Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Navegando Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA por Linha de Pesquisa "ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acesso aberto à informação científica: uma análise dos repositórios institucionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil(Universidade Federal do Pará, 2021-01-30) DANIN, Gisela Fernanda Monteiro; OLIVEIRA, Hamilton Vieira; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058A presente Dissertação analisa as estratégias utilizadas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, (IFs) quanto à adesão ao movimento do acesso aberto à informação científica nos processos de implantação dos seus repositórios institucionais. Investiga os conceitos de comunicação científica, acesso aberto à informação científica e repositórios digitais. Apresenta um panorama nacional da implantação dos repositórios institucionais (RIs). Analisa, à luz da literatura especializada, a situação dos Repositórios Institucionais nos Institutos Federais que já os têm implantados. Com base em dados obtidos pela aplicação de um instrumento de coleta de dados, via e-mail e aplicativo de mensagem, aos 38 institutos existentes no Brasil, avalia a situação geral quanto à implantação dos repositórios digitais de acesso aberto e analisa como se desenvolveu esse processo de implantação. Levanta a presença dos repositórios dos Institutos Federais nos sítios do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, nos diretórios do Registry of Open Access Repositories e no Directory of Open Access Repositories, por meio dos seus respectivos websites. Informa que dos 38 IFs existentes e consultados, foram 32 os que responderam e desses, 16 possuem RI implantado. Revela que o primeiro RI implantado na Rede dos Institutos Federais foi no Instituto Federal de Goiás (IFG), em 2013, e que a maioria dos demais, 11 de 16, foi implantada nos últimos anos, de 2018 a 2020. Conclui que a implantação dos repositórios institucionais no Brasil encontra-se num patamar intermediário e os dados analisados indicam que o trabalho desenvolvido segue o que preceitua a literatura especializada e acompanha os princípios orientadores do movimento de acesso aberto à informação científica. Apresenta considerações finais, com destaque para os principais resultados e recomendações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise bibliométrica da produção científica das pós-graduações do NAEA e NUMA relacionado à temática recursos naturais na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2022-02-25) NEVES, João Paulo Pastana; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547Análise bibliométrica das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) na Universidade Federal do Pará. Tem como objetivo identificar as principais correntes de pesquisa ligadas ao acesso de recursos naturais. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva e bibliométrica, a partir do levantamento das dissertações nos Portais online dos programas (PPGDSTU e PPGEDAM), Repositório Institucional da UFPA (RIUFPA), e na Plataforma do curriculum Lattes. Foram selecionadas como categoria de análise o ano de defesa, temas de pesquisa e pesquisadores mais produtivos, apresentando as principais vertentes de pesquisa e oferecendo um “estado da arte” na produção cientifica do PPGDSTU e PPGEDAM. Utilizou-se como ferramentas de pesquisa: a) software VOSviewer para identificar as principais tendências temáticas dos programas de pós-graduação analisados; b) software Wordclouds.com a fim de elaborar nuvens de palavras-chaves, visando ao mapeamento dos termos mais usados e discutidos nas dissertações analisadas, e, c) software Gephi para visualizar a rede de colaboração cientifica entre docentes e discentes dos programas. Adotou-se como recorte temporal o primeiro ano de defesa de cada Programa até 2018. Constatou-se que o PPGEDAM/NUMA possui 172 dissertações produzidas entre 2009 a 2018 enquanto o PPGDSTU/NAEA possui 254 dissertações entre 1987 a 2018 e, quanto aos docentes que mais orientaram no PPGDSTU, foram contabilizados 39 orientadores, enquanto no PPGEDAM, 27. Conclui-se que as pesquisas realizadas nesses programas por meio da temática recursos naturais na Amazônia, vêm contribuindo para um planeta mais sustentável e livre de ações predatórias. Sugere-se ainda o estímulo de parcerias colaborativas entre os programas, criar incentivos de mestrado acadêmico no PPGEDAM e mestrado profissional no PPGDSTU, no qual contribuirá para o aumento da produtividade da Instituição. Sugere-se também a implementação de bolsas de fomento de pesquisas para melhorar o desempenho dos programas, evitando assim a oscilação de produtividade cientifica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise bibliométrica na produção científica em saúde: um estudo no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA)(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) ALBUQUERQUE, Anézia Eugênia dos Santos Oliveira de; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A pesquisa teve como objetivo geral analisar a produção científica do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, a partir do levantamento de 172 dissertações defendidas nos Programas de Pós Graduação de Odontologia e Ciências Farmacêuticas no período de 2010 a 2016. Quanto aos objetivos específicos buscou-se: caracterizar os Programas de Pós Graduação em saúde da UFPA, mapear os documentos de dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação, extrair os metadados para padronização e aplicação da mensuração e apresentar as redes de coocorrência das palavras-chave e temas de pesquisa em saúde, bem como o quadro de orientações. O arcabouço teórico da pesquisa foi delineado nas literaturas e conceitos da produção científica e produtivismo, assim como as concepções de bibliometria, bem como a importância dos indicadores bibliométricos como, por exemplo, o uso de redes de coocorrência das palavras-chave, e as leis de Bradford, Zipf e Lotka. Quanto a sua natureza, esta pesquisa se caracteriza como aplicada, cuja abordagem se deu de forma quali-quantitativa, com ênfase na análise dos documentos e na mensuração da produção científica em saúde. Na análise documental utilizou-se um formulário bibliométrico com variáveis como o ano da publicação, autor, título, orientador e palavras-chave. Em seguida, os metadados foram organizados em uma planilha no editor de planilhas Excel, onde os dados foram tabulados e tratados no software VOSviewer, versão 1.6.11. A análise das dissertações sobre a Ciência da Saúde, em especial