Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acordo de pesca do Rio Caeté, Bragança, Pará: análise do processo de construção(Universidade Federal do Pará, 2024-03-25) TAVARES, Mayra Patrícia Corrêa; OLIVEIRA, Marcelo do Vale; http://lattes.cnpq.br/2841179890845657; https://orcid.org/0000-0001-6047-939X; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XEsta pesquisa foi desenvolvida no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2023. A construção deste trabalho se deu por meio de levantamento bibliográfico acerca do tema: acordos de pesca na Amazônia, uso de recurso comum e território, além da observação direta, entrevistas semiestruturadas, emprego de técnicas participativas (árvore de problemas, mapeamento participativo, matriz histórica) e de análise dos dados coletados. Com base em demandas das próprias comunidades ribeirinhas do rio Caeté sobre pesca indevida no espaço estuarino e apreensão de material de pesca, observamos como o processo de implementação do acordo de pesca do rio Caeté iniciou-se, bem como, analisamos os vários conflitos que ocorriam entre os atores sociais no espaço do rio narrados pelos pescadores e comunitários. Com base em levantamento bibliográfico a região bragantina é a primeira a desenvolver um acordo de pesca na região litorânea do Caeté, nordeste paraense. O acordo de pesca do rio Caeté concentra-se em pelo menos 20 comunidades do médio rio Caeté, situado na planície costeira bragantina, nordeste do Pará. A pesquisa teve como objetivo compreender o processo de construção do acordo de pesca do médio rio Caeté em Bragança, Pará, analisando os tipos de conflitos que levaram as comunidades a se mobilizarem em busca de melhorais na prática da atividade da pesca. Por meio dos dados coletados constatamos que os conflitos dos grupos sociais locais com pescadores externos e órgãos estatais dificultaram o controle e a manutenção dos territórios pesqueiros na área estudada. Pescadores externos e pescadores locais introduziram práticas de pesca consideradas “indevidas” pelas comunidades, bem como pelos órgãos de fiscalização ambiental, acarretando desta forma diversos conflitos entre eles mesmos e com os órgãos municipais de fiscalização. Assim, foi possível inferir que as regras de manejo instituídas localmente pela secretaria municipal de aquicultura e pesca da cidade de Bragança (SEMAP) em conjunto com os pescadores apresentaram um caráter de efetivação na manutenção dos estoques pesqueiros. Porquanto, percebemos que o acordo é um instrumento de gestão participativa condicionando o acesso de modo responsável aos recursos naturais do espaço estuarino em que vivem as populações tradicionais do rio Caeté.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise dos índices de qualidade de vida amazônicos por meio de indicadores sociais(Universidade Federal do Pará, 2023-12-27) FARIAS, Ana Paula Vilhena; SERUFFO, Marcos Cesar da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082O cenário amazônico se configura diverso onde os modos de vida, bem como a qualidade desta, estão diretamente relacionados com as interações ambientais e sociais. A partir da análise dos indicadores usados no Índice de Progresso Social da Amazônia e Pastoral da Criança e considerando o alto grau de subjetividade que compreende Qualidade de Vida seria possível desenvolver uma metodologia para mensurar esses índices voltados para o âmbito social Amazônico que abordam a qualidade de vida? Objetiva-se o entendimento de qualidade de vida dos municípios amazônicos através de indicadores que retratem desenvolvimentos baseados em performances sociais como Índice de Progresso Social da Amazônia e a Pastoral da Criança. A metodologia de análise de dados se dará de duas formas: primeiramente por meio do processo de Knowledge Discovery in Databases (KDD) oriundos dos dados da Pastoral da Criança e a segunda será a partir do Mapeamento Sistemático do Índice de Progresso Social (IPS) da Amazônia baseado na metodologia PICOC (P: população/pacientes; I: intervenção; C: comparação/controle; O: resultado; C: contexto). Foram realizados investigação e bancos de dados, revisão bibliográfica, estudo e seletiva de produções, caracterização, estudo e acompanhamento em campo e relatório comparativo entre esses. No que se refere aos resultados obtidos se nota que o IPS Amazônia, pouco abordou nos seus últimos relatórios no que diz respeito aos povos tradicionais que habitam a área correspondente bem como também no que se refere a periodicidade de suas publicações. A Pastoral da Criança, por outro lado, não tem atuação na área ambiental e exclui de seus acompanhamentos outros públicos que não sejam gestantes, bebês e crianças até os 6 anos de idade. Ressalta-se que ambas fontes de pesquisa e atuação de QV beneficiam, porém não suprem