Navegando por Linha de Pesquisa TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO

Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ou entre com as primeiras letras:  
Mostrando resultados 1 a 20 de 23  Próximo >
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
16-Dez-2021O apagamento do rótico em posição de coda silábica na escrita escolarNATIVIDADE, Demiany Cristina CursinoDissertação
28-Jun-2021A consciência socioideológica e a produção valorada do discurso : uma proposta pedagógica para o 9º ano com o gênero discursivo carta abertaSANTOS, Iris Letiere da SilvaDissertação
29-Ago-2019Construção de glossário como mediação da escrita de alunos do campoBORGES, Helena do Socorro Damasceno PalhetaDissertação
28-Set-2023Da tradição oral ao texto escrito: trabalho com a escrita em sala de aulaGONÇALVES, Roseli Ferreira da CostaDissertação
9-Nov-2018A dinâmica discursiva no jornal escolar: a negociação de vozes em práticas de uso real da línguaGOMES, Sacha Emmanuelle de SousaDissertação
28-Mar-2018Educação literária: desvendando o texto literário no 7º ano do Ensino Fundamental a partir da formação de círculo de leitura em comunidade de leitoresSOUSA, Andrea FariasDissertação
11-Dez-2020O ensino da gramática por entrada de sentido: caracterização de seres/eventos em portuguêsCAVALCANTE, Márcia do Socorro BotelhoDissertação
21-Fev-2018Experiências lexicológicas em sala de aula: construindo glossários com alunos do ensino fundamentalSILVA, João Batista Poça daDissertação
23-Fev-2018Filigranas da memória: a construção de narrativas de histórias de vida na EJAMONTEIRO, Tânia Carla da SilvaDissertação
18-Jun-2020Idas e vindas da escrita: construção coletiva de procedimentos de avaliação da produção textual para os anos finais do Ensino FundamentalCARDOSO, Natália MoraesDissertação
4-Abr-2016Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do ensino fundamentalCOIMBRA, Jorge Fernando do NascimentoDissertação
25-Jun-2019Leitura do gênero discursivo charge: abordagem multicultural na educação de jovens e adultosALMEIDA, Vera Lúcia Gonçalves deDissertação
1-Jul-2019Leituras de lá e de cá: a formação de leitores a partir do diálogo entre a “literatura de massa” e a literatura canônicaSANTOS FILHO, Wlademir Ferreira dosDissertação
18-Abr-2018Literatura no Ensino Fundamental: uma proposta para leitura e produção de contosSANTOS, Zélia Mônica Lima dosDissertação
1-Mar-2018Nem lhe conto, compadre: uma proposta de leitura do conto o Carro dos milagres de Benedito MonteiroCASTRO, Anderson Magno PiresDissertação
26-Mar-2018Novas tecnologias e livro didáticos da EJA: uma abordagem pedagógica por meio do gênero propagandaPEDROSO, Luis Marcelo de AraújoDissertação
10-Out-2024O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPAMEDEIROS, Simone Cristina DuarteDissertação
19-Ago-2019O Ponto e a vírgula nas produções escritas e na orientação da leitura de alunos do Fundamental MaiorAZEVEDO, Josiane Dias deDissertação
Abr-2019Propagandas de violência simbólico-regional contra a mulher: discurso e identidade na escolaNERY, Tatiara FerrantiDissertação
5-Jul-2021Proposições sobre o uso e análise dos articuladores textuais/discursivos em textos narrativos e expositivo-argumentativos: uma contribuição para Ensino Fundamental IISOUSA, Daniel Nicácio deDissertação