da Odontologia e Ciências Farmacêuticas, possibilitou evidenciar na pesquisa acadêmica as áreas temáticas interdisciplinares, constatadas pelas seguintes palavras-chave: “Ácido etidronico”, “Adesivos dentários”, “Dentina”, “Ortodontia”, “Plantas medicinais”, “Estresse oxidativo”, “Atividade antimicrobiana”. A pesquisa identificou que a bibliometria contribui no processo de avaliação da produção científica nos estudos da área de saúde, pois consegue organizar, mapear, sistematizar e mensurar as informações nesse campo de estudo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Análise de assunto no contexto museológico: aplicação do protocolo verbal individual nos museus da UFPA e MPEG(Universidade Federal do Pará, 2022-02-24) CARVALHO, Raul de Azevedo; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960Discorre sobre a análise de assunto como forma de representar a essência de um documento tornando possível a sua recuperação dentro de um sistema, consistindo na primeira e mais importante etapa do processo de Indexação. Observa-se, no entanto, uma carência de metodologias na literatura da área da Museologia para a prática da análise de assunto no contexto dos museus, aspecto que influi na recuperação adequada da informação nesses espaços. Essa problemática impulsionou esta pesquisa, cujo objetivo é mapear como ocorre os processos de análise de assunto na catalogação dos objetos museológicos, visando aperfeiçoar as estratégias de disseminação e recuperação da informação nos museus. Como objetivos específicos possui: a) Realizar estudo teórico sobre a representação da informação nos museus; b) Realizar estudo teórico sobre a análise de assunto na indexação e verificar quais os subsídios para indexação nos museus; c) Identificar se o processo de análise de assunto na indexação ocorre na prática da catalogação dos objetos museológicos, por meio da aplicação do Protocolo Verbal Individual. Para atingir esses objetivos emprega uma pesquisa de cunho exploratório com análise qualitativa dos dados coletados com uso da técnica do Protocolo Verbal Individual aplicado em nove profissionais de duas instituições que possuem grande atuação no contexto amazônico, a Universidade Federal do Pará e o Museu Paraense Emílio Goeldi. Como resultado, foi possível identificar que o profissional de museu desconhece o processo de análise de assunto, o que acarreta em inconsistências na recuperação da informação pelo usuário. Nesse contexto, apresentam-se sugestões para um modelo de leitura documentária para auxiliar os profissionais no processo de análise de assunto no contexto museológico. Conclui que a análise de assunto, enquanto primeira etapa para a indexação, precisa ser bem delineada mediante a elaboração de normas e diretrizes que precisam considerar as necessidades de informação da comunidade de usuários que utilizam a instituição museológica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma análise do discurso do grupo de trabalho representação e organização do conhecimento no âmbito dos Encontros Nacionais de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - ENANCIBs(Universidade Federal do Pará, 2022-05-31) COSTA, Marcos Oliveira da; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779A Organização do Conhecimento (OC) faz-se presente desde os primórdios da Ciência da Informação (CI), por isso considera-se importantes os trabalhos que se relacionam com esta área (CI). A pesquisa tem por intuito identificar as posições discursivas presentes nos estudos elaborados no âmbito do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), para isso, utilizará os aportes teóricos fornecidos pela Análise do Discurso (AD), especificamente a de origem francesa, tendo como seu precursor Michel Pêcheux, sendo este juntamente a Michel Foucault os dois principais autores que serão utilizados como marco teórico da AD na pesquisa. Sobre as indagações do trabalho, viu-se necessário identificar os paradigmas que influenciam os trabalhos em CI no âmbito do Grupo de Trabalho 2 (GT2) do Enancib, para que haja mais clareza nos estudos desenvolvidos dentro desta linha de pesquisa e também se investiga como a AD pode contribuir para o avanço da CI. Justifica-se, esta pesquisa, pela carência de estudos voltados à área teórico-metodológica em CI. Destarte, tem por objetivo: identificar os aspectos discursivos e ideológicos que permeiam a produção científica da CI no âmbito do ENANCIB, mais especificamente no grupo de trabalho de Representação e Organização do Conhecimento; analisar como ocorre atualmente as investigações sobre OC e OI no âmbito do evento ; identificar os principais paradigmas que influenciam a pesquisa nessa área; compreender a que e para quem serve a Organização do Conhecimento e da Informação no âmbito do ENANCIB; apontar as diferenças e semelhanças presentes nos discursos elaborados na área da OC e OI dentro do ENANCIB. O principal instrumento metodológico será a AD de vertente francesa, para realizar a pesquisa utilizou-se os trabalhos publicados no ENANCIB nos anos de 2014 a 2019.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise do tratamento da informação no Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) REIS, Mateus da Silva; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547O Tratamento da Informação investiga as dimensões de suporte e tematicidade que compõem o documento, buscando formular pontos de acesso e representações que possibilitam a relação entre usuário x informação x documento em diversas unidades de informação. Nesse sentido, esta pesquisa surge a partir da inquietação acerca do tratamento informacional do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (MIHGP), localizado no Centro Histórico Belém – PA, no qual já foram observadas fragilidades nos processos de organização e representação da informação. Esta pesquisa busca analisar o Tratamento da Informação do MIHGP, com foco na ficha catalográfica, utilizando, de forma interdisciplinar, elementos conceituais e metodológicos da Organização do Conhecimento e da Informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e experimental, utilizando como estratégia metodológica a observação direta. Os procedimentos metodológicos configuraram-se como: a seleção de bibliografias relacionadas à Organização do Conhecimento e da Informação e ao Tratamento Temático e Descritivo; construção de níveis de tratamento informacional, nas dimensões descritivas e temáticas, a partir da análise destas bibliografias; a adequação dos campos da ficha catalográfica aos níveis estabelecidos; observação dos níveis alcançados pelo instrumento de