completamente as necessidades da região fornecendo embasamento para que possam nortear planejamentos e atuações de políticas públicas voltadas para a Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Brinquedo encostado: lockdown e antropização no Terreiro de Mina Nagô de Iansã e Xangô em São Miguel do Guamá-PA(Universidade Federal do Pará, 2022-06-10) FONSECA, Daniel Xavier da; LEAL, Luiz Augusto Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7967678999713659Este trabalho consiste em um estudo sobre o Terreiro de Mina Nagô de Iansã e Xangô, liderado pela Ìyálòrìsá Margarida Sodré, na cidade de São Miguel do Guamá-PA. Tem como principal objetivo analisar o período da Pandemia do Covid-19 bem como o retorno das atividades públicas do Terreiro. A partir dos diálogos e observações construímos um panorama sobre as práticas culturais desenvolvida no Terreiro. No campo religioso, nossas investigações permitiram-nos identificar a constituição do culto Mina Nagô em São Miguel do Guamá e por meio das oferendas entregues aos orixás e caboclos, discutimos as relações humano-natureza assim como as interferências antrópicas no meio ambiente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A experiência da solidão a partir do olhar de pessoas idosas do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade(Universidade Federal do Pará, 2022-03-21) RIBEIRO, Simone Correia; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Com base nos elementos que contribuem para a ocorrência do fenômeno solidão na pessoa idosa, esta pesquisa propõe uma reflexão acerca da experiência da solidão a partir do olhar de pessoas idosas do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI). O estudo tem como objetivo investigar, fundamentados nas várias dimensões de solidão, os elementos sócio/pessoais que causam a experiência de solidão entre pessoas idosas do GETI e, para atingir tal objetivo realizamos um estudo de abordagem qualitativa e a produção de dados foi realizada a partir da aplicação de um roteiro de entrevista previamente estruturado, cujas questões se direcionaram para as seguintes categorias: experiência de vida familiar, rede de relações sociais e sentimento de solidão. Para a análise dos dados produzidos utilizamos o método de análise de conteúdo, que segundo Bardin (2015) se refere a um agrupamento de técnicas de análise das comunicações. Essa técnica de análise permite ao pesquisador observar as diversas formas de comunicação que o entrevistado emite no ato da entrevista. A pesquisa foi realizada no município de Castanhal, nordeste do Pará, com pessoas idosas do GETI, UFPA, Campus de Castanhal. Os dados foram produzidos entre novembro de 2020 maio de 2021, totalizando 6 (seis) sujeitos entrevistados, sendo 1 (um) homem e 5 (cinco) mulheres acima de 60 anos de idade. A investigação nos revelou que, em virtude do cenário mundial/atual de pandemia ocasionada pela SARS-CoV-21 , o fenômeno da solidão se faz mais presente e tem se apresentado em sua versão mais nociva na vida da pessoa idosa. Fatores como o distanciamento social, as perdas de entes queridos e familiares, além da ansiedade, têm causado impactos prejudiciais no cotidiano dos idosos. Conclui-se que a construção dos dados evidencia a importância e a possibilidade de se refletir sobre as dimensões do fenômeno solidão na vida da pessoa idosa, bem como sobre a importância das relações afetivo-sociais na rotina desse público, como forma de prestar-lhes apoio junto às mudanças requeridas pelo envelhecimento e, consequentemente, auxiliar na vivência de melhor qualidade de vida na velhice. Destaca-se a importância do papel das políticas públicas que regem as leis das pessoas idosas e garantem-lhe seus direitos. É importante, entretanto, evidenciar que a sociedade precisa conhecer e valorizar essas leis e tratar as pessoas idosas como sujeitos ativos e significativos, dignos de desfrutar de seus direitos e viver em segurança. A sociedade, pois, pode proporcionar o avanço das lutas pelos direitos das pessoas idosas, pela dignidade do envelhecimento e pelo cumprimento das leis (BETTINELLI; PORTELLA, 2004).Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Igreja Católica e o movimento da renovação carismática no contexto do município de Castanhal(Universidade Federal do Pará, 2021-12-13) GAMA, Izael Nunes da; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Esta pesquisa investigou sobre a RCC e sua relação com a ICAR no contexto do Município de Castanhal, Pará. No referencial teórico, abordamos enquanto eixo central que a ICAR desde sua origem detêm como característica possuir vários movimentos ou territórios sagrados que formam um espaço maior e isso se deve a organização dessa instituição. Existem estudos sobre a RCC, entretanto, essas pesquisas diferem da nossa abordagem. Verificou-se como questão de pesquisa a indagação de como ocorre a chegada da RCC no município de Castanhal e como (acontece) as relações entre a ICAR e a RCC, como objetivo geral temos: compreender as relações entre a RCC e a ICAR no município de Castanhal-PA, assim como nos objetivos específicos buscamos investigar: identificar a visão do clero em relação a RCC e descrever na visão dos participantes da RCC o olhar que estes têm sobre o movimento. Nos motivou investigar esse tema o fato do crescimento da RCC e o espaço que esse movimento tem ocupado no interior da ICAR. Torna-se relevante esse estudo pela própria necessidade da comunidade católica e científica em conhecer melhor a RCC e sua importância para o catolicismo, proporcionando a superação de possíveis preconceitos. Além da revisão bibliográfica, utilizamos trabalho de campo com entrevistas junto aos párocos, bispo diocesano, lideranças da RCC e membros do movimento em Castanhal para entendimento do fenômeno estudado. Nos resultados e discussões, notamos por parte do clero uma rejeição a denominação de católicos pentecostais e uma reafirmação de que a RCC é católica. Dentre as conclusões percebemos que os carismáticos se veem como católicos mais autênticos após fazerem parte do movimento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “No meu sangue corre as águas desse mar”: o movimento do bloco Pretinhos do Mangue, Curuçá-PA, Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2020-06-07) FERREIRA, Marcus dos Reis; FURTADO, Lourdes de Fátima Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1828475659148260; https://orcid.org/0000-0002-5243-4607; VILLACORTA, Gisela Macambira; http://lattes.cnpq.br/4673875521234184Esta pesquisa busca discutir sobre a ideia de natureza produzida pelos brincantes-curuçaenses do bloco “Pretinhos do Mangue”, no Município de Curuçá – Região do Salgado Paraense. Para realizar essa discussão, parto das orientações teóricas da História Ambiental (ARNOLD, 2000; PÁDUA, 2010; WORSTER, 2015) e da Antropologia (CSORDAS, 2008; INGOLD, 2015). E, nessa perspectiva, a etnografia foi utilizada como caminho para experimentar as formas de habitar o ambiente, que estão presentes no desfile do bloco, no Carnaval (FABIAN, 2013; SALDI; WAGNER, 2013; PEIRANO, 2014; INGOLD, 2015). Nesse período, os interlocutores buscam apresentar os principais não humanos que habitam o ambiente da cidade e, também, enunciar o dia-a-dia do pescador artesanal. E essas experiênciasperceptivas do “salgado” paraense são materializadas por meio das suas alegorias: o “Caranguejo”, o “Guará”, a “Ostra” e a “Barraca do Avoado”. Contudo, é o uso da “lama” (“tijuco”e “tabatinga”) que tem chamado mais atenção dos “brincantes”, já que para eles a lama-no-corpo manifesta a experiência “ecológica” e a ideia de “preservação da natureza”. Nesse contexto, os meios de comunicação começaram a divulgar essa experiência com o manguezal que, por sua vez, passou a fomentar cada vez mais o deslocamento de turistas para participar do bloco. Com isso, nota-se que os brincantes-curuçaenses buscam levar a vida do “salgado” paraense para o seu desfile, a fim de “mostrar” essa experiência para “todos” que visitam o Carnaval de Curuçá. Assim, a lama do manguezal e as alegorias não são simples acessórios utilizados pelos brincantes-curuçaenses, uma vez que eles apresentam as suas ideias de natureza, no desfile do Pretinhos do Mangue.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas corporais e tecnologias digitais, inovações e desafios para educação física(Universidade Federal do Pará, 2024-03-25) SANTOS, Lúcia Telma Souza dos; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082Diante do contexto do isolamento social, ocasionado pela Pandemia da Covid-19, uma nova rotina é inserida na realidade social, e suas interações passam a ser mediados por equipamentos tecnológicos, seja para trabalho ou estudo. Perante os fatos apresentados as atividades corporais, seja escolar ou não escolar passaram por profundas transformações, faz-se necessário investigar como a Educação Física se adaptou ao contexto pandêmico, como as aulas de Educação Física escolar aconteceram? Como as práticas esportivas, recreativas e de promoção à saúde foram realizadas?Nesse sentido, a pesquisa intitulada “ Práticas Corporais e Tecnologias Digitais, Inovações e Desafios para a Educação Física é uma pesquisa de campo descritiva e documental, com um abordagem qualitativa e quantitativa , desenvolvida no município de Castanhal, onde foi analisado os Projeto pedagógicos dos cursos de formação em Educação Física das principais Instituições de Ensino Superior do município, além da aplicação de questionário Google Forms com os professores de Educação Física atuantes, com vínculo na prefeitura municipal, onde compreende duas secretarias: Secretaria de Educação (SEMED) e de Secretaria de Esporte e Lazer ( SEMEL), e os demais professores de Educação Física com vínculo nas principais academias de ginástica do município. O objetivo central do trabalho foi observar o uso de tecnologias digitais e as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física no contexto da Pandemia da Covid-19; além de analisar se obtiveram em sua formação inicial que ampare o uso de tecnologias. Os dados são oriundos de informações coletadas junto às secretarias SEMEL e SEMED, professores de Educação Física e academias, por meio de questionários estruturados, elaborados através da ferramenta Google Forms, enviados de forma eletrônica. A análise e correlação dos dados foi quantitativa com o auxílio de planilhas eletrônicas para quantificar a frequência dos dados e elaboração dos gráficos. Assim, conclui que ao analisar o projeto pedagógico dos IES do município que oferta o curso de formação em Educação Física, suas matrizes curriculares contam com apenas uma disciplina com abordagem das tecnologias. A principal adaptação foi a mediação por ferramentas tecnológicas, como: internet, câmera fotográfica, smartphones, formulários eletrônicos, plataformas digitais, facebook e WhatsApp, entre outros. Sobre as dificuldades enfrentadas por esse grupo, destaca-se o despreparo profissional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Profissionais de apoio escolar na educação especial: um estudo de caso no município de Castanhal-PA(Universidade Federal do Pará, 2022-03-14) CRUZ, Cleidinei Santos Everton; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931O direito das Pessoas com Deficiência ao acesso à educação em classes regulares de ensino é uma conquista resultante do empreendimento da luta desses sujeitos, apoiados por familiares e movimentos sociais, que através de diversos marcos legais alcançaram na legislação nacional, normativas que assegurassem sua educação numa perspectiva inclusiva. Neste cenário, este estudo de caso descritivo, de caráter qualitativo, objetiva analisar a Lei no 005/2018 do município de Castanhal, que criou cargos públicos de cuidador e mediador escolar. As análises foram realizadas a partir das discussões com base no estudo da referida lei, de leis nacionais, da fala dos participantes e de referenciais teóricos nacionais como: Mendes 2010 e Mazzota 2011, bem como, pesquisas na área realizadas por Cappeline e Rodrigues 2014; Carvalho 2016; Portalette 2017; Kassar e Rebelo 2018; e Lopes 2019. Utilizando-se como instrumento de coleta de dados questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, após sistematização e organização das respostas em softwares específicos foi-se gerado nuvens de palavras para a realização das discussões e elaboração de eixos temáticos. Dentre os resultados, verificou-se que mesmo tendo embasamento legal a criação dos cargos, os mesmos extrapolam atribuições e diretrizes pertinentes a inclusão de alunos, acentuando exclusões e precarizando o trabalho docente e que, mesmo havendo explanações a respeito das lacunas geradas pela legislação em elaboração por parte de especialistas da área, entidades públicas que deveriam atuar pelo bem comum, não se posicionaram em vista da resolução das mesmas antes da aprovação do documento final. Assim, concluiu-se que ainda existem muitos desencontros e equívocos na descrição das legislações nacionais para a educação inclusiva, que possibilitam a leitura e interpretação por parte de gestores e agentes públicos de acordo com seus interesses e entendimentos, o que pode se estabelecer em prejuízos aos envolvidos no processo educativo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) (R)existência e etnopatrimonialidades do Quilombo das Criolas nas tramóias do tempo(Universidade Federal do Pará, 2025-03-28) SILVA, Wanderlan Montão da; LOPES, Paulo Roberto do Canto; http://lattes.cnpq.br/2039723060755142A pesquisa está situada na Comunidade de Remanescente de Quilombo da Vila de Criolas, localizada na zona rural do município de Breu Branco, Pará, às margens direita do Rio Tocantins, onde na época do período de ditadura militar, grandes empresas ocuparam territórios indígenas e quilombolas sob o pretexto do desenvolvimento econômico. Nesse lócus, o conceito de etnopatrimonialismo e a salvaguarda de materialidades arqueológicas se destacam como forma de proteger a cultura e garantir sua sustentabilidade, relacionando-se com a permanência territorial e a preservação do meio ambiente, especialmente a sociobiodiversidade. As mudanças climáticas e as ações humanas alteraram o equilíbrio ecológico na localidade, causando a migração de espécies e impactando diretamente a cultura local. Ainda assim a gentrificação tem provocado desorganização na região, modificando a paisagem e enfraquecendo a