Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA
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Navegando Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA por Linha de Pesquisa "ESTRATÉGIA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Análise da implementação do teletrabalho nas instituições federais de ensino superior do estado do Pará sob a perspectiva da Teoria da Estruturação Adaptativa(Universidade Federal do Pará, 2024-08-01) BRAGA, Ana Claudia Melo; SCHIMITH, Cristiano Descovi; http://lattes.cnpq.br/7017921569470426; https://orcid.org/0000-0002-2545-942XO teletrabalho é uma modalidade de trabalho realizada à distância, permitindo que os servidores executem suas atividades fora da sede da organização. Este modelo, considerado inovador no serviço público, utiliza Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhorar processos administrativos e aumentar a flexibilidade burocrática, gerando melhores resultados. Além disso, a Teoria da Estruturação Adaptativa (TEA) explica a implementação e a utilização de Sistemas de Informação como uma construção social pela apropriação tecnológica dos membros da organização. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é identificar as principais variáveis que influenciam a implementação do teletrabalho para os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) sob a ótica da TEA. A pesquisa é de natureza aplicada, com fins exploratórios, e utiliza uma abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo, com uma survey como estratégia. A amostra não probabilística por conveniência utilizou análise de Regressão Múltipla para interpretar os dados. Os resultados demonstram que as variáveis Comunicação, Infraestrutura Tecnológica, Autonomia, Adaptação Organizacional e Impacto na Qualidade de Vida influenciam a implementação do teletrabalho, sendo que o mais interessante é que o que é significativo para uma instituição não foi para a outra. Além disso, a Análise de Variância (ANOVA) foi usada para verificar se o perfil dos respondentes influencia os resultados. Os insights obtidos são cruciais para outras instituições que consideram adotar o teletrabalho, fornecendo um guia baseado em evidências para uma transição bem-sucedida. Além do impacto prático e empírico, esta pesquisa também é de grande relevância no contexto acadêmico, pois contribui com o avanço do conhecimento sobre a adaptação e a utilização de tecnologias no setor público. A análise sob a ótica da TEA oferece uma nova perspectiva para entender como diferentes fatores interagem no contexto organizacional, o que pode servir como base para futuros estudos e debates acadêmicos sobre a implementação de inovações tecnológicas em organizações públicas e privadas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise da relação entre qualidade de vida no trabalho, comprometimento organizacional e a intenção de permanecer na organização a partir da percepção dos servidores de uma instituição de ensino superior pública(Universidade Federal do Pará, 2023-03-28) CARDOSO, Lídia Maria Begot Bento; MARTINS, Harley dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3094067019584624As necessidades multidimensionais dos funcionários podem influenciar significativamente sua decisão de permanecer ou deixar a organização a qual estão vinculados. Nesse sentido, o investimento na qualidade de vida no trabalho tem se mostrado uma estratégia vantajosa para aprimorar as condições laborais, reter talentos e promover o desempenho organizacional almejado. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma instituição de ensino superior (IES) pública quanto à “Qualidade de Vida no Trabalho” (QVT) e sua relação, mediada pelo “Comprometimento Organizacional” (CO), com a “Intenção de Permanecer na Organização” (IP). Realizou-se um estudo teórico acerca dos contratos selecionados, com a criação de hipóteses de pesquisa. Metodologicamente a pesquisa tem uma abordagem descritiva e quantitativa, com análise de caminhos por meio da modelagem de equações estruturais. Os dados foram obtidos a partir de questionário composto de 45 itens, com 148 respondentes. Os resultados encontrados confirmaram apenas 4 das 15 hipóteses formuladas, a saber apenas as dimensões de QVT "Treinamento e Desenvolvimento" e "Satisfação no Trabalho" demonstraram valor significativo na predição da intenção de permanecer, sendo também confirmada a mediação do comprometimento organizacional na relação. Desse modo, conclui-se que os funcionários, ao perceberem a qualidade de vida no ambiente de trabalho, estão mais propensos a permanecer na organização, o que pode afetar positivamente o desempenho organizacional. Este estudo contribui academicamente para a literatura brasileira, escassa de investigações dessas