pesquisa, delineando potencialidades e fragilidades. Notou-se nos resultados que o tratamento informacional atingiu níveis satisfatórios na esfera descritiva, ao possibilitar funções essenciais de investigação do suporte dos objetos do MIHGP. Entretanto, o instrumento de pesquisa não atingiu níveis aceitáveis de tratamento temático, ao não permitir a indexação termos ligados ao conteúdo do documento e a identificação da associação entre proprietários e os objetos do MIHGP. Como solução para essas problemáticas, buscou-se a reformulação desse instrumento a partir do software Tainacan, utilizando novas diretrizes e processos presentes no campo da Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação. Concluiu-se que a discussão proposta compõe uma série de debates que buscam minimizar as problemáticas que cercam o contexto informacional da instituição museológica apresentada. Esta investigação pode complementar a trajetória do MIHGP referente à necessidade de organização das informações de seus acervos, podendo ser encarada como um dos passos para normas e diretrizes mais eficazes para a representação da informação, como por exemplo, uma política de indexação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise sobre a implementação da Lei de Acesso à Informação e o alcance da Agenda 2030 no contexto das universidades federais do estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-08-31) MOTA, Kelren Cecília dos Santos Lima da; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A publicação da Lei Federal Nº 12.527/2011 estipulou novas formas de tratamento das informações públicas estabelecendo diretrizes e procedimentos a serem seguidos pelas entidades públicas pertencentes à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, implementando a transparência ativa e passiva. Já a Agenda 2030 é um documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que dispõe de 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável em âmbito global. Dentre estes, o ODS 16 “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, objetiva “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis” (ORGANIZACÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2015, não paginado) e dispõe das metas 16.6 “desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis” e a 16.10 “assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais”, as quais apresentam como tema central “acesso e transparência das informações nos setores públicos”, ligados à regulamentação do acesso à informação na esfera pública. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral: demonstrar se os canais de acesso à informação das universidades federais do estado do Pará apresentam os requisitos previstos pela Lei de Acesso à Informação, contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030, 16.6 e 16.10. Para tanto, estipulou-se os seguintes objetivos específicos: identificar os instrumentos de acesso à informação utilizados nas Universidades públicas federais do estado do Pará; avaliar os instrumentos de acesso à informação no âmbito das Universidades Federais do Estado do Pará de acordo com as diretrizes e procedimentos da LAI e os indicadores das metas 16.6 e 16.10 e apresentar potencialidades e fragilidades das universidades observadas a partir da análise dos resultados. A pesquisa é de abordagem qualitativa e quantitativa. Utilizou-se metodologia exploratória e descritiva. A coleta dos dados foi realizada por meio de um roteiro de observação preenchido pelas universidades e pela autora. Os resultados apontaram que as universidades se encontram em processo avançado de implementação da LAI, adequando seus canais de acesso à informação de acordo com as diretrizes e orientações da Lei. Com relação às metas 16.6 e 16.10, os resultados revelaram que as quatro universidades contribuem para o alcance das metas, divulgando relatórios e dispondo de SIC, e-SIC, Ouvidoria e e-OUV (Plataforma Fala.BR), para responder às solicitações de informação, seguindo as orientações da Lei. Quanto à padronização estrutural e dos conteúdos (informações) sinalizados, todas as quatro dispõem de linguagem de fácil compreensão (cidadã). O estudo também apresentou as potencialidades e fragilidades das universidades na perspectiva da LAI e para o alcance da Agenda 2030 observadas a partir da análise dos resultados. Conclui-se que o processo de implementação da LAI e das metas 16.6 e 16.10 nas universidades federais do estado do Pará contribui para a democratização da informação, a partir dos seus canais de comunicação, colaborando para a melhoria da prestação do serviço público na Região Norte.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Apropriação digital no ensino superior: um estudo sobre a exclusão digital na Universidade do Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) TAVARES, Eduardo José Caldeira; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202As Tecnologias de Informação e Comunicação, como recursos didáticos, estão sendo cada vez mais inseridas na Educação. O computador e a Internet têm proporcionado ao estudante variadas possibilidades de aprendizagem. No entanto, essas tecnologias não são utilizadas de forma efetiva. De modo geral, o estudante as usa para um conjunto limitado de tarefas como leitura e visualização de notícias na Internet; compartilhamento de texto, imagem ou vídeo; envio de mensagens por meio de aplicativos e Serviços de Redes Sociais Online. Esse uso simples poderá contribuir para que o estudante seja inserido em ambientes de Exclusão Digital. A Exclusão Digital consiste na falta de acesso físico às tecnologias, bem como a falta de habilidades para usá-las e a não obtenção de benefícios a partir dos tipos de uso da Internet. Suas causas são diversas e foram distinguidas em três níveis, onde o 1º nível refere-se a falta de acesso físico às Tecnologias de Informação e Comunicação que pode ser causada pela condição econômica de um indivíduo; o 2º nível tem relação com a experiência do indivíduo com essas tecnologias; o 3º nível corresponde a não obtenção de benefícios a partir dos tipos de uso da Internet. O objetivo desta pesquisa foi investigar a ação da Exclusão Digital no Ensino Superior a partir das habilidades do estudante no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. Esta investigação correspondeu a um Estudo de Caso, sendo realizada na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Foram aplicados 1 (um) questionário sociodemográfico para a identificação do perfil do estudante incluindo sua idade, sexo, etnia, moradia e renda familiar e sobre o seu uso de Tecnologias de Informação e