identidade cultural quilombola. Resiliente e (r)existindo, o Quilombo das Criolas se mantém protetor tanto de culturas tangíveis como as intangíveis, utilizando os afrossaberes transmitidos pelos mestres da cultura local como técnica de salvaguarda. A sociobiodiversidade das Criolas envolve a interação entre seres humanos e a identidade natural, ajudando a fortalecer a comunidade e a proteger o meio e o ambiente. Em vista disso, viu-se que a valorização da herança negra e dos povos da pré-história da Amazônia se mostram essenciais para manter a biocultura viva e enfrentar os desafios ambientais atuais com base nos conhecimentos do passado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Raspadeiras de mandioca: a mulher na produção da farinha de mandioca, na Vila de São Jorge / Igarapé-Açú / PA(Universidade Federal do Pará, 2022-04-21) RABELO, Simone Conceição de Moura; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961O presente trabalho resulta da investigação sobre mulheres na produção tradicional da farinha, com ênfase na raspagem da mandioca, atividade efetivada prioritariamente por pessoas do sexo feminino. A singularidade do papel destas mulheres que vivenciam essa experiencia despertou o interesse por investigar essa temática. Estudo de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), norteado pela pesquisa de campo (LAKATOS; MARCONI, 2003). Investigação mobilizada pelo seguinte questionamento: Qual a importância e a relevância do papel das mulheres raspadeiras de mandioca no exercício de seus fazeres e saberes? Temos como objetivo geral: investigar o trabalho das mulheres raspadeiras de mandioca na Vila de São Jorge, Igarapé-Açu – Pará, identificando o perfil das mesmas; as condições de trabalho; as implicações e inferências do trabalho dessas sujeitas na comunidade. Dialogamos com conceitos e autores como: Decolonialidade (MIGNOLO, 2017), Mulher (BEAUVOIR, 1967), Antropia (FERNANDES; RAMOS, 2020). Temos como lócus a Vila de São Jorge, município de Igarapé-Açú, Nordeste Paraense. A produção dos dados foi realizada via os respectivos instrumentos: entrevistas semiestruturadas pautada nas histórias de vida; caderno de campo, visitas aos espaços de produção e registros imagéticos. Foram entrevistadas 6 (seis) mulheres, na faixa etária entre 21 a 60 anos, com base nos seguintes critérios: ser mulher raspadeira de mandioca, ter essa atividade como principal fonte de renda. O resultado da investigação aponta para ampliação do debate acadêmico sobre saberes e fazeres tradicionais, elucidando as relações estabelecidas no espaço de produção, o protagonismo, a resistência de mulheres em seu oficio. A necessidade urgente de políticas públicas voltadas a esse público feminino, em especial as raspadeiras de mandioca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Os usos da medicina tradicional na pandemia de Covid-19 em São Caetano de Odivelas-PA(Universidade Federal do Pará, 2022-12-29) SILVA, Gisele Maria Cardoso da; BARBOSA, Wagner Luiz Ramos; http://lattes.cnpq.br/1372405563294070; https://orcid.org/0000-0002-2421-8245; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961No contexto da pandemia de covid-19, comunidades locais, situadas distantes das capitais, sofreram com um sistema de saúde saturado e dificuldades para conseguir atendimento médico, recorrendo a seus conhecimentos ancestrais sobre a natureza, para manterem-se saudáveis e tratar os sintomas da doença. Este estudo teve como objetivo compreender a utilização da medicina tradicional em tempos de pandemia de covid-19, na cidade de São Caetano de Odivelas. Trata-se de estudo qualitativo descritivo e quantitativo, em que foram utilizados métodos e instrumentos etnográficos aplicados para a coleta dos dados, como a observação participante, entrevistas orais, diário de campo, gravações e registros fotográficos. Observou-se que o município sofreu os impactos da pandemia de covid-19 e criou estratégias para seu enfrentamento, a partir da implantação de novos serviços e protocolos médicos. A medicina tradicional, a partir das práticas tradicionais de saúde, foi usada por 110 (87,3%) moradores odivelenses para prevenção e cura da covid-19, principalmente na forma de chás, xaropes e sucos. O limão (Cittrus limon) foi a planta medicinal mais frequentemente usada no preparo de remédios caseiros para a doença (71,3%) e a crença na fé constituiu o ingrediente fundamental para o sucesso da terapia aplicada em 78,6% das pessoas. Desta forma, demonstrou-se que a medicina tradicional foi utilizada durante a pandemia de covid-19 pela população de São Caetano de Odivelas como um elemento importante para a complementaridade da terapêutica médica instituída, contribuindo para a manutenção da memória, identidade cultural e aumento do sentimento de pertencimento local.