variáveis por meio da modelagem de equações estruturais, e de forma prática para a gestão estratégica, ao evidenciar a importância da qualidade de vida no trabalho e do comprometimento organizacional na retenção de talentos. As principais limitações deste estudo incluem o uso de uma amostra de conveniência e a baixa taxa de respostas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Barreiras no uso dos serviços do governo eletrônico do Brasil por idosos à luz da Teoria da Resistência à Inovação(Universidade Federal do Pará, 2024-08-28) ALBERNAZ, Suellen Patrícia Silvestre Ribeiro; POLETO, Thiago; http://lattes.cnpq.br/2623462990819090; https://orcid.org/0000-0001-7100-2319O governo eletrônico utiliza tecnologias digitais para modernizar e otimizar os serviços públicos, promovendo maior transparência e acessibilidade. No entanto, existem lacunas na compreensão dos fatores que afetam a intenção de continuar a usá-la, especialmente entre usuários idosos. O objetivo da pesquisa é analisar como as barreiras de imagem, de tradição, habilidades digitais e a qualidade de acesso à internet contribuem para a resistência dos usuários idosos ao uso contínuo dos serviços governamentais brasileiro. Para testar e validar o modelo conceitual proposto, foi utilizada a modelagem de equações estruturais com dados dos questionários de 426 respondentes. Os resultados da pesquisa revelam efeitos entre os construtos avaliados, sendo que as duas barreiras, destacadas da Teoria da Resistência à Inovação, tradição e imagem, demonstraram significância estatística. Além disso, a qualidade de acesso à internet e as habilidades digitais apresentam-se como fatores que também predizem a intenção de continuidade de uso. A aplicação deste modelo demonstrou que as Barreiras de Imagem, Barreiras de Tradição e Habilidades Digitais explicam 47,8% da variância da Intenção de Continuar Usando (ICU) dos respondentes. Portanto, este estudo avança a discussão sobre a aceitação de tecnologia nos serviços do governo eletrônico brasileiro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cultura organizacional, compartilhamento do conhecimento, habilidades profissionais e seus efeitos no desempenho organizacional em uma IFES(Universidade Federal do Pará, 2023-03-28) NOGUEIRA, Nathalia Maciel; MARTINS, Harley dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3094067019584624; https://orcid.org/0000-0002-1400-0939Este estudo partiu de uma revisão de literatura para examinar a relação entre Cultura Organizacional, Compartilhamento de Conhecimento Tácito e Explícito, e Habilidades Profissionais de Soft Skills e Hard Skills, investigando seus impactos no Desempenho Organizacional, propondo um modelo conceitual que busca evidenciar esta relação, e que foi testado empiricamente em uma instituição federal de ensino superior pública de referência, utilizando o modelo de path analysis. A análise validou hipóteses formuladas e demonstrou que Compartilhamento de Conhecimento Tácito tem efeito mediador parcial na relação entre Cultura Organizacional e Desempenho. Este estudo contribuirá teoricamente com uma abordagem pouco explorada sobre a conexão entre compartilhamento de conhecimento e habilidades profissionais, com uma proposição do conceito de h abilidade, e com o fortalecimento da abordagem da construção de uma cultura de compartilhamento do conhecimento nas organizações. Já suas implicações gerenciais consistem no investimento da administração em estratégias e práticas de compartilhamento de conhecimento para o êxito do Desempenho Organizacional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Dimensionamento da força de trabalho em organizações públicas: incorporando competências ao modelo(Universidade Federal do Pará, 2023-04-24) ROCHA, Thiago Almeida da; RAMOS, Camila Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4681656913940932Este estudo tem por objetivo apresentar um método de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) que permita às organizações públicas brasileiras identificar e integrar o perfil profissional por competências aos seus processos de DFT. A pesquisa envolveu a coleta de dados relacionados à rotina de trabalho de 111 unidades de uma instituição do sistema judiciário brasileiro, tais como produtividade, quantidade e duração. Os resultados indicaram o perfil profissional necessário a cada uma das 111 unidades participantes, bem como apontaram um déficit de 98 servidores. Com base nisso, a metodologia aplicada pode indicar à instituição pesquisada, de forma técnica, como levantar e captar o quantitativo de pessoal adequado com base no perfil de servidores necessários. Espera-se que essa abordagem possa ajudar a organização estudada a alcançar uma gestão mais eficiente de sua força de trabalho e, consequentemente, melhorar suas práticas de pessoal.