases-alvo) e PT (1 frase-alvo) e texto 3, simples sem pontuação, contendo 4 frases-alvo: i) 3 frases-alvo com valor de VG e ii) 1 frase-alvo com valor de PT. O tratamento dos dados compreendeu as seguintes etapas: i) extração dos dados oculares no software BeGaze; ii) segmentação dos sinais de áudio no software Praat; iii) extração das médias dos parâmetros físicos dos segmentos; iv) tabulação dos dados de relação acústica e ocular; v) aplicação dos testes quantitativos. Na análise prosódica, os participantes apresentam em todos os marcadores avaliados, inconsistência em relação à redução ou manutenção do CT e CPT em f0 e Intensidade e não alongamento da TT. A partir da comparação das médias dos aspectos oculares entre os grupos PF e FL comprova-se que, quanto mais complexo o texto, maior a diferença entre os grupos de fluência. Os resultados da análise de correlação indicam que há correlação significativa entre os aspectos pausa interna e fixações no teste 1 (nos textos 1 e 2) e pausa interna e revisitas no teste 2 (nos textos 2 e 3), o que caracteriza dificuldade no processamento de leitura devido às pausas internas, revisitas e fixações no interior da sentença; e entre os aspectos Pausa Final e Fixações no teste 3 (no texto 1) e pausa final e revisitas no teste 4 (no texto 2), o que significa dizer que, quando a duração da quantidade de fixações e revisitas aumenta, há aumento na duração da pausa final, o que pode comprovar o efeito dwell-time (HIROTANI; FRAZIER; RAYNER, 2006; RAYNER, 1998), em que os leitores permanecem no final de uma cláusula até a resolução da cláusula presente. De maneira geral, os dados mostraram que há uma forte correlação entre fixação, revisita e duração da pausa no processamento dos sinais de pontuação durante a leitura oralizada.Tese Acesso aberto (Open Access) Parkatêjê língua de herança: 'minha língua ensinada do jeito que eu quero'(Universidade Federal do Pará, 2019-03-21) SILVA, Maria de Nazaré Moraes da; AMARAL, Luiz Alexandre Mattos do; http://lattes.cnpq.br/6750882830489718; FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4291543797221091; http://lattes.cnpq.br/6750882830489718A morte de uma língua, índigena ou não indígena, representa danos para a humanidade como um todo, pois significa a perda do legado histórico de uma nação, de identidade do povo que um dia a falou e de determinada concepção de mundo.Tese Acesso aberto (Open Access) O processo de autonomização à luz do paradigma da complexidade: um estudo da trajetória de aprendizagem de graduandos em letras-inglês(Universidade Federal do Pará, 2019-02-28) BORGES, Larissa Dantas Rodrigues; SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e; http://lattes.cnpq.br/6129530461830312Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a autonomização na trajetória de aprendizagem de graduandos em Letras Inglês, sob a perspectiva do paradigma da complexidade (LARSEN-FREEMAN, 1997; 2017; LARSEN-FREEMAN, CAMERON, 2008). Considera-se que a autonomia é um fenômeno complexo, dinâmico e multidimensional construído ao longo da vida (FREIRE, 1996; [2006]; PAIVA, 2006; BENSON, 2013), sujeito a retrocessos, estabilidade e avanços. Após uma reflexão acerca dos modelos de autonomização existentes na literatura (NUNAN 1997; SCHARLE; SZABÒ, 2000; BENSON, [2001]; 2011; TASSINARI, 2010; [2012]), propõe-se nesta tese um modelo dinâmico de desenvolvimento da autonomia como um fenômeno complexo. O contexto desta pesquisa foi a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizada em Belém. Este estudo de casos múltiplos (DORNYEI, 2007; YIN, 2010) foi desenvolvido de forma longitudinal, empregando movimentos analíticos retroativos, englobando o percurso da graduação de quatro aprendentes de Letras-Inglês. No primeiro semestre do curso, quatro participantes com nível elementar de inglês foram selecionados por meio de suas narrativas escritas na disciplina ―Aprender a Aprender LE‖, por meio das quais se observou as condições iniciais da sua aprendizagem de inglês no contexto universitário. Nos semestres seguintes, em que cursaram os cinco níveis de Língua Inglesa, foram gerados diários de aprendizagem nos quais os participantes refletiram sobre a própria aprendizagem de línguas. Dando continuidade ao estudo das trajetórias, foi realizada uma entrevista no último semestre do curso no intuito de verificar de que forma a autonomização no estudo de inglês contribuiu para empoderar os aprendentes, possibilitando