Comunicação como experiência em anos, frequência de uso, posse de dispositivos computacionais e Internet e 1 (um) teste prático realizado no computador conectado à Internet, chamado de teste de habilidades digitais. Sua finalidade foi avaliar a capacidade do estudante em operar computadores, bem como sua capacidade de buscar, localizar, selecionar e avaliar informação na Internet. A população pesquisada foi de 84 (oitenta e quatro) estudantes de 4 (quatro) cursos de Graduação de Ciências Naturais e Tecnológicas e Ciências Sociais e Educação. Assim, a partir dos resultados, é fato que o estudante universitário tem problemas de habilidades em determinados tipos de tarefas realizadas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Esse estudante não explora todos os recursos que o computador e suas tecnologias podem oferecer. Tarefas operacionais foram resolvidas de maneira eficiente. Por outro lado, em tarefas informacionais, o estudante demonstrou não conhecer recursos avançados para a localização de informação. Considerando que a forma como essas tarefas foram executadas seja uma reprodução da maneira como ele usa as tecnologias no seu dia a dia, é possível afirmar que o estudante universitário, em geral, não é habilidoso com elas. O uso efetivo de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior pode ser prejudicado por problemas de habilidades para explorar os variados recursos que essas tecnologias podem oferecer. Essa realidade indica que este estudante possa estar vivendo um ambiente de Exclusão Digital.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação da indexação a partir dos elementos de exaustividade e especificidade pela revocação e precisão na recuperação da informação: sob a ótica dos usuários no sistema de bibliotecas da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2019-05-29) GARCIA, Valdenise César; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236A indexação é uma das atividades realizadas nas bibliotecas para a organização temática da informação. Por seu intermédio os bibliotecários extraem assuntos dos documentos para representá-los tematicamente, a fim de que os usuários tenham acesso ao documento desejado através da recuperação da informação. Considerando que a avaliação da indexação é imprescindível para proporcionar mais qualidade ao seu processo e permitir uma recuperação da informação eficiente para os usuários, propõe-se realizar a avaliação da qualidade da indexação efetuada nos documentos das áreas de Ciências Biológicas, Humanas e Engenharias das bibliotecas da UFPA nos quesitos de exaustividade e especificidade, mediante a recuperação da informação no catálogo online pelos elementos de revocação e precisão, sob a ótica do usuário. Teve como objetivo geral: Contribuir com subsídios teóricos e práticos para a área de Tratamento Temático da Informação a partir de investigação sobre a avaliação da qualidade da indexação, mediante os elementos de exaustividade e especificidade pela revocação e precisão na recuperação da informação. E como objetivos específicos: a) Refletir sobre a temática indexação: aspectos teóricos, conceituais, finalidades, etapas, instrumentos, bem como os fatores inerentes a sua política e avaliação pela recuperação da informação; b) Obter o julgamento de relevância e opiniões sobre os documentos recuperados na busca por assunto no catálogo do sistema de bibliotecas da UFPA por meio da aplicação de entrevistas com usuários de três cursos de graduação, campus Belém; c) Verificar os níveis de exaustividade e de especificidade na indexação a partir das taxas de revocação e de precisão na recuperação da informação, tendo em vista a avaliação da qualidade da indexação realizada no total de 2.584 documentos. Como procedimento metodológico, aplicou-se a entrevista semiestruturada a 55 usuários do sistema de bibliotecas da UFPA distribuídos nos cursos de graduação de Biologia, Psicologia e Engenharia Civil, campus Belém, representando respectivamente as áreas do conhecimento de Ciências Biológicas, Humanas e Engenharias. E para a análise da qualidade da indexação, foram utilizadas as categorias de exaustividade e de especificidade, referentes ao processo de indexação, e de revocação e de precisão, concernentes à recuperação da informação por assunto. Os resultados mostraram que a indexação realizada nos documentos analisados dos três cursos foi considerada satisfatória, principalmente para o curso de Biologia, em que se verificou maior qualidade na indexação, pois foram recuperados documentos relevantes com poucos irrelevantes. Contudo, para uma maior qualidade nos cursos de Psicologia e Engenharia civil, torna-se necessário elaborar diretrizes para a indexação e fixá-las em uma política de indexação. Conclui-se que avaliar a indexação por meio da recuperação da informação, incluindo os sujeitos que fazem parte do ciclo documentário, torna-se essencial quando se quer buscar melhorias para o processo, pois estes podem aperfeiçoar a representação e recuperação da informação pelo seu feedback, mostrando o que é desejado para cada área específica dos documentos tratados, bem como permitindo a adequação da indexação conforme o contexto de cada biblioteca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Coleção Carmen Sousa do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA): uma proposta de instrumento de pesquisa pelo Software Acess to Memory (AtoM)(Universidade Federal do Pará, 2019) ROSA, Sandra Regina Coelho da; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A informação acerca das coleções musealizadas pode ser visualizada em meio a um conjunto de ações organizadas, que visa a preservar e comunicar os testemunhos materiais gerados ou coletados pelo homem. A documentação em museus é abrangente, compreendendo desde a aquisição do objeto, até a conservação, pesquisa, exposição e outros. Percebe-se que essas informações têm potencialidades para produzir novas informações, ajudando os profissionais no planejamento e no desenvolvimento das atividades. Além do mais, essas informações são fundamentais testemunhos quanto à história dessas coleções e das instituições de guarda. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo propor um instrumento de pesquisa à coleção da artista plástica Carmen Sousa (1908-1950), salvaguardada pelo Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). A coleção é constituída dos acervos de arte visuais (pintura, escultura e desenho) e de comunicação (cartas, diário, fotografias, telegramas, recorte de jornais e outros) da artista. Os instrumentos de pesquisas são produtos provenientes da descrição arquivística e catalogação museológica, direcionados aos usuários que acessam as informações em arquivos ou museus com objetivo de localizar os documentos e os objetos que desejam pesquisar. A metodologia aplicada ao estudo busca associar os mecanismos de recuperação da informação a partir da análise comparativa dos metadados de descrição das Normas da ISAD(G), para arquivos, e documentação das Diretrizes do CIDOC, para museus, visando a identificar os campos de registro de dados semelhantes para documentar o acervo. O produto desse estudo assinala para a conformidade da representação da informação para acervos museológicos adaptado ao Software Acess to Memory (AtoM) em cenário digital, a fim de proporcionar o acesso à coleção, mediante proposta de difusão, preservação e comunicação deste bem cultural do museu universitário aos seus usuários. Os resultados indicam que o sistema possibilita a descrição da coleção em único instrumento de pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Compartilhamento de dados de pesquisa : percepção e práticas dos docentes dos programas de pós-graduação do ITEC e ICSA(Universidade Federal do Pará, 2021-09-30) LISBOA, Rose Suellen de Castro; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; INOMATA, Danielly Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6976397161261491A Ciência Aberta pode ser considerada como uma mudança de paradigma dentro do movimento de Acesso Livre, contendo em um de seus pilares o acesso aberto aos dados de pesquisas científicas de forma a contribuir e colaborar com uso, reuso e reprodutibilidade desses dados. Mediante o compartilhamento, as pesquisas podem ser validadas e trazer mais transparência aos estudos desenvolvidos. Dentre as questões debatidas sobre o compartilhamento de dados de pesquisa está a percepção dos autores sobre essa prática, os quais podem tanto inibi-la como influenciá-la. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar as percepções e práticas dos docentes permanentes de programas de pós-graduação do Instituto de Tecnologia (ITEC) e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA quanto ao compartilhamento de dados de pesquisa. A metodologia, de cunho exploratório, por meio do estudo de caso, compõe a investigação quanto ao compartilhamento de dados de pesquisa, tendo a UFPA como locus da pesquisa, mediante questionário e entrevista. A pesquisa foi realizada por meio de 51 respondentes ao questionário e 10 participantes na entrevista. Os resultados apontaram que os docentes possuem conhecimento sobre compartilhamento de dados de pesquisa, mas não em relação aos fundamentos da Ciência Aberta. Em relação as práticas de compartilhamento de dados, a pesquisa aponta a ocorrência de maneira informal, sem a utilização de ferramentas de gerenciamento desses dados. Denota-se a importância deste estudo na UFPA, visto a incipiência sobre a temática e a necessidade de diretrizes e suporte em âmbito institucional, diante da relevância do tema em identificar e pesquisar fatores e características que podem aumentar o equilíbrio entre os participantes no processo e uso do compartilhamento de dados de pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Comportamento informacional de profissionais da área da saúde: um estudo com residentes do Hospital Ophir Loyola, Belém-Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-08-31) MATOS, Cristiana Guerra; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451Os estudos de comportamento informacional dedicam-se a identificar as necessidades informacionais, o modo de busca e o uso da informação pelos indivíduos do ponto de vista da informação como construção social, do indivíduo enquanto usuário e também fornecedor de informações na perspectiva cognitivista. Buscou-se conhecer o comportamento informacional dos residentes do Hospital Ophir Loyola por meio de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com a participação de 57 profissionais de saúde, residentes médicos e não médicos que responderam a questionário eletrônico a fim de conhecer suas necessidades de informação, comportamento de busca e uso da informação no cotidiano hospitalar a partir de modelo integrativo validado na Ciência da Informação e adaptado ao estudo. Os resultados foram tratados por meio da análise das categorias e mostraram que as necessidades de informação dos residentes referem-se aos cuidados com os pacientes, os principais sentimentos que lhes acompanham ao perceberem a necessidade informacional são: curiosidade, ansiedade e incerteza, a busca por informação se dá no momento em que os residentes sentem a necessidade. As bases de dados são as fontes de informação que buscam com mais frequência e as que os residentes mais confiam. O uso da informação recuperada pelos residentes é para a compreensão do problema clínico nas diferentes especialidades. O modelo integrativo utilizado permitiu o alcance dos objetivos propostos e a elaboração de diagrama do comportamento informacional dos residentes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Encontrabilidade da informação em um repositório bilíngue (português - libras): o caso do Repositório Huet(Universidade Federal do Pará, 2020-02-18) PAIVA, Rodrigo Oliveira de; CHALHUB, Tania; http://lattes.cnpq.br/6737749200665570; BENCHIMOL, Alegria Celia; http://lattes.cnpq.br/9550647395377220; https://orcid.org/0000-0003-0920-992XNa conjuntura da Era da informação e do acesso aberto à produção científica, surgem os repositórios digitais como ambientes informacionais projetados para armazenar, preservar e disseminar documentos natos digitais ou não. Um dos fatores atraentes para usuários com características diversas ao utilizarem ambientes digitais como o dos repositórios é que a informação procurada possa ser efetivamente encontrada. Dentre os inúmeros repositórios existentes na internet, destaca-se o Repositório Digital Huet do Instituto Nacional de Educacao de Surdos - INES. Ele é o primeiro no Brasil dedicado para a educação de surdos. Dessa forma, esta pesquisa pretende analisar a problemática que surge a partir da questão: como está o cenário da encontrabilidade de informações do Repositório Huet? Fundamentado nesse horizonte, a pesquisa tem por objetivo geral analisar a encontrabilidade da informação do Repositório Digital Huet. De forma especifica, pretende: a) Relacionar os conceitos de repositórios digitais, encontrabilidade da informação e surdos; b) Identificar as características de encontrabilidade da informação do Repositório Huet a partir do uso de Checklist; c) Descrever como a comunidade surda do INES observa a encontrabilidade