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O efeito do status do consumo sustentável no engajamento e no boca a boca na categoria de consumo moderado pelo tipo de comunicação no ambiente online(Universidade Federal do Pará, 2025-02-07) CARDOSO, Diego Tavares; ARRUDA FILHO, Emilio Jose Montero; http://lattes.cnpq.br/9895428179606886; https://orcid.org/0000-0002-1574-8332O status do consumo sustentável emergiu como uma diferenciação capaz de gerar demanda por produtos ecologicamente corretos, motivo pelo qual diversos estudos têm se dedicado a compreender melhor esse fenômeno de posicionamento no contexto de consumo sustentável. Assim, esta pesquisa buscou compreender os efeitos do status do consumo sustentável no engajamento e, consequentemente, no boca a boca quando moderado pelo tipo de comunicação no ambiente virtual (racional x emocional). Para isso, foram desenvolvidos três estudos quantitativos, nos quais se aplicaram técnicas estatísticas utilizando o software SPSS 23 e o PROCESS 4.3 para analisar os dados obtidos e alcançar uma maior compreensão do fenômeno estudado. Entre os achados desta pesquisa, destaca-se o efeito moderador da comunicação emocional na relação entre status e engajamento, além do status com o boca a boca. Além disso, identificamos que o engajamento atua como mediador na relação entre status e boca a boca. Este estudo oferece contribuições significativas para a literatura e para profissionais de marketing, oferecendo insights sobre o tipo de comunicação mais eficaz para produtos sustentáveis com alto ou baixo apelo de status, além de sugerir direções para pesquisas futuras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O efeito dos preditores da competência digital de funcionários de uma universidade pública e o impacto no comportamento de trabalho inovador(Universidade Federal do Pará, 2023-05-23) CARVALHO, Larissa Pinon de; POLETO, Thiago; http://lattes.cnpq.br/2623462990819090; https://orcid.org/0000-0001-7100-2319A competência digital desempenha um papel importante no ensino superior. A literatura destaca a adoção e o uso da competência digital para o desenvolvimento de serviços educacionais em Instituições de Ensino Superior (IES), mas ainda é preciso entender sua influência no comportamento inovador do servidor público. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da competência digital, baseada nos preditores infraestrutura, integração e gerenciamento digital, em comportamentos de trabalho inovadores. A pesquisa foi aplicada a 540 servidores públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no Norte do Brasil. A taxa de resposta para este estudo foi de 33,5%. Para análise dos dados, foi utilizada a abordagem de Modelagem de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados confirmam as hipóteses H1, H2 e H3 e indicam que servidores públicos com alto nível de percepção de competência digital desenvolvem com mais frequência trabalhos desafiadores para gerar comportamentos inovadores no trabalho. A adesão à infraestrutura, à integração e ao gerenciamento digital pode ajudar a instituição a obter comportamentos voltados à inovação, assim, cabe à gestão pública universitária conduzi-los de modo efetivo. Esta pesquisa limitou-se a investigar a influência da competência digital em comportamentos inovadores de trabalho de funcionários públicos de uma IFES brasileira. Estudos futuros podem abordar outros fatores contextuais nessa relação. Uma das implicações gerenciais é a necessidade de os gestores educacionais apoiarem a construção de diretrizes de inovação educacional e tecnológica para ampliar o comportamento inovador no trabalho.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estilos de liderança e clima organizacional: um estudo comparativo(Universidade Federal do Pará, 2023-02-14) SILVA, Gesuino Carlos Caninde; RAMOS, Camila Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4681656913940932Análises de comportamento organizacional que envolvem liderança e clima organizacional fornecem benefícios quando realizadas tanto em empresas privadas quanto em organizações públicas. Nessa premissa, os líderes surgem no processo de gestão influenciando seus liderados e contribuindo para a sensação de clima colaborativo que incentiva os indivíduos. Assim, este estudo investigou a percepção de 129 servidores lotados em Institutos que congregam 22 Faculdades de uma Instituição de Ensino Superior (IES), quanto aos aspectos relacionados à liderança e ao clima organizacional. Os objetivos específicos da pesquisa foram identificar os estilos de liderança; avaliar o clima organizacional; e relacionar o estilo de liderança com a avaliação do clima. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, aplicada a servidores da IES, por meio de dois questionários adaptados de pesquisas anteriores. Para se avaliar a liderança, utilizou-se um questionário composto por dez questões com três afirmativas cada, baseando-se nos estilos de liderança: Autocrática, Democrática e Liberal. Na avaliação de clima, aplicou-se o fator Apoio e Suporte da Chefia, que engloba 9 afirmativas em escala Likert de cinco pontos, variando de (1) discordo totalmente a (5) concordo totalmente. Para relacionar o estilo de liderança com a avaliação do clima, empregou-se o Coeficiente de Correlação de Spearman. Como resultado do estudo, obteve-se como predominante o estilo Democrático de liderar (70,54%), com o clima organizacional positivamente percebido. Na correlação entre os estilos e o clima, não houve associação para o líder Autocrático; existem correlações positivas e moderadas para o líder Democrático; e um declínio na avaliação das variáveis do clima para o estilo Liberal. Em conclusão, o estudo fornece aos gestores públicos um melhor entendimento sobre os estilos de liderar e o quanto eles podem refletir, sob a percepção dos servidores públicos, no clima organizacional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fatores da intenção de adoção de aplicativos de saúde móvel (MHEALTH) na Amazônia brasileira: uma análise na perspectiva do usuário(Universidade Federal do Pará, 2024-07-10) NOBRE, Maria Bezerra; BRANTES, Jorge Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0457680155949405; https://orcid.org/0000-0002-9579-4477; POLETO, Thiago; http://lattes.cnpq.br/2623462990819090; https://orcid.org/0000-0001-7100-2319A tecnologia mHealth tem sido difundida como solução tecnológica para digitalização dos serviços em saúde em contextos de baixa difusão e desenvolvimento tecnológico. No entanto, há lacunas no entendimento de fatores que afetam as intenções de uso e adoção dessa tecnologia, principalmente considerando usuários mais experientes em tecnologia de aplicativos móveis. A pesquisa tem como objetivo investigar a aceitação de tecnologia para avaliar os fatores determinantes da adoção de mHealth na Amazônia. Para testar e validar o modelo conceitual proposto, foi utilizada a modelagem de equações estruturais com dados dos questionários de 352 participantes. Os resultados obtidos a partir da pesquisa indicam relações significativas entre os construtos avaliados e que a privacidade percebida medeia o efeito entre confiança e intenções comportamentais de adoção de aplicativos mHealth, além de influências de efeito indireto como autoeficácia e efeito direto como utilidade percebida e atitude. O uso deste modelo, com quatro potenciais antecedentes, possibilitou explicar 58% da variância da intenção comportamental de uso dos respondentes. Dessa forma, este estudo fornece avanços no debate da aceitação de tecnologia nos serviços mHealth.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Governança relacional na terceirização de tecnologia da informação: o papel da Teoria da Autodeterminação e o efeito mediador do controle percebido pelos gestores públicos(Universidade Federal do Pará, 2022-12-09) FRIAES, Ligiane Cristina Braga de Oliveira; POLETO, Thiago; http://lattes.cnpq.br/2623462990819090; https://orcid.org/0000-0001-7100-2319Pesquisadores da área reconhecem a importância da relação entre contratante e contratado no processo de terceirização de Tecnologias de Informação (TI). Contudo, pouco se sabe sobre o impacto do perfil do gestor neste processo. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto da percepção de competência, de autonomia e de relacionamento dos gestores públicos na Governança Relacional (GR), assim como, identificar o efeito do controle percebido neste relacionamento. Concepção/metodologia/abordagem: Utilizou-se uma abordagem quantitativa para investigar o impacto das características comportamentais dos gestores de TI a partir da Teoria da Autodeterminação. Os dados foram coletados em instituições públicas brasileiras atuantes em áreas educacionais, financeiras, estatísticas e tecnológicas e as hipóteses testadas através da técnica de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais. Conclusões: Os resultados identificaram que a autodeterminação dos gestores está alinhada à percepção de controle e impacta na GR ao proporcionar sentimentos de competência e autonomia na interação com o fornecedor. Implicações práticas: Promove o entendimento de que a gestão superior precisa apoiar a autonomia dos gestores a fim de aumentar seus níveis de motivação intrínseca ao gerenciar as entregas do fornecedor. Originalidade/valor: A aplicação da Teoria da Autodeterminação, ao contexto de Terceirização de TI, fornece novos insights sobre a mediação do controle percebido ao explicar a relação entre as expectativas e as motivações dos gestores como um importante impulsionador para a GR.