ou não uma participação mais efetiva desses na comunidade acadêmica e profissional (VYGOTSKY, 1978; [1991]; OXORFD, 2003; MURRAY, 2017; NICOLAIDES, 2017). Dentre os resultados desta investigação, evidenciou-se o caráter multidimensional e personalizado da autonomização, a qual aconteceu de forma diversa para cada participante em diferentes escalas de tempo e diferentes espaços. Verificou-se também a influência de diversos subsistemas aninhados como motivação, crenças, identidades e emoções, os quais contribuíram, ao longo da trajetória dos participantes, para fomentar ou para inibir o processo em foco.Tese Acesso aberto (Open Access) Rearranjo de valência na Língua Parkatêjê (Timbira)(Universidade Federal do Pará, 2017-02-24) NEVES, Cinthia de Lima; FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4291543797221091Diversos pesquisadores realizaram trabalhos sobre os povos Timbira: Apaniekrá (CASTRO ALVES, 2004, 1999); Apinajé (DAVIS, 1966; OLIVEIRA, 2003); Krahô (SOUZA, 1997, 1990); Krinkati (CASTRO ALVES, 2004; AMADO, 2004); Parkatêjê (NEVES, 2012; FERREIRA, 2003; ARAÚJO, 1989) Pykobjê (SÁ, 1999; AMADO, 2004); Ramkokamekrá (DAVIS, 1966; POPJES & POPJES, 1986). À exceção dos estudos contrastivos de Alves (l995), Alves & Sá (2000) e Alves (2002), o Timbira não conta com trabalhos que descrevam/comparem/contrastem determinados aspectos nas línguas que compõem o complexo dialetal, principalmente aqueles que são recorrentes e produtivos nessas línguas, como o processo de mudança de valência. Em algumas línguas, como o Parkatêjê, o fenômeno necessita de aprofundamento, contemplando questões gerais que permitam estender a pesquisa às outras línguas Timbira e, posteriormente, às línguas Jê do Norte (Panará, Suyá, Kayapó). A proposta deste trabalho é descrever, do ponto de vista morfossintático e semântico, os mecanismos envolvidos nos processos de rearranjo de valência em Parkatêjê, comparando àqueles atestados em outras línguas Timbira, a fim de contribuir com trabalhos de cunho descritivo, histórico e/ou comparativo de línguas Jê e das línguas em geral.Tese Acesso aberto (Open Access) Relatório de estágio: a formação do professor de língua portuguesa no modo de narrar a aula(Universidade Federal do Pará, 2020-02-12) MORAES, Dione Márcia Alves de; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Desenvolvemos uma pesquisa sobre a escrita de relatórios de estágio produzidos na Universidade Federal do Pará (UFPA), campi Marajó-Breves, Belém e Castanhal e a relação do processo de escrita com a produção de conhecimento, problematizando especificamente a forma como se narra a aula. Nos relatórios, o estagiário constrói imagens sobre os acontecimentos da aula por meio da escrita. Nesse estudo, uma das hipóteses que discutimos é que a forma de narrar produza um discurso polifônico (discursos que estruturam o campo do ensino) que indicia pontos de vista aos quais necessariamente se vinculam formas de conhecimento sobre o papel dos sujeitos participantes do estágio, a escola e o ensino. Esses conhecimentos se manifestam pela seleção ou ocultamento de um termo, de uma expressão, pela organização de um enunciado etc. Ao considerarmos que o relatório é um texto predominantemente narrativo, propomos analisá-lo tanto no plano da narração, em que o locutor constrói imagens dessas interações por meio da escrita, quanto no plano da narrativa, em que as interações vivenciadas em sala surgem como objeto do relato. Em ambos, a “ação” é um elemento de destaque. Construímos as noções de plano da narração e plano da narrativa a partir de Todorov (2008); a concepção de discurso polifônico, a partir de Bakhtin (2008), Ducrot (1987) e Authier-Revuz (2004). A concepção de “ação” é construída a partir de Bakhtin/Volochínov (2010) e Geraldi (2013). Enfim, abordamos a maneira como as ações do plano da narrativa são materializadas linguisticamente e sua relação com o estatuto empírico dessas ações embasando-nos em Castilho (1968), Travaglia (2016), Ducrot (1987) e Austin (1990). Nosso objetivo geral consiste em compreender como o relatório, enquanto texto essencialmente narrativo, apresenta indícios do processo de formação do professor e como se caracterizam os conhecimentos incorporados pelo estagiário nesse processo formativo. Para alcançarmos esse objetivo, organizamos em dois momentos as análises das seções de regência de três relatórios. No primeiro momento, a partir do plano da narrativa, discutimos as ações