de objetos digitais para educação de surdos no Repositório Huet. Para cumprir tais objetivos a pesquisa é definida como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa que utilizou cheklist, questionário eletrônico, além de entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. A amostra, na qual foi aplicado o questionário, é constituída de 11 professores da comunidade surda do INES. A entrevista semiestruturada foi aplicada a cinco (5) alunos da comunidade surda do INES. Ambos instrumentos são adaptados a partir de uma cheklist para análise dos atributos de encontrabilidade da informação em ambientes informacionais. Os resultados evidenciam que nem todos os atributos de encontrabilidade da informação estão presentes no Repositório Huet, são eles: affordances e wayfinding, descoberta de informações, intencionalidade, mobilidade, convergência e ubiquidade. Esses atributos têm problemas que podem ser solucionados, além disso, a comunidade surda do INES aponta questões importantes que podem aprimorar o ambiente digital aqui analisado, quebrando assim, barreiras para a inclusão digital de minorias, nesse particular de uma minoria linguística. Conclui-se que esse estudo, não é conclusivo em si, espera-se que ele abra espaço para que novas discussões sobre a encontrabilidade possam surgir, mas sempre levando em consideração a opinião dos usuários, e, sobretudo de usuários que fazem parte de minorias com características diversas, minorias que assim como os surdos precisam ser ouvidas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A exclusão de gênero em ciência e tecnologia na perspectiva na da Ciência da Informação: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-14) SILVA, Ester Ferreira da; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Esta pesquisa teve o seu desenvolvimento baseado no tema da exclusão de gênero em ciência e tecnologia na perspectiva da Ciência da Informação, o qual envolve o contexto histórico e atual das mulheres juntamente com a compreensão da Ciência da Informação sobre a correlação da exclusão e do desenvolvimento feminino em ciência e tecnologia. O objetivo foi investigar o fenômeno da desigualdade de gênero no acesso de mulheres ao ensino superior incluindo as posições de docentes pesquisadoras na área STEM, tomando como estudo de caso a situação da Universidade Federal do Pará, recorrendo-se aos dados estatísticos para compreender, à luz do gênero como categoria teórica de análise, as diferenças entre gêneros quanto ao ingresso, desenvolvimento de cursos STEM e configuração do corpo docente que exerce a pesquisa na área, como evidências do fenômeno de exclusão de mulheres na ciência e tecnologia no Brasil. Poucas são as mulheres que seguem carreira em STEM, profissões em que são necessárias competências fortes de TIC. Este estudo de caso verificou pela análise estatística dos dados, entre os anos de 2011 e 2019, referentes aos vestibulares e registros dos dados acadêmicos, a distribuição por gênero de aspirantes às carreiras STEM, de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação e de docentes das pós-graduações nos dois institutos que centralizam a atividade STEM: o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e do Instituto de Tecnologia (ITEC). Os dados analisados demonstraram que de um total de 11.066 estudantes, apenas 30% são mulheres que escolheram a área STEM para seguir carreira na UFPA. No corpo docente dos institutos também existe uma baixa concentração de mulheres, 68 mulheres entre 321 homens. A representatividade feminina estudantil é pior nos cursos de computação, cujos percentuais variam de 11% a 15%. No entanto, os cursos relacionados com o bem-estar e saúde das pessoas, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Engenharia Sanitária e Ambiental, são aqueles em que o número de mulheres se torna superior aos dos homens, questão que é antecipada pelos estudos de gênero nesta área. Os demais cursos da área STEM são de domínio masculino. Os dados apontam a existência de desigualdade de gêneros no ingresso de pretendentes, no número de discentes de graduação e pós-graduação e no corpo docente da área STEM na UFPA que está altamente associada à formação em Ciência e Tecnologia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O fluxo e a representação da informação no Inventário Nacional de Referências Culturais: o caso do Auto do Círio e o registro do Círio como Patrimônio Cultural Imaterial em Belém/PA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) BITTENCOURT, Nicolle Manuelle Bahia; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Elaborada e utilizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é uma metodologia de pesquisa para o registro do Patrimônio Imaterial no Brasil existente desde 2000 e tem como base a lei de registro e reconhecimento deste tipo de patrimônio: o Decreto-Lei 3.551/2000. Em 2004, o Círio de Nazaré, realizado em Belém, capital do Estado do Pará, oficialmente desde 1793 foi o estreante do uso desta metodologia para a categoria do livro de registro de Celebrações. Esta celebração envolve não só a capital e sua região metropolitana, mas se expande para várias outras cidades do estado e outras regiões do Brasil. Sendo realizado em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, o Círio tem forte participação popular, se tornando um dos grandes símbolos de manifestação vinda do povo e sua interação com o sagrado. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a aplicabilidade desta metodologia no Círio de Nazaré e a base documental do processo que resulta na produção de uma representação do Patrimônio Cultural identificado, especificamente se analisa o conteúdo dos documentos referentes ao espetáculo Auto do Círio, realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 1993 e a sua representação dentro do registro. Buscando identificar o fluxo de informação e mediações que ocorrem no patrimônio e sua gama social de significados e símbolos, o estudo explora o contexto social do termo “Patrimônio Cultural”, sua construção e o seu lado informacional em face ao usuário. Tendo como base de informações os documentos presentes no Arquivo da Superintendência do IPHAN no Pará (Fichas, Questionários Preenchidos, Fotografias e Jornais) e o produto do INRC: o Dossiê Círio (2006). Os resultados apresentam a base documental do processo do INRC Círio e o levantamento das informações sobre o Auto do Círio dentro do processo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão da informação em áreas de proteção ambiental: estudo de caso sobre a gestão do IDEFLOR-BIO na Apa mosaico do lago