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Impacto das iniciativas institucionais sobre o comportamento ambiental em universidades federais(Universidade Federal do Pará, 2025-04-08) NERES, Lilaine de Sousa; SCHIMITH, Cristiano Descovi; http://lattes.cnpq.br/7017921569470426; https://orcid.org/0000-0002-2545-942XO desenvolvimento sustentável das universidades tornou-se uma prática comum, à medida que o conhecimento partilhado e a formação de novos profissionais refletem no comportamento da sociedade. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre iniciativas ambientais e o comportamento de cidadania organizacional para o meio ambiente (CCO-MA) em universidades federais. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, com análise de correlação canônica desenvolvida com servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O questionário aplicado utilizou a Escala de Iniciativas Ambientais e a Escala de CCO-MA. Os resultados indicaram que as iniciativas ambientais exercem influência positiva sobre o CCO-MA, com destaque para a política ambiental e a eco-iniciativa, enquanto o eco-engajamento cívico apresentou relação moderada. O estudo contribui para ampliar o conhecimento sobre fatores institucionais que incentivam práticas sustentáveis no ambiente universitário e fornece subsídios para gestores no desenvolvimento de estratégias voltadas à sustentabilidade e ao engajamento ambiental dos servidores públicos consoante aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 11 e 12, os quais preveem educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, respectivamente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Indicadores de desempenho como instrumento de transparência e gestão organizacional(Universidade Federal do Pará, 2023-04-27) MARQUES, Gisele Cristiane Andrade; RAMOS, Camila Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4681656913940932O presente estudo buscou investigar a percepção de gestores públicos sobre o uso de indicadores para avaliação e monitoramento do desempenho de servidores públicos, bem como para aumento da transparência dos resultados de uma instituição pública. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, norteado por uma abordagem quantitativa, com aplicação de questionários junto a 72 gestores do órgão. Utilizou-se a técnica de decomposição comportamental para a criação dos indicadores, na qual 27 competências foram decompostas em 97 indicadores de desempenho. Os resultados mostraram que os gestores foram capazes de relacionar os indicadores às suas respectivas competências e reconheceram suas contribuições para aumentar a transparência dos resultados da instituição. Portanto, este estudo inova ao apresentar uma metodologia capaz de criar indicadores de desempenho para tornar mais objetivo e transparente o processo de avaliação de desempenho realizado em órgãos públicos brasileiros, evitando, assim, conflitos e contradições no processo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Indicadores de valor social: perspectiva dos usuários do Projeto Usina da Paz(Universidade Federal do Pará, 2025-03-31) BARBOSA, Mônica Barreto; MARTINS, Harley dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3094067019584624; https://orcid.org/0000-0002-1400-0939A literatura sobre o valor social indica que os gestores não possuem as habilidades necessárias para incorporar os valores sociais nos processos de tomada de decisão e nem para avaliá-los adequadamente. Além disso, não existe um método unificado para medir o valor social, e os métodos existentes utilizam métricas financeiras e monetárias. Dessa forma, observou-se a necessidade de levantar indicadores de valor social de forma qualitativa, os quais representem os impactos reais de projetos e sua complexidade social, de forma não monetária, com base nas perspectivas dos principais stakeholders do projeto: os usuários. Objetivou-se ainda identificar os ODS praticados pelo projeto e as relações entre eles e o valor social. Para isso, foi realizada uma pesquisa caracterizada como estudo de caso exploratório de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, envolvendo 34 usuários do Projeto Usina da Paz, localizado na região metropolitana de Belém. O roteiro da entrevista foi adaptado com base nos fatores identificados no levantamento da revisão de literatura. A análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo temática de Bardin, utilizando o software ATLAS.ti para auxiliar na análise, na armazenagem e no gerenciamento dos dados. As descobertas sugerem que o Projeto Usina da Paz atende 12 dos 17 ODS existentes, com maior atividade nos ODS 4 (Educação de