atribuídas aos alunos e aos professores/estagiários, e o relato sobre o conteúdo trabalhado e/ou a metodologia empregada em sala. No segundo momento, a partir do plano da narração, discutimos as formas como os estagiários expõem as ações do plano da narrativa ao produzir o texto em que elas são relatadas. Com o estudo, respondemos a duas questões que levantamos. A primeira, Quando podemos dizer que um relatório nos dá indícios de um processo de produção de conhecimento? Evidenciamos que, ainda que o relatório seja repleto de generalizações e ocultamentos, ele produz conhecimento sobre as concepções de ensino que norteiam o estagiário. A segunda questão, o que pode ser considerado um “bom” relatório?, também foi respondida. Concluímos que um “bom” relatório precisa cumprir pelo menos dois quesitos: uma escrita detalhada e reflexiva; uma escrita que abale os conhecimentos pré-concebidos. O primeiro quesito, escrita detalhada e reflexiva, é importante para que o estagiário possa revisitar seu texto e exceder seus posicionamentos iniciais, refletindo sobre os seus dados a partir das concepções apreendidas durante o curso de graduação. O segundo quesito, uma escrita que abale os conhecimentos pré-concebidos, diz respeito ao fato de que o relatório precisa ser compreendido como uma prática em que o estagiário abale as concepções pré-concebidas, muitas vezes, “arcaicas e autoritárias”, que tem sobre os sujeitos que participam da aula, sobre a escola e o ensino.Tese Acesso aberto (Open Access) Uso do artigo diante do nome próprio no português brasileiro: estudo a partir do corpus do Atlas linguístico(Universidade Federal do Pará, 2023-05-25) MORAES, Ronaldo Nogueira de; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834; https://orcid.org/0009-0002-9250-1613Amparada no arcabouço teórico-metodológico da Dialetologia e da Geolinguistica (CHAMBERS, TRUDGILL, 1994, FERREIRA, CARSOSO, 1994; CARDOSO, 2010), da Sociolinguística Variacionista (SILVA-CORVALÁN, 1989; LABOV, 2008) e do aparato metodológico da Geossociolinguistica (CARDOSO; RAZKY, 1997; RAZKY, 1998; LIMA, 2003; LIMA; RAZKY; OLIVEIRA, 2020), esta tese objetivou fazer uma descrição, análise e mapeamento da variação do uso do artigo definido antes de nome próprio de pessoas OS antropónimos no corpus utilizado para análise nesta tese. Partiu-se da hipótese de que o português brasileiro contemporâneo apresenta tendência ao uso do artigo antes de nome próprio, que configura a estrutura "artigo definido nome próprio". Levantou-se, ainda, a hipótese de que este uso estaria se espalhando pelo território brasileiro, atingindo áreas que tradicionalmente se caracterizam pelo não uso do artigo no contexto aqui observado. A amostra analisada nesta tese é proveniente do corpus do Projeto Atlas Linguistico do Brasil Projeto ALIB referente às 25 capitais que constituem a rede de pontos do referido Projeto. Da audição na integra das 200 entrevistas linguisticas do Projeto ALIB constituídas pelos questionários Fonético-Fonológico, Semântico-Lexical e Morfossintático, e pelos Discursos Semidirigidos (cerca de 700h de fala continua) extrairam-se os 2.645 dados da análise final, que foram submetidos ao tratamento estatístico por meio do programa computacional GoldVarb X, que auxiliou na análise quantitativa. A análise quantitativa e linguística dos dados deu-se mediante o controle de variáveis de natureza linguistica e extralinguística, a fim de se levantar os fatores que estariam condicionando o uso do artigo antes de nome próprio. Os resultados mostraram uso majoritário do artigo definido diante de antropónimo nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, e não uso majoritário do artigo na Região Nordeste. Os dados foram analisados em função de dois contextos de ocorrência distintos: quando o nome próprio figura como "isolado", há tendência em não se usar artigo: das 533 ocorrências, 402 (75.4%) apareceram sem artigo anteposto, e 131 delas (24,6%) apareceram antecedidas de artigo, já quando o nome próprio figura em estruturas sentenciais, a tendência observada é a de uso do artigo: das 2.112 ocorrências, 1.301 (61,6%) são articuladas e 811 (38.4%) não são articuladas. O programa GoldVarb X selecionou como significativos os seguintes grupos de fatores, na ordem de significância: capital, função sintática, antropônimo como item de enumeração, tipo de antropónimo, sexo, circunstância em que o antropônimo é citado, estrutura do sintagma nominal.