de Tucuruí(Universidade Federal do Pará, 2022-05-30) ALMEIDA, José Adilson Pinheiro; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Estudo sobre a Gestão da Informação numa perspectiva estratégica no âmbito da Administração Pública na Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental Lago de Tucuruí, a partir de elementos do ambiente externo e interno organizacional, conectados a Gestão Estratégica de Informação e Inteligência Estratégica, trazendo como questão de investigação saber como a gestão da informação pode contribuir para desenvolver Inteligência Estratégica sobre a Área de Proteção Ambiental do Lago de Tucuruí no Estado do Pará? Para isso, tem-se como objetivo geral analisar o processo de Gestão da Informação como fator determinante para o desenvolvimento de Inteligência Estratégica para a gestão pública ambiental de Unidade de Conservação do Lago de Tucuruí no Estado do Pará. Objetivos específicos: mapear o processo de gestão da informação no âmbito da gestão pública ambiental em unidades de conservação; b) identificar fatores estratégicos influenciadores dos ambientes interno e externo do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade; c) verificar os recursos disponíveis aplicados à gestão de dados e informações da Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade relacionados a preservação ambiental do Sistema de Monitoramento da Unidade Lago de Tucuruí; d) analisar as potencialidades da Inteligência Estratégica, visando propiciar maior eficiência da gestão pública ambiental do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade voltadas à Unidade de Conservação do Lago de Tucuruí no Estado do Pará. A pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo um estudo de caso da Área de Proteção Ambiental Lago de Tucuruí, no Estado do Pará. Foi realizado levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, sendo utilizada a observação sistemática para apreender dados da rotina operacional do Instituto e da estrutura física de trabalho, e aplicação de entrevista semiestruturada aplicada aos Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade da Unidade de Conservação Lago de Tucuruí com foco nas atividades de coleta, armazenamento, tratamento e disseminação de informação. Os resultados permitiram verificar que as principais ameaças ao meio ambiente local estão relacionadas com o avanço das atividades produtivas sobre o uso do solo na região e com base nas pesquisas de campo foi possível demonstrar que a Gestão Estratégica de Informação, por meio do mapeamento e ordenamento do fluxo informacional, potencializa a construção de Inteligência Estratégica em uma Unidade de Conservação, qualificando a tomada de decisão e a produção de políticas públicas de meio ambiente. Por fim, concluiu-se que a Ciência da Informação tem muitas possibilidades de colaborar com a preservação de meio ambiente e a sustentabilidade por meio da Gestão da Informação, gerando eficiência, eficácia e efetividade de política públicas e de ações de gestão capazes de produzir inferências que direcionem os gestores públicos e privados a decisões mais assertivas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto organizacional da UFRA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-11) SOUSA, Letícia Lima de; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779Trata sobre Gestão do Conhecimento (GC) em Bibliotecas Universitárias (BUs). O questionamento norteador desta pesquisa foi como fazer o compartilhamento do conhecimento tácito no contexto da biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva (BLJTVS) da Universidade da Federal Rural da Amazônia (UFRA). O objetivo geral foi analisar a GC no contexto da Biblioteca da UFRA campus Belém. Os objetivos específicos foram construir um quadro teórico-metodológico a respeito da GC em BUs, fazer uma análise comparativa entre as bibliotecas da UFSC, UFRGS e UFRA e propor formas para a GC na biblioteca da UFRA. A metodologia usada foi a exploratória com aplicação do instrumento para diagnóstico de GC em BUs, proposto por Castro (2005), nos seis setores que compõem a BLJTVS. Os resultados mostraram que não há uma política formal de GC. Verificou-se ainda que a falta de uma política formalizada de GC não é somente um problema presente no cenário brasileiro, como também em outras nações como ficou evidente a partir da análise de estudos publicados sobre a temática. Recomenda-se para a criação e implantação da GC no contexto da BLJTVS a utilização do framework GC@BU proposto por De Bem (2015). Para promover a aprendizagem organizacional, criação e o compartilhamento do conhecimento na BLJTVS podem ser aplicadas as técnicas: comunidade de prática, divulgação de práticas relevantes e entrevistas de saída. Podem ser usadas também as ferramentas: páginas amarelas, mapas conceituais e groupware. Conclui que é essencial o estabelecimento formal de uma política de GC e a adoção de técnicas, ferramentas e de um sistema colaborativo no ciberespaço, que contribua para o compartilhamento do conhecimento no contexto da BLJTVS. Ao final se recomenda a realização de estudos sobre GG nas BUs das demais IFES brasileiras e ainda se deve analisar o groupware mais adequado para promover a colaboração entre as BUs do Brasil.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A indexação para a organização de acervos permanentes(Universidade Federal do Pará, 2021-02-25) BARBOSA, John Charlles Nogueira; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960Os acervos permanentes constituem espaços de memória, possuem uma função social no espaço que ocupam, constituindose em fonte inesgotável para pesquisas, sejam elas acadêmicas e científicas ou não. A relevância da indexação no que tange à organização de arquivos permanentes é muito importante, pois é utilizada com uma ação de descrever, identificar e recuperar um determinado documento, com a intenção de se obter excelência na recuperação da informação. Muitos profissionais organizam os arquivos por critérios empíricos não arquivísticos, gerando um problema de inconsistência entre a guarda e o acesso aos documentos armazenados, justamente porque os acervos não atendem as normas, premissas e fundamentos arquivísticos. O objetivo desta pesquisa é diagnosticar os processos de indexação dos acervos permanentes em cinco órgãos públicos. De forma específica, pretendese: contextualizar a literatura especializada sobre o quadro teórico e metodológico da Organização do Conhecimento, no que tange: à representação arquivística, às normas para a descrição arquivística, à indexação em acervos permanentes e a análise