qualidade) com 144 citações e ODS 3 (Saúde e bem-estar) com 72 citações, e 5 ODS não foram abordados pelos entrevistados. Logo, foram levantados 17 indicadores de valor social, representados de forma qualitativa, mostrando que o valor social está presente no projeto e está interligado diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir dos indicadores levantados, agrupamos os 17 códigos em 6 categorias, conforme temáticas chaves para melhor entendimento. O ODS 4 (Educação de Qualidade) apresenta uma forte relação com os indicadores de valor social do projeto Usina da Paz, especialmente educação e capacitação (coeficiente 0,50), igualdade e oportunidades (coeficiente 0,14) e cultura e enriquecimento pessoal (coeficiente 0,17). Isso sugere que o projeto está no caminho certo para contribuir com a agenda da ONU de 2030. Por fim, constatou-se que os usuários têm uma percepção positiva em relação à interação com os demais stakeholders no projeto, porém há espaço para melhorar a participação dos usuários nas tomadas de decisões.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Indústria 4.0: a inteligência artificial aliada aos cuidados com a saúde no atendimento ao paciente em hospitais universitários federais no âmbito da Amazônia Legal(Universidade Federal do Pará, 2023-07-17) NOGUEIRA, Vanessa Letícia de Vasconcelos; CARMO, Annibal José Roris Rodriguez Scavarda do; http://lattes.cnpq.br/6070280268935110; SCHIMITH, Cristiano Descovi; http://lattes.cnpq.br/7017921569470426; https://orcid.org/0000-0002-2545-942XPesquisas acerca da temática que versa da Inteligência Artificial (IA) cresceram nos últimos cinco anos a partir de um evento conhecido como 4.a revolução Industrial, ou também conhecida como Indústria 4.0. Na área da saúde não é diferente, a Inteligência Artificial desempenha um papel cada vez mais importante no tratamento de pacientes em várias áreas da medicina. O objetivo desta pesquisa foi identificar de que forma o uso da Inteligência Artificial (IA) como subsídio no atendimento ao paciente, vem contribuindo nos cuidados com a saúde. Para tanto, procedeu-se uma revisão bibliográfica a fim de pesquisar sobre o arcabouço teórico que fundamenta a construção da pesquisa, e com isso foi elaborado um framework com base nas principais abordagens teóricas trazidas na literatura vigente. Em conjunto foi realizada uma pesquisa de campo, a qual contemplou uma investigação empírica no local onde ocorre o fenômeno, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada com os profissionais de saúde que atuam nos Hospitais Universitários Federais (HUFs) localizados no âmbito da região da Amazônia Legal. A pesquisa se justifica pela necessidade de aprimoramento em relação ao atendimento dos pacientes assistidos nos HUFs, com o intuíto de contribuir com novos modelos de prestação de serviços. Os dados obtidos nas entrevistas com os profissionais das referidas instituições hospitalares, foram comparados com os resultados provenientes da revisão da literatura, e as características empíricas da pesquisa trouxeram pontos positivos e negativos em relação ao seu uso da IA no atendimento ao paciente. Como solução, esta pesquisa apresenta um modelo para subsidiar no atendimento ao paciente com inserção da IA nos HUFS, considerando o conceito de isomorfismo mimético, no qual essa prática tende a ser homogeneizada ou padronizada de forma iminente mediante sua consolidação no mercado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Influências do uso de sistemas interoperáveis no setor público(Universidade Federal do Pará, 2024-06-25) CASTRO, Hudson Augusto Silva de; SCHIMITH, Cristiano Descovi; http://lattes.cnpq.br/7017921569470426; https://orcid.org/0000-0002-2545-942XPropósito: Interoperabilidade é a capacidade que um sistema possui em se comunicar com outro. No setor público brasileiro, em âmbito federal, a interoperacionalização de sistemas se torna obrigatória por meio da Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021. Desta forma, pesquisas que visem identificar influências à interoperabilidade de sistemas no setor público se mostram urgentes e necessárias. Desenho/Metodologia/Abordagem: Esta pesquisa utiliza a abordagem quali-quantitativa para investigar os efeitos das barreiras trazidas pela Teoria da Interoperabilidade Semiótica no uso de sistemas interoperáveis, bem como investigar a influência de tais sistemas na qualidade da informação compartilhada e no engajamento no trabalho. Como objeto da pesquisa escolheu-se o Sistema SIG utilizado na Universidade Federal do Pará. Os dados foram obtidos por meio de survey. Após a coleta, os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Originalidade: Esta pesquisa contribui para a literatura ao expandir o debate sobre a interoperabilidade de sistemas no setor público de forma intraorganizacional, visto que pesquisas que abordam o tema ainda são escassas. Além disso, oferece perspectivas práticas ao analisar as barreiras e influências do processo intraorganizacional de interoperação de sistemas no setor público brasileiro. Resultados: Como resultados, observou-se que as variáveis da Teoria da Interoperabilidade Semiótica são capazes de explicar o uso de sistemas que estão em interoperação de forma intraorganizacional. Outrossim, foi possível identificar que o uso de sistemas interoperáveis possui relação positiva e significativa tanto na qualidade das informações fornecidas, quanto no engajamento no trabalhoDissertação Acesso aberto (Open Access) Integrando a teoria do comportamento planejado e o oportunismo para prever os efeitos na intenção de renovação contratual de serviços contínuos na administração pública(Universidade Federal do Pará, 2024-12-18) SÁ, Najla Andrade Massoud de; POLETO, Thiago; http://lattes.cnpq.br/2623462990819090; https://orcid.org/0000-0001-7100-2319Finalidade: Este estudo explora a integração entre a teoria do comportamento planejado e o conceito de oportunismo para analisar as intenções de renovação contratual em serviços contínuos na administração pública. Originalidade: A pesquisa avança no campo acadêmico ao aplicar essa combinação teórica para compreender as decisões de gestores públicos em relação à renovação de contratos. O estudo ressalta a relevância de elementos cognitivos nas decisões dos gestores quanto à renovação contratual. Este enfoque teórico aprofunda a compreensão dos processos decisórios do setor público e converge com as avaliações externas relacionadas ao oportunismo dos contratados. Abordagem: A metodologia quantitativa examinou as respostas de 198 gestores públicos encarregados de contratos de prestação de serviços contínuos. O método utilizado para analisar os resultados é o Partial Least Squares (PLS), a partir do software SmartPLS 4.0. Conclusões: Os resultados afirmam que as variáveis da teoria do comportamento planejado (normas subjetivas, atitudes e controle do comportamento percebido) exercem influência positiva na intenção de renovação contratual. No entanto, o oportunismo apresentou efeito negativo na intenção de renovação contratual. Ademais, o oportunismo moderou positivamente a relação entre atitude e a intenção, enquanto não houve moderação entre as normas subjetivas e o controle do comportamento percebido. Implicações práticas: Propõe-se aos gestores adotarem estratégias de negociação que priorizem o diálogo transparente, essencial para estabelecer confiança entre as partes. Ademais, a administração pública deve investir no aprimoramento da capacidade gerencial, a fim de implementar soluções adequadas para a gestão contratual.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Liderança feminina na Polícia Militar: um estudo na Região Norte do Brasil(Universidade Federal do Pará, 2024-12-03) NEGRÃO, Íris Alves Miranda; POLETO, Thiago; http://lattes.cnpq.br/2623462990819090; https://orcid.org/0000-0001-7100-2319Esta dissertação investiga a liderança feminina na Polícia Militar da Região Norte do Brasil. O objetivo do estudo é compreender as novas competências desenvolvidas por mulheres em posições de liderança nessa instituição, com foco na liderança compartilhada. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com 24 mulheres líderes da polícia, selecionadas por sua experiência e relevância para o tema. O estudo utilizou o software MAXQDA 24.6 para análise de dados. A análise dos dados contou com uma abordagem temática, identificando categorias relacionadas às práticas de liderança feminina, como coragem, confiança, competitividade, controle, compaixão, comprometimento, criatividade e carisma. Os resultados indicam que as mulheres policiais possuem habilidades únicas, como empatia e resiliência, que promovem uma cultura de liderança compartilhada. O estudo conclui que a integração dessas competências pode melhorar tanto o serviço à comunidade quanto o ambiente de trabalho nas forças de segurança, além de contribuir para a literatura sobre liderança policial ao oferecer uma nova perspectiva sobre a influência das características femininas nas organizações de segurança pública.