de como ocorre o processo de indexação em acervos permanentes em órgãos públicos. A metodologia foi constituída por um conjunto de procedimentos, incluindo etapas de pesquisa, aplicação de questionário estruturado em forma de perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha, enviado por email a cinco profissionais/arquivistas, cujos sujeitos desse estudo são representantes dos acervos da Universidade Federal do Pará; do Arquivo Público do Estado do Pará; da Universidade Federal de Minas Gerais; da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Paraná. Os resultados evidenciaram que os procedimentos de indexação que estão sendo utilizados nos arquivos permanentes das instituições pesquisadas são caracterizados pela carência de diretrizes prédefinidas para indexar; ausência de elaboração de um manual para indexar; pouco uso de Software para indexar e do campo para incluir termos; como também usam poucas as remissivas; o tempo de indexação não é avaliado; pouco uso de catálogos e/ou de base de dados; a quantidade de termos atribuídos não é mensurado; não contam com grau de especificidade; usa pouca a linguagem controlada; os profissionais/arquivistas não possuem conhecimento sobre os instrumentos de indexação e pouco contam com ajuda automática no processo dos acervos permanentes. Esses indicativos permitem concluir que: as instituições públicas investigadas não adotam os procedimentos de indexação, por serem limitadas nesse processo, cuja causa mais evidente é a ausência de uma política voltada para essa atividade que, em última instância, resulta no pouco uso e na falta de conhecimento das ferramentas arquivísticas. Constatouse também que essas mesmas instituições usam formas de representação da informação para sua busca e recuperação, tendo como parâmetro metodológicoteórico para auxiliar o arquivista duas pertinentes ferramentas: (a) os fundamentos da Ciência da Informação e (b) a NOBRADE, alicerçada nas premissas das normas internacionais para descrever os documentos nos acervos pesquisados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Inserção e visibilidade da produção científica da Universidade Federal do Pará (UFPA) na literatura internacional : uma análise na base Scopus (2014-2018)(Universidade Federal do Pará, 2020-01-20) GOMES, Layane Rayssa Gaia; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487Esta pesquisa é um estudo de caso que teve por objetivo analisar a inserção e a visibilidade da produção científica da Universidade Federal do Pará (UFPA) na ciência mainstream, como aporte à compreensão dos mecanismos implícitos à geração e à construção do conhecimento em uma região periférica do sistema científico internacional e nacional. A pesquisa fez uma análise bibliométrica e cientométrica diacrônica, para medir a inserção da produção da UFPA na ciência mainstream, a partir da base de dados bibliográfica Scopus, como representante da literatura internacional. Foram identificados os veículos de comunicação dominantes e seus indicadores de impacto; os idiomas de publicação; as áreas de pesquisa mais abordadas; os índices de citação por área de pesquisa e as redes de colaboração científica, em nível meso (institucional) e macro (nacional). O período analisado foi o quinquênio 2014–2018. Observou-se um alto grau de produtividade de pesquisadores das Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Naturais e Ciências da Saúde, que também apresentaram os maiores índices de impacto científico. Entretanto, as Ciências Sociais e Humanas tiveram os maiores índices de crescimento, o que denota a dinâmica de inserção e evolução da UFPA na ciência mainstream, que é caracterizada pela publicação em periódicos científicos internacionais, com destaque para os canais de disseminação estadunidenses e ingleses. A colaboração se deu em maior grau com Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, que apresentam os maiores índices de produtividade nacional; e com países centrais do sistema científico internacional, com destaque, também, para os Estados Unidos e o Reino Unido.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Intersecções entre a Ciência da Informação e a Ciência de Dados: contribuições para os sistemas de informação governamentais(Universidade Federal do Pará, 2021-01-29) MATOS, Maurício Torres de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Estudo sobre Sistemas de Informação Governamentais, levando-se em conta que seu uso crescente, em confluência com tecnologias, busca a atender as demandas atuais por transparência e eficiência dos serviços públicos, e leva a discussões quanto a quais tecnologias podem ser utilizadas com esse propósito e como a Ciência da Informação (CI) pode contribuir nesse contexto. Desse modo, na pesquisa tem-se como objetivo explorar as relações entre Ciência da Informação e Ciência de Dados para aplicações em Sistemas de Informação Governamentais, viabilizando a transformação de dados em informação, e como objetivos específicos: a) entender os Sistemas de Informação e Sistemas de Informação Governamental, relacionando aos conceitos de Governo Aberto e Dados Abertos; b) identificar o conceito de Ciência de Dados e sua aplicação nos Sistemas de Informação Governamentais no contexto da Ciência da Informação; c) indicar as relações entre Ciência de Dados e Ciência de Informação aplicadas em processos de Sistemas de Informação Governamentais. A pesquisa é de cunho bibliográfico, de análise qualitativa, com estudo exploratório, a fim de analisar as relações multidisciplinares entre a Ciência da Informação e a Ciência de Dados, estudando aspectos do uso dessas intersecções em Sistemas de Informação Governamentais. Como resultados, a pesquisa evidencia que os Sistemas de Informação Governamentais tendem a incorporar o uso de tecnologias, incluindo as relacionadas à Ciência de Dados, de modo a atender demandas por transparência, responsabilização, acesso à informação e melhores serviços governamentais, havendo possibilidades de correlações entre Ciência da Informação e Ciência de Dados em áreas como Dados Abertos, interoperabilidade, Gestão do Conhecimento, analytics e Inteligência Artificial. Conclui-se que o estudo e aplicação dessas correlações é capaz de gerar benefícios à operação de Sistemas de Informação Governamentais, considerando as competências informacionais da Ciência da Informação como suporte ao uso de tecnologias, contribuindo para maior interação entre governo e sociedade e ao atendimento das necessidades informacionais dos envolvidos, havendo, assim, ampla possibilidade de estudos da temática e oportunidades de aplicações.