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Moderação do prestígio percebido com o uso de novas redes sociais entre a preocupação com a privacidade e a adoção de novas tecnologias(Universidade Federal do Pará, 2023-06-07) CARNEIRO, Marcelo Pamplona; ARRUDA FILHO, Emilio Jose Montero; http://lattes.cnpq.br/9895428179606886; https://orcid.org/0000-0002-1574-8332Esta pesquisa analisa o poder de influência do prestígio em associação com o fenômeno do paradoxo da privacidade, a partir de três estudos desenvolvidos de acordo com cenários que apresentam características de inovação baseadas no acesso ao materialismo sob forma de estímulo à obtenção de prestígio como sinal de status. Para tanto, foram identificados os aspectos que estimulam o efeito do paradoxo da privacidade e influenciam na percepção de prestígio, preocupação com a privacidade e no acesso a novas Mídias Sociais, assim como a análise da confiança enquanto variável antecedente a adoção, constituindo-se uma mediação da mesma entre a preocupação com a privacidade e a adoção destas mídias. O exame dos dados demonstrou que a confiança age como mediadora do efeito da preocupação com a privacidade na adoção de novas mídias sociais e o prestígio, quando associado a marcas de empresas com reputações consolidadas, motiva a diminuição da preocupação com a privacidade nos consumidores, considerando as oportunidades exclusivas oferecidas pelas mídias sociais no contento de prestígio percebido, aumentando sua adoção.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Motivação e engajamento no trabalho: uma pesquisa com servidores da educação superior(Universidade Federal do Pará, 2023-05-11) RODRIGUES, Rômulo Augusto Parente; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479A motivação é um construto estudado há décadas, sendo caracterizada como uma força motriz que energiza o indivíduo para que ele empenhe esforços pessoais para a realização de algo. Já o engajamento no trabalho diz respeito à imersão do trabalhador em seu papel organizacional quando ele se expressa de maneira física, cognitiva e emocional ao longo de sua atividade laboral. Assim, a motivação e o engajamento no trabalho destacam-se para o desempenho organizacional e considerando esse aspecto o objetivo desta pesquisa é analisar a motivação e o engajamento no trabalho entre servidores públicos da educação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do estado do Pará e identificar a inter-relação entre os construtos. Para isso, foram utilizadas a escala Work Preference Inventory (WPI) para aferir a motivação e a Utrecht Work Engagement Scale (UWES) para medir o engajamento no trabalho. O método na forma de survey com tratamento de dados quantitativos utilizou a Modelagem de Equações Estruturais. O questionário foi aplicado por meio da plataforma digital SurveyMonkey®. Os resultados permitiram confirmar as hipóteses do estudo e revelaram tanto a influência da motivação extrínseca na motivação intrínseca quanto da motivação extrínseca e intrínseca no engajamento no trabalho, mostrando que trabalhadores motivados, tanto por razões internas quanto externas, são mais engajados em suas atividades laborais e que estratégias organizacionais que fomentem a motivação nos servidores são benéficas tanto a nível individual quanto organizacional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Prevalência da síndrome de Burnout entre entregadores ciclistas de aplicativo(Universidade Federal do Pará, 2024-03-04) SILVA, Ayara Letícia Bentes da; RAMOS, Camila Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4681656913940932As mudanças no mercado de trabalho, aliadas à intensificação da concorrência e da flexibilização das leis trabalhistas, trouxeram novos riscos à saúde dos trabalhadores e à produtividade organizacional. Este ambiente competitivo e dinâmico pode, muitas vezes, levar a um adoecimento profissional com patologias de cunho psicológico como: depressão, Síndrome do pânico, distúrbios de ansiedade e a Síndrome de Burnout (SB). Nesta era de avanço tecnológico, um arranjo de trabalho que está se apresentando como tendência na sociedade é a Gig Economy. Há um foco de pesquisas sobre essa economia que investiga como funciona a prestação de serviço a partir dos comandos da plataforma digital, porém faltam estudos com foco na saúde e na qualidade de vida desses trabalhadores. Esse cenário, somado ao elevado número de profissionais afastados de seu trabalho acometidos com a Síndrome de Burnout, torna oportuno um estudo para investigar a prevalência da Síndrome em entregadores ciclistas de aplicativo, os quais representam uma das categorias profissionais presentes nesta economia. O presente estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa quantitativa com 159 entregadores ciclistas que trabalham por meio de aplicativos de comida e perecíveis. A análise de regressão linear múltipla permitiu examinar a relação entre uma variável dependente (Burnout) e cinco variáveis independentes (idade, horas de trabalho diárias, falta de treinamento do entregador, falta de local para descanso e número de acidentes de trabalho). Constatou-se que as variáveis horas de trabalho por dia e acidentes de trabalho são preditoras da Síndrome de Burnout.
